Poeira de Estrelas

Resenhas - Poeira de Estrelas

1 | 2 | 3 | 4

Adolfo 04/04/2024

Uma perda de tempo!
Numa bela noite poucos anos atrás enfim decidi por ler a trilogia de Fundação. E se eu gostei? Cá estou, finda a leitura de Poeira de Estrelas: me dei a missão de ler tudo quanto fosse livro que componha esse universo do Bom Doutor. E no geral tenho sido feliz nesse ímpeto, mas só no geral... Li a trilogia e depois O Fim da Eternidade e depois Eu, Robô e depois a quadrilogia de Elijah e fiquei nesse anseio: cadê os textos "do meio"? Arranjei pra ler Pedra no Céu e muito estranhei de início mas depois me encantei ao me situar: o livro situa a Terra no contexto do Império Galático de Asimov que transcorre milhares de anos no futuro; faz links, referências a certos elementos da trilogia principal, me parece até sugerir soluções em retrospecto a certas coisas... Me encantei ao vislumbrar mentalmente a tapeçaria composta desses livros todos. E fiquei todo animadinho diante da ideia de Pedra no Céu compor trilogia com As Correntes do Espaço (inda por ler) e Poeira de Estrelas, mas só pra me desiludir após a leitura deste último.
Disse no geral ter sido feliz porque Poeira de Estrelas me foi uma perda de tempo. Não agrega nada de relevante ao grande esquema. Não traz novidade absolutamente nenhuma ao universo literário no qual se insere. E não que Asimov seja o escritor mais sutil e sublime e muito menos radical, dele me fascina o que compensa em construção de mundo e o escopo e como nisso ele introduz conceitos de Ciências Humanas diversas; mas como exercício literário Poeira de Estrelas está abaixo da média do autor. Se eu tivesse metade da idade que hoje tenho, e desconhecesse o Eu, Robô, imagino que essa historieta insignificante seria uma boa porta de entrada aos textos dele: com certeza seria muito mais tolerante a unidimensionalidade de 90% dos personagens tanto mocinhos como vilões; dentre os 10% com certeza não me afetaria o fim desprezível de ingrato que se deu a um dos mocinhos, e o não fim de tão subaproveitado de um dos vilões, respectivamente o tio e o comissário ambos em posição coadjuvante. Com certeza me conformaria melhor com a inutilidade de tanto lenga lenga ao longo de umas duas centenas e meia de páginas, não sentiria vontade estourar o Kindle na parede ao chegar literalmente no último parágrafo do texto e descobrir que foi tudo pro rei demente se masturbar escondido anos à vista pra constituição dos Estados Unidos...
Reiterando: UMA PERDA DE TEMPO!
Só me resta agora torcer pr'As Correntes do Espaço salvar o placar dessa trilogia.

Dudu 29/03/2024

Bom livro de ficção-científica espacial.

O universo criado poderia ter sido melhor explorado, mas a narrativa é interessante.

Apresenta ótimos elementos que poderiam ter sido descritos de forma mais elaborada, para adensar ainda mais a trama.

Livro de leitura fácil, com alguns ótimos elementos de entrega narrativa.

Não empolga, mas é um boa leitura passatempo.

Vic 24/03/2024

Ótima leitura
Mais uma ótima leitura de Asimov, com direito a viagens intergalaticas, conspirações políticas, reviravoltas e algumas migalhas de romance.
Comparando com as outras obras de Asimov que li (Série dos Robôs, os dois primeiros livros de Fundação e Eu, Robô), esse foi o que menos prendeu a minha atenção. Contudo, não deixa de ser uma boa obra. Recomendo!

Marcos.Leste 24/02/2024

ASIMOV sendo ASIMOV
Poeira de Estrelas, nos leva a uma aventura espacial recheada de mistérios, conspirações e personagens cativantes. Biron Farrill, um jovem estudante terrestre, se vê envolvido em uma trama complexa após a morte de seu pai e a descoberta de um segredo que pode colocar em risco sua própria vida.

Um universo rico em detalhes, com planetas distintos, culturas exóticas e sistemas políticos intrincados, criando um cenário propício para conflitos e reviravoltas.

Biron, Artemísia e Gillbret formam um trio de protagonistas cativantes. Biron, impulsionado pela busca por justiça e pela necessidade de proteger os entes queridos, se mostra corajoso e resiliente.
Artemísia, com sua inteligência e perspicácia, complementa Biron perfeitamente.
Já Gillbret, com seu humor ácido e sarcasmo, traz leveza e humor à trama.

A trama se desenvolve de maneira gradual, revelando segredos e conspirações a cada capítulo. Há uma teia complexa de intrigas políticas, espionagem e romance.

A história também nos leva a refletir sobre temas como o poder, a corrupção e a busca pela liberdade,  onde os poderosos nem sempre são justos e os oprimidos lutam por seus direitos.

Rodrigo.Macedo 27/11/2023

Documento misterioso, planeta rebelde, conspirações dentro de conspirações
Existe um possível planeta rebelde escondido na Nebulosa Cabeça de Cavalo, por isso esse título.

A trama é muito boa, cheia de reviravoltas. Dos três livros da trilogia do Império Galáctico, esse foi o melhor. Com várias viradas de mesa a leitura nunca fica tediosa, muito pelo contrário.

Em alguns momentos, lembrei de Star Trek, principalmente quando Biron, o Autocrata de Lingane, Gil, o oficial e a mocinha da história, resolvem explorar a Nebulosa em busca do planeta rebelde.

Diferente de Correntes do Espaço em que temos um planeta completamente subjugado, com pouquíssimas alternativas de resistência, nessa história a rebelião foi friamente calculada, por mais de 20 anos.

A grande surpresa da leitura foi quanto ao centro dessa revolta e os líderes envolvidos.

Por outro lado, o grande documento capaz de salvar a galáxia foi um balde de água fria. A constituição dos EUA não foi capaz de salvar nem a Terra, imagina a Galáxia. Não precisava ter colocado esse documento na narrativa, ela já estava bem sustentada sem esse elemento.

As deduções lógicas dos personagens no estilo Sherlock Holmes são fora da realidade. O cara tem uma bituca de cigarro na areia como pista e consegue deduzir logicamente quem matou Kennedy.

Outra coisa: Asimov não desenvolveu suficientemente as características emocionais de seus personagens a ponto de justificar suas ações. Olha o exemplo do Gilbrett, de uma hora para outra ficou louco. Não vou nem falar da mulher da história que só serviu para consolar e ser desejada.

Outra coisa: essa trilogia foi enfiada goela abaixo no Asimoverso.

Em sístese: trama política 10, personagens 4, elementos ficcionais 5. É isso ae. Jamais recomendaria que alguém começasse a ler Asimov por essa trilogia.

William 13/10/2023

Não é dos melhores trabalhos de Asimov, mas vale a pena a leitura.
É um livro que temos romance, mistério, suspense e aventura. Não é dos melhores trabalhos de Asimov, contudo percebi que ele começara a usar elementos que futuramente iria aprimorar e usaria na trilogia Fundação. A obra foi escrita no início dos anos 50 e muitos costumes da época ele usou na história que rendeu muitas críticas atualmente. Em relação ao último parágrafo, aí vai um spoiler, não havia gostado, pois considerei um nacionalismo exacerbado. Porém pensando com mais clareza depois, a constituição dos Estados Unidos protege as liberdades fundamentais dos cidadãos estadunidenses, servindo de modelo para outros países criarem as suas leis. Talvez seja essa a razão do último parágrafo fazer referência a ela. De um modo geral, vale a pena a leitura.

Rafa 05/10/2023

Um tropeço de Asimov
Poeira de estrelas é mais um com a marca indelével do Asimov. Isso por si só já atesta a qualidade da escrita, mas é preciso admitir que a narrativa fica um degrau abaixo do restante de sua obra.

O início do livro é o menos chamativo possível. Apesar de iniciar com um mistério e uma certa ação, falta profundidade e demora um pouco até criarmos uma conexão com os personagens.

Passado esse início turbulento, porém, o livro segue um ritmo bastante interessante. O romance é incomodo pela falta de desenvolvimento, mas depois de Bailey e Gladia na quadrilogia dos Robôs, não espero muito do autor nesse aspecto. Evitemos anacronismos. Asimov é um homem dos anos 1920, por mais progressista que suas obras sejam, é impossível uma pessoa não ser um produto de seu tempo em algum nível, então...

O que realmente é intragável no livro é o último parágrafo. Perdi totalmente a simpatia pela história

Clarissa 03/09/2023

O livro me prendeu do início ao fim. Gostei do desenvolvimento dos personagens, inclusive da personagem feminina, o que é um grande avanço em se tratando do Asimov. Só a última revelação me incomodou um pouco, porque eu achei que deu ares de um jingoísmo desnecessário para a grandeza da obra do Bom Doutor. Mas, como sempre, o contexto histórico da época em que o livro foi escrito autoriza a passada de pano aqui.

Ni 19/08/2023

Amo Asimov e todo o universo da fundação, porém não dá para dizer que esse livro e tão impactante ou memorável como os outros livros. Tem o seu padrão de narrativa e escrita Asimov, mas definitivamente não é o melhor, assim como os outros dois.

andreiaflores 15/07/2023

Espetacular como tudo que Isaac Asimov escreve. A mente brilhante desse escritor te leva a mundos inimagináveis, faz viver aventuras empolgantes em meio as estrelas. Rumo ao império galáctico.

Paulo.Gustavo 11/06/2023

Bem...
Dos livros que eu li do Asimov, esse foi o mais aquém de todos, não esperava que o bom doutor fosse manter o ritmo de qualquer forma, afinal de contas, são muitos livros haha
É um livro bem escrito isso não da pra negar, porém o enredo e personagens não são muito memoráveis, não curti o final, mas não quero da spoiler do porquê rs

Erich 08/06/2023

Na linha do tempo, a história se passa em um período onde o planeta Terra ainda existe e sua posição histórica como planeta de origem não é tão desacreditada (mas seria isso uma posição no tempo ou seria uma questão dos mundos abordados?). Parece se passar antes de "As correntes do Espaço".

A trama envolve alguns pontos interessantes

- Uma batalha de egos dedutivos. Somos apresentados a três personagens bem inteligentes e que planejam bem suas ações: Biron Farril, o comissário Aratap e o autocrata de Lingane.
- Alguns ganchos de dúvida são apresentados para serem respondidos ao longo da trama:
-- Que importante documento é esse que o pai de Biron Farril desejava encontrar no planeta Terra? O que o torna tão importante?
-- Quem matou o pai de Biron Farril e por que?
-- Planeta rebelião? Ele existe? Onde ele está? Quem comanda ele?

- Uma apresentação detalhada dos conceitos de viagem espacial que permeiam a obra de Asimov. Não recordo de ver isso tão bem explicado nos outros livros, de modo que este se torna uma obra interessante como preparação para outros livros do autor.

- A questão da "maturidade política" dos mundos sendo conquistados. Aqui Asimov faz uma reflexão interessante utilizando a história da própria Terra. Enquanto as civilizações no planeta ainda tinham espaço para expansionismo, elas eram "imaturas" -- no sentido de ter governos voltados à exploração pura e simples e majoritariamente com ditaduras e sistemas equivalentes. Quando as civilizações ocupam o planeta de um modo crítico, começa a existir uma pressão para uma solução mais sensata, o que daria origem a sistemas de governo mais "maduros" -- no sentido de a população ter voz e os conflitos serem reduzidos. Asimov projeta isso para a galáxia, enquanto sempre existirem mundos a se conquistar os governos mundiais serão imaturos.

Um trabalho maravilhoso, que complementa a genial obra de Asimov (que percorre dos robôs ao império galáctico). "Se a verdade não o convencer agora, os acontecimentos farão isso mais tarde".

1 | 2 | 3 | 4