Novas Geopolíticas

Novas Geopolíticas José William Vesentini

Resenhas - Novas Geopolíticas

Ogaiht 01/08/2023

Introdução à Geopolítica
Este livro é uma ótima introdução ao mundo da geopolítica, mostrando de maneira didática e objetiva a história dessa ciência. A geopolítica já foi considerada uma ciência nazista e só a partir dos 70 começou a se desenvolver e despertar interesse novamente. O livro mostra os diversos autores que contribuíram para o desenvolvimento da geopolítica como McKinder, Huttington e Fukuyama. O livro é de leitura muito fluida e agradável e uma excelente introdução ao fascinante mundo da geopolítica.
Fabio 28/09/2023minha estante
Thiago, esse livro é muito bom!
Não se se já leu, mas eu recomendo também "O Coração do Mundo" de Peter Frankopan

Ogaiht 28/09/2023minha estante
Já comprei ele . Tá na pilha pra ser lido hahaha

Eduardo 12/05/2020

"todas as 'novas geopolíticas' retratam pelo menos um aspecto da realidade"
o livro de Vesentini traz em seis textos um pouco do desenvolvimento da geopolítica, sendo o primeiro deles realmente dedicado a uma pegada mais do processo, enquanto os demais trazem perspectivas para a geopolítica pós-guerra fria. assim, o autor discute as principais ideias que desde os anos 1990 são desenvolvidas sobre a nova ordem mundial, que levam em consideração diversos aspectos como os choques culturais, a revolução tecnico-científico informacional etc.). o livro é bem interessante e realmente dá uma base bacana pros estudos de geopolítica, o autor escreve bem e traz um posiciomamemento claro diante das teorias que apresenta.

Ciro_42 25/02/2024

Um Livro de Falácias um Autor terrível
Comecei a ler este livro com bastante esperança,e sim os primeiros "capítulos"de dão um pequeno pontapé na Geopolítica,porém depois é só desgraça.
O autor ele não expõe base teórica nenhuma, ele joga um bocado de autores Geopolítico mundias e mostra outros autores que criticam esses autores, deixando todo o embasamento no colo do leitor.
A definição de democracia usada ao longo de todo o livro é a clássica "democracia Ocidental" ou a Democracia Burguesa, logo não aderindo conhecimento em nada.
Se você quiser começar na Geopolítica recomendo pesquisas de artigos e uma construção do seu viés(Esquerda direita etc...) E se você se indentificar com a esquerda o primeiro passo é ler o manifesto, e depois um bocado de Livros Comunistas. E se você se indentificar com a direita, tem Mises dentre outros(,Não sei MT sobre livros de direita,afinal sou de esquerda kkkk)Pois este livro falha até em uma viés da classe dominante.

Shayenne Castelo 03/09/2017

NOVAS GEOPOLÍTICAS
Uma temática rica em conteúdo, porém abordada superficialmente neste livro. Indicado para ter uma noção sobre o assunto. Leitura direta ao ponto.

Alexandre.Nunes 02/10/2019

Várias ideias da geopolítica
O livro é uma reunião de várias discussões de pensadores da geopolítica onde a ideia é confrontar tais teses e provou no leitor questionamentos em relação à alguns eventos que estão ocorrendo.