Réquiem para a Liberdade

Réquiem para a Liberdade Thiago Lee

Resenhas - Réquiem para a Liberdade

Mila 29/12/2015

Excelente nacional
Peguei esse livro por indicação, para ler depois enquanto terminava outros que já havia começado. Mas resolvi dar uma espiadinha e acabei fisgada, não resisti e ele acabou passando na frente dos outros. Li em dois dias. Achei a leitura agradável, consequência de um texto fluido, com uma narrativa inteligente, bem feita e bem amarradinha. Há muitos ganchos que fazem com que a gente queira saber o que vem depois e como o protagonista conseguirá sair da situação. Fiquei curiosa o tempo todo. Não há muita fantasia (os acontecimentos giram dentro da bolha do “plausível”), a não ser que tudo se passa em um “mundo” diferente do nosso. Os capítulos são colocados de forma intercalada, mostrando acontecimentos atuais e o passado/infância do protagonista. Gostei muito desse arranjo, achei que funcionou muito bem para esclarecer pontos que ficariam cansativos se contados de outra forma.
Confesso que a premissa de início não me interessou muito e quase desisti do livro. No entanto, garanto que ele apresenta uma história que tem pouco a ver com o que nós próprios presenciamos aqui no Brasil no que diz respeito à escravidão e às histórias que foram contadas depois. A busca e a defesa da liberdade, o desejo de mantê-la e honrá-la e de oferecê-la a outros é o motivo principal que move o protagonista. E isso lhe custa muito suor.
Gostei bastante e recomendo

Jana 28/12/2015

Uma ótima estreia para um autor iniciante!
O livro é muito bem escrito, com uma trama que flui super bem apesar da alternância entre a narrativa do presente e os flashbacks do passado do protagonista (uma estrutura que me agradou bastante, aliás). O plot é simples e claro - o livro é curto, sem excessos e enrolações - e traz uma mensagem muito interessante por trás, sobre os diversos tipos de liberdade e sobre como a servidão e a submissão podem se tornar corriqueiras.

Uma coisa super interessante do universo é que a ambientação é medieval, mas foge dos cenários típicos ingleses. Ao invés disso, faz mais referências - pelos nomes e caracterização dos personagens e cenários - à cultura latina e ibérica. Isso fez um contraponto interessante com a escravidão dos nagôs, que fazem alusão aos africanos.

Pessoalmente, achei que o livro podia ter um pouco mais de fantasia. Acho que isso é mais um problema relacionado à minha expectativa com o livro do que do livro em si: a sinopse não promete nada, mas a capa e o fato do livro se passar em um universo que não é o nosso automaticamente me fez esperar toques fantásticos no livro. Em dado momento é apresentada uma espécie de técnica de batalha que pode até ser considerada fantástica, mas eu gostaria de ver mais devaneios. :)

André 11/12/2015

História relativa curta, mas muito bacana e bem escrita.

Os interlúdios não atrapalham em nada. Pelo contrário: completam a história, deixando-a ainda mais dinâmica e envolvente.