Quando me descobri negra

Quando me descobri negra Bianca Santana

Resenhas - Quando Me Descobri Negra

Ilana 16/07/2023

Quando me descobri negra
Quando me descobri negra é um livro que conta experiências de vida da autora, experiências que ela ouviu e que ela imaginou.
A obra é espetacular! Eu me emocionei em várias histórias dele e refleti sobre várias coisas também, eu recomendo ele pra todo mundo.

Stefany 04/08/2023

Impactante, tudo e tão dolorido e real, e é triste saber que a gente realmente passa por isso sempre.

Julienne 11/04/2017

"Quando me descobri negra" de Bianca Santana é bem levinho e de fácil leitura. São pequenos depoimentos, textos e histórias sobre o nosso (muito infelizmente) racismo de cada dia.

Apesar de não ser muito profundo, considero de muita relevância cada história abordada no livro. Se eu tivesse me cercado de leituras assim há uns 5 anos muitas coisas teriam sido diferentes.

O livro possui desenhos lindos, cheios de black e até pente garfo. A cada depoimento tem um desenho que o retrata. Tudo muito bem feito (como se percebe logo por essa capa MARAVILHOSA!!!!!!!).

Adorei!

"E antes de me despedir...

Você se lembra de quando foi racista com uma preta ou um preto? Não precisa contar pra ninguém. Só tente não repetir."

Ju 20/04/2017

Um livro empoderador! Devorei em uma sentada e a cada página eu me emocionava, chorava, abria feridas que na página seguinte eram fechadas e aberta de novo. O processo de se reconhecer negra, de entender a potência dessa transformação é bastante doloroso, porém libertador. Gostaria de dizer muito mais coisa, mas me faltam palavras. Sigo resistindo.

Laraaa 24/02/2021

Muito bom esse livro. Curto porém direto. Fala de histórias que aconteceram com pessoas negras em diversas situações, por diversas causas.

Flôr 24/01/2022

Singelo e tocante
Daqueles livros que em uma sentada você devora, mas pode/deve resivistar várias vezes. As histórias vão se misturando com nossa história e mostrando que não é só uma questão eu/mundo, mas todos/mundo...

Suspirandocomoslivros 19/02/2023

Gostei do livro, mas espera outra coisa
O livro é bom, mas queria que a autora falasse de com mais detalhes como ela descobriu que era negra, que contasse sua caminhada de autodescoberta. Enfim, mas foi bom ler o livro e ver as experiências de outras pessoas. Eu me descobrir negra em setembro de 2021 e de lá para cá, tenho buscando assuntos sobre isso.

FranAa8 22/07/2023

Cada relato
Essa história são relatos de pessoas negras seja homem ou mulher e cada relato conta quando essas pessoas sofreram racismo velado todos os dias.

Fiquei muito triste lendo cada relato, afinal cada um é de se cortar o coração, sinceramente esse é um livro que todo mundo que ler afinal é uma ato reflexão da suas próprias ações.

Nina_S2 29/12/2021

Quando Me Descobri Negra
Eu não tenho palavras pra descrever esse livro além de perfeito e extremamente necessário.
É uma das leituras mais fortes que já fiz e ainda vou precisar reler, tem muitos trechos que sinto não ter pensado tanto sobre.
O livro é excelente, daria mais de cinco estrelas se pudesse.

ju 19/04/2024

O livro é bem rápido de ler, os contos são curtos e interessantes. Consegui me identificar com alguns contos e me sensibilizar com as histórias.

Maria 24/08/2023

Sem palavras pra esse livro, eu achei ele simplesmente incrivel. Eu amei como a autora oscila na escrita pra mostrar que são relatos diferentes de pessoas diferentes.

Livro que te faz refletir muito e discutiu a pauta do racismo perfeitamente! Leitura super rapida e prazerosa que nao enjoa ou causa tedio.

Li ele pra escola e fiz uma prova sobre, estou no nono ano

Mari.Alves 25/10/2021

Eu fui branqueada em casa, na escola, no cursinho
e na universidade. É como disse Francisco Weffort:
o branqueamento apaga as glórias dos negros,
a memória dos líderes que poderiam sugerir caminhos
diferentes daquele da humilhação cotidiana,
especialmente para os pobres. Ainda em busca de
identidade, afirmo com alegria que sou negra há
dez anos.

Clara2962 01/04/2023

O livro é bem fácil de ler, recebi na escola e li ele em um dia, me identifiquei com algumas partes por ter o cabelo cacheado.
Ele tem muitas ilustrações lindas e bem feitas. Os contos são bem curtinhos porem bem feitos

Ju Gomes 08/10/2021

Diferente
É um livro bem curto e de leitura simplificada que, com 1h de dedicação, consegue ler tudo e absorver o conteúdo.