Poeira de Estrelas

Poeira de Estrelas Isaac Asimov

Resenhas - Poeira de Estrelas

1 | 2 | 3 | 4

eu, eu mesma e os livros 22/11/2022minha estante
É, estou tendo uma experiência bem parecida com Menina má... Expectativas altas que muitas vezes não são atingidas. Mas fiquei refletindo se não era essa a real intenção do autor...De escrever um livro com uma narrativa não tão frenética, um pouco mais lenta efetivamente... Mas, enfim!
Vc deixou pra ler a trilogia nessa ordem mesmo? Quero muito me aventurar no universo de Asimov, mas como ainda não li nada dele, me sinto perdida.
Ah! E a resenha ficou sensacional!

Brujo 22/11/2022minha estante
Obrigado pelo elogio, Keli. Eu já sofri bastante com excesso de expectativas, pois raramente elas são atendidas, o segredo é tentar ter frieza e baixar esse hype.
Sobre a leitura das obras de Asimov, o recomendado cronologicamente falando é começar por "Eu, Robô", depois a trilogia dos robôs, trilogia do Império Galático e por fim a trilogia principal de Fundação. Ah, lembrando que de Fundação ainda tem os outros livros que expandem o universo.

Mas tudo isso é só uma sugestão de ordem de leitura. Se começar direto por Fundação não vai prejudicar o entendimento...

Jak Diniz 22/11/2022minha estante
Sua paixão por sci-fi é declarada e cada vez mais contagiante a cada resenha. Essa ficou sensacional!! Adoro seu jeito de escrever tentando ser imparcial

Brujo 22/11/2022minha estante
Obrigado, Jaque!!! ???

Jeferson 23/11/2022minha estante
Ótima resenha!
Também tenho essa dúvida se a versão recente ainda usa o termo "rancheiro".

Um aviso: Eu estava lendo o último livro da Fundação(Origens da Fundação) e lá é citado brevemente acontecimentos do livro Nemesis, recomendo a leitura dele antes de ler Origens da Fundação, pois explica os primórdios de um dos principais eventos em toda a saga.

Brujo 23/11/2022minha estante
Obrigado, Jeferson!!!
Vou atrás desse livro, fiquei interessado.

Jeferson 23/11/2022minha estante
Eu li na internet que Nemesis não fazia parte do universo criado pelo Asimov, inclusive ele mesmo deixa isso claro antes do livro começar, porém o livro foi publicado em 1989, e Origens da Fundação saiu 4 anos depois, ou seja, ele mudou de ideia e resolveu incluir o livro nesse grande universo dele.

Brujo 23/11/2022minha estante
Interessante!!!!

Wagner47 06/12/2022minha estante
Cara, depois de ter lido os livro da saga Império, você recomenda ler em ordem de publicação, ordem cronológica dos eventos ou não tem o menor problema ler tudo embaralhado.
Queria ler por ordem de eventos, mas meu TOC cronológico faz eu querer ler por ordem de publicação ?

Brujo 06/12/2022minha estante
Falando da saga Império, pode começar por qualquer um dos 3 livros, não fará nenhuma diferença no entendimento das histórias.

Marcos.Leste 24/02/2024

ASIMOV sendo ASIMOV
Poeira de Estrelas, nos leva a uma aventura espacial recheada de mistérios, conspirações e personagens cativantes. Biron Farrill, um jovem estudante terrestre, se vê envolvido em uma trama complexa após a morte de seu pai e a descoberta de um segredo que pode colocar em risco sua própria vida.

Um universo rico em detalhes, com planetas distintos, culturas exóticas e sistemas políticos intrincados, criando um cenário propício para conflitos e reviravoltas.

Biron, Artemísia e Gillbret formam um trio de protagonistas cativantes. Biron, impulsionado pela busca por justiça e pela necessidade de proteger os entes queridos, se mostra corajoso e resiliente.
Artemísia, com sua inteligência e perspicácia, complementa Biron perfeitamente.
Já Gillbret, com seu humor ácido e sarcasmo, traz leveza e humor à trama.

A trama se desenvolve de maneira gradual, revelando segredos e conspirações a cada capítulo. Há uma teia complexa de intrigas políticas, espionagem e romance.

A história também nos leva a refletir sobre temas como o poder, a corrupção e a busca pela liberdade,  onde os poderosos nem sempre são justos e os oprimidos lutam por seus direitos.

@tigloko 30/09/2022

Genérico define bem
É, deu ruim. Uma hora ia ler um livro fraco do autor, fazer o que kkk.

Construção de personagens não é o forte do Asimov( as parte de romance então ?). Mas nesse aqui parece que estava no automático. Os personagens não são interessantes, o mais genérico possível. Até tentei me importar com eles mas não funcionou. O protagonista nem se fala, parecia um adolescente em vez de um adulto.

As partes de espionagem em si são legais mas não passa disso. Estava tão acostumado com tramas envolventes nos outros livros do autor que esse foi uma decepção nesse sentido. Tem umas reviravoltas na parte final mas eu já estava de saco cheio daquela história então não me empolgou em nada.

Pelo menos a leitura fluiu bem pois tem mais diálogos do que o normal para os livros do Asimov, acho que foi o mais fluido. Ou eu estava louco para acabar logo.

Enfim, não foi um bom início de trilogia. Torcendo para os próximos serem melhores.

Obs: Alguns dizem que esse é o primeiro da Trilogia Galáctica. Mas parece que não tem uma ordem específica para começar por serem histórias independentes.

SPOILER - SPOILER - SPOILER - SPOILER

Não consegui identificar as conexões com a Série dos Robôs, se é que tem alguma. Fora a parte da terra estar em parte radioativa, não encontrei mais nada. Não sei se vai conectar com Fundação mas até o momento é isso que foi apresentado.
Agnaldo Alexandre 04/02/2023minha estante
Na verdade, é considerado pelo Asimov como o 2º livro da trilogia. Sendo o primeira as correntes do espaço e o terceiro sendo pedra no céu.

@tigloko 05/02/2023minha estante
Entendo ?. Mas para mim não fez tanta diferença começar pelo segundo, já que as ligações entre eles são poucas, quase nulas.

Agnaldo Alexandre 08/02/2023minha estante
Não faz mesmo. Ele apenas colocou nesta ordem por conta do período em que ocorrem. Eu mesmo comecei pelo pedra no céu (827 era galática, que eu tinha de uma edição dos anos 80) pois era o que eu tive na época. E ele nem escreveu para ser uma trilogia (diferente da fundação), mas como eram conectados pelos mesmos temas e no mesmo universo, chamou de trilogia. Abraços

@tigloko 08/02/2023minha estante
Ahh verdade, faz sentido!!! Abraços ?

janeway 08/08/2021

O "Star Wars" de Isaac Asimov - Império Galáctico #01
Antes de tudo, vale a pena destacar que antes de chegar à Fundação, passar pelos livros do Império Galáctico poderá tornar a experiência mais interessante por conta da conexão entre as obras. Por isso, descartar esta história está fora de cogitação para quem almeja uma maior imersão no universo criado pelo Asimov. Assim, eu escolhi adentrar no Império Galáctico através de Poeira de estrelas, visto que não existe uma ordem totalmente correta para os livros dessa "trilogia" pelo o que eu encontrei.

Poeira de Estrelas está longe de ser uma das obras geniais do Asimov. Depois de pesquisar mais sobre o livro, eu descobri que o próprio autor colocou a história entre os seus piores trabalhos. Se comparado com o plot e os personagens da saga Robôs, por exemplo, esse livro é realmente inferior e mais simples; eu mesma não recomendaria a ninguém que iniciasse suas leituras do Asimov por ele. Apesar disso, o livro tem os seus méritos e eu acredito que vale a pena ressaltar eles, mas sem deixar de falar das coisas não tão legais que encontrei no meio.

A proposta do livro é bem convidativa: intrigas interplanetárias, conspirações, perseguições no espaço, junto com uma atmosfera detetivesca e um Império a ser derrotado. Por isso em alguns momentos eu achei o livro parecido com Star Wars, então pode ser que os fãs da saga gostem dessa obra por esse aspecto. E confesso que passei 90% da leitura  imaginando as vozes dos personagens como sendo dublagens das séries dos anos 70/80 de ficção científica e de alguma forma isso tornou a minha experiência com o livro melhor.

O início já é frenético e é impossível parar de ler até começar a entender um pouco sobre o que está rolando. As tecnologias descritas no livro e as explicações e especulações científicas para cada uma delas terminaram de me fisgar e com certeza foram as coisas que mais gostei durante a leitura! Também gostei muito de alguns dos plots twists que tiveram durante a trama.

Infelizmente não posso dizer o mesmo sobre os personagens principais, pois se dependesse só deles eu não conseguiria avançar na história, já que achei todos eles chatos. O Biron Farrell é um protagonista antipático demais e o ranço aumenta ao compará-lo com os personagens de outras obras do Asimov, como a Susan e o Daneel. Os dois que mais me apeguei aqui - Sander Jonti e Gilbret - acabaram me decepcionando posteriormente. O melhor acabou sendo o Simok Aratap, pois suas atitudes foram as que mais me surpreenderam. O romance do Biron também é muito chato e superficial, mas perdoável porque já estou acostumada com esses "romances" do Asimov e ficções científicas no geral.

O final me deixou dividida, pois de primeira achei bacaninha e surpreendente de um jeito inocente, mas quando a ficha caiu de verdade que aquele era o encerramento, eu acabei odiando por esse mesmo motivo. Então não foi uma surpresa quando descobri que depois de um tempo também não agradou o Asimov, sendo que quem o convenceu a escrever esse final foi o H. L. Gold, editor da Galaxy Magazine da época. Acho que por isso pareceu tão deslocado das outras partes da história.

Enfim, não sei se releria (talvez se a Aleph lançasse aqui), mas não chego a me arrepender de ter lido, pois ainda assim é uma história envolvente e rápida. E que venha "As Correntes do Espaço"!
Paty 08/08/2021minha estante
Amei a resenha, muito bem escrita!

janeway 08/08/2021minha estante
aaa, mto obg!!

Rodrigo 11/11/2021minha estante
Na verdade Star Wars é a "saga do império" do George Lucas,as obras do Asimov vieram antes de que SW fosse rascunho

Diego 02/08/2021

Engenhoso
Muito bom o livro! Li muito rapidamente!
Trata de intrigas interplanetárias relativas ao Império.
Neste livro descobrimos que pode haver uma esperança contra a força do Império.
Não deixe de ler.

Clarissa 03/09/2023

O livro me prendeu do início ao fim. Gostei do desenvolvimento dos personagens, inclusive da personagem feminina, o que é um grande avanço em se tratando do Asimov. Só a última revelação me incomodou um pouco, porque eu achei que deu ares de um jingoísmo desnecessário para a grandeza da obra do Bom Doutor. Mas, como sempre, o contexto histórico da época em que o livro foi escrito autoriza a passada de pano aqui.

Gabriel.Chiquito 09/06/2022

Não tive muita expectativa quando iniciei a leitura da trilogia do Império Galáctico; sempre gostei de pesquisar sobre os livros que leio, e o que vi sobre não foi muito promissor, mas resolvi julgar por mim mesmo.

Poeira de estrelas é o segundo livro que leio dessa trilogia, e fica nítida a linha detetivesca que o bom doutor usa nele (que foi a receita de sucesso da saga dos robôs). Mistério, importância aos detalhes da trama e desenvolvimento lógico das teorias (com um bocado de criatividade) são o grande mérito da história aqui (bem melhor que em Pedra no Céu, que achei muito fraca). Mas o grande problema é que isso só acontece da metade do livro para frente; a primeira metade é contextualização, a apresentação do protagonista (que inclusive é bem chato em 80% de toda a história) e a introdução de um romance ruim (marca registrada do Asimov).

O desenvolvimento dos personagens também deixa a desejar. O personagem principal aparenta um leve amadurecimento no final do livro, mas o resto não evolui: A mocinha continua sendo só par romântico e para ser salva, o vilão termina da mesma forma que começou, e só um personagem conseguiu me causar uma impressão positiva. Mas é muito interessante, do ponto de vista de quem quer conhecer a obra do Asimov, poder ver uma outra fase do desenvolvimento da galáxia que aparece na saga da Fundação, além de ser uma leitura muito fácil e rápida.

Resumindo, é um livro ok, a história fica interessante a partir da metade, as partes negativas podem ser relevadas sem muito esforço, e tem o bônus de dar uma visão a mais da passagem do tempo e da evolução das dinâmicas na galáxia e na Terra nesse universo da Fundação.
Brujo 09/06/2022minha estante
Boa resenha !!!!

Paulo.Gustavo 11/06/2023

Bem...
Dos livros que eu li do Asimov, esse foi o mais aquém de todos, não esperava que o bom doutor fosse manter o ritmo de qualquer forma, afinal de contas, são muitos livros haha
É um livro bem escrito isso não da pra negar, porém o enredo e personagens não são muito memoráveis, não curti o final, mas não quero da spoiler do porquê rs

Dudu 29/03/2024

Bom livro de ficção-científica espacial.

O universo criado poderia ter sido melhor explorado, mas a narrativa é interessante.

Apresenta ótimos elementos que poderiam ter sido descritos de forma mais elaborada, para adensar ainda mais a trama.

Livro de leitura fácil, com alguns ótimos elementos de entrega narrativa.

Não empolga, mas é um boa leitura passatempo.

Marcos774 25/05/2023

Bem na vibe de Fundação
Esse livro aqui já começava a mostrar os aspectos que o Asimov aprimorou na saga Fundação. As intrigas políticas, os romances, os personagens e o desenrolar da história, tudo é bem parecido com as tramas da saga subsequente.

É um excelente livro em todos os aspectos, e agrega muito bem ao universo do Asimov. Com certeza vale a pena a leitura.

Caio 30/01/2023

Razoável
A história no geral é interessante, mas achei a construção bem fraca. Não senti afinidade pelos personagens e do modo como agiam. O romance foi meio forçado demais, sem ter profundidade dos personagens. É um dos mais fracos do asimov, mas sendo o asimov ainda sim é leitura interessante a escrita, a forma como aborta as questões do espaço e toda a ciência das viagens espaciais e políticas interplanetárias.

Derek 20/09/2020

Primeiro livro que leio do Asimov e que não trata dos robôs, tem uma trama política e com elementos como império, rebeldes e perseguições interestelares (que lembram Star Wars, mas que são apresentados anos antes nessa obra de 1951). Bom mas não tão empolgante quanto outros livros do autor.
Agnaldo Alexandre 20/09/2020minha estante
Star Wars lembram esse livro né.

Derek 20/09/2020minha estante
Agnaldo Alexandre, exato, visto que o livro foi publicado em 1951.

Rodrigo.Macedo 27/11/2023

Documento misterioso, planeta rebelde, conspirações dentro de conspirações
Existe um possível planeta rebelde escondido na Nebulosa Cabeça de Cavalo, por isso esse título.

A trama é muito boa, cheia de reviravoltas. Dos três livros da trilogia do Império Galáctico, esse foi o melhor. Com várias viradas de mesa a leitura nunca fica tediosa, muito pelo contrário.

Em alguns momentos, lembrei de Star Trek, principalmente quando Biron, o Autocrata de Lingane, Gil, o oficial e a mocinha da história, resolvem explorar a Nebulosa em busca do planeta rebelde.

Diferente de Correntes do Espaço em que temos um planeta completamente subjugado, com pouquíssimas alternativas de resistência, nessa história a rebelião foi friamente calculada, por mais de 20 anos.

A grande surpresa da leitura foi quanto ao centro dessa revolta e os líderes envolvidos.

Por outro lado, o grande documento capaz de salvar a galáxia foi um balde de água fria. A constituição dos EUA não foi capaz de salvar nem a Terra, imagina a Galáxia. Não precisava ter colocado esse documento na narrativa, ela já estava bem sustentada sem esse elemento.

As deduções lógicas dos personagens no estilo Sherlock Holmes são fora da realidade. O cara tem uma bituca de cigarro na areia como pista e consegue deduzir logicamente quem matou Kennedy.

Outra coisa: Asimov não desenvolveu suficientemente as características emocionais de seus personagens a ponto de justificar suas ações. Olha o exemplo do Gilbrett, de uma hora para outra ficou louco. Não vou nem falar da mulher da história que só serviu para consolar e ser desejada.

Outra coisa: essa trilogia foi enfiada goela abaixo no Asimoverso.

Em sístese: trama política 10, personagens 4, elementos ficcionais 5. É isso ae. Jamais recomendaria que alguém começasse a ler Asimov por essa trilogia.

andreiaflores 15/07/2023

Espetacular como tudo que Isaac Asimov escreve. A mente brilhante desse escritor te leva a mundos inimagináveis, faz viver aventuras empolgantes em meio as estrelas. Rumo ao império galáctico.

1 | 2 | 3 | 4