A descoberta da currywurst

A descoberta da currywurst Uwe Timm

Resenhas - A Descoberta da Currywurst

babisenberg 01/07/2022

Esse livro já me capturou nas primeiras linhas. Um livro de um escritor alemão, Uwe Timm, que é natural de Hamburg (onde morei por 4 anos), sobre uma comida que conheci por lá, a #currywurst , e que me lembra muito a minha Oma, que faleceu ano passado, e que fala sobre a Segunda Guerra. Uma combinação de fatores que me deixou totalmente sentimental.
É doido ler sobre lugares que você conhece, com uma história que você se identifica e que também faz parte da história da minha família (meus avós vieram pro Brasil nos anos 50, então eles viveram e sobreviveram à Guerra, e isso de certa forma sempre mexe comigo.
O livro é bem fácil de ler e rápido. A estória gira em torno de uma senhora que conta as lembranças dela dos últimos dias de Guerra e como foram os primeiros dias de "liberdade". Bem interessante e vale muito a pena a leitura!!

Wellington Carneiro 28/09/2021

A culinária é inseparável da história dos seus povos.
A história traz um recorte da segunda guerra mundial já proxima do seu desfecho , diante do ponto de vista de uma alemã que só buscava a sobrevivência dentro do caos.
Além disso, há um processo de preservação da história e resgate de acontecimentos que passam batidos diante da correria dos dias em nossa vida. Sendo interessante pensar como tantas histórias incríveis se perdem ao desaperecem juntas aos seus donos durante o processo natural de envelhecimento e morte.

Mariana Knorst 13/02/2021

A Descoberta da Currywurst, de Uwe Timm
Indiscutivelmente, um dos principais pratos da gastronomia alemã é a Currywurst.

O fast food, que possui até um museu (Deutsches Currywurst Museum), teve sua origem após término da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1949, contudo, sua autoria é ponto de divergência.

Apesar de grande parte dos cidadãos alemães acreditar que a inventora do prato foi Herta Heuwer, uma empresária do ramo gastronômico, outros acreditam que a origem da Currywurst se deu em momento anterior.

Um dos adeptos desta última hipótese é o escritor Uwe Timm, que diz lembrar de ter comido pela primeira vez a Currywurst em Hamburgo em 1947. Inspirado por essa lembrança, Timm escreveu o ficcional A Descoberta da Currywurst.

Na história, em viagem à Hamburgo, a cidade da sua infância, o narrador decide tirar a prova acerca da origem da Currywurst, prato que, assim como autor, lembra de ter comido pela primeira vez em 1947.

Para tanto, decide visitar Lena Brücker, a dona da carrocinha que vendia a iguaria. São necessários sete encontros para que Lena apresente todo o contexto da origem da Currywurst, mencionando fatos da guerra e aspectos da vida pessoal.

Contudo, a descoberta do prato acaba ficando em segundo plano quando somos apresentados a todos os elementos que provocaram a sua origem. Lena resgata histórias dolorosas da guerra, traz à tona o sofrimento, a dor e o conflito entre o dever e o amor.

Uwe Timm, um dos principais autores alemães contemporâneos, consegue compactar em menos de 200 páginas todos os sentimentos que mencionei. A história que, tranquilamente, poderia se desdobrar em outras tantas páginas, é pontual, clara e impactante.

Apesar de a personagem Lena ser fictícia, acredita-se que a intenção de Timm era personificar a mulher alemã que vivenciou a guerra, a sua luta diária pela subsistência e sua criatividade de reinvenção, características que alicerçaram a reconstrução do país.

site: https://www.instagram.com/p/CFvccX-JA2W/

Sarah 12/11/2020

Culinária e romance!
Que livro, senhoras e senhores. Não é por acaso que “A Descoberta da Currywurst”, de Uwe Timm, foi um sucesso de vendas na Alemanha quando foi lançado no começo dos anos 1990.

No livro o autor descreve de forma um tanto irônica e fantasiosa a descoberta do prato que eu humildemente classifico como o "dogão" da Alemanha. A salsicha com molho adocicada é encontrada em barraquinhas em qualquer esquina do país e nas mais variadas condições de higiene.

Na obra publicada pela Dublinense, Timm explica a reconstrução econômica e social da Alemanha após a II Guerra Mundial fazendo um divertido paralelo com a invenção do prato. Uma “anarquia picante-adocicada”, conclui ele.

Por mais estranho que pareça, em meio a invenção do prato é relatada uma história de amor em estilo bastante hollywoodiano. Um delícia de ler.

Nota: 7/10

site: www.instagram.com/invasoesgermanicas

Anne 21/09/2020

Surpresa agradável
Livro me surpreendeu. Tipo de narrativa diferente. Se passa durante a segunda guerra mundial, contando a história de como uma mulher criou a receita da currywurst. Muito interessante!

Dudu 28/05/2020

Uma história dentro da história.
O currywurst é utilizado como subterfúgio para contar a história de Lena Brücker.
Do ponto de vista histórico, é interessante o ambiente de guerra descrito durante a II Guerra Mundial e observar o modo como as pessoas levavam as suas vidas, apesar das restrições.
Leitura leve e divertida.

"[...] mesmo em épocas sombrias há instantes de claridade e que quanto mais sombria for a época, com mais claridade esses instantes brilham." (p. 147).

Rinaldo 14/02/2020

Alemanhaaaa
Um bom romance alemão.

Hannah Monise 09/12/2019

A Segunda Guerra Mundial na Vida de Cidadãos Alemães
A Descoberta da Currywurst foi o livro de outubro do clube de assinaturas Pacote de Textos, o autor é alemão e já escreveu outros livros ambientados na Segunda Guerra Mundial. Confesso que foi uma leitura completamente fora da minha zona de conforto e que não teria o lido não fosse o clube. Após engatar no ritmo da leitura, devorei a história em poucos dias.

Você sabe o que é currywurst? É um típico prato alemão, feito com salsicha de vitela, curry, ketchup, baunilha, noz moscada, erva-doce, pimenta preta e sementes frescas de mostarda. O narrador do livro, do qual não sabemos o nome, sempre que ia na casa de sua tia durante a infância, já na pós guerra, costumava comer este que se tornou seu prato favorito na barraquinha da dona Lena Brücker. Quando adulto, após muitos anos, ele volta à Hamburgo, sua cidade de origem, para provar aos seus colegas de trabalho de Munique que foi a senhora Brücker quem descobriu a currywurst. Ao encontrá-la numa casa de repouso, já com perda total de visão, ela começa a contar a longa história, desde quando escondeu um soldado alemão em sua casa durante a guerra até finalmente a descoberta.

"Aventurava-se com receitas que, antigamente, quando ainda havia todos os ingredientes, nunca teria cozinhado. Fazer muito com pouco, ela dizia, cozinhar com as lembranças. Conhecia-se o sabor, mas não se tinha mais os ingredientes, era isso!, a lembrança daquilo que não se podia mais ter, ela buscava uma palavra que pudesse descrever esse sabor: um sabor de lembrança." (Página 35)

Este é um livro que no começo exige um pouco mais de atenção do leitor, pois sua narração é um discurso indireto livre, aquele em que mistura a fala do personagem com a narração em terceira pessoa na mesma frase. Portanto, no primeiro capítulo fui me ambientando à história, degustando aos poucos, e a partir do segundo minha leitura passou a ser mais rápida. O livro é dividido em sete capítulos, todos um pouco longos, mas que te prendem à história.

Eu não esperava que o livro focasse tanto na Segunda Guerra Mundial. Na verdade, eu não sabia o que esperar dele além de entender o que é o currywurst e sua origem e o que o romance de Lena com o soldado teria a ver com isso. Este fato, porém, foi uma das melhores surpresas para mim, que leio pouco de História, e não sou muito boa nesse tema. E melhor ainda: nunca havia lido um livro que mostrasse o lado dos alemães, aqueles que tiveram que participar da guerra ou que a assistiram sem concordar com o que estava acontecendo ou até mesmo sem entender. Ver, mesmo que ficcionalmente, o que os cidadãos passaram durante aquele período mexeu muito comigo. Acredito que o autor, que nasceu no ano 1940, deva ter visto e ouvido de conhecidos o que viveram naqueles dias e usou como inspiração para escrever.

A personagem de Lena Brücker é maravilhosa. Uma senhora que viu o marido partir no começo da guerra e viveu sozinha durante seis anos, cuidando de seus filhos, e que após conhecer Bremer, o soldado alemão, se apega aos afagos dele. É aí que ela conta ao narrador sobre o emprego que tinha, o que ouvia falar, as pessoas que convivia que estavam envolvidas na guerra, as notícias que lia, entre outras coisas, até chegar ao ponto de sua descoberta.

"Foi um dia em que trocamos apenas algumas frases. Mas quando caminhávamos na chuva, ficou evidente para mim, através da pressão suave em meu braço, a força que custou a essa mulher viver sua vida e ainda preservar sua dignidade." (Página 115)

Essa foi uma leitura deliciosa, cheia de aprendizado, que despertou em mim mais interesse pela Segunda Guerra Mundial. É um livro que deve ser devorado com calma, e que eu super indico a quem quer aprender mais sobre História lendo ficção e deseja sair de sua zona de conforto.

site: http://resenhandopormarina.com/a-descoberta-da-currywurst/

Dinha 01/12/2019

É o segundo livro de autor alemão que leio e gosto. Uma escrita bem diferente do que estamos acostumados. Ela emociona mas não é sentimentaloide. A história tem a 2GM afetando a vida da protagonista; uma senhora que narra seu passado. Recomendo fortemente. É uma leitura bem diferente. Bem cativante.

Julia G 07/07/2017

A Descoberta da Currywurst
Antes de começar a falar sobre o livro propriamente, vale esclarecer o que vem a ser a currywurst: trata-se de um prato de fast-food tipicamente alemão que surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial, e consiste em salsicha de porco cortada e temperada com katchup ao curry. Existem várias versões sobre como e onde teria surgido esse prato e o livro de Uwe Timm traz a sua própria.

Em A descoberta da Currywurst, o narrador do livro volta à sua cidade da infância, Hamburgo, tentando resgatar uma história ouvida há muitos anos, quando uma velha conhecida teria afirmado ter inventando a currywurst. Ao reencontrar Lena Brüker, conhece não somente a forma inusitada com que o prato surgiu, mas todos os acontecimentos da vida daquela mulher que levaram a isso.

"Sem vontade, ela havia cozinhado para si e para o marido e, para ser sincera, também havia cozinhado sem vontade para as crianças quando o marido não estava em casa. Mas então, estranhamente, quando tudo estava faltando, quando outras pessoas perdiam a vontade de cozinhar porque mal havia ingredientes, foi aí que começou a ter vontade de cozinhar. Divertia-se em se virar com tão pouco. Procurava traduzir sabores. Aventurava-se com receitas que, antigamente, quando ainda havia todos os ingredientes, nunca teria cozinhado."

Uwe Timm utilizou-se de um formato bastante peculiar para narrar esse livro. Toda a trama é escrita em texto corrido, sem aspas ou travessões que demarquem os diálogos. É interessante perceber que essa construção não atrapalha em nada a leitura, mas, ao contrário, torna-a mais interessante. O autor usa as próprias palavras para delimitar diálogos, e usa isso com tanta propriedade que não há dúvida quando se trata ou não de uma fala. Essa formatação de texto dá a impressão de que se trata, na verdade, da transcrição de um áudio - sem pausas, sem interrupções, uma única voz que narra os acontecimentos.

Acompanhar a história de Lena traz ao leitor a quebra de alguns paradigmas morais. Conhecer a vida de uma mulher, já nos seus quarenta anos, com dois filhos crescidos e um marido que partiu, e saber que precisa enfrentar sozinha as dificuldades da época da Guerra e lidar, principalmente, com a solidão, torna difícil julgá-la quando deixa de fazer o que é certo para manter a ilusão de alguns dias perfeitos. Por mais egoísta que sejam suas atitudes, é fácil compreendê-la e desejar que encontre, de algum modo, alguma felicidade.

É curioso, nesse livro, que, embora Lena não seja a narradora, é ela a protagonista da obra. É por ela que surge empatia e é ela que se quer conhecer. O narrador é, na verdade, um mero coadjuvante, sobre quem se sabe quase nada, nem ao menos seu nome, e que está ali apenas para ouvir o que Lena tem para contar - assim como nós, leitores.

No mais, vale destaque para a bela Edição da Editora Dublinense, que além de trazer uma bela capa e diagramação confortável para a leitura, enriqueceu a obra com imagens da época no interior da capa.

A descoberta da Currywurst é uma leitura rápida e agradável, que tem como proposta aum tema aparentemente irrelevante - comida -, mas que traz consigo reflexões mais profundas sobre assuntos difíceis, como a Guerra, a solidão, a velhice, entre outros.

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/06/a-descoberta-da-currywurst-uwe-timm.html

CisoS 26/12/2015

Picante-adocicado
Descrevendo um outro lado da guerra, com uma abordagem bem emotiva.
O livro conta a historia de um jornalista tentando descobrir condo foi a criação da linguiça-com-curry, logo após a segunda guerra. Ou como pode ter sido.