A Outra História da Lava-Jato

A Outra História da Lava-Jato Paulo Moreira Leite

Resenhas - A Outra História da Lava-Jato

Fábio Perrucci 11/04/2020

Bem fundamentado porém tendencioso
O autor, claramente com um posicionamento à esquerda, apresenta bons fundamentos para a sua ideia de condução da operação Lava Jato. O que mais me agradou são as questões deixadas no ar, especialmente aquelas relacionadas a uma tendência de uma democracia cada vez mais sufocada pelo autoritarismo que tem sido cada vez mais forte e evidente nos últimos anos. De qualquer forma, vale muito a pena a leitura. Recomendo!

Sandro 25/04/2018

Vivemos numa época em que muita gente debate e escolhe 'lado' baseado em memes de facebook, prints do twitter e fake news, então é importante que, qualquer seja a sua ideologia, se busque boas fontes de informação.
O autor desse livro atuou como jornalista por anos em veículos conhecidos (Veja, Isto É, Época, Folha de São Paulo) antes de assumir a direção de um jornal digital próprio (Brasil 247).
Os pontos altos do livro (pra mim), foram o paralelo entre a Lava-Jato e a Operação Mãos Limpas (ocorrida na Itália) e análise de inúmeros magistrados sobre a condução da operação no Brasil. Outras partes interessantes do livro eu marquei no meu 'histórico de leitura'.

Nasa 26/01/2018

A Outra História da Lava-Jato - Paulo Moreira
A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez”
George Orwell

Falar, ler e escrever sobre política não é algo fácil. A imparcialidade é submetida à prova, e seu discurso, texto, melhor dizendo, se torna sua bandeira. Não tentarei ser imparcial, isso é impossível, pois diante de fatos não existem argumentos. E os fins não justificam os meios.
Paulo Moreira Leite, que já escreveu o livro "A outra história do Mensalão", lançado também pela editora Geração Editorial, conseguiu sem dúvida nenhuma deixa muita gente com uma pulga atrás da orelha. Posso dizer que não fui uma delas, meu critério de política está fundamentado na razão e no caráter dos homens, que nos representam. Sem que esses usem de subterfúgios de nenhum tipo para manter o poder, a ordem, e a liberdade de uma nação. O povo ainda não sabe votar. Ele é levado por paixão, isso o cega, ilude e embriaga. Prova disso Fernando Collor de Melo, jovem, bonito, ia mudar o Brasil, bem, ele mudou para pior.
O estado político perfeito não existe. Estamos sem dúvida nenhuma mergulhados no caos. Mas era uma situação esperada diante de nossa história política.
Fomos império, republica, tivemos e temos coronelismo, citemos aqui a família Sarney, que não sai do poder e afunda o estado do Maranhão a gerações. Fomos à nação que mais tempo levou para libertar seus escravos, prova de sua incapacidade de criar meios de manter sua economia, o que só gerou anos de descriminação a uma raça. Sem falar a consequência socioeconômica, as favelas, a pobreza.
Nossos problemas são bem maiores do que pensamos, a análise do escritor tem mérito, mas é apenas um tijolo numa muralha de outros tijolos, que estão se enfarinhando com o tempo. A corrupção é igual à ferrugem. Estamos diante de um quadro de ferrugem extrema.

Aqui você diz, mas o que isso tem ligação com a operação Lava-Jato? Muito simples. Não se pode estudar o presente sem olhar para o passado. Os erros do passado estão marcados em nosso presente. Você que estudou história se lembra da política do café com leite? Os presidentes sempre vinham dos estados com maior poder econômico, como o gado e os cafezais. Entendeu porque a corrupção é tão arraigada nessa nação?
Os políticos que estão atuando na câmara são feitos a facão, falando a grosso modo. Durante o impeachment de Dilma, um verdadeiro circo de horrores foi transmitido em rede nacional e deu para perceber o nível intelectual e moral dos deputados e senadores. Sem falar naqueles que usam sua religião para conquistar votos. A política já é bastante ruim e quando ela se agrega a religião vira uma arma química alienante. A desculpa é manter a integridade moral e esquecer os direitos de cada indevido. Oprimir seja escolha sexual, ou raça pelo que sei ainda é crime previsto na lei. Mas vai dizer isso para os donos do país. Votar é uma arma letal.
Eles acham-se donos da nação, deixo aqui como exemplo o nome de Lula, que acredita que o país lhe pertence, um sonho megalomaníaco de um homem perigoso, que ainda não foi tratado como merece por falta de provas, que ele enterrou muito bem, enquanto roubava os tesouros da nação.
Todos os políticos atuais e antigos respondem a processos. O presidente do Senado, Renan Calheiros, além de réu, por prática de peculato, desvio de verbas de gabinete, responde a 11 inquéritos no STF, alguns deles relacionados à Operação Lava Jato. Legal, nê?
Agora, por que um homem tão sujo não é afastado de suas funções? Isso aqui não é uma democracia, onde todos são iguais perante as leis?
Eles estão lá lutando por seus interesses, deixe-me corrigir, o interesse deles. Os quais os manterão no poder e usufruindo do status, que é conferido a um funcionário do povo. Sim, eles estão lá para representar a tribo, lutar pelo interesse da população. Ruas asfaltadas, segurança, saúde, educação, crescimento da nação. Notou? Como aqui você sente que está sendo enganado?
É tudo muito simples. Eles não fazem o que são pagos regiamente para fazer. Votam em medidas para se blindarem, e enricarem, aumentando seus benefícios e salários e reduzindo os do povo. Sem falar nas medidas para conter os gastos, que só iram sair da saúde, da educação. Acorde, você vivi dentro de um filme de terror.
Unem-se, trocam favores, a maior fonte de corrupção em nosso país segundo o autor, claro, existem muito mais, são as empresas privadas, que financiam as campanhas políticas. Depois acenam para o povo com farelos de sua mesa farta, garantindo que as leis nunca mudem, para que na próxima eleição você vote na ilusão de que está mudando o país. Isso pode parecer drástico, mas é drasticamente real.
Quer um exemplo? O mais atual “Foro Especial”. Políticos com imunidade para fugir da lei. Mas nem tudo está perdido, existe O Projeto de Lei (PL 4850/16) reúne 12 propostas para inibir crimes de desvio de dinheiro e práticas ilícitas no País. Ele se baseia na proposta popular protocolada em marco de 2016 no Ministério Público e teve mais de 2 milhões de assinaturas em todo o Brasil. Elas foram elaboradas pelo MPF ao longo das investigações da Operação Lava-Jato, que apura uma série de desvios na Petrobras e em outras empresas públicas. Ele já tem 2 anos de vida, da pra acreditar? Claro, que o projeto virou alvo de criticas de vários parlamentares. A medida é para moralizar a nação. Um dos exemplos, ela visa punir até o eleitor que vender o voto, e quem comprar também.
A medida é perfeita. Mas precisa passar sem emendas. Algo difícil de acontecer quando vai ser votada pelos mesmos homens que visa punir dentro do senado. Eles mudaram o texto e votam a meia noite, enquanto a população dorme e acorda refém dos políticos.
O que a medida visa:
Vai confiscar os bens dos investigados por crimes de corrupção e tráfico de drogas, claro, observando o que foi adquirido de forma ilícita e fora das posses do réu. Agilizar as investigações de Improbidade administrativa, não vai ter aviso preliminar. O infrator pode colaborar e ter redução de pena, delação premiada. Aqui no Brasil isso só existe no direito penal. Outra coisa boa, Reforma da prescrição penal, os processos demoram tanto a ser julgados que chega a prescrição e o infrator se vê livre dos crimes.
Agora vamos ri, o ponto mais polêmico foi à inclusão do caixa dois como crime. Ou seja, eles se acham acima da lei. Só existe lei para você que vota, que não é parlamentar. Então antes de dizer que a Democracia está sendo golpeada, olhe seus direitos e daqueles que você elegeu para defender seus direitos.
O livro deve ser lido com atenção e mente aberta, se tem opinião você vai ganhar outra e questionar valores, mas não se deixe iludir. Números de campanhas, crimes como o assassinato de Celso Daniel, que foi tratado pela Policia Civil do Governo de Alckmin, a Policia Federal, foi tratado como crime comum, algo realmente espantoso em vista das implicações políticas do caso e do mandante.
As manifestações populares, os jornais e revistas com suas matérias e suas posições um tanto quanto estranhas, para quem se diz “imparcial”. Uma das coisas que me deixou de cabelo arrepiado. Por que um político precisa contratar um operador financeiro pagos com a arrecadação de campanha para um trabalho empresarial? Isso é o fim. Porque uma campanha política precisa de tanto dinheiro. As campanhas são fonte de lucro e não de uma política em prol da mudança e melhoria do estado, da nação.
Como votar?
Seja criterioso, não vote por paixão, é como transar sem camisinha, alguma coisa você vai pegar. Prova disso Dilma Rousseff, que envergonhava dentro e fora a nação com seus discursos sem pé nem cabeça. O ridículo que passamos, a nossa desmoralização como nação e povo votante jamais será esquecida. Lula não fez diferente, egocêntrico, charlatão, machista, misógino esse foi o homem que nos representou por incontáveis anos.
A nação não tem aprendido com seus erros, o passado não serviu de exemplo para muitos. A liberdade e a verdadeira democracia, o cumprimento real das leis, o congresso nacional, os poderes que nos regem estão corroídos pela corrupção. Se o povo não lê, não procurar entender sua política continuaram nas mãos dos homens que estão no poder e odiando os que tentam fazer cumprir as leis.
O Brasil está em convulsão, como um cachorro que tenta se livrar da sarna e das pulgas. Acredito que consigamos e voltemos a crescer.
Numa reflexão mais profunda sobre o livro acredito que muitos brasileiros vão se perguntar o motivo pelo qual nada nesse país possa ficar imune a corrupção e a propina. Estaria, digamos, no DNA, dos brasileiros a corrupção, o “jeitinho brasileiro”? Sim, pois muitos acreditam que furar a fila, não é corrupção, conseguir favores, roubar merenda escolar, ou o patrimônio público, jogar lixo nas via publicas não é crime a si mesmo. Ou certos comportamentos, como exigir: “me chame de doutor”, “com quem você pensa que esta falando”?
Coisas assim são doenças crônicas em uma sociedade que nos levaram ao atual panorama do país.
Minha nota para o livro? 4 Beijos mordidos.
Renan 21/11/2022minha estante
Atualizando, texto de 2018, hoje estamos em 2022 e nada mudou.

Euclides 18/03/2017

Excelente.
Jornalismo corajoso, necessário. Emprega o ceticismo político adequado e não vela suas preferências.
Farei uma resenha em meu blog, em breve, justificando o sublinhado acima.

Gui 03/02/2017

Lixo pseudohistórico
Escrito a pedido de partidos políticos que foram retirados do poder pela vontade da maioria do povo brasileiro, este panfleto partidário não passa de uma tentativa inútil de desmoralizar a Operação Policial mais importante da história do Brasil, aquela que conta com o apoio da maioria do povo e que está ajudando a mudar as relações entre poder público e empresas. Infelizmente, este panfleto político partidário tenta jogar a crise brasileira, (Crise PT), nas costas daqueles que estão investigando as falcatruas do partido político mais corrupto da história. Leitura desagradável e nada recomendável.
Patricia Falcao 21/05/2018minha estante
Pelo contrário, superrecomendável [4]

Sua inocencia quanto visao politica é tao comovente. Acho fofo as pessoas terem esse pensamento ingenuo mas ao mesmo tempo preocupante. A onu fez uma pesquisa que indica que os brasileiros nao tem a minima noçao da sua propria realidade. Lendo seu comentario percebo que essa é nossa triste realidade. O imperialismo conseguiu alienar as pessoas de uma forma, que até cientistas politicos internacionais dizem que nem tao cedo terá revolucao no Brasil para acabar com a ditadura da toga porque simplesmente as pessoas nem sabem que estao num ditadura ou sofrendo guerra hibrida dos eua.

Stefano 03/05/2021minha estante
Pelas suas resenhas e classificações ficam nítidas sua parcialidade e falta de conhecimento historiográfico e político. Beira à inocência ou à total falta dela. Qual seria ?!?

Arca Literária 23/12/2016

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/a-outra-historia-da-lava-jato/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-outra-historia-da-lava-jato/

Henrique 23/12/2016

Regular
É um bom livro pra quem quer conhecer o que é e os interesses por trás da operação, mas se o objetivo é um aprofundamento do tema, ele deixa a desejar.
Euclides 18/03/2017minha estante
Concordo, mas acho que ele queria apenas mostrar o "outro lado".