Xadrez Básico

Xadrez Básico Dr. Orfeu Gilberto D'Agostini

Resenhas - Xadrez básico

Lil penne 13/06/2023

Um livro excelente que me ajudou e continua me auxiliando com noções básicas, mas extremamente importantes, sobre desenvolvimento e aprimoramento no xadrez. O material é muito completo, abrangendo detalhadamente diversas partidas e apresentando inúmeras variações de lances. Embora a nomenclatura dos lances sejam um pouco incomum atualmente, achei que isso tornou o livro didático e ajudou a fixar a posição de cada peça no jogo.

13marcioricardo 25/04/2023

Para primeiro livro sobre o tema é perfeito.
Ideal para quem está a começar a jogar Xadrez e quer um panorama geral do jogo.

O livro traz as explicações mais básicas possíveis, desde o tabuleiro, as peças e seus movimentos, momentos do jogo, até às estratégias e táticas mais avançadas.

Conta com várias exemplos de jogos entre os grandes mestres para exemplificar o que vai sendo ensinado e também para estudo.

Após a leitura desta obra, que em alguns momentos requer uma análise mais profunda, o iniciante já será muito melhor jogador do que qualquer leigo.

Léo  06/03/2022

O mais completo em Português
Excelente iniciação ao Xadrez, pra quem tem até 1400~1500 de rating online. O livro aborda todas as fases do esporte da mente, guiando o processo de tomada de decisão. Tática, estratégia, abertura e finais. Todos o princípios elementares do xadrez são claramente explicados e exemplificados.

Porém, acaba sendo maçante em alguns pontos; e por ser um livro de 1955~, ainda usa a notação antiga, que não é difícil de aprender, mas já deveriam ter atualizado nas últimas edições. Mesmo assim, continua sendo um dos livros mais indicados para inicantes.

Rodrigo 16/08/2021

Básico
Top, de forma simples e objetiva vc desenrola as jogadas. Com um toque matetamatico vc se diverte.
Leia.

Nicolas.Rodrigues 17/06/2021

Livro excelente para início no Xadrez abrange todas as áreas do jogo e introduz todos os temas aos novos jogadores

Marcos Tito 13/09/2020

Xadrez Básico
Meu primeiro livro de xadrez! Um bom livro para se começar neste maravilhoso jogo!

Xsavier 17/05/2013

Troco
Me ajudou muito agora passo a chance de aprender pra frente, me interesso por hp lovecraft

Xan 18/12/2012

Este é sem dúvida entre tantos um dos melhores e mais abrangentes livros de xadrez que se possa ler.
Alexandre

CAM-ARGO.NETO 13/12/2009

Na minha opinião, melhor livro para iniciantes e nivel intermediário, escrito na lingua portuguesa. Tendo todos tópicos que um iniciante ou enxadrista pode ler: regras, novimntaçõ das peças, tecnicas, estratégias,indico para professores de escola do nivel basico utilizar em suas aulas em materias extra curriculr.

Pelegrino 08/12/2009

Sem dúvida de grande importância para quem deseja aprender o mínimo do jogo dos reis.

Jumpin J. Flash 19/08/2009

O primeiro passo
Livro essencial para quem quiser sair da resposta: "xadrez? Eu sei mexer as peças...".

Traz os fundamentos das aberturas, do meio-jogo e dos finais. Tem partidas comentadas, problemas, regras e tudo mais. Muito bom, muito completinho!
Drica 29/03/2023minha estante
Joguei muito quando fazia cursinho para vestibular. Ensinei meu filho a mexer as peças muito cedo, com 1 ano e meio ele já sabia montar o tabuleiro e mexer algumas peças. Infelizmente, não continuou jogando.