Ela Confiou na Vida

Ela Confiou na Vida Zíbia Gasparetto
Lucius

Resenhas - Ela Confiou na Vida

Rose 04/01/2016

Milena reencarnou em uma família muito pobre que vivia em uma favela carioca. Ela seria filha de Joana e Gerson. Apesar do momento difícil em que viviam, pois com a gravidez, Joana teve que abandonar as faxinas e Gerson estava desempregado, o bebê era um sonho compartilhado pelos dois.
Ciente da situação que estavam passando e querendo um futuro melhor para o filho ou filha que iria chegar, Gerson mantinha a fé que conseguiria alguma coisa, apesar do medo e da incerteza da esposa.
Lá estava Gerson com carteira assinada e feliz por poder dar o básico para a esposa e filha. Mas foi após o nascimento de Milena que a chama da mudança iluminou a vida do casal.
Completamente apaixonado pela filha, Gerson decide trabalhar em dois empregos, e é com isto em mente que ele começa a sonhar. Com o apoio da esposa, ele começa aos poucos conquistando seus objetivos. Sempre com o pé no chão e trabalhando duro e direito, ele começa a realizar seu sonho, dando o conforto e segurança para a família sua única prioridade.
Milena cresceu e tornou-se um bela mulher. Carinhosa e inteligente, ela queria fazer a diferença nas pessoas. Sua mediunidade se manifestou desde que era criança, e apesar do receio inicial de seus pais, sempre foi uma parte de si que cultivou com muito respeito e zelo.
Decidida a fazer Direito, ao lado de sua melhor amiga Renata, começou a trilhar os primeiros passos para a realização de seus sonhos. E foi ao lado de Renata que apaixonou-se pela primeira vez, mas a sua crença no espiritismo, acabou sendo um duro obstáculo para o rapaz.
Sabendo que cada um tem o que merece, ela seguiu em frente, e ao se formar, consegue uma bela vaga de estagiária em um escritório badalado. Apesar de não concordar com algumas ações de seus colegas, ela trabalha com afinco, sem nunca deixar de lado suas convicções.
Milena acaba ganhando o respeito e confiança de todos, e por conta disso é incumbida de uma missão difícil e perigosa. Dona Estela seria afastada de seus filhos pelo próprio pai, o perigoso e poderoso Dr. Augusto Borges. Em um plano audacioso, e contando com a ajuda de algumas pessoas de confiança, eles teriam que resgatar as crianças e ainda ajudarem na fuga da mãe com os filhos para um local fora de alcance de Borges.
Será que Milena aceitaria fazer parte disso? Ela largaria tudo, família, amigos, emprego, um possível amor, para ajudar pessoas que ela nem conhecia?
Fazer o certo nem sempre é fácil, é preciso fazer escolhas e acreditar nelas.Será que Milena estaria pronta para isso?
Ganhei este livro de uma querida amiga, xará da personagem, e achei que seria ótimo terminar o ano e começar o outro com uma leitura assim, cheia de simbolismo e reflexões.
Apesar de não ter gostado do enredo, foi bom para minha mente e coração poder reafirmar algumas certezas.
Não é o primeiro e nem será o último livro que leio da autor, mas acho que este está entre os mais fracos dela. A história deixou alguns furos, personagens desapareceram e não deram mais o ar da graça, e algumas resoluções acabaram deixando o enredo muito simples. Para quem já leu Esmeralda, vai perceber que este ficou muito abaixo da expectativa. A parte gráfica está muito bonita, apesar das páginas em branco, que eu sei muita gente não gosta.
Quem nunca leu algo da autora, pode ser uma possibilidade, contanto que tenha em mente que existem livros bem melhores.

site: http:///fabricadosconvites.blogspot.com
Naty__ 10/01/2016minha estante
Oi, Rose, não me senti atraída pela obra, até porque trata de reencarnação e eu não gosto muito disso.

Endhyel 27/08/2017minha estante
Acabei de terminar o livro. Gostei da história, personagens bastante simpáticos. Porém senti falta de esclarecimentos quanto a ligação dos envolvidos. Geralmente os livros que eu já li de Zibia sempre fazem conexão com histórias de outras vidas, esclarecendo o motivo de tais acontecimentos. Senti falta disso nesta obra.

Emyle May 13/01/2016

Resenha publicada no blog Caçadora de Livros
Milena reencarna em uma família muito pobre na favela do Rio de Janeiro, apesar de estar apreensiva com a nova vida que irá enfrentar, ela conta com a ajuda de alguns espíritos amigos para esse fim que a acompanha durante toda a jornada.

Seus pais são Gerson e Joana, um casal que estava passando por dificuldades financeiras e que agora se preparavam para recebe-la, que mesmo com estas preocupações, tiveram a ajuda de bons amigos. Milena veio como uma luz para a vida do casal, Gerson conseguiu um bom emprego e com o tempo começou a montar seu próprio negócio, intercalando entre os dois serviços.

Durante a fase de crescimento de Milena, Joana descobre que sua filha conversa com alguém invisível, e logo soube que ela continha mediunidade, e a leva para a Federação espírita para trabalhar seu dom.

"Eu acredito que todas as pessoas desejam fazer coisas boas, ter sucesso, vencer na vida, mas têm dificuldade para encontrar o caminho verdadeiro. Por isso, cometem erros, sofrem, demoram a encontrar a paz e a felicidade. Eu sonho poder lhes mostrar como se faz isso." (pág. 75)

Gerson começa a expandir seu negócio, logo a família se muda para uma nova casa, assim como suas vidas também mudam para melhor e com Joana sempre ajudando o negócio do esposo. Com o passar do tempo, Milena muito inteligente e sensível, se torna uma mulher muito sabedora e disposta a ajudar as pessoas, assim como seu sonho de estudar Direito e ser tornar uma bela advogada.

Durante a comemoração de seu aniversário, ela conhece David, primo de sua melhor amiga Renata que também se encanta por Marcos e se apaixonam. Renata e Marcos logo namoram sério e preparam suas vidas para se casarem assim que Marcos se formasse em Medicina. Já Milena e David, apesar de se gostarem muito, não conseguiram ir adiante pelo fato do rapaz ser muito ligado a sua religião católica e ter preconceito em relação ao espiritismo ao descobrir que Milena é médium, fazendo-o se afastar completamente.

"Enquanto as verdades libertam, as ilusões trazem dor."(pág. 90)

Passado uns anos, Milena se forma em Direito e já começa a trabalhar no escritório do doutor Gilberto Torquato, conceituado advogado criminalista. Seus pais relutaram para que Milena não trabalhasse com advogados criminalistas, mas ela que é muito objetiva e dedicada, sentia que deveria seguir esse caminho e assim ganhar experiência necessária para trabalhar ativamente.

Milena muito inteligente e observadora, logo ganha espaço no escritório e passa a atuar em alguns casos pela supervisão de seu chefe. Mas o que Milena não esperava, era passar por situações bem complicadas quando surge um caso em que precisa ajudar a resgatar crianças e uma mãe desesperada. Será que Milena com sua força de vontade e convicções vai conseguir seguir firme na sua profissão? O que o futuro reserva para Milena e David? O quanto Milena se sacrificaria só para ajudar pessoas que ela nem conhece? Afinal, Milena confiará na vida?

***
Mais uma vez o espírito Lucius me emotiva com suas histórias, que são sempre carregadas de boas lições e nos remete um olhar diferente para nossa própria vida. E não foi diferente com "Ela Confiou na Vida", o drama faz compararmos pequenas coisas sobre nossos objetivos e sonhos e nos quais nos afastamos pelas ilusões da vida que tanto são retratados nesta história.

O que dizer de Milena? É uma garota sensacional, à princípio teve medo de sair do conforto do seu lar, mas com a ajuda de bons amigos, reencarnou para superar seus medos e viver uma vida feliz, simples e com grandes sonhos a serem realizados.

Particularmente gostei muito da escrita que é clara e simples. é uma leitura muito boa e proveitosa. A diagramação é boa com fonte um pouco maior e espaçamento entre os capítulos. A capa é linda e significativa, já nos remete à protagonista.

site: http://www.cacadoradelivros.com/2016/01/ela-confiou-na-vida-zibia-gasparetto.html
Aryy 07/02/2016minha estante
Quero lê esse

Emyle May 12/02/2016minha estante
Muito bom, recomendo :)

Viviane569 09/12/2015

Gostei muito!
Este romance foi um pouco diferente de todos que eu já li. Normalmente temos a(o) protagonista sofrendo, tentando corrigir erros de outras vidas, mas neste foi diferente.

O livro conta a história de Milena, um espírito já evoluído que aguarda reencarnar com objetivos e uma missão. Ela nasce em uma casa extremamente pobre, na favela do Rio de Janeiro, mãe branca e pai negro. Desempregados, ambos lutam para dar um futuro digno a filha que está para chegar. Sentindo que a filha estava vindo para trazer-lhes sorte, Gerson sai para procurar emprego e consegue, mas ele quer mais para a filha e a esposa, então ele tem a ideia de vender lanches na praia durante o finais de semana.

Então a filha deles nasce, linda e saudável, e o negócio prospera. Conforme Milena vai crescendo, eles colhendo os frutos do trabalho duro, conseguem sair da favela e alugar uma casa. Nesta época, Milena começa apresentar sinais de mediunidade, o que deixa sua mãe, Joana, preocupada, mas ao levar a filha no centro espírita, D. Áurea, que é amiga da família e trabalha na entidade, aconselha os pais de Milena e os tranquiliza.

Ao passo que Milena vai crescendo, sua mediunidade vai aumentando. Ela se torna uma linda moça, responsável e com o objetivo de ser advogada, entender mais da mente humana e ajudar os que precisam. Ao fazer dezessete anos, eles já estão morando em uma casa própria, grande, em um bairro bom e já tem uma rede de lanchonetes.

Milena entra para faculdade de direito e ao se formar começa a trabalhar em um renomado escritório de advocacia, e é aí que tudo muda, a história que estava calma até aqui, começa a ficar emocionante. Para ajudar uma cliente do escritório, vítima do pai autoritário, Milena é forçada a fugir para outro país com os filhos desta moça. Ela é obrigada a deixar sem notícias, os pais e um rapaz, Reinaldo, que acabou de conhecer e por quem esta apaixonada.

Sem notícias da família, correndo risco de vida, todos os envolvidos começam a entender um pouco mais sobre o que o destino nos reserva, confiar em Deus e confiar na vida.

Como em todos os romances romances espíritas, aprendemos uma lição, e neste tirei como mensagem, confiar na vida. Nós escolhemos nosso destino antes de nascer e nada nos acontece sem a permissão de Deus. Estou muito agradecida por ter tido a oportunidade de ler este livro.

site: www.duaslivreiras.blogspot.com.br

Neyara 11/12/2015

[Capsula de Banca] Ela Confiou na Vida - Zíbia Gasparetto e Lucius
Tava finalizando a leitura do Bairro dos Estranhos, livro espirita, quando recebi um e-mail da Editora Vida e Consciência perguntando se eu topava ler o novo livro da Zíbia Gasparetto, a diva dos livros psicografados, o que eu poderia dizer? Está mais do que topado! Não sei se por coincidência, mas estou em uma fase que as minhas leituras inspiram muito amor e força de vontade, além das comprinhas, os parceiros estão enviando livros dentro dessa temática e eu to simplesmente devorando. Estou começando achar que o universo está me mandando um recado através dessas leituras e a ordem que elas estão sendo apresentadas, então... 2016 me segura!

Quero deixar bem claro, que SIM estou espirita, mas tal leitura não se restringe apenas a quem acredita no espiritismo, é uma história como outra qualquer, porém um dos personagens é espirita, simples, apenas cabe ao leitor absorver o que o livro oferece de bom, independente de qualquer religião, se acredita em algo ou não, que é a prática do amor, apenas.

Milena está bem assustada com a ideia de que chegou o momento de reencarnar, nascer significava esquecer os amigos e tudo o que tinha aprendido no plano espiritual, era aceitar que sua jornada de aprendizados iria reiniciar e teria que encarar novamente as leis da vida. Sua missão iniciou quando sua mãe engravidou, Joana já tinha perdido um filho e não queria que o mesmo acontecesse. O pai era batalhador, mas não conseguia encontrar um emprego de carteira assinada que lhe garantisse uma estabilidade para cuidar da família.

No alto de uma comunidade do Rio de Janeiro, Gerson e Joana montaram o enxoval da filha com muito esforço, ela sempre contava com o apoio de sua ex-patroa e ele finalmente tinha encontrado um emprego de carteira assinada. A menina nasceu e com ela a casa se encheu de luz, seus amigos espirituais sempre estavam por perto para emanar calma na hora do desespero. Gerson teve a ideia de aproveitar o verão para vender lanches na praia, ele iria comprar tudo da melhor qualidade e sua mulher iria ajudar no preparo, no tempo livre ele iria vender e assim ganhar um dinheiro extra.

O negócio foi crescendo e Gerson ia ganhando uma clientela fixa, já era possível guardar um dinheiro e pensar no futuro, com o fim do verão ele comprou um carrinho e foi vender seus lanches na porta da faculdade, o sucesso foi certo. Em casa Joana cuidava de Milena e percebeu que a menina tinha diversos amigos imaginários, pessoas que brincavam com ela, mas que não eram visíveis.

Esses amigos acompanharam Milena por toda a sua caminhada, eram os amigos do plano espiritual que sempre traziam conforto e luz para a família. Ela começou a estudar sobre o espiritismo e entender tudo o que estava acontecendo com ela, sua caminhada foi sempre pautada pela caridade e pelo amor, mas ao iniciar o curso de Direito ela entrou em contato com um mundo cheio de ambições, ódio e ganancia, a verdade tinha vários lados e as pessoas eram compradas por muito pouco.

A família prosperou e Milena foi trabalhar em um escritório de advocacia, lá ela teve contato com diversos casos que não eram possíveis dizer quem era o bem e o mal, apenas quem tinha o melhor advogado e mais dinheiro. Ela acabou se envolvendo emocionalmente com um deles e largou tudo para ajudar o que ela acreditava ser o certo. O amor sempre falou mais alto e a vida deveria ser pautada por esse angulo.

Quando recebi o convite e fui ler mais sobre o enredo, achei bem interessante a reflexão de como é difícil nascer, o fato de você ter que aprender a sobreviver nessa selva louca, conviver com o egoismo e o ódio pautando a vida e definindo qual o caminho que se deve tomar. E no decorrer da leitura outros questionamentos vão surgindo, reflexões vão sendo feitas, os motivos vão sendo sofridamente pautados pelo amor e não pelo egoismo.

A leitura é muito relaxante e flui rapidamente, a história é interessante, mas não é complexa. O trabalho editorial está divino, a foto do Rio de Janeiro na contra-capa é a cereja do bolo, a qualidade das cores na impressão estão perfeitas, a disposição do texto em letras grandes faz com a leitura flua mais rápido ainda, porém a revisão deixou um pouco a desejar, alguns errinhos e palavras completadas no automático. No geral a leitura foi bem inspiradora e FELIZ!

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2015/12/livro-ela-confiou-na-vida-zibia.html

Doug 27/06/2016

Uma leitura extremamente agradável e envolvente. Leve e despretensiosa.

Determinação e esperança são os principais temas retratados na história de Milena, uma jovem repleta de virtudes que, após o seu nascimento, encheu a vida de seus pais, Gerson e Joana, com muita luz e prosperidade.

Acompanho as obras de Zibia Gasparetto desde 2011, quando tive o privilégio de ler "Esmeralda" (1985); e desde então, procuro sempre estar atento aos novos lançamentos da autora, que a cada ano publica até dois livros. Soube do lançamento de "Ela Confiou na Vida" uma semana antes e logo fiquei empolgado, afinal, os romances da autora sempre têm uma lição para nos ensinar, que nos permite refletir com mais clareza as questões sobre a vida.

Mas, embora estivesse entusiasmado com a novidade, também fiquei um pouco apreensivo. Os livros publicados recentemente por Zibia Gasparetto não vêm causando tanto impacto quanto os antigos. Pude perceber que isso acontece desde o lançamento de "Vencendo o Passado" (2008). Por isso, não criei expectativas a respeito do novo romance.

(Continue lendo a resenha, no link abaixo)

site: http://blogventonorte.blogspot.com.br/2016/06/resenha-ela-confiou-na-vida-por-zibia-gasparetto.html

Vanessa Vieira 12/07/2016

Ela Confiou na Vida - Zíbia Gasparetto
O livro Ela Confiou na Vida, de Zíbia Gasparetto e ditado pelo espírito Lucius, nos traz um romance muito bonito e repleto de positividade e confiança na providência divina. Com personagens fortes e com um senso de otimismo apurado e muitas vezes, até mesmo heroico, a história nos mostra a importância de se render e confiar em uma força maior.

Por mais que soe estranho, é muito mais difícil nascer do que morrer. Ao morrer, você retorna para um lugar que já conhece e revê amigos e parentes. Já ao nascer, você esquece de tudo que já vivenciou e se apresenta ao mundo nu e cru para enfrentar todas as suas energias, encarar problemas mal resolvidos do passado, além de se desenvolver e aprender os diversos desígnios da vida.

Embora tenha se preparado para reencarnar, Milena sentiu medo e quis desistir. Mas aquele era seu destino e com o auxílio dos amigos espirituais, ela encarou mais uma etapa de sua existência e mergulhou em um pequeno corpo. Filha de um casal humilde e simples, desde criança se destacou pela sua doçura e desenvoltura e não demorou muito para aflorar o seu lado sensitivo. Dona de uma beleza ímpar e de um caráter íntegro e honrado, conseguiu se formar em direito e logo passa a trabalhar em um escritório de advocacia.

E, mais uma vez, o destino lhe reserva uma imensa surpresa e ela precisa, com cada fibra de seu ser, confiar em sua missão e, acima de tudo, na vida. Ela é forte, cheia de luz e já conseguiu vencer o medo, mas precisa se render de forma total ao seu destino...

"O valor das pessoas está no que são e em como elas levam a vida. O resto é ilusão."

Ela Confiou na Vida foi um dos romances espíritas mais bonitos que já li da Zíbia Gasparetto e grande parte de sua beleza se deve justamente a simplicidade e a abordagem feita pela autora a respeito da vida. Com um significado profundo e belo e talhado de maneira tênue e suave, o livro encanta por nos apresentar exemplos de forte teor construtivo e dotados de devoção. Narrado em terceira pessoa - o que tornou a história dinâmica, além de apresentá-la sob todos os âmbitos - Ela Confiou na Vida se mostrou um romance comovente e repleto de coragem e fé.

Milena é uma jovem corajosa, determinada e muito amorosa com a família e com os amigos. Desde que ela nasceu, a vida de seus pais se tornou ainda mais iluminada e agraciada. Sua primeira prova foi romper a barreira da reencarnação, mas o destino lhe reserva uma outra façanha quase tão especial quanto esta e que requer ainda mais coragem e fé da moça, afinal, ela irá se galgar uma verdadeira heroína. Seu romance com Reinaldo é terno e sutil, casando bem com os elementos chaves do enredo e o amor entre eles, apesar da instantaneidade, se mostra forte e genuíno.

"Ninguém é vítima a não ser de si mesmo. Cada um escolhe livremente como quer viver, mas colhe o resultado de suas escolhas. É simples entender isso: todo bem faz bem e todo mal faz mal. A pessoa escolhe onde quer ficar".

Em síntese, Ela Confiou na Vida nos traz uma injeção de otimismo, fé, perseverança e confiança. Por meio da história de seus personagens, somos, de certa forma, fortificados e recebemos belíssimas palavras de aprendizado espiritual e amor. A capa é simples e nos traz a gravura de uma moça cobrindo um dos olhos, fazendo analogia ao destino inimaginável de Milena e a diagramação está ótima, com poucos erros de digitação e fonte em um tamanho agradável. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2016/07/resenha-ela-confiou-na-vida-zibia.html

Noronha 23/08/2016

Rápido e objetivo.
Essa é uma história rápida, objetiva e de facil leitura. A história te prende. Aqui Zibia faz você ter altos e baixos momentos de leitura. Começa com a história de um casal pobre e de como eles fizeram para dar a volta por cima depois que sua filha ''especial'' veio ao mundo. O tema espiritismo passa despercebido muitas vezes e você acaba se prendendo a história e ignorando certos absurdos que acontecem. Os personagens são bem entedidos e descritos, assim como os eventos e locais. Zibia faz um vai e vem muito bacana, te levando a uma histórinha de vida, passando para uma trama de suspense policial e caindo por fim num romance melódico. Aconselho a leitura não só para quem é espirita ou afim, mas tambem pra quem curte uma história legal e cheia de misterios.

Claudinha 06/11/2016

Ela confiou na vida
Pois bem... Essa foi a minha primeira experiência com uma livro "espirita".
Me chamou a atenção logo pelo título, Pois é o que realmente precisamos , confiar na vida.
No começo fiquei uma pouco confusa, não pelo enredo em si. Mas é que na medida que eu ia lendo, eu tentava encaixar parte da história na realidade, e muita das vezes eu parava e pensava - "nossa isso já aconteceu comigo " , "então é assim que acontece"? E ali desfrutava minha imaginação. O livro é muito motivante, e tem várias frases marcantes. Achei Milena realmente um ser de Luz, empenhada sempre em fazer o bem, mas achei que as vezes o contexto ficava meio perdido.. eu dividi o livro em duas partes: uma enredo antes do emprego de Milena, e outro depois do emprego de Milena. Os ojetivos dela foi o mesmo do começo ao fim, mas teve personagens que ficaram perdidos no tempo, e me ficaram algumas perguntas: O que aconteceu com Davi, estudaram na mesma faculdade e nunca se trombaram? E a Renata melhor amiga de Milena, não apareceu mais nem pra comemorar o casamento da amiga? Augusto Borges ficou livre da justiça dos homens? A filha cuidou dele? E combinado com a milene pelos serviços prestados foram cumpridos?.... No mais, eu gostei muito do livro, e concerteza vou tirar bastante proveito do que aprendi com ele no meu dia a dia.
E lembre-se: só passamos pelo que for necessário para aprendermos.Das lições da vida ninguém escapa.

Su 04/02/2017

Eu realmente estava precisando ler este livro!
Tento tirar de cada romance espiritual as lições das quais necessito.

Este livro me deu a oportunidade de ter muitos conselhos dos quais precisava.

A leitura é agradável e nos faz crer que tudo está certo na vida. Se tivermos fé e força, tudo ficará bem (mesmo quando acharmos que não).

Super indico!

por Chrystiene Queiroz 09/01/2018

#sapekaindica Ela confiou na vida
📯Aqui em casa somos espíritas e adoramos leituras com a temática espírita, pois sempre retiramos uma mensagem bacana para nossa vida. Uma das minhas autoras favoritas é a Zibia Gasparetto, que sempre psicografa mensagens da entidade Lucius.
📯Sinopse: "É mais difícil nascer do que morrer. Morrer é voltar para casa, rever parentes e amigos. Nascer é ter de esquecer tudo, enfrentar as energias do mundo, encarar problemas mal resolvidos do passado, desenvolver dons e aprender as leis da vida! Embora tivesse se preparado para nascer, Milena sentiu medo, quis desistir, mas era a sua hora, e seus amigos espirituais a mergulharam em um pequeno corpo preparado para ela. No entanto, o futuro revelou toda a beleza de seu espírito e a força de sua luz."
📯Este livríneo está entre os meus favoritos da autora, pois a estória é narrada na cidade do Rio de Janeiro, onde o romance se une ao suspense, combinação perfeita para mim!

site: https://www.instagram.com/p/BdtMZf9l0L8/?taken-by=sapekaindica

Rayara.Leticia 21/04/2018

Bem leve
Uma história leve de ler, com poucos personagens, já li melhores da zibia.

Mila 09/07/2018

Simples e perfeito super indico

DanielaF 04/09/2019

Ótima leitura (4.5/5)
Foi meu primeiro romance espírita que li. E me pergunto, porque não comecei antes ?! Foi uma leitura simples, fácil e rica de ensinamentos. Foi uma leitura tão prazerosa, personagens amáveis. Em certos momentos não nego que achei certas coisas milaborantes. Queria saber mais da sequência dos personagens no final, poderia ter dito mais, Rs.
Comecei meu romance com o pé direito quero mais desse tipo de livro.
Não achei o livro Perfeito para dar 5. Porém não deixa de ser uma boa leitura. Guardarei Milena com carinho. Pena que não tive uns esclarecimentos da história :/
Ela confiou na vida ?

Brunna.Andrella 17/06/2020

Interessante
Inicialmente achei que o livro seria parado porque parecia que tudo já estava se resolvendo logo no começo, mas um acontecimento muda o rumo da história e deixa o livro mais interessante, acabou me prendendo e li o livro super rápido.
Tem alguns ensinamentos muito bons, como a maioria dos livros a Zibia Gasparetto. Não foi um dos melhores que eu li mas vale a leitura!