Gratidão

Gratidão Oliver Sacks

Resenhas - Gratidão

04/01/2024

Gratidão
Gratidão, Oliver Sacks, por sua contribuição ao mundo.
São quatro textos curtos publicados já no fim na vida, mas que trazem perspectivas sobre o morrer e viver de forma muito lúcida.

lipelimma 29/11/2023

⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

biabbrito0 23/09/2023

Obrigada!
Gratidão, por Oliver Sacks, é uma despedida da literatura e da vida de uma perspectiva muito "satisfeita" e, como o próprio título dita, notavelmente grata por todas as experiências.
numa coletânea de 4 ensaios, escritos em períodos diferentes, é possível conhecer um pouco da vida de Sacks e enxergar novas oportunidades nas nossas :)

Marcelo 11/09/2023

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de livros de memórias e também sobre os temas da relação com a morte e o luto. "Gratidão" é uma obra póstuma do escritor Oliver Sacks, publicada após sua morte em 2015. Este livro é uma comovente coleção de quatro ensaios nos quais Sacks reflete sobre sua própria vida, a doença terminal que o afligiu e, mais importante, sobre a gratidão que ele sentiu em relação a sua jornada.

Ao longo das páginas deste livro, somos convidados a acompanhar o autor em uma jornada profundamente pessoal, à medida que ele compartilha suas experiências, medos e reflexões diante de uma doença terminal. Sacks enfrentou o câncer de forma corajosa, e suas palavras ressoam com sinceridade e autenticidade, revelando uma vulnerabilidade que é, ao mesmo tempo, comovente e inspiradora.

Em "Gratidão", Sacks discute como a doença transformou sua perspectiva sobre a vida e a morte. Ele explora o significado da gratidão não apenas por sua própria existência, mas também pela oportunidade de enxergar a vida sob uma nova luz. O autor descreve a importância de viver plenamente, mesmo quando confrontado com a proximidade da morte, e nos encoraja a apreciar cada momento precioso que a vida nos oferece.

Um dos aspectos mais tocantes do livro é a maneira como Sacks aborda sua própria finitude. Ele não foge das questões difíceis sobre a morte, mas as encara de frente, compartilhando suas reflexões sobre o que significa enfrentar o inevitável. Suas palavras nos lembram da fragilidade da existência humana, mas também da beleza que pode ser encontrada na aceitação e na gratidão. Sacks não apenas narra sua própria história, mas nos desafia a refletir sobre nossas próprias vidas e a encontrar gratidão em nossas experiências cotidianas.

"Gratidão" é um livro que toca o coração do leitor e nos lembra da importância de viver com propósito e apreciação. É uma obra que nos convida a refletir sobre a vida, a morte e a natureza efêmera da existência humana. Ao compartilhar sua jornada final conosco, Oliver Sacks nos presenteia com uma obra de beleza e sabedoria que perdurará por muito tempo depois de sua partida. É um testemunho poderoso da força do espírito humano e da capacidade de encontrar gratidão, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras. "Gratidão" é, em última análise, uma celebração da vida e um tributo à coragem e à humanidade de seu autor, que continua a inspirar e tocar os corações daqueles que têm a honra de ler suas palavras.
edu basílio 11/09/2023minha estante
chegar ao fim da jornada com conhecimento de que é o fim junto com a sensação de que tudo valeu intensamente até ali e, assim, poder partir em paz é um privilégio. os textos do sacks neste livrinho são de uma grandiosidade que extrapola a espessura do livro :-)

Marcelo 11/09/2023minha estante
De uma simplicidade, lucidez e em paz consigo mesmo que acalma a alma

Fernanda2815 10/07/2023

Bateu no ponto sensível
Algumas frases ditas nesse livro me fizeram refletir e tomar consciência de como o tempo passa de como uma geração inteira em algum momento vai acabar com a morte.
Fiquei bem reflexiva, senti que envelheço todos os anos junto com o autor.
Espero que na idade dele eu também seja grata por como isso meu tempo com coisas que tenham significado para mim.
3° livro da MLI2023 do GF.

Lia 02/02/2023

Morte e Vida
Sobre encarar a morte de uma forma mais viva. O que podemos aprender e agradecer à vida e à morte?
Um relato sincero de uma experiência única

Mateus Menezes 03/01/2023

Livro leve e reconfortante.
O livro é um agradecimento à vida por uma pessoa que teve um saldo positivo dela, apesar dos pesares. O livro é realmente reconfortante...é uma leitura super rápida e fluida (menos de 20/30 minutos). Oliver estava quase morrendo (ele sabia e dizia muito sobre isso ao longo do livro) então a perspectiva é de um homem velho e grato pelas conquistas e experiências em sua vida.
Descobri curiosidades sobre a vida pessoal dele as quais eu não sabia. Que ele era gay e que amava os elementos da tabela periódica. Achei a analogia que ele faz dos elementos com os anos de vida sensasional.
Enfim, Oliver Sacks entregando tudo como sempre.

Carla Verçoza 24/12/2022

Oliver Sacks escreve aqui alguns bons ensaios sobre vida, envelhecimento e morte. Interessante, vale a leitura.

Juju 24/07/2022

Vida e morte
Um grande pesar no significado da vida, o livro traz grandes reflexões sobre viver e morrer. Um século é muito ou pouco tempo de vida?
Os relatos da vida do autor, são sem dúvida muito intrigantes. Um homem de grande intelecto, tornando acompanhar sua linha de raciocínio fascinante.
É sem dúvida um livro para se ler em várias fases da vida, tendo cada vez uma nova perspectiva, experimentando uma experiência diferente cada vez que o reler.

bardo 09/07/2022

É incrível que ao revisitar esse texto seis anos depois; movido por uma nota lembrando de que hoje seria o aniversário desse escritor e médico tão incrível, a força, sinceridade e beleza de seu texto não se alteraram em nada. Longe de um sentimento piegas, como impera entre a geração gratilux hoje em dia, aqui percebemos que a gratidão afirmada no título permeia toda a obra. São apenas quatro textos, talvez os mais pessoais de Sacks excetuando-se talvez sua autobiografia, onde o autor dialoga com o leitor, meditando sobre sua condição e propondo uma reflexão sobre vida e propósito. Se My Own Life já era um texto sincero e comovente o derradeiro Shabat termina de quebrar o leitor.

Bárbara 01/04/2022

Obrigada, Oliver Sacks!
Oliver Sacks devia ser um amorzinho de pessoa, viu? Sempre me sinto de alguma forma acolhida pelos textos dele, me parece ser uma pessoa que atingiu um nível de compreensão da vida e do ser humano que ainda levarei muito tempo pra alcançar.

Sílvia 31/12/2021

Dizem que os melhores perfumes estão no menores frascos
Que coisa pequena e linda de morrer.Uma pessoa com 80 anos e com um câncer terminal e ainda assim tão lúcida, tão grata por tudo, tão cheia de vida. Fiquei emocionada com a plenitude e o foco do autor, sem amargura, sem arrependimentos. Só gratidão. Adorei.

Duda Garcia 29/12/2021

Me deixou melancólica
Esse sentimento de gratidão e satisfação do autor parece tão bom?

Pra eu morrer assim ainda falta mudar muita coisa na minha vida? mas bora laaa!

Escrita muito boa e uma vida que também me pareceu assim.

Obs: li depois de ver a resenha do Arthur aqui no Skoob kkkkkkk
Arthur803 16/07/2023minha estante
Kkkk fui rever alguns livros específicos q eu li e achei essa sua resenha 2 anos depois. Compartilho muito do seu sentimento kkkk