Ben-Hur

Ben-Hur Lewis Wallace

Resenhas - Ben-Hur

1 | 2 | 3 | 4

Mi 15/09/2022

Encontra , enfim, a sua recompensa. Uma vida nova era revelada, acima da vida terrestre, e que se chamava o paraíso.Era lá que encontraria o reino e o rei tão longamente esperandos

Gilcimar 20/08/2022

Resumão no texto adaptado
A história é fascinante. Entretanto, por possuir muitos cortes e ser bastante resumido, o texto adaptado para este livro deixou muito a desejar.
Para um melhor aproveitamento do enredo, sugiro a leitura do livro completo.

Darte 05/08/2022

Nos tempos de Cristo
A história é uma espécie de epopéia, vemos nosso herói correr perigos e superar todos eles. Na verdade vemos a bondade de Deus na vida dele. Falando nisso é maravilhoso a aparição de Cristo nos atos da história, e o final crucial envolvendo-o. O livro é muito bem ilustrado (realmente os desenhos sao bons), e o livro tem um tipo de anexo no final. Recomendo.

Daniel 20/06/2022

Cansativo
Pela primeira vez gostei mais de um filme do que do livro em que este foi baseado. Sofri um pouco para concluir esta que foi a leitura mais demorada deste ano.

ekatherinah 20/02/2022

Jurava que Não Ia Gostar...
E acabou que amei totalmente! Faz tempo que li, mas tenho carinho até hoje pela leitura. Mesmo sendo clássico (e eu tenho problema com clássicos) não foi uma leitura travada nem chata. Fiquei envolvida na história e querendo saber o que ia acontecer, torcendo pelo protagonista haha'.

Bia Souza 16/01/2022

Um resumo da obra original= didático
Útil se for realizar trabalho escolar sobre a obra, mas não prazeroso ou interessante.
A impressão que passou é de que houve muitos cortes no enredo, fazendo ficar vários furos e situações apressadas com pouco desenvolvimento.
As passagens de personagens bíblicos na história foi a única coisa que achei intrigante.

Rahpinto 02/12/2021

Apenas minha opinião.
Demorei pra concluir a leitura desse livro.
O livro é dividido em 8 partes, e cada parte tem seus capítulos.
A mensagem que me foi passada foi de renovação da fé. Independente da história do autor (se ele era ateu, descrente ou não). A visão passada por ele foi bem humana e detalhista. Lembrou bastante a escrita do Machado.
Os pontos negativos que achei, sem levar em consideração a contexto da época em que o livro foi escrito, foi a retratação da imagem européia da família de Cristo e do próprio Cristo. Outro ponto que me deixou bastante desconfortável, foi a velha forma de se colocar duas mulheres "disputando" por um homem, e acabar por demonizar uma das mulheres devido a sua orgiem. Mas é claro...que todos esses comentários não minimiza a maravilhosa história do livro.
Os comentário acima é mais levando em consideração o nosso atual cenário e contexto social.
No mais, a história é cheias de referências e descrições minuciosas.
Considero umas das melhores leituras que fiz no ano de 2021.

Alexandre Nabhan 06/07/2021

Simplesmente completo.
É incrível como alguns clássicos parecem perfeitos. Vai ser muito difícil expressar o que esse livro representou para mim mas vamos lá.

Ben-hur é um rapaz que viveu nos tempos de Cristo tendo ali quase a mesma idade de nosso Senhor, ele é um príncipe de uma família muito nobre de Israel, a grande virada aqui vai ser um incidente que irá praticamente destruir essa família, e separar filho de mãe e irmã, daí em diante vamos ver a luta de Ben-hur para voltar para sua casa e reencontrar sua mãe e irmã caso ainda estejam vivas.

Essa é a premissa da estória, mas o desenrolar é o que mais me cativou, ben-hur no início é um rapaz já formado mas que ainda apresenta algumas dúvidas sobre a vida, dúvidas que vão ser sanadas pelas sua mãe, e é incrível ver como ele acolhe esses conselhos e leva isso para o resto de sua vida, e o melhor de tudo vai ser ver ele entrando em citações onde a índole e a honra poderiam ser postas em jogo, mas ainda assim ele se mostra um rapaz muito exemplar.

Ao meio da narrativa Ben-Hur vai se encontrar com o Salvador, alguns desses encontros serão extremamente decisivos para o rapaz, pois é um tempo de mudança, os judeus acreditam que o novo rei surgirá para por Roma em colapso, e trazer prosperidade ao povo escolhido, porém conforme o tempo passa veremos que essa não é a intenção do rei. E como Ben-Hur e os judeus vão lidar com isso? Vou deixar vocês descobrirem.

Uma comparação aqui com os filmes, com essa versão, não tem nada haver, as únicas coisas parecidas são os acontecimentos que levam a família de Ben-Hur a ruína, daí pra frente são estórias completamente diferentes.

Eu tenho uma outra versão de Ben-Hur com praticamente o triplo de páginas, não sei como será essa versão devo ler ela ano que vem, quando ler, trago as diferenças delas na sua resenha. Até a próxima.

Guilherme 17/06/2021

História maravilhosa
Mesmo sendo uma história fictícia, é uma obra maravilhosa, e para quem é cristão, mais um firmamento que Jesus é o Nosso Salvador.
A superação de Ben Hur, com toda injustiça, traição, e ainda consegue buscar sua redenção, derrotando seu inimigo, e vendo a salvação de sua mãe e irmã, e ao mesmo tempo vendo Jesus salvar a toda humanidade de seus pecados, só nos prova o Amor do nosso Pai. A edição tem bastante erros ortográficos e edição, nada que prejudique a leitura. As vezes, temos um certo exagero de detalhes, mas aí não sei se é por minha experiência de leitura, que esperava algo mais fluído, ou se realmente é necessário toda a criação de cenários e personagens e eu não goste haha. Mas foi muito bom.

Carol.Silva 08/05/2021

Eu gostei bastante, foi uma leitura muito interessante. O fim ficou meio confuso quanto a resolução de alguns personagens apenas.

Vitória 24/04/2021

"A fé do cristianismo se sobrepôs ao poder dos Césares."
"Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu e, quando me dei conta, estava provando que Ele de fato existiu." - Lew Wallace

Que livro fantástico! Riquíssimo em detalhes históricos sobre a época e sobre a passagem terrena de Jesus Cristo, a história de Ben-Hur contém todos os elementos que me fazem admirar uma obra. Desperta revolta, sensibilidade, amor, fé e inspiração. Ao começar, é difícil parar. Ótima leitura para o final de semana. Sobre a edição, minha única crítica é ao texto adaptado, por gostar de ler as obras integralmente, mas as ilustrações são lindas e a seção Conhecer Mais é ótima para enriquecer ainda mais a obra.

Citações favoritas:

Quando encontrarmos o Senhor, todos prestarão homenagem a Ele. E quando, depois, partirmos por caminhos diferentes, o mundo terá aprendido uma lição: que o Céu terá vencido, não pela espada, não pela sabedoria humana, mas por meio da Fé, do Amor e das Boas Ações. - Baltazar (Pág. 11)

Na juventude vive escondida a maravilha que é o espírito do homem, mas esperando o momento de sua aparição. (Pág. 26)

Mas há sinais que nos ajudam a medir a relação de cada povo com Deus; por eles, podemos comparar hebreus e romanos. O mais simples desses sinais é a vida diária de um povo. Quanto a isso, só podemos dizer que Israel, por vezes, esqueceu-se de Deus, enquanto Roma nunca O conheceu. Portanto, a comparação não é possível. Um grande homem, meu filho, é aquele cuja vida mostra que ele foi, se não chamado, reconhecido por Deus. Existe a ideia de que a guerra é a mais nobre ocupação do homem. Devemos cultuar algo, e isso é uma lei que existirá enquanto houver alguma coisa que não compreendemos. A oração do bárbaro é o grito de medo e de força; dai sua fé no herói. Mas, contra a brutalidade dessa fé selvagem, nossos pais erigiram Deus; e o grito de medo deu lugar aos salmos. Durante todo o tempo, tanto no passado como no futuro, brilha uma luz que os adoradores da guerra não conhecem: a Luz da Revelação! Quem são aqueles que a conduzem? Ah, o velho sangue judeu. A glória é sua e, mesmo se todo romano fosse César, nunca a perderia! (Pág. 27)

Quanto ao que você quer fazer, meu filho: sirva ao Senhor Deus de Israel, não a Roma. Para um filho de Abraão não há glória, a não ser nos caminhos de Deus; e, neles, sempre haverá glória. (Pág. 27)

Se a fé de Gaspar foi reconhecida, e o amor de Melchior também, certamente Baltazar seria recompensado, pois sua longa vida foi exemplo da combinação das três virtudes: Fé. Amor e Boas Ações. (Pág. 167)

Partindo de lá, a fé do cristianismo se sobrepôs ao poder dos Césares. (Pág. 169)

DeBem 23/04/2021

Expetacular
Um livro completo, perfeito, baita mensagem, baita pesquisa, cheio de detalhes super enriquecedor, não atoa, virou filme e ganhou 11 OSCAR, vendeu na sua época tanto quanto a bíblia, e converteu o próprio escritor a quilo que ele tentou desmarcar....ou seja um livro arrebatador tanto aos leitores quanto ao próprio autor.

th_demila 08/03/2021

Um clássico...
A jornada de Ben-Hur é uma boa ilustração de como Cristo pode transformar pessoas. A ambientação histórica da ficção é muito bem feita, embora preservar alguns detalhes da tradição, como a aparência europeia de Jesus, não faça muito sentido. Ainda assim, acerto na maioria dos detalhes.

O livro também é muito útil para entender a expectativa equivocada dos judeus em relação ao Messias, e como se decepcionaram quando Jesus cumpriu a missão que, de fato, veio cumprir.

cat 08/02/2021

Confesso que acabei ficando um pouco perdida em certas partes, o que acabou atrapalhando um pouco no compreendimento.

Wanessa135 30/12/2020

Tentei ler este livro no início do ano e ele me deixou com uma baita ressaca literária. Aguardei mais um pouco e resolvi dar-lhe nova chance. Não me arrependi, era o momento certo.
O que me deixou mais impressionada se refere à vida do autor, que resolveu escrever o livro para provar que Jesus Cristo não existiu e acabou convertido. Lew Wallace bem que tentou e se empenhou na façanha, pois o livro é recheado de referências tanto da mitologia romana como histórica, quando remete aos seus Imperadores, etc. Entretanto, não obteve êxito. Também me chamou atenção o fato de ter sido escrito em 1880, época que não tinha metade do acesso à informação que temos hoje.
Só não dei 5 estrelas pois o livro em si não me arrebatou 100%, no mais, foi uma experiência maravilhosa.

1 | 2 | 3 | 4