Flores, votos e balas

Flores, votos e balas Angela Alonso

Resenhas - Flores, votos e balas

Lázara 06/09/2020

"Flores, Votos e Balas" é uma obra que anda comigo já há alguns anos. Com ela, iniciei a experiência com um leitor de livros digital -- e comecei mal. Desfeiteei o livro inúmeras vezes: dormia, abandonava, trocava-o por séries de streaming adolescentes e leituras mais palatáveis. Nada disso foi culpa da obra ou da autora, Angela Alonso. Eu não estava pronta.

Hoje, com o coração mais sereno, ainda que lacerado por dores e alegrias bem características dos entes políticos que me constituem*, terminei a leitura, reiniciada há algumas semanas.

Foi uma experiência profunda e intensa: nomes que ocupavam somente o rodapé dos livros de História, assim como o próprio Movimento Abolicionista, ganharam corpo, brilho, personalidade. André Rebouças, Abílio Borges, Luís Gama, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco são as personagens principais das letras de Angela Alonso, mas outras figuras (e contradições) surgiram, me fazendo salivar de interesse.

Se recomendo o livro? Só se seu coração estiver pronto.

--------------------

(*) mulher, preta, PcD, feminista, antiseparatista, antifascista, esquerdista, defensora dos direitos humanos e toda sorte de -istas abomináveis para quem odeia pessoas.
Edison.Eduarddo 06/09/2020minha estante
Resenha tocante... Um bom livro sempre mexe muito com a gente... Incomoda, a gente não consegue ler....

@APassional 16/12/2015

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
A brilhante Angela Alonso, em sua magnífica obra “Flores, votos e balas”, nos faz mergulhar em imersão total nos desconhecidos detalhes do ativismo que norteou o movimento abolicionista. Pois até aquele belo dia em que “a doce Princesa Isabel” enfim decidiu assinar a Lei Áurea, muitas águas rolaram... ou melhor muitos plenários, gritos, votos, e... balas. Creiam, a verdade é emocionante!

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/12/resenha-flores-votos-e-balas.html