A Semente da Verdade

A Semente da Verdade Patricia Engel Secco

Resenhas - A Semente da Verdade

Milane5 19/01/2024

Emocionante!
Um livro curto, mas de uma reflexão e lição esplendorosa!
Todos deveriam, pelo menos uma vez, ler essa obra e recontar.
Mostra o quanto sermos sinceros só nos fará bem, ser recompensado é só uma consequência. E que a mentira, uma hora ou outra, será descoberta.

Charlie Gabriel 23/01/2023

Fofo
Uma linda premissa e lição mas infelizmente é muito curto, mas é ótimo para crianças, irei dar para meu irmão ler sem dúvidas.

Nelmara.Machado 25/06/2022

Uma leitura simples e verdadeira!
O quão a nossa verdade governa a vida!
O quão merecemos o mérito por sermos reais conosco e com o outro!
O quão isso pode mudar a nossa vida!

Lucas 10/04/2022

Livro infantil que todos os adultos deveriam ler.
O livro "A Semente da Verdade" traz uma história cativante capaz de ensinar valores essenciais para uma sociedade. Traz personagens fáceis de você criar afeição e com poucas páginas nos emociona.

Graciela11 27/01/2022

Muito lindo mesmo!
Tem uma estória muito linda e cativante. Amei o aprendizado que tirei desse livro.
Recomendo para todas as idades ??
Maressa 08/02/2022minha estante
Li quando criança e nunca esqueci

Tori 17/09/2021

Esse é um dos livros infantis que eu mais amava quando criança e sempre recomendo para todas as idades. A leitura traz ensinamentos muito importantes, além de retratar a importância da honestidade e outros valores. Leiam, vale muito a pena.

Jarlene Guerra 03/01/2021

"Mentira tem perna curta".
Adoro essa história! Já li muitas vezes!
Percebo nessa leitura que a família é a chave principal para a formação de um bom caráter no desenvolvimento da vida de uma criança, mesmo essa família sendo somente um avozinho.

Darkpookie 04/04/2020

Comentário de Luís Norberto Pascoal
"Esta história mostra como um velho jardineiro testou a verdade e o senso de justiça do imperador e ao mesmo tempo ensinou um jovem a compreender o valor da determinação e da verdade".

Cassius 13/02/2020

Maravilhoso
Li esse livro quando era criança! Não lembro exatamente a época mas foi o primeiro livro que eu li simplesmente lindo eu o reli recentemente e chorei! ? Infância que não volta! Recomendo muito!! Importantíssima lição sobre honestidade.

Bianca.Dourado 23/05/2017

A Semente da Verdade
Thai era um ótimo menino, responsável , amigo e gostava de falar a verdade. Quando chegava da escola ele gostava de cuidar do jardim e ficava muitas horas lá plantando flores e o jardim ficava cada dia mais lindo. Ele falava que no jardim o tempo não passava muito rápido e ele gostava.
O imperador do país queria escolher uma criança para substituir ele. Ele chamou as crianças e deu uma semente para cada um cuidar em 1 ano. Falou que isso ia ser uma lição para a vida deles.
Thaí cuidou muito da semente, mas não nasceu nada.
Seu avó aconselhou Thaí a ir e fala a verdade, porque cuidou tão bem daquela semente porque, quem fala a verdade sempre ganha felicidade.
Chegou o dia e Thaí estava triste, mas foi levar o vaso sem flor.
As outros criança tinham vasos muito bonitos e com flor.
Thaí ficou com vergonha e foi o ultimo . Chorando e cabeça baixa mostrou o vaso. O imperador falou para ele porque seu vaso não deu flor se teve 1 ano para cuidar? Thaí falou que cuidou muito da semente mas não nasceu nada.
O imperador ficou muito feliz porque todas as sementes foram queimadas e não era para florir nada mesmo. As outras crianças mentiram. Então Thaí foi escolhido e muito tempo depois foi o imperador muito responsável e amado por todos.

Priscila 09/11/2016

Apaixonante!
Quarta é o dia dedicado os livros dos pequenos, e o de hoje foi uma feliz e surpreendente escolha. Não conhecia a autora, e mesmo sendo um livro tão antigo (16 anos), foi o meu primeiro contato com ele. Felizmente esta coluna me ajudou bastante a conhecer livros excelentes para ler para o meu filho, e este foi um destes. Sem mais delongas, vamos conhecer o livro.

Thaí é uma criança que amava e tinha como passatempo principal cuidar do jardim, das plantas, flores ou quaisquer outras coisas que precisam da terra para crescer. Ele passava horas e horas cuidando das suas plantas, e as outras crianças não conseguiam compreender o que levava o Thai a ficar tanto tempo ali.

"-O tempo é o maior aliado da beleza e, em um jardim, ele não passa rápido nem devagar, apenas no ritmo certo. O jardim precisa de mim, e eu, do tempo..."

Além da paixão pela jardinagem, ele também tinha o dom de cuidar bem delas. Todas as suas plantas cresciam belas, coloridas e fortes, e há um trecho em que diz que os familiares sabiam que ele era filho da terra e neto do tempo, achei algo bem legal, e reflexivo. Porém, as reflexões não paravam por ali. O imperador do país onde o Thai nascera e vivia estava preocupado com a sucessão do seu reino, pois ele não tinha parentes próximos e filhos para continuar a exercer a função depois que ele partisse. E então ele decidiu convocar todas as crianças do reino para escolher aquele que o sucederia.

Quando Thai chegou ali, logo percebeu as milhares de crianças que estavam ali, e logo o imperador chegou ao ponto principal da convocação. Para esta escolha o imperador deu uma tarefa para todos eles, e esta tarefa precisaria ser cumprida durante um ano. Todos eles receberam uma semente, e precisavam cultivá-las. Não apenas isso, eles deveriam lhe dizer quais as lições que aprenderam durante este tempo em que observariam a planta.

Claro que quando ele soube que esta seria a tarefa ele ficou muito contente, pois habilidade ele tinha de sobra. Porém, esta alegria durou muito pouco, por mais esforços que o Thai medisse, a sua semente não brotava. Tudo que ele poderia fazer, ele fez, mas nada funcionou. Os meses foram passando, inclusive muito rápido, e o dia de apresentar os cultivos chegara. O Thai ficou muito envergonhado, e já não tinha nem mais ânimo para comparecer. Mas o seu avô o incentivou. Conversou com ele que além da dedicação que ele tinha, a sua honestidade também era uma das suas qualidades. Ele deveria passar em cima da vergonha e ir até o imperador, e não esconder nada.

"- Nossas atitudes devem ser norteadas pelo compromisso com a verdade, e devemos agir sempre em busca da felicidade, sem que a nossa alegria deixe ninguém infeliz."

"- Muito obrigado, vovô. Estou pronto para o encontro com o imperador. Levarei comigo o vaso com a terra e a semente que não brotou e terei em meu coração que fiz o melhor que pude."

Depois de ouvir seu sábio avô, que o incentivava a dizer a verdade e ser honesto acima de tudo, ele finalmente parte para o palácio. Quando ele chega lá e percebe o festival de belas plantas que os garotos levaram, de várias cores e vários tamanhos, a sua vergonha aumenta. Depois de todos eles apresentarem seus belos cultivos, e o imperador não esboçar nenhuma reação favorável, chegou a vez do Thai. Ele inicia pedindo desculpas ao Imperador por não conseguir fazer a semente brotar, mesmo dando o máximo de si, e se empenhar de todas as formas possíveis. O tempo que o Thai teve foi o suficiente para fazê-lo meditar que não há nada melhor que ser honesto, e assumir que não conseguiu. Porém a grata surpresa fica guardada para o final. O imperador revela que não havia a possibilidade de nenhuma daquelas sementes terem germinado, pois antes de entregá-las todas elas foram queimadas. E como o imperador falou, ele foi o único que plantou a semente da verdade.

Obviamente dá para notar os motivos para eu ter me apaixonado por este livro, que maneira maravilhosa de mostrar para nossas crianças na prática qual o poder da ética e da honestidade. É um livro de poucas ilustrações, mas as que estão presentes são bem significativas. Para uma criança crescer com este entendimento, este é um livro maravilhoso para isso. Claro que o principal exemplo para tais atitudes são com as atitudes dos pais, porém a leitura é um excelente auxiliador. Com toda a certeza, este será um livro que crescerei lendo para o meu filho, mesmo quando ele aprender a ler. E recomendo a todos os pais, tios, padrinhos, ou tios emprestados a lerem este livro para as crianças da sua vida.

site: http://www.curtindooslivrosadoidada.com.br/2016/11/resenha-semente-da-verdade-patricia.html

Iara.Aragao 16/08/2016

Não há nada mais preciosa que ler uma bela história para seu filho.
Thai é o exemplo de como devemos sempre ter nossas atitudes norteadas pelo compromisso com a verdade, sempre agindo em busca da felicidade sem que a nossa alegria deixe ninguém infeliz.
E desde criança o valor que deve prevalecer em cada um de nós é a ética, a honestidade.