A última fugitiva

A última fugitiva Tracy Chevalier

Resenhas - A Última Fugitiva

Carol 06/09/2022

Sobre ele?
Perfeito porém pesado!! Mostra o lado de quem quer defender e ajudar quem está na escravidão e o lado de quem é a favor da escravidão? e no meio disso tudo: um casamento!

Mariana Angelo Morais Abdalla 08/08/2022

Uma viagem ao passado
A personagem principal vive uma luta em um mundo completamente desconhecido.
Foi como viver uma experiência do passado.
Lindo

Joyce 15/07/2022

Amei o livro, muito bem escrito, leitura agradável, era difícil parar de ler, supreendente! Super indico...

Fábio 14/07/2022

História boa... Não é o tipo de livro que me atrai, mas é interessante pois traz algumas reflexões.. até quando ficar em silêncio?? Até quando deixar que as outras pessoas decidam a sua vida por vc?? Até qdo sacrificar a própria liberdade para agradar os outros??

danda 07/07/2022

Quando peguei pra ler,achei que não fosse curtir muito,mas como precisava de abrir espaço na minha estante,comecei.
Logo não consegui para de ler,gostei muito da narrativa e a leitura muito gostosa.
Gostei desse drama.

Andressa.Moura 21/06/2022

Gostei bastante do livro. Um ótimo romance de época.
Mesmo em uma época difícil, é gratificante ver pessoas que fazem a diferença em amor ao próximo.

Ju 13/06/2022

Esse livro foi muito interessante pra mim, por diversos motivos. Além de fugir muito do meu estilo favorito e o qual estou mais acostumada a ler (fantasia), fui conhecer todo um contexto histórico, até mesmo uma religião que eu não conhecia, uma forma de ajudar escravos fugitivos na América do Norte que eu nunca tinha ouvido falar, mas que acredito que todos deveriam conhecer.
Um romance que conta a história de uma moça simples, que veio da Inglaterra acompanhando a irmã que ia se casar na América, mas morreu de febre amarela antes de chegarem ao destino em Ohio. Assim, Honor (a protagonista) se viu perdida em uma terra desconhecida, sem ter como voltar e ninguém em quem se apoiar em meio a uma comunidade de estranhos que não foram dos mais receptivos com ela.
Em meio a isso, se envolve com pessoas que ajudam ops escravos fugitivos a chegarem ao Canadá, mas também com caçadores de escravos. Honor se ve em meio a essa realidade diferente e desconhecida, onde os fugitivos pedem a sua ajuda e a levam a refletir sobre seus princípios, os preceitos da sua religião, de família e vida.

Pâm 04/06/2022

Impactante
Achei um livro muito bom, realmente. Porém precisava de tempo em tempo de um intervalo para digerir.

Jéssica 21/05/2022

Demorei para fazer a resenha, agora não lembro muita coisa.
Mas vamos lá, não gostei do final.
Me decepcionei bastante.
O livro como um todo é legal, mas esse final poderia ter sido mais atraente.

Beatriz2371 21/04/2022

Clube Skoob
O que dizer ? Me encontro sem palavras as final da leitura.

Uma leitura no início difícil na minha opinião de se desenrolar, mas que vai prendendo a atenção e quando vi após a metade da história, terminei num piscar de olhos.

Honor nos cativa logo de cara e me vi torcendo por ela ao longo da história. Ver seu desenrolar e desabrochar.
Ao mesmo tempo com sua opinião forte sobre a escravidão, com retratação tão perfeitas que chega a doer o coração em pensar no quanto essas pessoas sofreram.

Obrigada Skoob pela leitura, saindo fora da minha zona de conforto. E posso dizer que foi interessante.

Tathy 17/04/2022

Uma viagem de volta ao passado!
Que leitura excelente!
A riqueza de detalhes nos transporta ao cotidiano dos EUA de 1850. É incrível conhecer a historia de Honor e ver o quanto era diferente de atualmente.

Muito bom mesmo!

Dri Stone 07/04/2022

A coragem de recomeçar
A história de Honor é cheia de insites de força e descobertas, de perdas e ganhos nem sempre vistos como ganhos. Ela cresce na dificuldade e se fortalece sobrevivendo as adversidades de conquistar um espaço num lugar estranho. A história é bem escrita e me trouxe coisas novas: os quakers e a ferrovia subterrânea, coisas que eu nunca tinha ouvido falar. Livro que deixou uma sensação boa em mim ao
termina-lo

Larry 20/02/2022

Coadjuvantes!
Não me conectei com a escrita, pois ela é detalhista demais, muito muito, a ponto de detalhar o tipo de tecido, os pontos de costura e etc. Eu até gosto de detalhes, mas dessa vez não rolou, o que não tira toda a importância que a história tem.
Ela se passa num passado escravista, e acompanhar a jovem Honor, que veio da Inglaterra toda tímida, sem voz e obedecendo a quem tivesse que obedecer, ganhar uma voz linda, um pensamento próprio e que vai além do seu tempo e da sua experiência de vida.
Realmente a partir de uns 56% de leitura, foi impossível parar de ler e não ficar aflita com a Honor ajudando os escravos de qualquer jeito, mesmo que a família do marido a tenha proibido, mesmo que tenha sido aprovada uma lei que pode acabar com a família e a fazenda deles.
Foi inspirador toda a força e o altruísmo da Honor, e nossa, ela tinha pessoas tão especiais ao lado... Sra. Reeds e Belle, que pessoas!

Gislene.Batalha 07/02/2022

A irmã fugitiva
Um história que nos fala da época de escravos fugitivos, as pessoas que os ajudavam e no meio de tudo, um romance inesperado cheio de reviravoltas. Recomendo a leitura.