Cidade de Vidro Cassandra Clare

Resenhas - Cidade de Vidro

Jéssica 10/05/2011

Cuidado! Trecho do Livro Abaixo que Contém Spoilers.

"... E então eu descobri que a razão para eu me sentir dessa maneira – como se você fosse alguma parte de mim que eu tinha perdido e nunca nem mesmo sabia que eu estava perdendo, até que eu vi você de novo – que a razão era que você era minha irmã, isso pareceu com algum tipo de piada cósmica. Como se Deus estivesse cuspindo em mim. Eu nem mesmo sei pelo que – por pensar que eu pudesse na verdade ter você, que eu merecesse algo como isso, por ter aquela felicidade. Eu não podia imaginar o que era que eu tinha feito para estar sendo punido...”
“Se você está sendo punido, “Clary disse, “então eu também estou. Porque todas as coisas que você sente, eu sinto também, mas não podemos... nós temos que parar de nos sentir dessa maneira, pois é a nossa única chance.”
[...]
“E eu sei que você acha que eu só quero ficar com você para...para mostrar a mim mesmo que monstro eu sou,” ele disse. “E talvez eu seja um monstro. Eu não sei a resposta para isso. Mas o que eu sei é que mesmo que haja sangue de demônio dentro de mim, há sangue humano dentro de mim também; e eu não poderia amar você como eu amo se eu não fosse pelo menos um pouco humano. Por que demônios querem. Mas eles não amam. E eu...”
[...]
“Eu não quis dizer isso assim,” ele disse. “eu não vou tocar você, não se você não me quiser. Eu sei que é errado – Deus, de todos os tipos de erro – mas eu só quero deitar com você e acordar com você, só uma vez, só uma vez em minha vida.” Havia desespero em sua voz. “É só por esta noite. No grande esquema das coisas, o quanto uma noite pode importar?"
"Por que pense em como nós iremos nos sentir de manhã. Pense no quanto pior será fingir que nós não significamos nada um para o outro na frente dos outros depois de nós termos passado a noite juntos, mesmo se tudo que nós fizermos seja dormir. É como ter apenas um pouquinho de uma droga...que apenas faz você querer mais."
Mas esse era o porquê ele tinha dito para ela o que ele tinha, ela percebeu. Por que não era verdade, não para ele; nada havia que pudesse fazer isso pior, apenas como nada havia que poderia fazer isso melhor. O que ele sentia era tão definitivo quanto uma prisão perpétua, e ela podia realmente dizer que isso era tão diferente para ela? E mesmo se ela esperasse que fosse, mesmo se ela esperasse que pudesse algum dia ser persuadida pelo tempo, ou razão, ou desgaste
gradual, a não sentir daquele modo mais, isso não importava.
Não havia nada que ela tinha desejado em sua vida mais do que ela queria esta noite com Jace.
“Feche as cortinas, em seguida, antes de você vir para a cama,” ela disse. “Eu não posso dormir com tanta luz no quarto.”
O olhar que varreu sobre seu rosto era de pura incredulidade.
Ele realmente não tinha esperado que ela dissesse sim, Clary percebeu em surpresa, e um momento depois, ele a tinha segurado e a abraçado, seu rosto enterrado em seu cabelo sempre-bagunçado-pelo-sono. “Clary...”

*.*

Se eu não tivesse me apaixonado por essa série, por esses personagens antes. Lá no primeiro livro. Bem, essa teria sido a parte do livro em que eu me renderia.
A dor, a confusão... A complexidade da personalidade dos personagens estão expressos nesse trecho de uma forma que, para mim, foi como se eu compartilhasse seus sentimentos.

Jace e Clary. *.*

Não tenho muito para falar sobre esse livro, mas essa série já se tornou uma das minhas favoritas. :)
E Jace... Bem, ele já tem seu lugarzinho especial na minha prateleira, assim como no meu coração.
Liana 29/04/2021minha estante
É sobre issooooooo!!! Minha parte favorita também, precisei parar de ler por algumas horas depois dessa cena pois a intensidade me pegou de jeito e eu sofri verdadeiramente junto com os personagens. Não é atoa que cidade de vidro se tornou um dos meus livros favoritos nessa série inteira, simplesmente impactante!

Jéssika Dayana 12/03/2022

Não sei o que sentir....
O melhor da série até agora, disparado. Dá pra sentir como os personagens cresceram desde o primeiro livro, Clary e Jace principalmente. Eu adorei ver o Alec livre, foi tão bom ver ele feliz depois de tanto tempo com medo. As batalhas nesse livro, embora não tenha tido tantas, são bem mais emocionantes, eu fiquei vidrada em cada movimento. E Magnus, bem, o que dizer de Magnus? Simplesmente maravilhoso, que homem maravilhoso é esse. Mesmo ele não tendo aparecido tanto quando no segundo livro, ele teve uma extrema importância na história, nunca deixando a desejar nada. E a cidade Idris, que coisa maravilhosa. Eu me sentia lá dentro, morando nas casas, conversando com os vizinhos kkkkk. E agora... O Sebastian... Eu simplesmente amei ele, só isso. Não ligo para a pessoa que ele é e representa, só amo ele. E Valentin continua sendo um personagem muito bem desenvolvido, eu adoro a história dele, todo o desenrolar que fez ele ser quem ele é hoje. De resto esse livro foi perfeito, foi como um abraço de mãe, reconfortante e seguro. Super recomendo. E mais um favoritado no ano ?

Juh 19/02/2021

Aqui realmente comecei a gostar da série
O melhor da trilogia inicial! Ação do início ao fim, que nem percebemos o tempo passar. Nesse livro Valentim cumpre suas ameaças, e há muitas revelações (algumas bem óbvias), emoções e mortes. Também traz um encerramento que permite não continuar a série. Mas já adianto que a segunda trilogia é bem melhor que a primeira!

Veja mais em: ninhodepirilampos.com.br

bibia 29/03/2021

Instrumentos mortais é uma saga complicada, não acho que serei capaz de dar mais de 4 estrelas pra um livro dessa série, eu odeio os protagonistas (e o plot deles) e amo os personagens secundários (cujo não tem muito desenvolvimento), a história em si tem seus momentos legais e os chatos, então a leitura acaba sendo um pouco arrastada, mas eu quero ler e acabar porque estou curiosa pro final.
alicemartanii 29/03/2021minha estante
amg cê leu 300 páginas... em uma hora?

Duda 29/03/2021minha estante
meu deus como vc leu isso em duas horas?

ana :) 29/03/2021minha estante
nossa a clary nao melhora nos próximos livros?

m.ariic 02/04/2021minha estante
como ela leu 300 páginas em 1 HORA?

gisely 15/02/2022

"As pessoas não nascem boas ou ruins. Talvez com tendências a seguir a um caminho ou outro, mas é a maneira como se vive que importa."
Com certeza, o melhor da primeira trilogia.

Primeiro quesito: cenário. Tenho que destacar a mudança de cenário. Nesse livro a história se passa em Alicante. O tanto que os personagens falavam em Idris, com Torres de Vidro e florestas encantadas, e como desejavam, ao menos, vê-la novamente ? creio seja o local que todo leitor gostaria de conhecer. Eu simplesmente amei. E conhecemos muito mais dos Nephilim.

?Poder conter spoilers!?

Segundo quesito: desenvolvimento. Obviamente, por ser o livro da Guerra Mortal, é de se esperar que não seja maçante. Mas, realmente, foi incrível o desenvolvimento do livro. Repleto de ação, briga, reviravolta, respostas e afins. Muita emoção. Nossa, comparado ao anterior ? que foi uma decadência ?, esse foi fantástico desde o começo.

Terceiro quesito: personagens. Mais personagens inseridos e consequentemente ? e surpreendentemente ?, suas perspectivas. Cara, eu realmente não sei explicar o quanto eu amo quando contém vários personagens e o ponto de vista deles. Simplesmente me conquista.

Todos começaram a ser trabalhados ? já tava na hora, né Cassie. Principalmente o Simon, muito notável o quanto ele já vem evoluindo. Os poderes da Clary ? que foram totalmente necessários. O Alec e o Magnus, que ganharam um destaque mais que merecido. E muitos outros que mostraram grande importância.

Quarto quesito: vilão. Valentim sempre foi forte e temido por ser persuasivo e manipulador. E eu sempre gostei do posicionamento dele. Entretanto, senti ele muiito fraco nesse livro. Se por influência de sentimentos ou falta de planejamento da autora... não sei, mas acho que deixou a desejar.

Quinto quesito: final. Foi muito impactante e até chocante. Como sempre: mesmo eu sabendo de quase tudo, ainda me chocava com as reviravoltas. Claro que foram deixados, propositadamente, alguns ganchos soltos aqui e ali que serão trabalhados nos próximos volumes.

Gostei muito, tirando o tópico vilão ? e o incesto, que eu não preciso nem falar ?, o livro foi sensacional. Creio que só não favoritei mesmo, por motivos de que estou com mais expectativas pros próximos. Leiam mores!

????,?

12345 17/02/2021

"você não odeia não dizer como realmente se sente?"
"tenho a sensação de que você prefere sofrer por alguém com quem nunca vai poder ficar do que tentar ficar com alguém que pode."

Tantas páginas lidas e eu só consegui me apegar a Clary no final? Ela é chata, egoísta e machuca todo mundo tentando não machucar todo mundo. Jace precisa urgente de uma terapia.
Esse livro me lembrou muito de acotar, em que todo mundo guarda muitos segredos e acaba que isso ferra tudo.

Eu ainda tô tentando entender como a autora construiu personagens secundários tão interessantes e os principais tão infantis.
A história é boa, tem tudo pra dar certo (e espero que dê) mas em alguns momentos os personagens eram simplesmente esquecidos, era como se eles nem existissem, até que a Clary e o Jace precisavam deles e de repente eles apareciam, isso deixou alguns furos na história mas acredito que vá melhorar a partir do terceiro livro.

Desi Gusson 02/11/2011

OMJ(ace)
Confesso, estava doente para ler Cidade de Vidro desde que li Cidade das Cinzas (quando lançou). Na verdade sempre estive tendo coisas para ler esses livros, mesmo antes de Cidade dos Ossos chegar aqui no Brasil. Sabe aqueles livros cuja fama o precede? Então! Mas quer saber a melhor parte? Ele supera expectativas.
Foi assim com Cidade dos Ossos, depois com Cidade das Cinzas, agora com Cidade de Vidro e eu me recuso a acreditar que poderá ser diferente com City of Fallen Angels! Well, para quem não conhece a série, vou dar uma introdução. Ela é contada por Clary, uma ruivinha de 16 anos mal-humorada e impetuosa, e se passa em NY. Clary está com o amigo Simon em uma boate para tentar se divertir um pouco e, tirando a claustrofobia e irritação, está tudo correndo bem. Até que ela vê um grupo de adolescentes armados perseguindo outro cara. Um grupo de adolescentes que ninguém mais vê! Lógico que ela vai atrás. Por isso ela acaba testemunhando um assassinato a sangue frio, os três adolescentes (dois gatos, digo, garotos e uma menina) acabaram com o rapaz.

Depois disso a vida dela sofre uma reviravolta total. Os assassinos, Jace, Alec e Isabelle, não vão simplesmente sair de cena. Pelo contrário, há muitos outros iguais a eles (bem, não exatamente iguais ao Jace, mas, se houver um lugar assim tipo a Jacelândia, estou me mudando para lá agora!) e eles não são assassinos, são Caçadores de Sombras, lutam contra demônios e fazem o controle de outros seres do Submundo. Já viu, né?

Bem, em Cidade de Vidro Clary está indo à Alicante encontrar o feiticeiro que pode reverter o coma de sua mãe. Enquanto isso Jace está tentando esquecer a irmã, e está fazendo isso tirando a roupa de outra Caçadora de Sombras, Aline, uma menina muito antipática se vocês querem saber. Com Aline aparece Sebastian, o primo dela e Caçador de Sombras em Paris. O charmoso rapaz logo despeja todas as suas atenções para Clary, mesmo tendo alguma resistência.

Simon, o vampiro que não teme o Sol, acabou indo junto para Idris, foi preso pela Clave, está sendo torturado e, se isso não bastasse como problema, a Cidade de Vidro, a cidade mais invulnerável do mundo, está prestes a cair. Valentin se provou mais esperto que todos eles.

Nesse volume temos a solução de alguns mistérios e na mesma medida, o surgimento de outros. Não adianta eu ficar falando o quanto ele é bom e fluído, Clary é uma das minhas mocinhas preferidas. Ela não fica dizendo ‘Oh, como sou rebelde’, ela para, considera e decide, independente do que os outros querem. Se não fosse assim provavelmente a série beiraria a chatice. Thank God it isn’t!

Tô quase lendo o 4º no PC mesmo, e quem me conhece sabe o que isso significa: amei esse livro, estou numa profunda DPL (depressão pós leitura) e preciso saber o que acontece em seguida, pelo bem do mundo e o futuro da humanidade!!

Bem… cof, cof… livro recomendadíssimo!

P.S. sobre a arte da capa (pule se não estiver com paciência): Cidade dos Ossos tinha detalhes na capa e na lombada que me lembram aqueles selos holográficos de VHSs menores de 14 me ignorem brilhantes! Em Cidade das Cinzas o pessoal do marketing resolveu economizar e cortou os brilhinhos da lombada.

Agora Cidade de Vidro parece um discoglobe! EU AMEI!! Estou ficando vesga por não conseguir parar de girar ele de um lado pro outro!

#megusta
Nalice 04/10/2012minha estante
Suuuuuuuper resenha! *---* Falou tudo!
Também me apaixonei pela série assim que li Cidade dos ossos. Dois dias depois estava lendo Cidade das Cinzas e segundos depois de terminar de lê-lo já estava começando Cidade de Vidro (baixei os dois juntos para não ter que ficar na agonia esperando pra saber o que acontece depois). Depois foi a vez do prequel, Anjo mecânico (perfeeeeito), pelo qual me apaixonei totalmente também... Cassandra Clare é diva demais... Simplesmente amo todos os livros dela *---*

Karine 19/04/2013minha estante
Adorei sua resenha. Mas a série não é contada por Clary =)

Lizia.Yohanna 25/11/2020

O melhor
Cidade de vidro é o meu preferido dessa primeira parte de instrumentos mortais, adoro esse livro tem tudo que um livro de fantasia precisa e acima de tudo tem o começo do desenrolar do amor de Alec e Magnus que é sem dúvida meu casal preferido da Cassandra. Anciosa pelo próximo livro.

Waleria6 05/08/2021

Ótimo!!
Esse concerteza é o melhor livro até o momento, as reviravoltas da história são surpreendentes. A clary, o Jace, Magnus e Alec, são personagens bem cativantes e dificilmente esquecidos por um leitor. O vilão aqui, realmente faz coisas de vilão, com motivações explicadas, não apenas um vilão criado sem personalidade.
juh 05/08/2021minha estante
o melhor da "trilogia"

Waleria6 05/08/2021minha estante
Sim

Aila - @livrosue 06/08/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso!!!

Aila - @livrosue 06/08/2021minha estante
Te aconselho, depois que terminar esse livro, você lê a trilogia peças infernais.

Waleria6 06/08/2021minha estante
Eu já li as peças infernais, comecei Cassandra Claire por ela e amei muito!

Evellyn 23/11/2020

Cidade de Vidro
"Você nunca viu uma cidade até ter visto Alicante das torres de vidro."

Aaaaa esse livro é maravilhoso, realmente eu achei muito bom, mas acho que Cidade das Cinzas foi um pouco melhor, mas como esse foi finalizado foi realmente interessante. Recomendo muito a leitura :)

Bia.Ribeiro 10/06/2021

"Os sonhos podiam ser ruins, mas as imagens que marchavam por seu cérebro quando acordada não eram muito melhores."
10/10
Dei 5 estrelas porque foi a nota que senti que deveria dar, mas gostaria de deixar aqui algumas críticas não só desse livro em específico, mas dessa primeira trilogia:
(contem spoiler dos livros 1 e 2)

- O poder da Clary é muito conveniente .Está com um problema? Crie uma runa!
E quando a autora quiser resolver de outra forma, é só falar que o desenho não vem assim de repente na cabeça da Clary porque ele é brincalhão assim mesmo
- Capítulos gigantes, isso cansa o meu ser
- Os Instrumentos Mortais foram meio ble, faltou um sabor, um tempero ,uma coisa. Parece que a autora não teve um planejamento e sim que foi adicionando funções conforme lhe fosse preciso para continuar a trama.

helesnar 02/05/2021

to sendo generosa

ai cara nao SEI, essa série nao foi pra mim. todas as reviravoltas fora. MUITO previsiveis, teve uma morte 100% desnecessária e no meio e TODOS os personagens me irritam (ta eu gosto do magnus e do alec com as 3 cenas que eles tem em cada livro. e do jace também kkkk só eu)

os dialogos me irritam, a escrita me irrita, reviravoltas.... tudo. eu ACHO que esse foi o mais legal dos 3? mas não tenho certeza porque eu apaguei o 2 da minha mente kkkkkk

com tudo isso dito...... o mundo é interessante então quero continuar com esse universo kkkkk pelo menos o audiolivro é bom pra passar o tempo, levinho
Gabriela Santos 02/05/2021minha estante
Esse é o melhor da série e meu preferido, porém eu li 7 anos atrás...
Se eu lembro o que acontece? Não
Se tenho coragem de reler e descobrir? Também não kkkkkk
Fica só o apego na memória kkkkk

Lara 02/05/2021minha estante
eu particularmente não consigo gostar das histórias e nem da escrita da Cassandra

bia 02/05/2021minha estante
odiei mas vou continuar kkkkkkkj amo isso

Mariana 05/07/2022minha estante
eu também não gostei, achei infantil, e olhe que não leio coisas tão boas assim kkkkkkk

Debbye 05/12/2020

Cidade de Vidro
Ela partiu o meu coração diversas vezes ao longo dessas páginas. Misturou tristeza e felicidade e nos deu um fim agridoce. Ela trouxe uma guerra que cobrou um preço alto para alguns e fez uma grande alegoria sobre preconceito que ecoa no nosso próprio mundo. Cassandra provou que toda fantasia pode trazer uma crítica ao mundo real sem precisar sair de seu universo próprio.

Para quem já chegou até aqui na leitura, vai adorar o livro e o desenvolvimento das personagens e de seus arcos. Mais do que recomendo dar a sequencia na leitura.

??"Meu coração me diz que esse é o maior e melhor sentimento que já tive. Mas a minha mente sabe a diferença entre querer o que você não pode ter e querer o que você não deveria querer. E eu não deveria querer você."??

Emily Herondale 24/07/2022

Surto atrás de surto.
Esse livro é a definição de "dedo no c* e gritaria" kkkkkk.
Quantos plot twists! Uma revelação atrás da outra (amoo). O livro não fica cansativo, realmente percebemos que todos os acontecimentos são importantes e muito bem colocados, sem dar aquela impressão de estarem ali para "encher linguiça".

Como sempre gosto de fazer, vou falar o que achei dos personagens comparando aos livros anteriores:
*É incrível ver como a Clary está amadurecendo (na minha opinião) e se tornando cada vez mais importante nas batalhas, agindo basicamente como a protagonista deve agir (já que no primeiro livro dava a impressão que ela só ficava olhando kkk).
*As descobertas recentes sobre o Jace apenas fizeram eu gostar ainda mais dele, e sinto que em cada livro irei me apaixonar mais um pouco.
*No primeiro livro não havia criado empatia pelo Simon, no segundo comecei a criar e agora nesse aqui realmente me apeguei a ele... Dá para ver que ele é muito mais que "o amigo *spoiler* da Clary".
*Achei o Alec e o Magnus mais sumidinhos nesse livro (comparando com o segundo), fiquei um pouco triste por isso... mas dá para entender que é porque a Cassandra queria focar mesmo no Jace e na Clary.
*A Izzy continua ficando de escanteiooo, que raiva. Quero me apegar mais a ela mas desse geito vai demorar... Claro que já gosto dela, mas queria gostar ainda mais. Pelo menos nas partes em que ela apareceu, notamos que ela é tão bonita por dentro quanto por fora.
*Não gostei da Aline.
(O PRÓXIMO PONTO É UM SPOILER, SE NÃO TERMINOU ESSE LIVRO, PULE A RESENHA PARA O FINAL).
*Achei o "Sebastian" (Jonathan) um vilão super bem construído, que me fez passar muita raiva e aflição kkkkkk Acho que ele não morreu e vai estar nos próximos livros.

Achei a história MARAVILHOSA (como sempre acontece com os livros da Cassandra Clare kkk), isso de meninos opostos... AMEI. Não faço a menor idéia de como vão ser os próximos livros, estou muito curiosa.
Não quero me prolongar, então é isso.

RECOMENDO.

Julia 06/09/2020

MANO ESSE LIVRO É PERFEITO EU SIMPLESMENTE AMEI.