A Física da Alma

A Física da Alma Amit Goswami

Resenhas - A Física da Alma

Umberto Vicente 21/08/2020

O universo não local é um lugar interessante...
Nesse livro, Amit Goswami vêm nos propôr, através de seus estudos de espirituais (principalmente sobre O livro tibetano dos mortos) juntamente com a mecânica quântica, uma forma de pensarmos, unindo ciência e espiritualidade, sobre a imortalidade da consciência.

Dentre os assuntos abordados, Amit fala com propriedade sobre os corpos físicos e sutis, unindo-os a uma mônada quântica, o resultado do que somos e pensamos, o nosso ego, fazendo de nós seres dualistas, num mundo manifestado.

Segundo ele, ao elevarmos nossa consciência num estado supramental (união com o uno - Deus, Brahman, o Todo - saímos desse ciclo de encarnação.

Para Amit, o acesso a esse universo não local, aonde nós podemos a qualquer momento acessar, se dá através da criatividade, que é nada mais que um instante de união com o Todo - Deus.

É um livro excelente para quem quer abrir o leque de possibilidades que a mecânica quântica vêm nos oferecer, numa parceria com o mundo metafísico, uma união perfeita.

Naiara 14/03/2024

Nao foi facil, nao gostei, nada contra so nao era para mim..
Por isso demorou muito e a vontade para continuar nao surgia..

Paulo 21/05/2010

Irregular
Quando vi o autor Amit Goswami no programa "Roda Viva" da TV Cultura, tive uma excelente impressão de seu discurso.

Mas isso não se repetiu na leitura deste livro.

Ele é muito irregular. Não gostei da estruturação, que atira para muitos lados e não deixa claro o raciocínio. É o contrário de "O Tao da Física", livro que é, de certa forma, sobre o mesmo assunto, e conduz o leitor passo a passo para perceber as relações entre a física quântica e o taoísmo.

Mas Goswami praticamente não tem uma linha condutora. O livro nem precisava ser dividido em capítulos, pois tudo parece uma longa palestra em que o autor vai discorrendo conforme as idéias vão lhe vindo à cabeça.

Mesmo considerando a obra como uma colcha de retalhos, fica difícil não a ver como irregular também. Existem passagens interessantíssimas, citações brilhantes e questionamentos que de fato podem nos fazer pensar. Porém a isso se misturam reflexões um tanto levianas ou falaciosas.

A impressão geral é que o autor provavelmente compreende aquilo de que fala, mas lhe falta a mentalidade e/ou a técnica adequada para transmitir seus conhecimentos. Sendo assim, fica difícil dialogar com a obra.
Sandro 31/08/2017minha estante
Nossa, tive a mesma impressão que você. Nunca tinha visto ou lido nada dele e deu pra notar q é inteligente, mas os textos são confusos, daquele tipo q nos fazem dispersar.

Kika 23/09/2014

Uma hipótese instigante para um tema espinhoso
O autor propõe hipóteses consistentes para explicar cientificamente temas até hoje abordados apenas pelas tradições místicas e esotéricas. Em minha opinião estava mais do que na hora destes temas voltarem a ser tratados conjuntamente. Há muito tempo a ciência resolveu dar as costas para estes temas, e acredito que este tempo esteja para terminar.

Minha crítica é que o livro e o raciocínio que ele traz poderia ser mais bem estruturado. Em vários momentos o livro parece confuso, sem uma direção clara a seguir. Outra questão que sinto que devo ressaltar é que o texto exige que o leitor tenha algum conhecimento prévio de física quântica, e que tenha uma boa base sobre espiritualidade (principalmente sobre corpos sutis, karma, reencarnação, alma e mônadas).

Bianca 15/08/2012

A Física da Alma
Denso, um tanto complexo para leigos, traz a visão do autor, físico, corroborando com a verdade acerca da reencarnação. Um tema recheado de questionamentos que o autor vai elucidando aos poucos. Recomendo para quem, como eu, está em busca por respostas para o significado da vida.

Livia1405 13/07/2020

Muita novidade junta
Gostei dos conceitos do livro, porém o autor joga tantas palavras e termos indianos que fica difícil de decorar e lembrar quando são citados depois. Ainda assim, dá pra captar a ideia, mas poderia ter sido melhor.

Edson 18/01/2015

Consciência na Ciência
Esse, digamos assim, é o livro chave da "teoria" quântica da alma humana desenvolvida pelo físico Amit Goswami. Sugiro, antes de ler esse título, a leitura de pelo menos dois outros livros dele: Janela Visionária e Criatividade Quântica. Com isso, acredito que terão uma boa base para a leitura do mesmo. É um livro de altos e baixos, de grandes momentos reflexivos a derrapadas homéricas. Apesar de em momento algum citar a doutrina espírita em si, em vários momentos é notável como essa teoria, de certa forma, se convergem. É um bom livro para quem busca conhecimento existencialista e noções sobre conceituação da realidade sob uma ótica espiritual monística. Boa leitura.

Daniel Sampaio 10/10/2013

Uma conexão instigante entre ciência e religião !
O livro vislumbra possibilidades interessantes de conexão entre conceitos da Física Quântica e algumas crenças religiosas, especificamente, crenças espíritas, envolvendo a reencarnação principalmente, dentre outros fenômenos parapsicológicos (telepatia e outros), todos centrados no que o autor chama de primazia da consciência - a consciência determina a matéria e a nossa realidade física. Recomendo para todos que curtem ciência e que também reconhecem a importância da "religião"(o exercício da Fé de que há algo além da nossa existência "material") em nosso dia a dia.

Sandro 30/08/2017

Eu gostei dos primeiros capítulos do livro, que esclarecem sobre a "não-localidade quântica" e as trocas de sinais através de espaço e tempo, explicando que uma idéia criativa pode ser algo "emprestado" do futuro, assim como o karma seria a retomada de temas do passado.
O autor também foi esclarecedor sobre as EQM e os encontros entre os arquétipos e a consciência, que faz uso da nossa estrutura física para gerar representações dos corpos vital e mental.
A estruturacão dos capítulos é confusa e em determinado ponto o livro deixa de ser científico para ser totalmente místico e confesso q foi difícil manter o foco da leitura quando isso aconteceu.

Fred 24/01/2013

O Livro é bom, mas o autor parece que perde o foco em determinados pontos. Mas é sem dúvida muito interessante.