Estrela da Manhã

Estrela da Manhã André Vianco

Resenhas - Estrela da Manhã

Camila 01/04/2024

Pensa num livro difícil de conseguir... Agora, multiplica. Comprei o livro 4 vezes e cancelaram nas 3 primeiras kkkkkk... Mas a espera valeu à pena. Que livro bom! Engoli as páginas. Eu queria ler outra coisa do autor antes de ler Sétimo. Aqui a gnt vê o que o bullying pode levar a pessoa a fazer. André Vianco com certeza é um de meus autores favoritos.
Icaruz 03/04/2024minha estante
O grande mestre de Oz!!!

Camila 07/04/2024minha estante
André Vianco é incrível!

Tamirez | @resenhandosonhos 10/03/2016

Estrela da Manhã - André Vianco
Rafael é um menino de 11 anos que perdeu o pai muito pequeno e tem pouca atenção da família em casa. Acima disso, o que mais o perturba é o bullying constante que ele sofre no colégio do valentão Maguila e de seus amigos. Sempre que menciona isso para a mãe, irmão ou professores todos recuam, pois a família do garoto é praticamente dona de toda a cidade, e eles não vão levantar um dedo contra eles para o ajudar.

Rafael está tentando contatar o pai através do ocultismo, pois pensa que se ele estivesse vivo não deixaria que isso acontecesse com ele. Numa dessas tentativas, através de uma tábua Ouija, ele consegue contanto com “alguma coisa” que o dá coordenadas em números e letras, que após certa pesquisa, ele descobre ser um site. Sem saber se foi o pai ou não que estava falando com ele, Rafael segue o rastro e acaba chegando até o Pé na Tumba, um site/aplicativo de aluguel de fantasmas.

Segundo a plataforma, por um valor justo você consegue alugar um ser sobrenatural por um determinado tempo para protegê-lo, ou fazer o que você precisar. E é quando ele visualiza o perfil de Estrela da Manhã que o garoto enxerga uma forma de se livrar dos seus problemas. A entidade promete 7 dias de proteção contra uma lista de 7 nomes que o menino deve dar, porém, o que Rafael não sabe é o que está implícito nessa “proteção”.

Minha Opinião
Eu estava com bastante expectativa para esse livro, porém não supri nem perto do que gostaria. Esse foi meu primeiro contato com o André Vianco, que já tem 15 livros publicados e é agraciado pelos leitores por seus livros sobre vampiros. Porém, como não tenho tido bom resultado com esses seres sobrenaturais, resolvi fazer minha aposta em Estrela da Manhã, que trazia um outro tido de criatura, num contexto bem diferente.

Primeiro, achei a capa do livro super bonita e condizente com a história e isso também foi uma das coisas que me direcionou para esse título. A outra coisa é que achei super interessante o conceito de “modernizar” os contatos espirituais. Hoje somos capaz de fazer tudo pela internet, porque não contatar um fantasma ou qualquer ser do tipo? Por isso achei a premissa muito bacana. Entretanto, acho que na execução da história a trama deixa bastante a desejar.

Acho que a coisa mais importante está na idade do garoto, que tem apenas 11 anos. Em muitas partes do livro ele faz/diz coisas que não condizem com a idade dele, e eu falo isso porque tenho um sobrinho da mesma idade que também é super antenado na internet, mas que não faria metade do que vemos Rafael executar no livro. Pra mim o protagonista com essa idade não é crível e isso é um enorme problema.

Depois temos a questão dos clichês do terror: banhos de sangue, mortes “engraçadas”, overkill, as tradicionais cenas onde a pessoa deveria fugir e ela vai em frente e, claro, os rituais. Acho que aqui também foi bem triste ver o básico do básico DO BÁSICO sendo trabalhado.

Às vezes pegamos livros simples e eles tem uma super pesquisa por trás que nos levam a teorias loucas e a ir pesquisar também sobre o assunto. Eles contam com a perspicácia do autor em conduzir o leitor através de uma história que pode ser simples, mas que o background ou o desenrolar é complexo e com elementos ocultos que cabem de uma explicação para compreensão, e isso não acontece aqui. Qualquer pessoa que tenha visto um episódio de Supernatural (ou qualquer filme/série que se aplique) manja tudo do ocultismo que é trabalhado aqui. Pentagramas, pactos de sangue, círculos de sal, isso ai.

Fora isso, tenho 3 momentos da trama pra destacar e, caso você não queira algum possível spoiler, não leia. 1) Depois de apenas uma pequena argumentação a polícia da cidade acredita em um menino de 11 anos e monta um cerco para pegar a entidade (what ?). 2) uma adulta, que sabe o que realmente está acontecendo e inclusive já foi parte vítima do Estrela da Manhã, deixa conscientemente duas crianças de 11 anos em um cemitério para que eles façam um ritual para banir o ser sobrenatural (?). 3) O menino teve que contatar uma tábua ouija, receber um código, jogar na web, pesquisar, entrar num site que levava ao Pé na Tumba, depois baixar um aplicativo, tudo muito misterioso e difícil. Mas assim que a notícia vaza da polícia (?) TODO mundo consegue baixar o negócio, aparentemente somente digitando Pé na Tumba na sua Play Store ou Apple Store. Cadê a coerência, produção? Se era pra ser simples, porque o espírito já não causou uma interferência e mostrou direto o app pro garoto, ao invés de ele ter de fazer todo um paranauê pra isso? E, ele tem uma namorada, de 12 anos, que é sua maior defensora e eles trocam beijinhos e declarações de amor durante a história. Sobre o fim? Não quero nem comentar, pois assim como todo o livro, não convenceu.

“- Eu te amo – disse a menina do alto da maturidade dos seus doze anos.”

Não vou nem entrar no mérito sobre a escolha do nome da entidade ser bastante sugestiva e remeter a coisas que não tem nada a ver com o livro, porque bem, se você é ligado nessas questões você sabe quem é originalmente chamado de Estrela da Manhã e não, não é ele que aparece nesse livro. Sobre o bullying que é descrito na trama, também não achei que foi trabalhado da forma correta. Normalmente histórias que trazem esse tema vem com um final que dá um nó pra combatermos essa realidade, mas aqui parece que foi tudo uma grande piada. A forma como todos praticam o bullying tanto com o Rafael, como pelas costas para o Maguila, colocou na natureza de todo mundo isso como algo cruel. Ninguém parece compreender a realidade do que está acontecendo, é só ofensa, desejo de morte, crueldade. Parece que a personagem mais coerente seria a namorada do protagonista, sendo a única “sã” durante o livro, mas com seus altos e baixos também.

Acredito que o André Vianco seja um bom autor e pretendo tentar novamente com outro livro, mas nesse parece que ele errou a mão. Não sei como é a escrita dele em Os Sete, seu livro mais comentado, mas achei bem simplista e bastante abrasileirada nessa história, intercalando entre páginas de longos diálogos com várias gírias, a enormes parágrafos descritivos ou dos pensamentos de Rafael.

Se você pretende ler Estrela da Manhã, aconselho em ir sem grandes expectativas de complexidade e realmente baixar a perspectiva para 11 anos, para que possa aproveitar melhor a leitura, além de claro, ser fã dos clichês de terror e ocultismo. Confesso que fiquei bastante triste, pois queria verdadeiramente ter gostado da história e encontrar aqui o Vianco que é tão bem comentado e apreciado, mas não foi dessa vez.

site: http://resenhandosonhos.com/estrela-da-manha-andre-vianco/
Jack Ventrue 28/07/2016minha estante
Perfeito. Eu fiz o caminho inverso, 'Estrela' foi o último livro do André que eu li - tenho todos os outros. Se ele tivesse encerrado sua carreira com 'A Noite Maldita', teria feito muito bem. Estrela é horrível. Uma decepção monstruosa (sem trocadilhos). A forma como o demônio é "derrotado" chega a ser um atentado à inteligência do leitor. Concordo com tudo o que disse. Eu conheci o André através do 'Os Sete', quando vi a capa numa livraria e comprei, no escuro mesmo. Virei fã e comprei todos os outros. O que me cativou foi a forma como ele descreve as cenas, os ambientes, consigo visualizar tudo na cabeça. Em outros livros as cenas de batalha são bem narradas. Alguns personagens são muito interessantes, tais como Inverno, Cantarzo e os Bentos. Eu honestamente não faço ideia de quem seja "Estrela da Manhã" fora do livro dele, só conseguia pensar como um demônio com esse nome só aparece à meia-noite... Enfim, acho que o seu post foi completo. Da minha parte posso dizer que talvez deva dar uma nova chance às obras dele. Garanto que, de longe, essa é a pior.

Liana 12/08/2016minha estante
Tamirez, obrigada pela resenha, foi o que faltava para que eu desistisse de querer ler esse livro. Eu também ouço muitos comentários positivos sobre André Vianco, mas curiosamente o único livro que abandonei na vida foi dele "O Senhor da Chuva". Vou tentar mudar essa impressão com "Os Sete", mas não vou criar muita expectativa...

Emerson 10/10/2016minha estante
Liana, já li vários outros do André e de fato, esse é que está sendo um martírio para terminar, é como foi dito aqui, é um atentado a inteligência do leitor, ele é basicamente um conto, um conto muito longo...

Mas tente ler Os Sete, este sim, O André está no seu auge, O Sétimo não é ruim, só fica abaixo de Os Sete, vale a pena ler.

Gustavo.Campello 07/03/2017minha estante
Não li e depois desta resenha não pretendo ler....

Só respondendo o Jack Ventrue, Estrela da Manhã é o próprio Lúcifer, mas como dito no comentário, parece ser no livro um demônio qualquer.

Camila Barros 27/05/2017minha estante
Resumiu tudo!

Magno Muniz 24/01/2021minha estante
Eu gostei da leitura.

Rosália Salvatore 22/04/2021minha estante
Esse livro decepcionou até os fãs do Vianco

Karine 23/09/2023minha estante
Cara isso dos onze anos me pegou, eu li com 14 e simplesmente abstrai a idade dele pq parecia muito mais algo que um menino mais velho -tipo da minha idade na época- faria, do que uma criança de onze anos

Leticia Oliveira 29/06/2020

Deu medinho
Definitivamente a maior loucura da minha vida eu fiz quando peguei esse livro para ler de madrugada. Pensa no cagaço que eu senti? kkkkkk O livro é bom, algumas coisas me incomodaram (talvez pelo fato que eu não ler muito terror), mas fora esses detalhes foi um livro bom. A imaginação da gente é poderosa, me vi com medo das coisas que eu imaginava através das descrições.

Mi 28/06/2022

Pesado
A sinopse me despertou tamanha curiosidade que antecipei essa leitura.
Já tinha ouvido muitos comentários positivos em relação ao autor.
Embora eu tenha curiosidades sobre questões voltadas ao ocultismo, a abordagem do livro achei bem pesada, causando certa repulsa em alguns momentos. Conclui a leitura pq eu queria saber o desenrolar e término da obra.
Pontos positivos: vínculos de amizade e as questões familiares.
Um adolescente em apuros e se vê na necessidade de utilizar de outros mecanismos de defesa porque não pode contar com os membros da família, complicado porém real.

Michelle.Possani 31/12/2021

Terror ...medinho...
Este foi meu primeiro livro de terror , gostei embora não tenho atido muito medo.
Tem uma linguagem de fácil entendimento, a borda de forma muito interessantes a questão do bullying. Tem cenas fortes na hora das mortes considerei isso um ponto positivo. Eu considerei cenas fortes.

Na questão do bullying abre os olhos para pouca atenção que podemos dar as crianças. No caso o menino se vê muito sozinho não pode contar com a mãe nem com o irmão mais velho. Nem com os professores nem com a diretora se vê sua única saída chamar um demônio.

Ele e perseguido por um valentão que também e rico e por isso todos os colegas fazem o que o valentão quer. Eles humilham verbal e fisicamente batem nele. A mãe trabalha para mãe do valentão não quer ser indispor por medo de perder o emprego. O irmão acha que e frescura de pivete não dá ouvidos. Na escola a mãe rica dona de um centro estético da várias coisas para as professoras e diretora que fingem não ver o que o menino sofre. Ele desesperado na verdade quer ajuda do pai já falecido tentar vários contatos com o além.ate que será ouvido por um demônio.

Vai começar uma corrida contra o tempo quando pessoas comecam a morrer
Gostei super índico

site: https://youtu.be/sptrj0usHC4

Ariane 07/02/2020

Estrela da manhã
Esse livro me surpreendeu, pois sai um pouco dos padrões do André Vianco, um livro mais adolescente, nesse Livro ele fala sobre bullying .. Não é o melhor do Vianco mas pra quem é fã de seus livros eu recomendo a leitura.

Ingryd 17/04/2020

Bom mas poderia ser melhor
A premissa do livro é boa mas por ser do Vianco, o qual já li vários, eu esperava mais.

@PamBooksPorto 08/01/2021

Que livro...
Que livro foi esse. Eu não sei se sou daquele tipo de que não quer adivinhar o livro ou não consegue, mas eu não imaginava que iria acontecer, o que aconteceu no final. Eu amei! Esse livro foi um misto de sentimentos!

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Rafael, um menino frágil e sensível, sofre a perseguição de um grupo de valentões na escola. Em casa, não encontra apoio da mãe relapsa nem do irmão mais velho.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Clauclau/Eu leio sim e daí 05/01/2016

Você pode se arrepender!
Estrela da Manhã: 7 nomes. 7 dias. 7 mortes.
Autor: André Vianco
Giz Editorial – Selo Calíope
Pag.279
Ano: 2015
ISBN: 978-85-7855-262-6
Capa: Christian Pinkovai
Gênero: Literatura Brasileira / Ficção / Suspense / Terror
Fonte: Boa, com espaçamentos adequados.
Papel do miolo: Luxcream 70 g/m (gostoso de ler e desfolhar)
Papel da capa: Cartão Supremo 250 g/m

Olá turminha boa de leitura, você conhece um dos grandes escritores nacionais de terror e fantasia? Não? Então comece agora, pois Estrela da Manhã é o seu 15° romance e o 1° livro do seu Selo Calíope, um antigo sonho que tornou-se realidade através de muito trabalho e dedicação. Parabéns André!

A capa é intensa, já mostrando que mais uma vez iria ler um enredo do André Vianco e não iria me arrepender, pois o trabalho do Christian Pinkovai foi muito bem elaborado apresentando o que iria encontrar dentro do livro. Na parte da frente da capa um jovem em frente ao computador em uma busca alucinante, e logo atrás, um demônio. Horripilante! Na parte de trás do livro um garoto amedrontado sentado no chão em um corredor parcialmente escuro.

Todos prontos?

Não fale com estranhos e se falar não conte os seus desejos, pois, você poderá se arrepender e aí provavelmente será tarde demais!

Rafael, aos cinco anos de idade viu o seu maior companheiro e defensor, seu pai, morrer. A partir de então tudo perdeu a cor e seus dias tornaram-se penoso, pois ele sentia-se sozinho e desprotegido.
Agora com onze anos, passava por uma fase muito difícil da sua vida, pois sua mãe Vera se via sozinha com sua luta diária para cuidar dos seus dois filhos, e não tinha tempo e nem paciência para ouvir os lamentos de Rafael. Beto seu irmão mais velho era egoísta e só olhava para o seu próprio umbigo e também não tinha tempo para as lamurias daquele garoto magrelo e chorão. Rafael se via desesperado e desamparado, pois ele era perseguido por um grupo de garotos da escola e seu líder Maguila (Fábio Eduardo) era o mais cruel e ele era a causa de tanto sofrimento. O que Maguila mais gostava era espanca-lo e subjugá-lo, tinha um prazer louco em humilha-lo, e isso era uma constante. Para Rafael o pior dos seus martírios era estar onde esses garotos estivessem e a tortura física e psicológica era terrível e entre socos e pontapés existia Renata, o ombro amigo de todas as horas, pois sempre que via qualquer atitude do grupo saia em defesa do amigo. Apesar de toda truculência que Rafael era acometido ele acreditava na boa conversa, pois ele era totalmente contra a violência e sabia que violência gera violência e que poderia ter outra maneira de acabar com as agressões diárias. Mas os dias passavam e nenhuma providência era tomada contra as investidas de Maguila, porque sua mãe Dona Beatriz era uma pessoa importante na cidade, ela era propriedade de uma clínica estética, portanto presenteava a Diretora e as professoras da escola com cupons de cortesia, então ninguém fazia nada contra o Maguila. O suborno corria solto e por mal dos pecados a mãe de Rafael era funcionária de Dona Beatriz, logo não batia de frente com a patroa por medo de perder o emprego. Cansado e sozinho Rafael buscava ajuda no ocultismo para encontrar uma forma de se comunicar com o pai morto para poder ajuda-lo e protege-lo!
Tudo tem um limite e Rafael já estava à beira de um ataque histérico de tanto abuso desmedido, o sofrimento era tanto que ele começou a imaginar alguém dando uma surra no Maguila, pois o que ele queria agora era “Vingança” e tudo que ele mais precisava era segurança, alguém que fizesse algo por ele, que desse um basta naquela situação e foi através de buscas na internet, em um aplicativo, que aquele garoto acreditou ter encontrado o fim de suas humilhações, ele viu nesse recurso a sua salvação.
Rafael poderia ter um guardião e o que ele precisaria era dar um click naquele botão e tudo estaria resolvido, alguém o ajudaria, o protegeria. Só que o seu guardião não era um segurança convencional, nem um gênio da lâmpada ele era um demônio!
Mas tudo na vida tem um preço e será que esse jovem desprotegido pagaria o preço? O que dizer de você ter um demônio a seu bel prazer para fazer tudo que você não tem coragem de fazer por 7 dias, isso é maravilhoso! Ou não?
Agora os dias seriam diferentes, pois ninguém mais iria trata-lo com tanta crueldade, pois agora ele seria protegido, ele seria o dono de um demônio do “Estrela da Manhã”. Mas ele teria que tomar cuidado, pois o ódio e a vingança poderiam ir longe demais, pois quando um garoto se vê perdido, sem ninguém para ouvi-lo para ajuda-lo ele pode procurar ajuda onde não deveria procurar, em um lugar ou com alguém.
O que Rafael não sabia era que ele poderia se arrepender, pois as coisas poderiam sair do controle e não acontecerem exatamente como ele desejou.
Um simples smartphone pode fazer mais do que simplesmente telefonar, fotografar, enviar mensagens ele pode também trazer demônios!

O medo não é real, somos nós que escolhemos se vamos senti-los ou não, portanto deve-se lutar contra.

Fique de olho!

O desespero
Um click
Um portal
Um demônio
Uma luta
Um vencedor

Um enredo envolvente, onde os personagens me prenderam não conseguia parar de ler. A cada página um calafrio, a cada calafrio um suspiro e a cada suspiro eu prendia a respiração. Um enredo com um tema atualíssimo o “Bullying” que foi mostrado de uma forma bem real misturada com o sobrenatural. Um final surpreendente magnífico.
Valeu muito ter esperado Estrela da Manhã, obrigada André por ter-nos presenteado mais uma vez com um enredo cheio de surpresas e com um Gran Finale.
Sou fã de seus trabalhos.

É isso, beijos e tchau!

site: fan page Eu Leio Sim, e Dai?

Vitor.Benvindo 15/04/2022

Leitura incrível.
A história é viciante, gostei bastante do ritmo, possui algumas inconsistências, mas como é um livro de ficção/fantasia dá pra relevar.
As descrições de cenas ficaram ótimas, isso é característico do escritor, por isso é um dos meus favoritos.
O final do livro eu achei mega surpreendente e interessante.
Os personagens me deram até ideias para adaptar para o meu jogo de RPG, então tá ótimo rs.

Ingrid.Oliveira 04/09/2018

Eu tenho um caso de amor com o Vianco. Foi o primeiro autor brasileiro que me marcou. Li os livros dele na adolescência e comprei todos para reler. É, eu tenho esperança que um dia vai rolar.

A primeira coisa que vc precisa saber sobre esse livro: ele é infantil.
Não deveria, talvez, mas é.
Aborda assuntos como bullying, displicência dos pais na criação dos filhos (não estou falando em motivos), vistas grossas por parte da escola, enfim, assuntos que a gente sabe que alguns adolescentes precisam lidar.

Então não é um livro convencional do Vianco, mas cumpre bem seu papel. Achei a leitura legal e li o livro em um dia.

O lance é não esperar um livro convencional do Vianco, senão vc vai se frustrar.

Aos que não tem paciência com literatura jovem, deixo a dica: pula esse e vai para o próximo.

Thiago.Alves 07/07/2018

Péssima história.
Mal escrito, gírias forçadas, enredo fraco, infelizmente André Vianco errou nessa história.