Quando me descobri negra

Quando me descobri negra Bianca Santana

Resenhas - Quando Me Descobri Negra

Gabriela.UchAna 22/04/2024

Um livro que me abraçou
São várias histórias curtas de como ser uma pessoa negra na sociedade. Muitas a gente se identifica, outras a gente a gente já viu acontecer com outras pessoas e outras ainda seguem chocando. Super recomendo!

ju 19/04/2024

O livro é bem rápido de ler, os contos são curtos e interessantes. Consegui me identificar com alguns contos e me sensibilizar com as histórias.

Leila267 12/04/2024

Leitura simples, rápida e reflexiva.
O livro traz uma linguagem bem simples e envolve o leitor, principalmente quem estiver iniciando o processo de se entender negra em nossa sociedade.
Uma leitura rápida e reflexiva. O livro descreve historias curtas, desde do relato de vida da própria autora ao de outras pessoas. É dividido em três partes, na primeira e segunda parte Bianca Santana conta como se descobriu negra, na terceira conta historias de outras pessoas, historias bem curtinhas que envolvem o racismo cotidiano.

Vale a pena ler, mas saiba que trata-se de uma escrita bem simples, acho que as historias poderiam ser mais trabalhadas, mas como já li, muitos livros mais profundos sobre esse tema, isso certamente influenciou na minha avaliação.
E depois de ter lido 'Torna-se Negro' de Neusa Souza, acaba que a "régua" fica bem alta!

Mas eu recomendo muito a leitura desse livro de Bianca Santana, principalmente se você nunca tiver lido nada sobre o tema.

" Que a leitura provoque afeto e nos inspire a construir, no cotidiano, a justiça, a igualdade e a generosidade que nos permita ser." Bianca Santana

Mi 03/04/2024

A autora diz que via a necessidade de escrever um livro para pessoas como ela. Segundo Bianca, na sua infância e adolescência faltaram livros com personagens com os quais ela se identificava, no sentido de ter como referência.

Por conta de vários fatores, só depois de adulta que ela se reconheceu negra.

Através do seu livro, dividido em 3 partes, ela narra situações do dia a dia passíveis de reflexão e que chocam o leitor por tanto preconceito e crueldade.
O livro alterna entre experiências vividas e ouvidas. Com histórias pequenas e impacto gigantesco.
Em vários momentos foi necessário fechar o livro, respirar fundo, estabilizar a emoção e retomar a leitura.

O livro traz questões como a perseguição oculta do bullying, o racismo implícito nos comentários sobre a aparência física, o cabelo, as roupas; a violência policial; a dificuldade de autoaceitação dos que negam sua protegem étnica e cultural, entre outras.

E concluo a resenha com a reflexão final da autora:
?Você se lembra de quando foi racista com uma preta ou um preto? Não precisa contar pra ninguém. Só não repetir.?

Julia Barrow 29/03/2024

Curto, sincero e necessário
Livro muito bem escrito e extremamente fluído. Você termina em meia hora, mas fica com aquilo batutando na cabeça por vários dias. A escrita da autora é maravilhosa. ?

LetAcia319 20/03/2024

Eu li pq foi passado na escola, mas simplesmente amei, eu nunca me identifiquei tantooo com um livro, cada capítulo eu me identificava e chorava e pensava, muitos racismo q eu me via nos capítulos eu não via como racismo antes, eu simplesmente recomendo pra todas as pessoas, principalmente mulheres negras.

Shawn2 03/03/2024

Quando Me Descobri Negra
Uma obra já bem conhecida a muitos anos mas ainda sim muito atual, podemos perceber que nada mudou da lá para cá.
Bianca Santana divide sua obra em três sessões, uma com suas experiências pessoais com o racismo, outra com vivências de outras pessoas, e a última contando uma espécie de antropofagia em produções feitas á partir de tudo isso, crônicas, poemas narrações contando o racismo a partir das visão de uma mulher preta descobrindo a própria identidade.
Ela menciona no início da leitura que tem trinta anos e que é negra a dez anos. A mensagem principal é que ser negro na nossa sociedade é muito mais do que uma pele escura e um cabelo crespo, mas sim, um conjunto de vivências que não são da posse de pessoas brancas e que temos que conviver para o resto da vida, não importa o quão bem sucedido você seja, o quão rico, o quão estudado nem a quanto tempo seu cabelo é alisado, você sempre vai ser um preto e sempre te olharão com um olhar colonizador.
A leitura é dura mas muito necessária, com uma linguagem de fácil entendimento e uma diagramação bem espaçada, o que deixar o processo muito rápido. Eu recomendo muito

mrlancolia 18/02/2024

Entediante. Li em sala de aula, então é claro que minha professora escolheu um livro mais simples e com uma escrita menos robusta para lermos. Mesmo assim, não consegui usar essas desculpas para gostar do livro. Não só eu, mas boa parte da turma não gostou.
Existem diversos livros que retratam a negritude, mas esse retratou de uma forma tão entediante.

Raiane.Calistrato 31/01/2024

Difícil sair intacta depois dos 28 relatos que compõem o livro 'Quando Me Descobri Negra', da escritora, jornalista e pesquisadora Bianca Santana. Livros como esse deveriam ser leituras obrigatórias, pois incitam reflexão, diálogo e ação. É preciso ler, falar sobre, refletir e transformar. A obra de Bianca Santana oferece uma profunda reflexão sobre identidade negra, racismo e autodescoberta, tornando-se uma leitura fundamental para todos que desejam entender melhor esses temas e promover mudanças sociais significativas.

A literatura possui essa capacidade extraordinária de nos colocar na posição do outro. Permite-nos sentir a dor alheia, e muitas vezes a dor que nunca experimentaremos diretamente. Como mulher branca, jamais vivenciarei as realidades enfrentadas por Bianca. É preciso ler repetidas vezes e não repetir as inúmeras injustiças.

pamella.bittencourt.520 27/01/2024

Esse livro trouxe muitas reflexões pra mim, enquanto mulher preta, quantas falas foram ditas e que ferem e machucam, e que não está na história, foi história, história vivida, doida, sentida.

Vihh-almeidaa 12/01/2024

Identifica
Você de identifica com o livro, e claramente se você é negro você já passou por alguma situação ou conhece alguém que já passou, é simples de entender.
Conta algumas histórias de outras pessoas, algumas me pegaram de surpresa não vou negar, outras não fiquei tão espantada

Grazielly 02/01/2024

Necessário e lindo!
A estética, tanto escrita da Bianca Santana quanto ilustrada do Mateu Velasco, é linda. Os textos são mil tapas na face que deixam reflexões embutidas em nossa cabeça. Indico como uma leitura obrigatória da vida para qualquer pessoa!

carolmc_ 27/12/2023

Racismo ?velado?
Sobre como o racismo estrutural faz com que as pessoas não se reconheçam como negras e o processo de descoberta de uma identidade.

Isabelli.Ramalho 27/12/2023

Excelente livro que mostra a desconstrução de diversos obstáculos para o difícil processo de aceitação.
Bianca trouxe exemplos tristes e fortes, alguns como o da criança que foi fazer a lição na porta da casa, me fizeram chorar pela realidade violenta do dia-a-dia na periferia, mas tbm em lugares em que a cor de pele é um fator "importante" para julgar a capacidade ou valor de alguém.
O final traz uma reflexão muito importante sobre se já fizemos algo do tipo com alguém. Pensei em diversas situações em que já presenciei coisas que na época eu não via como racismo, por não entender, mas que hoje entendo ser preconceituosa.
O Racismo Velado é um dos mais "comuns" retratados nos contos, e percebemos como isso é algo que para alguns pode ser considerado "bobo", mas para quem sofre tem um impacto enorme.