Ben-Hur

Ben-Hur Lewis Wallace

Resenhas - Ben-Hur

1 | 2 | 3 | 4

Andréa 12/04/2010

Na dúvida, fique com os dois
Um livro lindo, uma história triste mais com tamanha coragem que parece que nenhum sofrimento é grande o bastante para abater àqueles que realmente têm fé. O filme é ótimo e o livro apesar de me parecer rápido demais em alguns trechos, transparece bem o que a humanidade tem de bom e de ruim desde que o mundo é mundo. Durante a leitura senti indignação em grande parte da história, mas também uma grande alegria só em ouvir os relatos sobre aquele que acreditavam ser o Rei dos Judeus. As cenas de Ben-Hur acompanhando Jesus foram tão vivas que chorei por várias vezes. Mas de novo senti uma coisa estranha que percebi pela primeira vez quando assisti ao tão comentado "A Paixão de Cristo", apesar de todas as cenas de tristeza e sofrimento, me emociono mais nas cenas onde são relatados os milagres da fé e principalmente as falas de Cristo. Não sei explicar o porque disso, mas senti a mesma coisa quando lia esse maravilhoso livro. Vale muito a pena ler, mas essa é uma das poucas excessões em que o filme não deve nada ao livro.

Mi 15/09/2022

Encontra , enfim, a sua recompensa. Uma vida nova era revelada, acima da vida terrestre, e que se chamava o paraíso.Era lá que encontraria o reino e o rei tão longamente esperandos

Vitória 24/04/2021

"A fé do cristianismo se sobrepôs ao poder dos Césares."
"Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu e, quando me dei conta, estava provando que Ele de fato existiu." - Lew Wallace

Que livro fantástico! Riquíssimo em detalhes históricos sobre a época e sobre a passagem terrena de Jesus Cristo, a história de Ben-Hur contém todos os elementos que me fazem admirar uma obra. Desperta revolta, sensibilidade, amor, fé e inspiração. Ao começar, é difícil parar. Ótima leitura para o final de semana. Sobre a edição, minha única crítica é ao texto adaptado, por gostar de ler as obras integralmente, mas as ilustrações são lindas e a seção Conhecer Mais é ótima para enriquecer ainda mais a obra.

Citações favoritas:

Quando encontrarmos o Senhor, todos prestarão homenagem a Ele. E quando, depois, partirmos por caminhos diferentes, o mundo terá aprendido uma lição: que o Céu terá vencido, não pela espada, não pela sabedoria humana, mas por meio da Fé, do Amor e das Boas Ações. - Baltazar (Pág. 11)

Na juventude vive escondida a maravilha que é o espírito do homem, mas esperando o momento de sua aparição. (Pág. 26)

Mas há sinais que nos ajudam a medir a relação de cada povo com Deus; por eles, podemos comparar hebreus e romanos. O mais simples desses sinais é a vida diária de um povo. Quanto a isso, só podemos dizer que Israel, por vezes, esqueceu-se de Deus, enquanto Roma nunca O conheceu. Portanto, a comparação não é possível. Um grande homem, meu filho, é aquele cuja vida mostra que ele foi, se não chamado, reconhecido por Deus. Existe a ideia de que a guerra é a mais nobre ocupação do homem. Devemos cultuar algo, e isso é uma lei que existirá enquanto houver alguma coisa que não compreendemos. A oração do bárbaro é o grito de medo e de força; dai sua fé no herói. Mas, contra a brutalidade dessa fé selvagem, nossos pais erigiram Deus; e o grito de medo deu lugar aos salmos. Durante todo o tempo, tanto no passado como no futuro, brilha uma luz que os adoradores da guerra não conhecem: a Luz da Revelação! Quem são aqueles que a conduzem? Ah, o velho sangue judeu. A glória é sua e, mesmo se todo romano fosse César, nunca a perderia! (Pág. 27)

Quanto ao que você quer fazer, meu filho: sirva ao Senhor Deus de Israel, não a Roma. Para um filho de Abraão não há glória, a não ser nos caminhos de Deus; e, neles, sempre haverá glória. (Pág. 27)

Se a fé de Gaspar foi reconhecida, e o amor de Melchior também, certamente Baltazar seria recompensado, pois sua longa vida foi exemplo da combinação das três virtudes: Fé. Amor e Boas Ações. (Pág. 167)

Partindo de lá, a fé do cristianismo se sobrepôs ao poder dos Césares. (Pág. 169)

Gilcimar 10/03/2024

Empolgante do começo ao fim
Tratar-se de uma leitura simples, direta mas muito empolgante. Um detalhamento perfeito dos acontecimentos nos anos em que Cristo este neste mundo.
Super recomendo

Marcos774 09/09/2023

Magnífico!
A história de Ben-Hur é magnífica! Nos deparamos com uma jornada de um homem (Ben-Hur) que se passa na época de Jesus Cristo e as histórias vão se cruzar. Um livro magnífico que me deixou com vários sentimentos. A mãe de Bem-Hur pra mim é uma lição força e resiliência. 5 estrelas favoritado. Recomendadíssimo.

Carol.Silva 08/05/2021

Eu gostei bastante, foi uma leitura muito interessante. O fim ficou meio confuso quanto a resolução de alguns personagens apenas.

Rahpinto 02/12/2021

Apenas minha opinião.
Demorei pra concluir a leitura desse livro.
O livro é dividido em 8 partes, e cada parte tem seus capítulos.
A mensagem que me foi passada foi de renovação da fé. Independente da história do autor (se ele era ateu, descrente ou não). A visão passada por ele foi bem humana e detalhista. Lembrou bastante a escrita do Machado.
Os pontos negativos que achei, sem levar em consideração a contexto da época em que o livro foi escrito, foi a retratação da imagem européia da família de Cristo e do próprio Cristo. Outro ponto que me deixou bastante desconfortável, foi a velha forma de se colocar duas mulheres "disputando" por um homem, e acabar por demonizar uma das mulheres devido a sua orgiem. Mas é claro...que todos esses comentários não minimiza a maravilhosa história do livro.
Os comentário acima é mais levando em consideração o nosso atual cenário e contexto social.
No mais, a história é cheias de referências e descrições minuciosas.
Considero umas das melhores leituras que fiz no ano de 2021.

Danny 20/09/2012

Espetáculo
Livro com a história resumida.
Uma leitura rápida de uma grande história.
Bem diferente do filme, mas ambos são bons.
O livro conta as desventuras de Bem-hur. Jovem injustiçado, preso em uma galé, separado da mãe e irmã que foram levadas para uma cela isolada.
Ele consegue voltar para sua cidade e está com sede de vingança, mas ele conhece alguém que mudará sua vida.
Emanuelly.Ximenes 22/08/2016minha estante
Muito bom seu resumo, entendi perfeitamente, queria entender onde Jesus entrava nessa historia, rs. Não li o livro e nem vi o filme, o trailer me chamou a atenção, em breve irei assistir e tb pretendo ler o livro. Valeu!!!

Marcela.Alessandra 02/05/2023

Nossa que jornada épica fenomenal e emocionante, escrito para provar a não existência de Jesus onde durante a escrita foi convencido do contrário,uma leitura rica em informações ainda mais na época que foi escrito onde o acesso à informação e a pesquisa era muito mais difícil do que hoje em dia, o que me faz discordar de muitas resenhas que falam que o filme supera o livro, acho que não, apesar que são duas obras que se complementam em grandeza, o filme foca mais no embate entre Ben Hur e Messala e o reencontro de Ben Hur com sua família enquanto o livro entrega muito mais que isso, pois além de descrever essas questões, inclui a história de Jesus Cristo como pano de fundo tão importante e emocionante com uma riqueza de detalhes tão envolvente e emocionante quanto a história principal. Todo mundo que tem fé em Cristo e gosta de livros sobre ele, deve fazer essa leitura pelo menos uma vez na vida.

Fabricio268 17/09/2014

Ótimo e inspirador
Estamos diante de um épico belo, grandioso e muito inspirador.
Como um bom épico há no livro aventura, romance, ação, traições, vingança e lógico a corajosa jornada do jovem Ben-Hur.
O diferencial deste livro é que paralelamente à história do heroi, acompanhamos o nascimento de um heroi muito maior, Jesus de Nazaré, e junto com Ben-Hur, seus companheiros e em todos que, na época, acreditavam na vinda do Messias, vimos a chegada Daquele que prometia salvar todo o povo Judeu da tirania de Roma.
O livro foi publicado em 1880, portanto, sua narrativa é bem diferente dos romances atuais recheados de ação, reviravoltas na trama e cenas quase cinematográficas. O texto, mesmo nesta edição atualizada, é em alguns momentos monótono, e pode colaborar para afastar os leitores menos pacientes. Porém, mesmo esses devem insistir, pois a leitura é incrivelmente saborosa.
Trata-se do tipo de livro onde cada linha, parágrafo, reflexão ou diálogo deve ser desfrutado lentamente, com imenso prazer.
Joice 04/11/2014minha estante
Ben-Hur Uma Historia dos Tempos de Cristo . Um dos meu filmes favoritos Ben-Hur vivia no início do século primeiro como um príncipe e mercante de Jerusalém. Quando o seu velho amigo Messala é escolhido pelo governador para ser o oficial comandante de uma das legiões romanas, Judah ficou feliz. Mas com o passar do tempo, as visões dos dois amigos divergem e eles acabam por se separar. Ben-Hur então come o pão que o diabo amassou, sofrendo o máximo que um ser humano pode aguentar. Após uma bem sucedida corrida de bigas, ele começa a se vingar dos que destruíram a vida de sua família. Teores religiosos, inclusive com discretas aparições de Jesus, complementam o tempero desta obra-prima vencedora de 11 Oscar, incluindo Filme e Direção.

Fabricio268 09/11/2014minha estante
Joice, obrigado pela excelente complementação.

Ana 26/09/2020

Muito bom...
Vi o filme e gostei muito, qndo soube q tinha o livro, me animei. Gostei mto do livro, complementei minha imaginação com as cenas do filme. Achei a história do livro mais linda q a do filme.

Luciano Luíz 11/08/2014

Lew Wallace não foi apenas um homem do exército. Mas sim, um grande escritor, responsável por um dos maiores clássicos literários de todos os tempos.

BEN-HUR, UMA HISTÓRIA DOS TEMPOS DE CRISTO.

É a vida de Judá Ben-hur, um jovem que vive na mesma época de Cristo, e de forma indireta, tem até passagens com o próprio Messias.

A narrativa é a boa e velha amizade de infância, sendo transformada em ódio.

Messala, que já fora como a um irmão de sangue e coração de Ben-hur, mas que devido a um descuido (na sacada, por uma telha solta), faz tudo mudar...

BEN-HUR é mais conhecido por sua versão cinematográfica. Mais precisamente, pela segunda versão, mundialmente conhecida como um dos mais respeitáveis épicos do cinema.

Não apenas pela atuação impecável, ou dos efeitos visuais. Mas por ter trazido a essência do livro de uma forma admirável a telona.

Mas, mesmo o filme sendo magnífico, o mesmo não se compara ao livro. Porém, a corrida de bigas, é emocionantemente superiora na versão de cinema.

Não apenas pelas tomadas, mas por que expande (e muito) esta cena da obra original.

Amor, amizade, ação, drama.
BEN-HUR jamais foi superado.
Nem em livro nem em filme.

É um clássico imortal que todas as gerações tem de conhecer. Em livro e cinema.

Nota: 10.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Eder 18/04/2023

Gostei mais dos filmes de 1959 e 2016.
O livro original tem aproximadamente 500 páginas. Nessa versão, adaptada e ilustrada, o conteúdo foi reduzido para 137 páginas. talvez funcione com alguns. Por vezes senti falta do drama vivido por Judah (como do desenvolvimento dos demais personagens). Ainda assim tem momentos marcantes! Acredito que quem assistir aos filmes e tiver a oportunidade ler essa adaptação, ficará decepcionado.

Ingrid 10/04/2023

Visto por outro ângulo
Será que teve alguém que quis reunir uma galera pra tentar salvar Jesus?

Um dia conversando com meu noivo me fiz essa pergunta em voz alta e ele no exato momento me disse que eu deveria ler Ben-Hur. Comecei a ler e me encantei pela história.

Amei ver a história de Cristo contada pela visão de um personagem disposto a doar sua vida por Jesus

Ben-Hur é um personagem de grande humildade, perseverante, corajoso, carismático, sempre pronto a ouvir aqueles que ele sabe que tem uma sabedoria acima da dele. E ao se deparar com a verdade ele faz o que é certo.

Se colocando no lugar do personagem, é possível se perguntar o que você faria quando encontrasse com a verdade. O que mudaria? Estaria disposto a fazer algo totalmente oposto ao que planejou por anos?

............................................

Os desenhos contidos no livro deixam a aventura mais divertida, principalmente se for ler com crianças.

Obs: Esse livro me respondeu várias coisas relacionadas ao dinheiro. Um bônus pra quem consegue pegar as entre linhas.

Uma literatura incrível.

1 | 2 | 3 | 4