C.O.V.A.

C.O.V.A. Mark Walden

Resenhas - C.O.V.A.: Centro de Orientação para Vilania Aplicada

Giuli 06/07/2023

C.O.V.A
E um livro bem legal, achei interessante a forma que termina e já criei algumas teorias kkk. Acho que foi uma leitura rápida, e acho legal recomendar pra pessoas que gostam de Harry Potter e livros do mesmo aspecto, achei que por ser uma leitura rápida é legal pra quem tá com ressaca literária também, espero que o segundo livro seja bom também ??

Marcelo 05/08/2022

A saga enterrada antes de ser descoberta pela cultura pop.
É legal e inverossímil, o que esperar de uma história feita para o público infantil, se bem que prometeu muito. E entregou um Harry Potter, porém mais chato, mas ao menos a ideia é legal, nem um pouco original, mas bem trabalhada até certo ponto. Ponto esse que se inicia no começo de uma régua de dez centímetros, e termina em 6.

Palouka 16/01/2016

Opinião sobre o livro do C.O.V.A
A premissa do livro e o seu preço me fizeram comprar esse livro. Eu gostei bastante, apesar de ser um livro mais para relaxar e se divertir. A leitura flui bem rápida e no final alguns fatos me surpreenderam. Não sei se vou ler os próximos livros.(são muitos pelo que me falaram) Dei 4 estrelas, porque achei a narrativa original e o livro me prendeu até o final. Só não me deixou morrendo de vontade de ler o segundo. De forma geral eu indico este livro a todos que querem ler algo rápido e divertido ou para crianças que ainda não tem hábito de leitura.

Hallana 31/12/2015

Perfeito
Achei o livro muito bom me prendeu muito na história e bem legal e bem rápida a leitura.

Suhet 29/09/2015

De todas as leituras que eu já li em minha vida, acredito que a do C.O.V.A foi a mais peculiar. Ganhei esse livro da Carol Feng, como presente de aniversário no ano passado. E ficou lá na estande de casa aguardando eu pegá-lo para ler.

Quando comecei a ler C.O.V.A achei um tanto quanto confuso a abordagem do tema que o autor apresentava. Walden criou um universo com morais e intuitos invertidos, onde no Centro de Orientação para Vilania Aplicada, você ser vilão é hereditário, ser mau é dever, e acabar com o mundo é um ideial.

Diferente não? Sim, exato, muito peculiar.

O livro não me instigou muito, e o plot que rege a história poderia ser trabalhado melhor. Otto Malpense, o personagem principal é um desses adolescentes super gênios e mora em um orfanato da cidade. Não sabe quem são seus pais e como sempre tem problemas com outros adolescentes no orfanato.

Até aí é uma história normal, mas quando o orfanato sofre a ameaça de ser fechado por faltas de verbas da prefeitura, Malpense simplesmente encarna o doutor supremo da tecnologia e em questão de pouco tempo constrói equipamentos e planos em pouco tempo. E foi aí que o autor pecou feio, pois não há uma evolução bem aproveitada do personagem, simplesmente parece que ele vira um super gênio e fim.

A narrativa não é ruim, mas todas as ideias colocadas pelo autor parecem mal aproveitadas e o ambiente criado do Centro de Orientação tem algumas pontas soltas. O autor criou um ambiente escolar bem diferente. Alguns professores realmente ganharam minha afeição e muitas aulas que acontecem durante a história são bem interessantes.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

a) Arte da capa:

Capa não é linda, mas não é toda horrivel. Poderia ter sido melhor trabalhada em suas periferias, pois deu um ar de jogado. Se comparada as capas internacionais, aí a coisa fica feia, pois são extremamentes sensacionais, não entendo o porque de terem mudado.

b) Trama:

A trama de Walden é interessante, mas poderia ter sido trabalhada muito melhor. A escrita dele, embora não seja tão rápida, não chega a ser cansativa, mas há pontos muito fracos. O que Walden mais pecou foi na apresentação do climax e sua resolução, que se deu praticamente nas últimas 40 páginas do livro.
E o pior, terminei o livro com a sensação de estar estar faltando páginas. Para onde foi parar o Final? Embora a obra faça parte de uma série, o autor deveria ter fechado melhor os conflitos trabalhados a fim de proporcionar uma sensação mais agradável ao leitor,

c) Caracterização dos personagens:

Os personagens de Walden são bem interessantes. Gostei da maioria deles, mas apenas a construção da evolução de Malpense, personagem principal, para mim não convenceu. Acredito que o autor deveria ter dado mais tempo na narrativa, endosado mais seu personagem para não parecer tão forçado.
Do resto todos os outros são bem trabalhados e se mostram mais interessantes que o personagem principal.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc.):

A qualidade do livro é boa e a Record pecou apenas um pouquinho na diagramação. O trabalho de revisão está ótimo e de Tradução pelo Danilo Carvalho acredito ter sido muito bom, pois não me deixou irritado com termos estranhos e que a tradução poderia ter pecado feio.

e) Comparação com outras obras do gênero:

Admito que nunca li nada que se pareça com o livro do Walden no quesito gênero principal. Mas na pegada de ação misturada com aventura YA, precisa melhorar um pouco.

site: http://edensaga.blogspot.com.br/
Dandara 02/10/2017minha estante
Como aconteceu com você, o livro ficou parado na minha estante por um ano ou mais, até que o peguei para ler nesse fim de semana. Comecei ontem e estou na parte em que o orfanato recebe a notificação. Algo que lhe agradou está me chateando bastante, que é a tradução.
A primeira pulga atrás da orelha foi quando Otto chega ao Instituto e diz ter a sensação de estar enterrado, para justificar o C.O.V.A., logo veio o nome da AI, Centromente, dois achei estranho e fui buscar, me deparando com uma frase inteira inexiste no original e H.I.V.E.mind como nome da AI. Nigel Darkdoom para Nélson Mortecerta... e por aí vai. Estou chegando na metade do livro e talvez essas coisas parem de me incomodar, mas até então a tradução é o que mais deixou a desejar para mim.

Karolisenpai 22/10/2019minha estante
Cara, que análise completa, gostei e concordei que realmente foi meio frustante o final. até por que comparam o Otto ao Artemis fowl então tinha grandes expectativas, mas faltou alguma coisa. ainda não li o segundo, mas parabéns pela resenha *-*

Leo 18/03/2015

Ser um vilão é muito legal
Esse livro me lembrou muito o filme Pequenos espiões, mas com certeza a história é superior em todos os aspectos. A inteligencia e habilidades do personagem principal é tão incrível que é de dar inveja pra qualquer um. Recomendo pra todos que gostem de uma boa aventura com adolescentes.

Roberta Barbosa 02/01/2012

Apenas uma introdução de uma série
"Amigos vem e vão, como se diz, mas armas laser são para sempre"- Pág. 25

COVA nos mostra uma escola que poderia ser equiparada a Hogwarts, se não fosse pelo fato de parecer uma prisão. Instalada em uma ilha de localização desconhecida, equipada com alta tecnologia e brinquedinhos dignos de jedis.

Todo mundo sabe que para ser um vilão de verdade não basta ser musculoso e valentão. Às vezes isso nem é necessário. O que interessa é a inteligência. Seja para armar planos infalíveis ou tomar o poder sob alguma coisa ou alguém.

Os protagonistas são Otto; menino prodígio com memória fotográfica, Wing; especialista em artes marciais e lógica, Shelby; uma perigosa ladra de diamantes mundialmente famosa e Laura; uma garota perita em tecnologia avançada. Apesar de cada um ter sua especialidade todos se unem com fim um único objetivo: fugir do COVA.

Vou explicar o título. O livro conta apenas como introdução pois nada fica resolvido nele, muito pelo contrário: apenas surgem mais perguntas, como é uma série, elas serão respondidas posteriormente.

Esse livro me fez soltar muitas gargalhadas. Otto é o (quase) típico garoto prodígio. Muito inteligente, mas cada um com seus defeitos. Ele é astuto, engraçado... Contudo, falta-lhe a humildade. Ele não é nem um pouco modesto, e sim muito orgulhoso e egocêntrico. Isso pode fazer parte do seu eu vilão, mas me irritou um pouco.

Mark Walden escreveu um livro em que a ação é constante, os personagens são ricos em astúcia e os cenários são colírios para os olhos dos leitores.

Então porque dar nota 3 a um livro aparentemente tão empolgante? Bom, a verdade é que esse livro é legal, bom para passar o tempo, mas não acrescenta nada ao leitor. Ele não traz nenhum assunto novo, nenhuma novidade que nunca foi vista por completo antes. Também não há alguma moral, subentendida ou não.

Se ainda não se convenceu a ler o livro, leia o último parágrafo da página 114

Graci 08/02/2011

Surpresa... Surpresa
Bom, eu não sou chegada a livro onde o personagem principal é um homem, mas C.O.V.A tem algo que conseguiu prender minha atenção

Historia interresante onde Otto é simplesmente bom demais pra ser verdade e mesmo assim é possivel ver ele como "real"

Mas, ainda acho que faltou aquele QUE a mais para deixar o livro inesquecivel, querendo mais e relendo ele a toda hora.

A narrativa é boa e o ritmo é otimo, não te deixa intediado, so achei que talvez falte um pouco de explicações, não entendo exatamente como os planos funcionam naquela cabeça louca e o que ele sente em relação a tudo.

Talvez seja eu... não sei.

Mas, acima de tudo isso, é um otimo livro, drevorei ele em poucas horas e estou querendo saber o que vai acontecer no segundo livro da serie, vamos ver como Otto e seus amigos se viram saindo ou ficando no C.O.V.A

ju 18/12/2010

No inicio quase desisti de ler, achei Otta muito parecido com o Arty(Artemis Fowl), isso me fez ficar com o pé meio atrás com o livro. Então larguei de lado e fui ler outros que estavam na minha lista. Depois de um tempo, resolvi dar mais uma chance para o livro. Simplesmente devorei. Muito criativo. Achei super interessante algumas questões abordadas na estória desse pequeno herói(Herói?)

Enfim... estou curiosa para ler a continuação.

Homero 17/06/2010

Grupo de C.O.V.A. no Skoob
Participem ai do Grupo de C.O.V.A. no Skoob pessoal! õ/

Camila 26/12/2009

C.O.V.A.
Já que existem livros sobre escola para bruxos, escola para vampiros, escola para vips, escola para espiãs... Por que não um livro que conte a história de alunos de uma escola para vilões?! É justamente essa proposta desse livro! Com personagens que possuem os mais diversos dons para a vilania, COVA é super divertido e tem um final bem tenso! rs... Mais um livro infanto-juvenil que vale a pena dar uma lida!!

Rai Lira 12/10/2009

Como primeiro livro, devo confessar que o autor acertou a mão, muito bem escrito, uma leitura leve e um muito interessante, cheia de aventuras, muita emoção e altas tecnologias... que mente tem esse garoto Otto... vou esperar ansiosamente os próximos livros... adorei!!

Nath @biscoito.esperto 26/02/2011minha estante
É verdade, o Artemis é incrivel!