A Narrativa de A. Gordon Pym

A Narrativa de A. Gordon Pym Edgar Allan Poe

Resenhas - A Narrativa de A. Gordon Pym

Glauber 09/06/2020

Vale a pena
Único romance de Poe, mais conhecido pela genialidade dos contos.

O livro narra aventuras e apuros de um jovem pelos mares, culminando nos caminhos rumo ao Pólo Sul.

A narrativa tem momentos tensos, empolgantes e, claro, de puro horror, no melhor estilo do autor. A gente vê o terror na constante proximidade da morte, indo do exagerado ao cômico, do trágico ao mórbido.

Mas há muitas passagens tediosas, muito descritivas sobre técnicas de navegação ou dinâmica da natureza, embora esta última me agrade. Aliás, o texto é elogiado pela capacidade de expressão minuciosa da psicologia do personagem.

E o final, achei magistral. Deixa um gosto de quero mais, mas, ao mesmo tempo, é o suficiente.

Lembro que, em "Nas montanhas da loucura", HP Lovecraft cita esse livro. Há um diálogo mesmo, em alguns aspectos da aventura final do livro. Mas, comparando as obras, fica clara a diferença de estilo. Sutilezas que separam os dois mestres do terror, e que deixam ver um legado precioso para deleite dos amantes do gênero.

Rita Nunes 18/04/2012

Excelente
Eu adoro este livro, apesar de... bom, não vou dizer apesar de que senão vou entregar um importante aspecto dele. Só vou dizer que adorei.
Alvaro 23/07/2013minha estante
Livro muito bom, infuenciou muito Julio Verne que chegou a escrever uma continuação para o livro " A Esfinge dos Gelos" que tambem vale a pena ler.

Rita Nunes 24/07/2013minha estante
Nossa, não sabia que tinha uma continuação, vou ter que ler!

Davi 11/08/2013minha estante
Rita,

Além de "A Esfinge dos Gelos", vale observar que há a curiosa (e muito bem trabalhada) menção (e apropriação) que Lovecraft faz de "teke-li-li" em "Nas montanhas da loucura".

Rita Nunes 12/08/2013minha estante
Olá, Davi. Vou incluir este nos meus desejados também. Obrigada!

Heloísa 04/04/2014

um rápido comentário: ótima aventura, com muitas cenas de ação angustiantes, a história me prendeu.

fiquei com cara de paisagem no final.

sensacional.

Heloísa 04/04/2014minha estante
acabo de descobrir que Julio Verne escreveu sua continuação. fiquei empolgada!

Fogui 25/01/2015

The Narrative Of A. Gordon Pym
A Narrativa de A. Gordon Pym
Edgar Allan Poe
Texto Crítico F.M Dostoiévski e C. Baudelaire
Cosac & Naify
2002

O que dizer de um texto de Edgar Allan Poe? Se o considera um mestre como eu, já sabe, que tudo que for escrito sobre seu texto vai ser muito pouco, para descrever a grandeza deste livro e a beleza de sua narrativa.

Para se ter uma ideia, o livro já começa com uma lista de acontecimentos que o narrador, o próprio A. Gordon Pym, vai relatar durante os capítulos. Então, iniciamos a leitura já sabendo do que se trata a tal narrativa, que são as aventuras do nosso narrador....

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/01/a-narrativa-de-gordon-pym-edgar-allan.html

Aline 06/11/2015

Fui surpreendida
Li sem expectativas, o livro surpreende com passagens tensas, situações não previsíveis... E tem um Ótimo final! Vale a pena

Momentos da Fogui 22/09/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

Gláucia 02/01/2017

A Narrativa de A. Gordon Pym - Edgar Allan Poe
Publicado em 1838, é o único romance do famoso poeta e contista. Há uns 4 anos li "Nas Montanhas da Loucura" do Lovecraft e esse conto me lembrou um pouco desse romance.
A história é narrada em primeira pessoa através de um diário de bordo de uma tenebrosa viagem de navio rumo às exóticas terras banhadas pelos Mares do Sul. Numa primeira fase, o navio é tomado por corsários, há um motim e os poucos tripulantes restantes, entre eles Pym, flutua perdido rumo ao gelado e inexplorado Oceano Antártico. Narrativa repleta de suspense e mistério, me senti dentro dessa barca furada, numa viagem aparentemente sem volta onde fui aos poucos, junto com os personagens descobrindo os terrores escondidos nas geladas e desconhecidas terras antárticas.

Letícia 12/02/2021

Potencial desperdiçado
Decidi ler esse livro motivada pela promessa de aventuras no mar e mistério, expectativas não atendidas embora o material estivesse lá. Poe criou um enredo interessante, mas deixa-o de lado ou não desenvolve além de poucas palavras e dá preferência a descrições exaustivas e pouco interessantes. Prepare-se para ouvir mais sobre o funcionamento de barcos e longitudes do que as constantes provações vividas pelos personagens. Acabei sendo mais rígida na nota por ter esperado mais do autor e ter perdido a paciência com a pouca atenção dada ao que de interessante estava acontecendo.

Suzana 04/03/2021

Arthur Gordon Pym e seu amigo Augusto decidem embarcar numa viagem no barco do pai de Augusto. Então começa uma série de situações pavorosas e assustadoras que atrapalham e arriscam a vida dos amigos.
A narrativa é em primeira pessoa e deixa a história ainda mais assustadora. Da pra sentir em vários momentos o medo que Arthur sente.