Aprendendo a aprender

Aprendendo a aprender Barbara Oakley

Resenhas - Aprendendo a aprender

DAN LIMA 28/02/2021

Um livro diferenciado que faz a gente olhar por diversos ângulos antes de chegar ao objetivo. Enfatizando que a aprendizagem é mais eficaz sendo focada, uma tarefa de cada vez. Nosso cérebro aprende melhor assim, sendo comprovado cientificamente na obra.
Respeitar seus limites (estudar um pouco todo dia) é um diferencial para aprender mais rápido e com qualidade. A mente precisa relaxar e focar...Esse é um dos segredos.
Ter persistência quando se aprende é primordial, mas tem que ser bem direcionada, caso contrário, só prejudica.
A repetição é a mãe do aprendizado, detalhe, deve-se fazer de forma correta; não seguidamente. A melhor forma é de maneira: espaçada.
O sono é indispensável na aprendizagem em geral, fora seus benefícios à saúde.
Com uma didática de fácil compreensão, apreensão...basta colocar em prática.
Uma aquisição ímpar, que aborda na sua essência, a importância do estudo juntamente com a neurociência.
Um tesouro que todo estudante, profissional qualquer e todo leitor que se preze tem que ter em sua estante, obrigatoriamente. É o mapa de como se deve aprender de verdade e desaprender o que aprendemos de errado seja na escola ou em casa por meio de nossos parentes.
É didático, detalhado, com comprovações científicas, dá gosto de ler, aprender e fazer o que é certo de fato com base na ciência.
Uma das melhores leituras dos últimos 5 anos.
Infelizmente, este livro não existia no meu tempo de escola. Teria feito tudo diferente. Bem, antes tarde do que nunca.
Ameiiiiiiiiiiiiiii...!!! Tô sempre consultando e colocando em prática (faz toda a diferença). ;-)
Merece 10 estrelas!!! ;-)

Silvio Roni 23/06/2020

Completo
Um guia completo e até um pouco denso sobre técnicas de estudo que devia ser lido por todos. Pois em algum momento da vida (se não todos) será necessário estudar, aprender e crescer.

Bruno.Henrique 19/04/2024

Livro realmente muito bom, com vários ensinamentos e técnicas contraintuitivas, mas que se aplicadas, garantem um aprendizado com mais qualidade, independente do que está aprendendo. Recomendo a leitura!

Thiago.Silva 23/04/2021

Leitura necessaria
Surpreende como essa obra é tão pouco conhecida. Todo estudante deveria ler,seja lá o que você quer aprender esse livro vai transmitir licoes valiosas sobre o que fazer pra chegar lá. O maio exemplo é o da autora,que era péssima em ciências exatas,tinha formação na área de letras(russo), mas,após a aprender a aprender,conseguiu um doutorado em engenharia elétrica.
Victor.Hugo 06/09/2021minha estante
Existem um outro livro aprendendo inteligência Prof Pier Luigi.

Felipe 09/12/2015

Meta aprendizagem
Excelente livro! Altamente recomendado! Trata-se de um livro que expõe inúmeras técnicas de estudo, bem como o funcionamento do nosso cérebro.

Leonardo.Brizida 27/10/2022

A sorte favorece quem tenta
Este livro é tão bom que dá vontade de estudar rs. As técnicas nele contidas são bem práticas e fazem sentido quando refletimos sobre elas. Apesar de dar muitos exemplo de estudos sobre Matemática e Ciências, é possível, na minha opinião, transferir essas didáticas para diversas outras áreas do conhecimento. Técnicas como a Pomodoro, memorização, começar pelo mais difícil depois voltar para o mais fácil, o equilíbrio entre os estudos e diversão, desapego ao material de estudo por algumas horas ao ficar empacado no entendimento do material e ir fazer outra coisa, são procedimentos interessantes e julgo fazer sentido.

Essa leitura é válida para qualquer pessoa que queira se inspirar e desenvolver alguma atividade de estudo. Seja para alavancar a sua carreira profissional, para os estudantes do ensino médio, graduação, pós graduação etc. Até mesmo para quem quer extrair melhor o conteúdo dos livros. Existem técnicas descritas nele que podem te ajudar nisso (como evitar a procrastinação, escrever a mão aquilo que entendeu da leitura, revisitar de memória o conteúdo lido no dia anterior, trocar ideia com um amigo e tentar explicar aquilo que leu, etc). Enfim, o livro é muito bom. O importante é explorar as informações absorvidas e adequá-las as suas necessidades cotidianas.

Matheus 01/08/2017

Aprendedor
Conheci a autora durante um curso de mesmo nome no Coursera, que também recomendo fortemente. Uma pena que nas escolas não nos ensinam a aprender. Quando entendido os mecanismos por trás da aprendizagem, tudo fica mais fácil. As frustrações praticamente somem, e damos valor à persistência. Costumamos desistir quando temos dificuldades, como se não tivéssemos vocação, quando na verdade não é disso que se trata. O livro é excelente, prático, exemplificativo e para todas as idades. Infelizmente não o li na época da escola. Mais que recomendado!
Carol 01/08/2017minha estante
Gostei da recomendação do curso também! Agora que já fez as 2 coisas, qual ordem recomendaria, entre a leitura e o curso?

Matheus 01/08/2017minha estante
Acho que os dois se complementam, Carol. Foi legal ler o livro depois, pois reforçou vários dos aprendizados que havia tido no Curso.

Henrique0 12/05/2022

Perfeito
Esse livro todo mundo deveria ler, aprendi o que nunca me ensinaram na escola! Sensacional, recomendo demais

Eichelberg 10/09/2022

Aprendendo a aprender
Livro muito bom que deveria ser ofertado nas escolas como leitura obrigatória.
Linguagem simples, de fácil entendimento e com exemplos do dia a dia.

Lei da Serendipidade : A sorte favorece quem tenta.

Bryan Damon 03/01/2024

Aprendi a aprender
O processo de aprendizado parece óbvio mas não é tão simples quanto parece. Na escola aprendemos a decorar informações pra fazermos provas, mas não entendemos o processo de aprebdizado de fato.

Esse livro ensina uma forma realmente eficiente de executar o processo de aprendizado. Mesmo sendo um livro claramente voltado para jovens em fase escolar, pode ser útil para pessoas de qualquer idade.

Tem uma linguagem leve e bastante didática q facilita o entendimento e não deixa a leitura massante.

Rafa 02/04/2024

Ajudou demais
Estou na tentativa de aplicar todas as técnicas de estudo apresentadas pela autora. São muitas. Planejo usá-las mais ao longo do ano. Mas o pouco que apliquei foi o bastante para melhorar demais o meu rendimento escolar e no estudo para os vestibulares. Recomendação primordial!

Gustavo.Garcia 04/07/2021

Foi apenas uma leitura, mas fiz várias anotações e marcações que vou revisitar muito ao longo da minha vida, tentei fazer o curso uma vez mas não fui até o final, mas com o livro na minha opinião e bem melhor por que vou no meu próprio ritmo e fazendo anotações.
Já comecei a por em prática várias ideias do livro. Fazendo ajustes Claro

Geovanna.Saium 19/03/2022

Queria ter conhecido esse livro na época da escola
Se todos os alunos tivessem lido esse livro em sua época de escola, muitas decepções e desapontamentos seriam evitados.
O livro traz dicas valiosas de uma forma clara, com exercícios em cada capítulo, habituando o leitor a usá-las. Dessa forma, fica mais natural e divertido de encaixar as mesmas dicas em seu dia a dia.
Também há trechos dedicados a entender seu próprio ritmo e potencial, mostrando que o impedimento de uma aprendizagem mais efetiva pode não ser sobre a capacidade intelectual da pessoa, mas uma forma de estudo ineficaz, trazendo mais dificuldades e ilusões de aprendizado.
E, por fim, há relatos de outros estudantes e professores que tinham dificuldades de aprendizagem e hoje conseguiram alcançar seus objetivos acadêmicos com ajuda dos métodos citados no livro, o que torna o processo de leitura e entendimento em geral mais motivador.

Vivi Sousa 11/06/2023

Muito bom! Os ensinamentos podem ser aplicados em várias áreas. Levei um bom tempo para ler, porque é um livro para ser estudado.
A leitura é bem fluida. Recomendo!