Quando me descobri negra Bianca Santana

Resenhas - Quando Me Descobri Negra

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 03/12/2020

Quando me descobri negra
Quando me descobri negra, escrito pela escritora, cientista social, jornalista e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, Bianca Santana, um dos vencedores do Prêmio Jabuti em 2016, na categoria “Ilustração” nos apresenta uma narrativa delicada, direta e objetiva sobre a vida do negro no Brasil.

Com a finalidade de apresentar uma visão abrangente do indivíduo negro, Bianca Santana, organizou o livro de crônicas em três partes da seguinte forma: “Do que vivi”, “Do que ouvi” e “Do que pari”. Ambas as narrativas falam sobre histórias envolventes de resistência, aceitação de ser quem você é, negro com orgulho em ser negro, de orgulho próprio.

Dessa forma, a obra incomoda propositalmente o leitor para que saiba e sinta na própria pele todas as situações descritas no livro, que mostram o drama real de quem vive todos os dias o preconceito racial – e estrutural -, e dessa forma a autora deixa uma reflexão no desfecho da obra que vale a pena ser lido:

“Você se lembra de quando foi racista com uma preta ou um preto? Não precisa contar pra ninguém. Só tente não repetir”.

No país multicultural e pluralizado, cujo preconceito insiste em ser desmistificado que não há racismo, “Quando me descobri negra”, inegavelmente afirma que o racismo está mais presente em todas as esferas da sociedade. Portanto, cabe a nós, permitir que a diversidade seja a palavra de ordem em nossa vida.

Leia “Quando me descobri negra”. É necessário. Recomendo!

site: http://bit.ly/PostiL2511

Kell 09/02/2022

Necessário
Gostei do livro! Me vi em varios dos relatos. E o tempo passa e é impossivel dizer se tudo isso aconteceu a muito tempo atrás ou agora mesmo, tudo se repete e se repete. É triste.

CAsar.Pettine 24/01/2022

Pequeno e potente
Apesar de ser um livro curto, ?Quando me descobri negra? é um livro potente. Trás situações cotidianas que para quem não é negro não passa de algo corriqueiro, mas para quem vive o preconceito são situações que marcam e doem, que deixam cicatrizes é que fazem lembrar que vivemos num país racista, sim! Válidos para pessoas pretas, pois poderão se ver ali, mas muito mais válido para brancos que não compreendem o lugar de privilégio que ocupam.

jusinc 02/06/2020

Quando me descobri negra
Devido à situação em que estamos vivendo agora em 2020, aproveitei para fazer essa leitura.
Sério, sem falar na edição lindíssima e muito bem trabalhada, a escrita da autora é maravilhosa, ela consegue transmitir leveza mesmo falando sobre assuntos tão pesados.
Não me arrependi nem um pouco de iniciar a leitura e de saber um pouco mais sobre o que as pessoas negras passam todos os dias no Brasil e no mundo, sem que a gente nem imagine. A autora também nos mostra como podemos sem racistas e magoar o próximo com simples palavras e até mesmo sem perceber.
Simplesmente amei, é lindo, fluido e importante.

Kawany.VitAria 20/09/2022

??????
Um livro curto e bem objetivo em relatar e descrever de forma clara as situações da qual Bianca ouviu, viveu e criou (seus filhos).

Cada sua situação não é única e exclusiva da Bianca, não pode e definitivamente não é um caso isolado e sim algo recorrente e predominante no Brasil.

Com isso, o livro serve para refletir suas falas e atitudes e consertar o crime racial predominante no país, por esse motivo eu gostei muito do livro!

Joice 17/10/2022

Retrato Social
Infelizmente as histórias contadas neste livro revelam muito sobre a sociedade brasileira, tanto que a leitura se torna, por vezes, angustiante pra quem se identifica e/ou já vivenciou situações parecidas. Livro necessário.
Maria.Julia 17/10/2022minha estante
Devia ser leitura obrigatória

toricarvl 18/10/2023

Apresenta todas as facetas do racismo. Tanto as mais simples do dia a dia como as mais doídas. Uma leitura enriquecedora e infelizmente fácil de se identificar.

Várias páginas se fala sobre aceitação do cabelo crespo na vida adulta e infância. O uso do turbante como sinônimo de ?"coragem"? É realmente doído ler. Livros com narrativas como essa são necessários a pessoas que não sofrem ou sofreram racismo na pele. Para os que sofrem é cruciante.

A escrita é de fácil entendimento e didática. Não é atoa que é leitura obrigatória nas escolas.

Joana Grigorio 12/09/2020

Um livro curto mas cheio de emoção e histórias difíceis de engolir. Foi como reencontrar muitos fantasmas do passado e saber que você não foi a única, e ao mesmo tempo o quanto fui privilegiada de não ter passado por tantas outras.

Nathália 21/08/2022

É inacreditável que tudo do livro tenha sido/siga sendo vdd.
Quando me descobri negra é um daqueles livros pra se ler em pouquíssimos minutos, mas se pensar por dias (ou pra sempre).

O livro é dividido em 3 partes:
- Do que vivi
- Do que ouvi e
- Do que pari
E em cada uma das partes existem histórias tristes, envolventes e infelizmente marcadas pelo racismo.

É um livro que traz também sobre aceitação, resistência e colorismo em muitos relatos, e que é algo extremamente importante de ser debatido. Fala também sobre o "embranquecimento" e o quanto os pretos são obrigados a apagar de si algo que está latente e que corre em suas veias por pura pressão da sociedade.

Quando me descobri negra traz textos aparentemente sem nenhum impacto, mas só pra quem não sentiu na pele ou não viu de perto o quanto o racismo tem matado aos poucos.

Leitura curtinha e obrigatória!
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mariana 17/11/2022

"Tenho 30 anos, mas sou negra há 10. Antes, era morena"
Quando me descobri negra é um livro com uma série de relatos(pessoais da própria autora e contados por outras pessoas negras) sobre situações sofridas por pessoas negras.

O livro é incrível e extremamente necessário. Ele nos faz refletir sobre o mundo em que a gente vive e nossas atitudes: será que já praticamos o racismo?
Os relatos nos traz a realidade de ser uma pessoa negra na nossa sociedade e eu não consigo nem imaginar o quão horrível é ser julgado apenas pela cor da sua pele.
Os relatos me comoveram muito e me deixaram extremamente reflexiva sobre tudo.
O racismo foi algo implantado a séculos na nossa sociedade e não podemos mais viver nessa realidade. Não podemos mesmo.

Sasa 27/02/2022

Quando me descobri negra
O livro aborda falas racistas do cotidiano, quando por exemplo, julgam se o estabelecimento é lugar de preto frequentar, ou quando chegam em alguém com o cabelo crespo e pergunta se gostaria de ?arruma-lo?.
Apesar de curto e de leitura leve, esse livro tem muito peso, gostaria que todos lessem pelo menos uma vez na vida.
Me identifiquei muito com a maioria das histórias contadas nele, infelizmente. E assim como a autora, me descobri negra, mas aos 15 anos.

Barbs 13/05/2023

As histórias desse livro são como um tapa seco na cara. Leitura fluída, simples e ao mesmo tempo profunda... tive vontade de indicar pra várias das adolescentes negras da escola. Lindo!
As ilustrações são maravilhosas

Glorinha 12/06/2022

Quando me descobri negra
O que eu tenho a dizer sobre esse livro? Não tenho. Estou sem palavras.
Lendo esse livro eu consegui ter mais certeza de que: O Pais Que Nós Vivemos Não É Um Lugar De Igualdades Estabelecidas.
O país que nós vivemos é tomado por discriminação e preconceito. Falta de respeito. Falta de empatia. Falado por muitas pessoas de que vivemos de mãos dadas, onde aqui não há desrespeito e vivemos em um conto de fadas.

Não. É totalmente mentira.
Bianca Santana trouxe a realidade de muitos em menos de 100 páginas, trouxe a realidade de todos que sofrem violações sociais.

Se tiverem a oportunidade de ler, leiam. É um livro que, com certeza, deveria ter mais reconhecimento e tem extrema importância em ser discutido.

Julia Barrow 29/03/2024

Curto, sincero e necessário
Livro muito bem escrito e extremamente fluído. Você termina em meia hora, mas fica com aquilo batutando na cabeça por vários dias. A escrita da autora é maravilhosa. ?

Wilderlane Oliveira 16/02/2020

Um livro pequeno, porém grande em essência. Infelizmente muitas pessoas ainda precisam se descobrir negra. O processo de clareamento que sofremos desencadeou uma legião de pessoas que não reconhecem suas origens.
Através de pequenos fatos cotidianos a autora exemplifica como é a vida e a condição dos negros em nossos dias atuais. O racismo existe sim! E o pior ainda é ver muito afrodescendente que vê o negro nos outros é não em si mesmo.