A arte de ter razão

A arte de ter razão Arthur Schopenhauer

Resenhas - A arte de ter razão

badgalrere 17/04/2024

Estrategista
O livro aborda estratégias para diálogos tendo como base sofismas de aristoteles e companhia, dando bom recursos não apenas para discussões, mas para qualquer posicionamento

Clebio 13/04/2024

Para aqueles que gostam de filosofia e conhecimentos gerais sobre diálogo, debate e discussão, vale a pena ler este livro.

Natan.Resenhas 21/03/2024

Fraco
Devo admitir que esperava bem mais do livro devido a sua fama e a de seu autor. Das 38 estratégias poucas são realmente úteis, sendo elas muito óbvias, coisa que as pessoas já o fazem. Em alguns momentos a linguagem é desnecessariamente confusa, o que distoa do restante do livro.

Maluzeraaa 03/03/2024

O livro dos políticos
Realmente muitas coisas da para concordar com o livro, porém a tese dele para vencer uma discussão seria basicamente ridicularizar o oponente ou se fazer de sonso com afirmações extremistas

por mais q na política isso possa talvez dar certo, acho essa uma maneira muito desleal de vencer um debate, ou ate mesmo dificil de se fazer em um discussao na faculdade

pensei q o livro falaria melhor sobre como construir um pensamento racional e mais lógico para vencer um debate, mas parece q ele se baseia apenas com as táticas utilizadas por políticos

os outros exemplos dados achei muito supérfluos e que se fossem usados na realidade faria a pessoa passar por vergonha alheia

ctz da pra aprender alguma coisa com livro, nem q seja mínima, mas não chega a ser um livro bom que vai fazer muita diferença, até pq quando eu tive o primeiro juri simulado da faculdade usei muitas dessas estratégias sem saber oq estava fazendo e sem ter lido o livro, já que muitas são óbvias e até naturais a se fazer

Fabricioevellin 14/02/2024

FILOSÓFICO RAIZ
O conteúdo é de altíssimo nível e acredito que eu não estava preparado para digerir e entender claramente.
Como sou um leitor de muita auto ajuda não consegui absorver tanto, pois esse é um livro mais técnico e filosófico raiz.

josepedr0.0 05/02/2024

Thank u, next!
Um grande "hãn?"
das "38 estratégias", poderíamos resumi-las em umas 10 (sendo 4 verdadeiramente úteis) tamanha a redundância e petulância do livro.
dei 1 ? pois a ilustração geral e bonitinha.

Jon 29/01/2024

Uma verdadeira enciclopédia dos debates da atualidade e das ferramentas miniaturas de manipulação. Eu já havia lido o impresso, mas o audiobook fixou melhor.

Japa 23/01/2024

A arte de vencer uma discussão mesmo estando errado
A leitura é bem interessante, o livro apresenta 38 estratagemas que podem ser utilizados na retórica para vencer uma argumentação. O interessante é refletir filosoficamente sobre alguma dessas estratégias e alguns ditos do autor, pois por vezes me peguei discordando ou refletindo se esse realmente seria o melhor meio para discutir e provar-se correto/coerente. Muitas vezes o autor sugere sugestões bem sujas para se vencer, pois como o livro trás, não importa é vencer. Recomendo a leitura é inclusive bom para aprender a se defender

Victor_S 19/01/2024

Uma obra interessante, recomendada e mencionada em alguns cursos de técnicas de negociação. Achei interessante e recomendo.

Giulia 19/01/2024

Achei que seria melhor, mas o erro foi meu pq não costumo ler sinopse dos livros e o tema e a forma que o livro é desenvolvido e argumentado foi algo que não gostei

Leandro. 15/01/2024

Um estranho método de vencer um debate.
O autor oferece uma gama completa de métodos de disputa, desde completamente normais até absolutamente vergonhosos, por exemplo, (virar tudo do avesso, pelo contrário, minta, subestime e prove que tem razão).

Vivemos atualmente com as mesmas realidades daquela época, com pessoas tentando provar que tem razão usando de táticas sujas, e realmente isso é muito triste para nossa sociedade.

Além disso, ele mesmo aponta honestamente o quão fraudulento é este ou aquele método. O que me pareceu bastante engraçado foi a confiança inabalável do autor de que ele considera correta a teoria puramente especulativa da cor de Goethe, mas a teoria de Newton baseada na experiência – não.

Alycia18 02/01/2024

Uma análise filosófica.
"A Arte de Ter Razão" de Arthur Schopenhauer é uma obra que desbrava os intricados meandros da argumentação e da retórica. Com perspicácia filosófica, Schopenhauer expõe estratégias e artifícios que permeiam os debates, revelando a natureza muitas vezes subjetiva da busca pela verdade. Este compêndio prático não apenas instrui sobre as artimanhas da persuasão, mas também convida o leitor a refletir sobre a ética por trás da busca pela razão. Em meio a uma análise astuta, Schopenhauer oferece um olhar agudo sobre a natureza humana, destacando a complexidade das interações argumentativas em nossa busca constante por validade e convicção.

Dressa gratiluz 29/12/2023

Leitura fluida e bem estruturada!
O livro é bem interessante. Algumas das 38 estratégias são bem semelhantes, pois em muitas partes são e devem ser complementares. O sumário já apresenta basicamente todas as estratégias como uma espécie de resumo bem objetivo, logo, o livro em si, foca em debater mais a respeito de sua utilização, empregando tais estratégias com exemplos.

Naza 24/12/2023

Um livro necessário
Em discussões, o objetivo de todos é persuadir. No entanto, o melhor resultado é obtido pela pessoa mais hábil em manter a sua posição. Esta obra cataloga os truques utilizados por profissionais de todas as áreas. Pode ser que você esteja com a razão, mas, uma vez que você entre num debate, estar certo não é o suficiente. Você precisa conhecer os movimentos dessa arte para ter força no jogo.

ademicio.junior 18/12/2023

Vencer um debate é uma ciência a parte
Vencer um debate e falar a verdade são coisas diferentes, por isso é necessário entender sobre dialética ou argumentação é tão necessário quanto sobre o conteúdo discutido, pois não basta estar certo tem que parecer certo para quem ouve.