Mulheres e Meninas

Mulheres e Meninas Márcio Muniz




Resenhas - Mulheres e Meninas


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Mylla Dias 02/03/2022

Uma antologia maravilhosa
Poemas não são muito o tipo de leitura que eu gosto, não me acho culta o suficiente para os entender. Mas para essa antologia eu tiro o meu chapéu. De todos os textos, em muitos pude reconhecer partículas minhas. Parabéns a organizadora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Quel 08/01/2016

Mulheres...
Esse livro nos traz uma bela coletânea de contos, crônicas e poemas que relatam toda a essência e feminilidade das mulheres. Essas, expostas de todas as formas possíveis, descritas e caracterizadas de diversas maneiras que torna quase impossível você não se identificar com alguma das situações, sendo mulher ou não, acredito muitos aqui já viveram tais experiências e sentiram algo muito parecido do que nos é apresentado nessas páginas.

Páginas, as quais encontramos uma gama de sentimentos e também diferentes exemplos de como é ser mulher, características que surgem logo na infância e vão se transformando, moldando aquele indivíduo tão singular, que ao atingir a maturidade vivenciou um turbilhão de emoções e carrega uma bagagem enorme de conhecimentos adquiridos e muitas histórias para contar.

Assim, somos convidados a conhecer mulheres batalhadoras que lutam por seus ideais, sonhadoras que almejam novas possibilidades, apaixonadas que buscam encontrar um grande amor. Mulheres experientes e vividas, as quais aprenderam da forma mais difícil qual o significado de ser mulher, desiludidas com a perda de um amor, de uma vida toda de ilusões. Mulheres angustiadas com a saúde e bem estar dos filhos, algumas marcadas pela dor da perda. Mulheres que caíram no mais profundo desespero, algumas conseguiram se reerguer e seguir adiante, outras foram esquecidas e consumidas pela solidão. Mulheres tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais.

"...Ela estava certa. Eu não sentia inveja dela, mas ela tinha razão ao dizer que eu não poderia impedi-la. As pessoas têm que viver suas próprias experiências e era perfeitamente possível que ela tivesse um pouco mais de bom senso que eu, em sua idade."
- Loop [Aléxya Cristal Lima]

***

Eu tenho grande carinho por CONTOS e não vou negar que foram os textos que mais chamaram minha atenção. Grandes lições de vida disfarçadas em pequenas histórias, simples em sua narrativa e entendimento, mas ao mesmo tempo complexas em conteúdo, fazendo com que o leitor reflita por vários minutos ou até mesmo horas, sobre uma passagem específica.

Quanto a diagramação, tudo feito com muito carinho, desde a capa até a escolha das fontes e coloração das páginas, tudo da forma mais natural, na qual podemos incorporar a simplicidade e delicadeza da alma feminina.

"Sim, mulheres precisam de carinho, de amor, de atitude para com isso, sentiram seguras sobre o homem que escolheram amar.
Mulheres querem, precisam e conseguem monopolizar nossa atenção..."
- Carta Aberta às Mulheres [Márcio Muniz]

site: http://literaleitura2013.blogspot.com.br/2016/01/resenha-mulheres-e-meninas.html
comentários(0)comente



Maria - Blog Pétalas de Liberdade 13/07/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A obra reúne poesias, crônicas e contos que trazem mulheres e meninas como tema. Eu, como mulher, me identifiquei com diversos textos, e me encantei com vários outros. Falarei sobre alguns deles, os que me chamaram mais a atenção, pois se fosse falar sobre todos o post ficaria enorme. Já destaco também a diversidade de autores, de vários cantos do país e que seguem as mais variadas profissões, mas tem em comum o amor pela escrita.

"Simplicidade", escrito pela Olivia Gondim foi o poema que mais gostei, ao retratar sem o uso de rimas uma mulher que se considera simples.

"Perfume? Lavanda cítrica - Doce já é a vida." (página 96)

Marianna Perna participa da antologia com alguns contos belos, poéticos e fantasiosos, mas o que mais me encantou foi "A garota das tranças de serpente". Nos dois trechos abaixo, talvez vocês entendam o motivo:

"E, quando se sentia aflita, a sábia menina-mulher imaginava que de sua barriga voavam, arrebatadas, borboletas de todas as cores possíveis, para chegarem aos céus irmãos. Foi em uma dessas suas férteis pinturas noturnas que ela mirou para cima e repentinamente foi tomada pela recordação estrondosa de que sue eterno caso de amor era com as estrelas. Elas concordaram, enviando uma alegre chuva de meteoritos de vários minutos. Como se suas preces fossem ouvidas e finalmente atendidas." (página 77)

"A garota procurou por tanto tempo mundo afora, que se esqueceu de olhar mundo adentro." (página 77)

E o último texto que quero destacar é "Loop", escrito pela Aléxya Cristal Lima. E é um conto que TODA GAROTA DEVERIA LER!

Ele traz como protagonistas duas irmãs, uma já na fase final da faculdade, e uma com quinze anos. A de quinze está saindo com amigos mais velhos, entre eles um cara que a mais velha conhece bem e sobre quem tenta alertar a caçula, mas a caçula, se achando adulta, acaba não dando ouvidos.

É uma situação que infelizmente acontece na vida real. Quantas vezes, quando somos adolescentes, não queremos ouvir conselhos de pessoas próximas e mais experientes, talvez apenas por serem pessoas com quem convivemos e que não temos como exemplo; achamos que somos especiais e que nada daquilo vai acontecer com a gente... O conto também serve como um alerta sobre o funcionamento da sociedade machista em que vivemos, onde homens adultos se aproveitam de adolescentes com metade da sua idade.

Alguns trechos:

"- Não é porque você consegue usar um salto alto que você se tornou uma mulher" (página 12)

"- (...) eu sou madura para a minha idade, sei lidar com esse tipo de situação e acredito que ele sabe que tem que me respeitar.
- É exatamente isso o que ele quer que você pense.
Ela me olhou por alguns instantes, depois levantou-se e voltou a aplicar a maquiagem, como quem desiste de discutir. Suspirei, tentando me acalmar e lembrando-me do quanto é difícil manter uma conversa em tom paternalista com alguém na idade em que ela está. Eu sempre odiei estar na posição de alguém que recebe conselhos, mas eu tinha que continuar.
- Ju, eu não duvido que você seja madura pra sua idade, mas ele é mais experiente que você nesse aspecto. Não seria exatamente uma relação justa, meu bem. Nem mesmo seria uma relação." (página 12)

"Mulheres & Meninas tem uma das capas mais bonitas já publicadas pela Illuminare! A diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho. Páginas amareladas e poucos erros de revisão completam a edição. Como as antologias da editora tem um número limitado de exemplares, não sei se ainda é possível encontrá-los para comprar. Mas se você tiver oportunidade, leia "Mulheres & Meninas", é uma leitura rápida e provavelmente algum dos textos vai te tocar.


site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/07/resenha-livro-mulheres-meninas.html
comentários(0)comente



LucySantos 09/09/2017

Resenha para o Blog As 1001 Nuccias
RÉLOU PIPÓL!

Espero que esteja tudo ótimo com vocês.

Vamos falar, novamente, sobre antologias, mas essa não tem só contos, tem poesias, poemas e prosa. Então, vem conhecer a Antologia Mulheres & Meninas – Prosa e Verso da Alma Feminina, organizada pela Rô Mierling e publicada pela Editora Illuminare.

*Livro cedido em parceria com a Editora, porém não influenciou na opinião da blogueira*

É um estilo que não costumo ler, então me tirou da zona de conforto, e eu amo quando isso acontece. Eu já expliquei o que é antologia em outro post (mas se você não viu, pode ver AQUI). Eu gostei bastante do tema dessa antologia, que é sobre a mulher e sua alma, em forma de versos (poemas e poesias) e prosas. Então vou listar os que mais gostei.

43 Graus de TPM – Alexandre Braoios

Simplesmente hilário, ri demais com esse conto. Como pode um homem conhecer tanto sobre TPM??? Eu fico exatamente como a personagem, cujo nome poderia ser Lucy, Nuccia, Mari, etc., xingo mentalmente, quero esganar qualquer um que passe perto de mim no raio de um quilômetro. Me vi em cada uma das emoções que se passaram com ela. Toda a cena se passa dentro de um elevador e ela vai julgando cada uma das pessoas, ao mesmo tempo em que quase "estupra" o botão para o 43º andar.

"Lá pelo 25º andar a velha começa a tossir desesperadamente. Era o que faltava, a velha vai bater a caçoleta trancada aqui comigo."

Tempo de Meninas, Tempo de Adolescente e Tempo de Mulheres – Artemise Galeno
São três poesias que relatam a história de duas irmãs, Mara e Mirla, que perdem seus pais em um acidente e são criadas por uma tia. Mara é ingênua, mas Mirla é invejosa, ardilosa e quer, de todo jeito, arruinar com a vida de sua irmã. As poesias contam as fases da vida delas, e o que Mirla apronta com sua irmã.

"Imaculada, já havia nela fulgor.Doce menina, frágil pra tão violenta vida.Nela exalava o cheiro de pura meiguice,E era sempre da tia a eterna preferida.Porque Mirla com o olhar envaidecido,Tinha um caráter arrogante e era atrevida.”

Me identifiquei demais com Simplicidade, de Olivia Gondim. Me vi completamente nas palavras descritas pela autora.

“Nasci cansada das coisas bobas, fúteis, frívolas.É mais confortável andar com o pé no chão,Cabelos desarrumados pela força do ventoQue sopra na contramão.Vestidos de seda e renda nunca me despertaram cobiça,Prefiro os velhos jeans surrados,”
Tem outros que também gostei e que merecem uma menção: Florescer, de Rafael Fermiano, que conta sobre a primeira vez de Luana e Carlos, a narrativa da prosa, é deliciosamente delicada; Mulheres de Makenzo Kobayashi.

Então, se você curte o estilo de poesia, poemas e prosa, é uma ótima indicação.

CONCLUSÕES FINAIS:
A capa é fofa.

A diagramação é simples.

É muito bem escrito e revisado.
NOTA DE 1 A 5: 4

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/07/resenha-livro-mulheres-meninas.html
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR