Cidade de Vidro Cassandra Clare

Resenhas - Cidade de Vidro

Bimah 15/10/2023

Divisor de águas
Cidade de Vidro é, como outros livros que ''encerram'' uma série, uma história cheia de revelações e corridas contra o tempo. A ameaça que paira sobre o mundo das sombras pode ser pior do que eles imaginaram e somente uma liança improvável pode salvar os caçadores de sombras dos planos de Valentim -- agora que, aparentemente, ele se encontra no poder de todos os três instrumentos mortais.

Além da ação, também somos apresentados a uma trama mais política envolvendo os caçadores de sombras, especialmente com a guerra iminente. Sobre isso eu devo dizer que uma das coisas que me incomodam um pouco nessa saga é a falta de impactodas cenas de ação e a falha em apresentar essa ''urgência'' de que uma batalha decisiva se aproxima, tudo me parece muito jogado.

Porém, uma coisa positiva desse volume é o destaque dado a outros personage como Alec, que enfrenta uma jornada de auto-conhecimento que envolve não apenas os seus sentimentos por Magnus, o Alto Feiticeiro do Brooklyn, mas também a descoberta sobre a pessoa que ele quer se tornar no futuro.

Outro arco que ganha um twist interessante é o de Simon, que já era meio que meu personagem favorito, e o trabalho que ele recebe aqui me fez gostar ainda mais dele, desde o momento em que se tornou um diurno -- um vampiro que pode caminhar no sol -- angaria a hostilidade de seus companheiros vampiros e transita entre o mundo dos caçadores de sombras e o humano, sem realmente se encaixar em lugar algum.

Essa remoção do foco no casal Jace e Clary muito me agrada, uma vez que desprezo esses dois personagens (embora algumas piadas do Jace tenham me feito rir um pouco as vezes)
e claro, a solução mirabolante para os sentimentos que atormentam Jace e Clary desde o fim de do último livro não tenha me ajudado nem um pouco a gostar do casal

Basicamente é um livro que cumpre seu papel muito bem, é meu favorito até agora? Provavelmente. A autora conseguiu conduzir a narrativa num ritmo muito agradável, tinha partes onde eu genuinamente queria continuar lendo para saber o que aconteceria. Confesso que estou curioso para ler os próximos e ver como a escrita dela vai evoluir.
Bacabinba 15/10/2023minha estante
Ce escreve tão bonito, ce é tão inteligente, me pergunto se estas solteiro??

Bacabinba 15/10/2023minha estante
Eitah cada dia mais gostando de instrumentos mortais

Kallyn 27/05/2020

Não sei quê título dar
Foi um livro bem mais interessante do que os anteriores, até então, vêm sendo. Acho que a partir de agora eu vou ver como a Cassandra Clare evoluiu na escrita que nem dizem. Mas, mesmo que pareça uma crítica, eu gostei bastante. A história ainda não ganhou tanto peso, os capítulos grandes ainda me irritam e a narrativa ainda se prende a coisas que eu acho um pouquinho superficiais, mas a leitura é gostosa e rápida. Por isso, as quatro estrelas.

Kate (@lendocomkate) 30/06/2021

ótimo desfecho
Fim de uma trilogia que começou bem mediana e terminou com revelações bombásticas.
(trilogia? mas não tem 6 livros? Isso mesmo, são histórias separadas e só descobri agora)

Esse livro é o desfecho da luta contra Valentim e seu exército de demônios, que atacam Alicante e pretendem destruir qualquer um que não seja seu aliado. Mas Valentim ainda está atrás do último instrumento mortal, e quando ele conseguir, poderá realizar um pedido ao anjo Raziel (que não será a paz mundial, é claro rsrs).

No começo achei bem chatinho, talvez seja porque o livro é mais longo que os outros, ou porque a Clary continua insuportável e tem várias atitudes inconsequentes (sério, até Luke e Jace ficaram bem bolados com ela). Mas conforme avança, temos revelações incríveis sobre o último instrumento mortal e sobre a família de Jace e de Clary. Temos um personagem novo e misterioso, Sebastian, que está diretamente ligado ao nosso casal, mas de um jeito que eu nem imaginava!

A batalha foi incrível, e eu acho que a Cassandra escreve muito bem essas partes. Não são em nenhum momento cansativas, e acredito que todos os personagens tiveram seu momento e foram importantes de algum modo. Isabelly e Simon vocês são os personagens mais corajosos desse livro, sim! Senti falta de mais aparições de Magnus e outros seres do submundo, que foi o que me conquistou no livro 2, mas continuo amando essa série.

Se você torce pro casal incestuoso Jace e Clary, pode ficar calmo que tudo vai dar certo hahaha Além disso, Clary utiliza seus poderes de forma brilhante e acaba sendo fundamental para a luta final (pelo menos uma coisa tem que fazer certo, né?) Pra quem ainda tá em dúvida se lê ou não, eu recomendo ler! É uma fantasia bem gostosinha de ler, a leitura é muito fácil e fluida, li metade do livro em um dia!

Agora vamos pra próxima trilogia!

Reedo 04/05/2021

Cidade de vidro
É sempre a mesma fórmula quando leio essa saga: levo 40 % do livro pra começar a gostar do que a história está me prometendo, e os outros 60 % acabo devorando.

Levei muito tempo pra me importar com a história porque clary me cansa, mas Simon salvou tudo.

Foi um bom fechamento de ciclo e estou ansiosa pra ver esse universo explodir!

Isa Luz 29/09/2022

Que livro!
Aconteceu tanta coisa que ainda estou processando.
Até agora é o meu preferido da saga.
love, Maria 29/09/2022minha estante
por ora, também é meu prefeito, esse livro me traz um conforto kkkkk

Tallylendo 29/09/2022minha estante
vc tem o pdf amg?

love, Maria 29/09/2022minha estante
tem um site que eu costumo baixar os pdfs pro meu kindle que é o lelivros, ele é gratuito e legalizado pra baixar os livros

isa 14/09/2020

que livro maravilhoso pqp
nesse livro somos apresentados a um personagem de extrema importância para a continuação dos livros. o que faltou de ação em cidade das cinzas teve de ação 3 vezes mais nesse livro. é ação atrás de ação, descoberta atrás de descoberta e o livro inteiro se passa em idris. durante a leitura eu precisava fechar o livro e respirar fundo ou surtar, e em alguns momentos eu parava pra criar teorias ou morrer de vergonha alheia/surpresa. eu não sei como mas me apaixonei ainda mais pelo jace, foi a melhor leitura do ano e provavelmente o melhor livro da série. recomendo mais que tudo, vale mto a pena - virei cadelinha do livro, vou panfletar

Niss 19/05/2022

Talvez a nota seja alta demais.
Bem, me colocaram expectativa neste livro e realmente foi o melhor da saga até agora, comparado ao primiro esse é perfeito.
Confesso que o romance de Jace com Clary achei um completo saco, mas comparado desenvolvendo que a saga construiu até este livro é só uma pedrinha no sapato.
O livro em si não é inovador, mas o jeito que aproveita desses temas criados e o desenvolvimento dos personagens de uma forma tão gostosinha de se ler.
Amarra tanta ponta solta, mas sem deixar tudo fechadinho de um bom, mas deve parte que achei meio entediante, principalmente as que focam no romance de Clary e Jace e o negócio que a Clary pediu no final foi tão estúpido e mal pensando.

Danny 20/03/2021

Em cidade de vidro, clary e cia vão para idris, atras de encontrar a cura para a mae de clary e parar valentim. O final do livro, fechou com maestria essa primeira parte.

O que senti falta, foi que achei os 15 primeiros capítulos soltos e lentos. Parecia que ia para lugar nenhum.
Simon, continuo sem saber o que ele faz na serie alem de merda.
Já a clary me irritou bastante nesse livro. Adolescente mimada que faz o que quer sem pensar em ninguém e nas consequências de seus atos e tem que ser salva pelos outros. Sem tenho talento e habilidade insiste em fazer as coisas por birra e acaba tendo que ser salva.
Valetim foi até o final sendo um vilão incrível.

Nao sei o que imaginar o vai acontece nos outros tres volumes.

gabiota 30/12/2023

Que final surpreendente!
Esse foi o primeiro livro da Saga de Instrumentos Mortais que eu realmente gostei. O começo foi extremamente parado, não é atoa que comecei ele em agosto e só vim terminar agora. De todo modo, após a primeira batalha o livro ficou muito bom, cheio de eventos importantes, os plot twists começaram a aparecer e se tornou muito mais envolvente.
Não é uma das minhas histórias favoritas. A personagem principal segue me irritando. Estou indo pro quarto livro da série, quinhentas mil lutas já aconteceram e ela ainda não participou de um treinamento, não sabe dar uma voadora e ainda quer participar de toda batalha. Nunca vou entender isso.
No geral, é um livro bem escrito, apesar de ser MUITO descritivo com relação ao cenário, geralmente as introduções tendem a ser muito extensas e tornar a leitura muito cansativa, mas quando embala nos acontecimentos, a leitura se torna muito mais fluida e agradável.
No início, era um livro para mim de 3 ??, por conta da enrolação e por ser muito parado, depois dos últimos acontecimentos, com certeza é 4 ??

Larissa2765 26/08/2021

Esse livro foi bem melhor dos que os outros. Tive pequenos surtos em alguns momentos, os personagens tiveram uma evolução satisfatória.
A escrita da autora evoluiu bastante, com uma estrutura confortável de ler. Só o final que me decepcionou um pouco com relação à forma com que o conflito foi resolvido.

Vini 28/05/2021minha estante
SIMMMMM MALEC MERECE O MUNDO, a clary me estressou várias vezes, o jace eu gosto, mas juro que acho que esse casal me estressa pq cara, ELES NÃO TEM PAZ

Joao366 15/03/2023

Cidade de Vidro
Esse livro melhorou definitivamente comparado aos anteriores, me prendeu bem mais. Gostei dos destaques que outros personagens tiveram (além da Clary e do Jace).
Gostei das várias cenas de ação, esse livro não foi morno igual aos dois primeiros, a todo momento acontecia algo que me fazia ficar entusiasmo com a história, querendo saber mais e etc.
Sobre o final: eu gostei do desfecho, acho que tudo se encaixou e terminou bem. Agora quero continuar a saga pra ver se teve mesmo necessidade da Cassandra escrever mais 3 livros sobre os instrumentos mortais.

Bru 08/09/2020

Eu gostei muito! No começo a história não estava fluindo, mas depois eu engoli esse livro.

Maria 07/06/2021

o ódio que eu sinto por essa clave não tá escrito, felizmente (eu espero) que eles não sejam tão burros nos próximos livros. valentim teve o que mereceu depois de perturbar todo mundo, inclusive merecia mais, glorificai de pé que malec e clace continuam vivissimos e intactos.
Pâmela 07/06/2021minha estante
Nem te conto kkk o ódio pela clave só faz aumentar com os próximos livros