Star Wars e a Filosofia

Star Wars e a Filosofia Jason T. Eberl...

Resenhas - Star Wars e a Filosofia

Inlectus 22/07/2021

Bom.
É legal mas, e edição poderia ser mais dinâmica e as letras e palavras poderia estar mais agradáveis de se ler, e conforto na leitura é importante, Mas até que é bom.

Vanessa 11/11/2020

Gostei
Um livro que traz novas perspetivas para o universo de Star Wars. É bem reflexivo e as vezes bem engraçado. Se você gosta da série de aprofundar conceitos filosóficos, vai gostar desse livro.

Albuquerque 07/09/2016

Jedi Platônico
Achei sensacional a ideia de explorar a filosofia utilizando a saga Star Wars. O livro é um conjunto de resenhas sobre vários aspectos da saga, sempre tendo como base o pensamento de um filósofo consagrado, o que torna a obra uma espécie de "manual de introdução à filosofia". Aborda temas polêmicos da série, como por exemplo se foi correto da parte dos rebeldes explodir a segunda Estrela da Morte com os trabalhadores dentro... poucos ensaios foram chatos de ler, mais de 85% do livro foi muito bom! Vale a pena ler, mas acredito que só os fãs mais "hardcores" irão se interessar, afinal o livro é composto mais de debates filosóficos do que de comentários sobre a saga. Proporção de 2/3 a favor da filosofia.
Lourdinha 08/09/2016minha estante
Quero ler esse tb!

Viruga 29/12/2017

Poucos textos são muito bons
O livro é um agrupamento de 26 textos de críticos filósofos e obviamente fãs de Star Wars. Alguns textos são bastante aplicados a realidade com nossos paradigmas e embasados nos filósofos da história, enquanto que outros textos são apenas conversas banais entre fãs de raiz.
Várias questões fazem valer a leitura. Por exemplo: foi imoral destruir a Estrela da morte recheada de operários? Quão culpado são os operários numa guerra? E se eles não forem cientes como os droides, ainda é imoral? E a culpa de Jar Jar Binks, foi inocência apoiar o embaixador Palpatine? Qual o peso da lealdade de Lando ao salvar sua cidade e trair Han? O sexismo de Leia, o que é uma personagem forte?
Ótimos filósofos são mencionados como Platão, Nietzche, Kant e Soren Kierkgaard. São as menções mais relevantes e aprofundadas.

Thiago.Moretti 26/12/2021

Star Wars e a Filosofia
Star Wars e a Filosofia me surpreendeu positivamente. Além de abordar os esperados arquétipos e jornada do herói, os autores conseguiram fazer um paralelo bem construído com as escolas filosóficas clássicas e modernas. Fazendo-nos refletir sobre questões essenciais tendo como pano de fundo a famosa criação de George Lucas.

VS06 01/03/2024

O livro apresenta uma coleção de ensaios que abordam vários temas filosóficos que permeiam o universo Star Wars (tanto dos filmes como dos livros, jogos, HQs, etc), como a natureza da Força, a "sabedoria" de um Lorde Sith, a moralidade na destruição da 2a. Estrela da Morte, a culpa de Jar Jar Binks, a capacidade cognitiva dos droides, etc.

Vic3108 27/03/2024

Gostei bastante, uma leitura bem interessante!!!
Misturou bem as teorias filosóficas e ilustrou bem dentro do universo, mt bom.

Fernanda.Nascimento 26/11/2017

Informativo
Bom, é uma leitura um pouco massante pra quem não tem conhecimentos prévios sobre o que é discutido - relacionado a filosofia.
Mas é incrível se você é fã da saga e permite refletir sobre detalhes nos filmes que passariam desapercebidos.

Recomendo :)

Viruga 29/12/2017

Poucos textos são muito bons

Lohana.Nivia 12/04/2022

Star Wars e a Filosofia
Trazer a filosofia para o universo de Star Wars é muito bom, pois faz os fãs questionarem e terem uma visão mais crítica de sua saga favorita.

O livro vai questionar várias coisas como se foi correto explodir a estrela da morte junto com os operários, vai abordar também a robótica, a questão emocional dos robôs e se podem ou não ser considerados "humanizados". Também discutirá sobre os arquétipos (herói vs vilão) e a construção da jornada do herói em Star Wars. Além do sexismo de Leia e do universo de Star Wars. Esses são assuntos que excitam muitos dos fãs da saga.

Porém, apesar de terem muitos assuntos que fazem qualquer fã de Star Wars pirar! Nesse livro eles pecam um pouco na síntese. Achei algumas partes meio repetitivas ou eram estendidas mais do que deveria.

Bruno 07/02/2023

Han atirou primeiro.
Um livro que desvenda toda a filosofia de Star Wars de um jeito que só fãs de franquia poderiam escrever.
Feito por fãs para fãs, este livro traz várias referências, destrinchando elas e a filosofia por trás da cena, que muitas vezes nos passam batido, mas que com esse livro você irá parar pensar "puxa, não é que tinha isso mesmo", e ao final terminamos com a pergunta clássica "quem atirou primeiro?" E logicamente foi o Han Solo.