O Herdeiro do Leão

O Herdeiro do Leão Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alberto 13/05/2021

Melhor que o primeiro, mas...
O primeiro livro desta trilogia teve um começo lento e demorado. Apenas no final o ritmo melhorou, tornou-se bem dinâmico e até contou com acontecimentos mais interessantes. Este segundo volume, felizmente, manteve a mesma pegada e foi assim até o fim, mas com alguns poucos pontos que não me agradaram.

A trama recebeu diversos novos personagens e os trabalhou bem. Gostei especialmente do gigante e da anja, que não são humanos e foram integrados ao grupo de forma bem natural. Já os personagens secundários antigos foram praticamente deixados de lado, o que é uma pena, apesar de aparecerem em momentos-chave. A exceção foi Korin, que realmente foi bem desenvolvido durante esta nova aventura.

O protagonista, Ruff Ghanor, é o grande destaque. A narrativa praticamente inteira o acompanha. Ele cresceu muito e teve um bom desenvolvimento. A ideia de sua concepção é a de um herói mais "real, com defeitos, que erra", o que é feito de forma muito crível, menos a relação dele com Áxia, que não parece seguir essa premissa. Na verdade, a relação deles é bem doentia, mas nós apenas sabemos disso pelos resultados de suas ações, e não por alguma indicação durante a trama. É tudo na base do "ah, o protagonista não se controla perto dela". Ela, por sua vez, fica na mesma tecla de "as pessoas eram más comigo, o Inferno é melhor", o que não é muito convincente.

Tirando essa relação destoante do protagonista com a antagonista, o restante do livro é cheio de acertos, com acontecimentos novos a todo instante, impedindo a monotonia de se instalar um só momento. Há muita ação e situações de desespero, mas na medida certa — tirando a reviravolta principal com a antagonista.

Este segundo volume estabeleceu um mundo completamente diferente do primeiro, bem maior e mais complexo. A trama foi bem preparada para diversas surpresas que o terceiro volume deve trazer, principalmente por finalizar com um gancho bem inesperado e que terá repercussões provavelmente bizarras — o que é ótimo.

Mateus 31/01/2016

Elfos e celestiais coroam Leonel Caldela
São 03:32 da manhã quando eu começo a escrever esta resenha, imediatamente após acabar de ler "O Herdeiro do Leão". Já era pra eu ter pegado no sono faz umas quatro horas, mas não fui capaz.

Sinceramente: eu tenho um grande carinho pelo primeiro volume, "O Garoto Cabra"; porém, órfão da trilogia de RPG de Ghanor, eu tinha expectativas maiores para a obra. E tudo isso se inverteu completamente em "O Herdeiro", sem dúvida.

Leonel conseguiu utilizar todo o terreno que construiu no primeiro volume para construir uma história espetacular. Com um início no maior estilo de O Império Contra-Ataca, o livro revisita antigos personagens dando a eles a profundidade que mereciam e apresenta outros novos, cuja caracterização é mais que apaixonante. Nas páginas deste livro, conheci a bondade inabalável de uma estrela, a loucura gentil de uma elfa amaldiçoada e a filosofia de um gigante selvagem. Mais que tudo, "O Herdeiro" é rico em referências (totalmente não-gratuitas) aos episódios do podcast, fazendo com que os fãs 'roots' fiquem malucos.

Havia muito tempo que algum livro me fazia chorar. Haia muito tempo que um livro me fizesse tocar tudo para o escambau, devorando páginas pela madrugada. Eu senti a dor, o júbilo e a devoção de Ruff Ghanor no meu próprio peito, e a aparição de um certo alguém, no mosteiro do pântano, mexeu comigo de forma mais profunda do que eu julgava ser possível.

Leonel Caldela, não existe outra nota possível para a sua obra que não seja a máxima. Esse é, sem dúvida nenhuma, seu "Império Contra-Ataca". Muito obrigado.

Jez 28/04/2021

Eu esperava um pouco mais deste livro. Achei confusa a narrativa. O autor utiliza muitos adjetivos pra descrever algumas coisas que eu não acho necessário. Outro detalhe é que geralmente quando eu busco um livro de fantasia eu procuro me imergir no mundo e geralmente os autores conseguem fazer isso sem a gente perceber, e em momento nenhum eu atingi isso, nesse livro. As vezes alguns elementos entram e ficam meio soltos, por exemplo ruff ganor é diversas e diversas vezes citado como um santo dos pés descalços, aí de repente ele é devorador do mundo e depois ele é o rei e tem um exército e ele não age como merecedor destes títulos, a menos que só fato de ter nascido herdeiro disso tudo já justifique. Enfim isso ficou muito confuso pra mim. Eu provavelmente não entendi a proposta do autor, e infelizmente não consegui gostar do livro.

andre96g 25/12/2022

Maravilhoso. Só me fez querer ler mais e ficar mais apaixonado pela história! Já comecei o próximo e quero q o ultimo seja lançado logo

Caio_doalmo 12/05/2022

O HERDEIRO DO LEÃO
Terminei de ler uns dias atrás e tenho que dizer que demorei mais do que imaginei pra terminar.

Comecei a ler esse livro em 2017 e depois de umas 170 páginas parei. Só terminei de ler agora em 2022...

Esse livro é DENSO. A história é muito mais complexa do que a do primeiro. Não é nada no nível de um Game of Thrones, mas parece que eu li uns 3 livros dentro dessas 400 páginas.

Acredito que isso seja o motivo de eu demorar tanto pra terminar a leitura. Mas, dito isso, é uma baita aventura fantástica.

Numa comparação com games, esse livro parece o bebê de um casamento entre Dragon Age Inquisition e God of War. Isso em um universo meio Conan, o Bárbaro.

É muita coisa, o que surpreende muito já que esse livro é inspirado em uma pequena menção no podcast especial de rpg medieval do Jovem Nerd. A quantidade de detalhe e worldbuilding é impressionante.

A prosa é simples e direta, por mais que sempre muito descritiva, mas são nos diálogos que a escrita de Leonel Cadela brilha. Ruff é um protagonista fantástico, lotado de nuances; e é impressionante o quão carismáticos são os outros (diversos) personagens, como: Korin, Johrgrund, Bellitz, Heléne, Niccolas, Dunnius, etc.

Ruff Ghanor divide o protagonismo com Áxia, seu amor proibido, mas os capítulos dela acabam sendo meio chatos. Ainda bem que tendem a ser curtos, pois Zamir é um vilão muito unidimensional. Por vezes parece o Skeletor de He-Man, ou até o Munn-Rá de Thundercats.

Num geral fiquei muito satisfeito com a leitura, e a Nerd Books se prova como uma das melhores editoras nacionais. Que livro lindo, dá gosto de ler!

Agora é seguir pro terceiro, com suas assustadoras 600 páginas. Será que termino antes de 2030?

José Leandro 06/06/2021

A saga continua instigante?
As reviravoltas na trama nos deixam com um misto de sentimentos! O autor conseguiu expandir muito os núcleos e é muito fácil criar empatia pelas personagens.
Gostei muito e a curiosidade sobre o desfecho da jornada só aumenta.
Importante dizer que dessa vez não li, mas sim ouvi a história! Tinha certo preconceito com audiolivros, mas a experiência foi muito boa! Recomendo!

Mau Uchikawa 02/06/2021

A saga de Ruff continuada...... Que história. Ansioso pra ler o terceiro volume. Um livro que cativa e prende a leitura. Com passagens empolgantes e emocionantes.

dido4 07/02/2023

Simples e Divertido
Assim como o primeiro livro, O Herdeiro do Leão segue o estilo de narrativa simples e direta que já havia sido apresentada anteriormente. A história é bem "retilínea", focando sempre em Ruff Ghanor e alguns poucos outros personagens e não deixando muito espaço para desenvolver o mundo de Ghanor e suas peculiaridades. Apesar disso, se você já ouviu os NerdCasts RPG que se passam nesse mundo (o que não é necessário para ler o livro), a experiencia fica um pouco mais rica, tendo easter eggs legais em alguns pontos da narrativa. Houve um ponto da história que eu não me agradei muito. Porém o que se seguiu foi muito interessante e uma das melhores partes do livro, então compensou. Dito isso, a experiência no geral foi bem divertida e eu diria que é uma fantasia leve e de fácil leitura.

Hugo.Romano 09/01/2023

Completamente imerso
Não consegui parar de ler esse livro. Não me recordava de como a trama ficava mais tensa e com sérias consequências para o protagonista. Mal posso esperar para reler o terceiro agora.

Bella 09/12/2015

A historia continua.. e as explosões de cabeça também!
Falar que o livro é muito bem escrito é chover no molhado! Leonel tem a escrita cativante e muito fluida.
Ruff, depois da queda de Zamir tem a revelaçao de seu destino, sua anjo da guarda revela o que os deuses tem para sua vida e ele se revolta, não é possivel que uma pessoa que derrotou o dragao vermelho tenha que submeter o mundo ao final que os deuses querem.
Ele barganha com os deuses e consegue a chance de mudar o destino, consegue a admiração de seres celestiais, consegue, mesmo assim continuar sendo muito ingenuo com relação a ganancia dos homens do mundo.
Ruff faz amizades com gigantes, elfos (Leonel mostrou a segunda face deles, a mais humana), no momento que eu pensei, "ha, mas eles podiam ser um casal!, mas é muito girlie para o Leonel", que nada, ganhamos um casal fofo, com um final que tem ligaçao direta com o ultimo episodio do Nerdcast!
Ver Ruff perder a personalidade na masmorra me fez sofrer, me fez sentir que realmente, somos um pedação de carne que o cerebro comanda.
Fiquei triste por korin, chorei por Dunnius, ri com o gigante e fiquei PUTA com o Ruff, mas é vida que segue e esperando ansiosa pelo final de 2016, que coloque muitos pingos nos Is e traga Bellitz de volta, mesmo que somente como a estrela dourada do céu.
Luiz.Silva 12/12/2015minha estante
Como vc leu?

Gabriel Freitas 16/12/2015

Superar o primeiro volume seria uma tarefa impossível...
Mas de alguma forma, Leonel conseguiu realizar o impossível!

O livro consegue ser mais épico que o primeiro, com personagens cativantes, porém com suas falhas e dúvidas, sendo que mesmo com a magia divina e os demônios, conseguimos nos identificar com eles, pois o principal alicerce da história são as emoções.

Ahhh, e que montanha russa de emoções o livro nos faz passar. Tememos pela vida de nossos queridos personagens em vários momentos e sentimos tristeza e raiva em determinadas situações (Ruff que o diga). Reviravoltas são apresentadas desde o início da trama e diversas referências ao episódio nerdcast de RPG são feitas sutilmente (Feldon e a Estátua de São Arnaldo, por exemplo).

Diversas lutas e batalhas são encontradas no decorrer do livro, porém a batalha da parte final é de tirar o fôlego e faz você devorar página por página em busca de sua conclusão. Aliás, o livro todo faz você ter vontade de devorá-lo.

Em um cenário em que a literatura nacional vem crescendo, fico extremamente contente e ver um escritor como Leonel Caldela ser um expoente do nosso país. Completamente talentoso e humilde, sabe, não só contar histórias, mas dar vida às palavras.

Nisso está a verdadeira magia de nosso mundo.

Thiago 17/01/2016

Sensação incrível de não querer parar de ler
Desde o dia em que terminei de ler "O Garoto-Cabra" (Volume 1) estive ansioso para ter este livro em minhas mãos. O sentimento de querer continuar lendo me fez terminar em apenas um dia, ficando 12 horas seguidas lendo, com pausas apenas para comer.

A história fantástica desse garoto, agora muito mais do que apenas um garoto, me fez agir como "O Devorador de Livros". Ao passar por cada cidadela, cada vila, cada lugar diferente, participar de cada história e cada conquista me fez querer mais e mais.
Os personagens já apresentados no primeiro livro cativaram, tanto quanto os novos personagens. As várias histórias que se desenham e se concluem de formas que você tenta mas não consegue imaginar antes de ler o final.

Foi a segunda vez que quase chorei ao ler um livro, a primeira foi com "O Garoto-Cabra".
O final, apesar de ser "de explodir a cabeça", foi uma das partes que não conseguiu me impressionar, pois eu já conhecia a história através dos Nerdcasts RPG e já imaginava tal conclusão. Eu diria que o primeiro livro é melhor em questão de me manter preso do início ao fim, mas esse livro não fica tão atrás.

Uma ótima obra, já estou ansioso pelo Volume 3, para continuar acompanhando a história de Ruff Ghanor, o herdeiro de leão.

Tati Freitas 28/11/2021

O humano herói, ou o herói humano
Continuação incrível, conseguiu superar o primeiro livro sem ofuscar, pra mim o maior destaque foi Korin, o crescimento e maturidade do personagem foi muito bem trabalhado com um arco dramático que demonstra isso sem que ele perca sua essência. No mais, qualquer livro que tenha personagens tão complexos e um herói tão cheio de falhas e que comete tantos erros sem deixar de ser carismático e mantendo essa conexão com o leitor, merece 5 estrelas.

Bruno 13/01/2021

A sequência
Dando sequência a grande aventura de vida de Ruff Ghanor, o segundo livro é tão assustador, sanguinário, cenas de lutas incríveis, com pitadas de humor quanto ao primeira. Cenas de

Continuamos a conhecer a história e o segredo por trás desse garoto, que antes cabra, agora é o herdeiro do Leão.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6