Depressão e transtorno bipolar

Depressão e transtorno bipolar Dr. Charles D. Hodges

Resenhas - Depressão e transtorno bipolar

Felipe 13/11/2015

Informativo, interessante e bíblico
O autor deste livro, Dr. Charles Hodges, formado em medicina e aconselhamento, soube de maneira brilhante elucidar o entendimento dos leitores sobre a depressão e o transtorno bipolar.
Como médico, nos primeiros capítulos ele faz alguns relatos sobre diagnósticos falhos em inúmeros pacientes. Pessoas que são tratadas como depressivas são medicadas com drogas, que não traz melhora alguma, e, como a mulher de fluxo de sangue, vão de mal a pior. O humor da pessoa até melhora, mas a pessoa se torna dependente da medicação e os efeitos colaterais são perigosos, como o transtorno bipolar;
o Dr. Charles Hodges mostra que em grande parte o que alguns chamam de depressão é apenas uma tristeza comum, e a partir dessa argumentação, ele entra no campo bíblico mostrando como devemos nos portar diante da tristeza e qual o seu valor.
No final do livro ele conta o seu testemunho pessoal e mostra que algumas doenças podem realmente causar uma depressão. Uma vez que ele não menospreza a depressão, mas acredita que o número de pessoas que possuem essa doença é muito menor do que a medicina atual tem demonstrado.
O livro é muito bom e esclarecedor. Vale a pena a leitura.
Luana 13/11/2015minha estante
Muito interessante! :)

Felipe 14/11/2015minha estante

Lia 07/01/2017minha estante
De fato o livro traz uma outra perspectiva quanto a depressão e os transtornos de humor. Uma esperança aos muitos que são diagnosticados como depressivos.

Fernando1262 19/01/2016

Cuidado com os rótulos!
Aborda a questão da fragilidade dos diagnósticos médicos de depressão e transtorno bipolar, destacando a falta de exames laboratoriais e evidenciais científicas para se definir os transtornos de humor como doenças.
Enfatiza a suficiência das Escrituras para lidar até mesmo com pessoas com estes "diagnósticos" (ou assim "rotuladas", como é abordado).
Há várias citações de artigos científicos para fundamentar os argumentos e uma ótima abordagem sobre a esperança por meio da Palavra de Deus.

Gilmar.Melo 11/06/2018

Segunda leitura neste bom livro sobre o assunto depressão. O autor, médico e teológo, trata o assunto de uma forma mais técnica, segundo o ponto de vista medico, e se utilizando de muitos dados médicos, e também do ponto de vista teológico, expondo como a Bíblia nos dá orientações para tratarmos do assunto.

O autor parte do pressuposto interessante de que nem tudo é depressão e de que nem sempre os remédios terão os efeitos desejados. Uma excelente alternativa para quem deseja ler e conhecer mais sobre esse assunto tão relevante nos nossos dias.