Pense Como um Artista

Pense Como um Artista Will Gompertz

Resenhas - Pense Como um Artista

mana bedora 15/04/2024

Resumo, bem resumidinho.
Não é um livro técnico, é mais reflexivo e bem fácil de ler.
É um livro que toca em assuntos importantes, de forma que te faz realmente repensar e refletir sobre os assuntos abordados. Fala de muitos artistas conhecidos e outros que nem tanto, o seu conhecimento após ler o livro irá ficar muito mais cheio de informações relevantes certamente.
Em alguns momentos não gostei da forma em que o autor descreve situação específicas. Onde ele usa suposições, mas não deixa claro, fazendo parecer que de fato a situação aconteceu, o que na realidade não pode ser afirmado (Isso genuinamente me deixa irritada, e faz eu duvidar um pouco das outras afirmações do autor).

bel333 03/04/2024

Gostei das curiosidades sobre obras de arte, o pensamento por trás e a história dos artistas q o livro aborda. mas sla, não me cativou mt, demorei mt p ler.

Davi.Paiva 18/02/2024

Interessante
Link Amazon: https://amzn.to/3T0UTS2

Mais um livro que li na academia (durante 20 minutos diários de bicicleta, para ser mais exato).

Eu escrevo contos e romances. Mas não gosto apenas de escrever. Gosto também de estudar técnicas de escrita. Como despertar e manter interesse do leitor nos parágrafos iniciais, como escrever diálogos com algo além de "disse", "falou" ou "sibilou" nos incisos, como trabalhar as descrições, a técnica do ponto de vista, evitar o Deus Ex Machina e por aí vai.

Mas tão importante quanto estudar técnicas de escrita, para mim, é entender o método criativo que levou muitos artistas a alcançarem patamares ao ponto de serem considerados referências em suas áreas. Fale o nome de um artista no ramo da escultura, por exemplo. Agora eu lhe pergunto: por que você lembrou dele(a)? O que ele(a) fez de tão incrível para a ser a sua referência como escultor(a)?

"Pense Como um Artista" tem uma sacada legal de ser uma mescla entre história, autoajuda e análise dos métodos criativos que pode ser lido tanto por um artista quanto por alguém que aspire ao ofício ou ainda que apenas goste de ler. Em 10 capítulos, o autor passa a sua visão do denominador comum entre artistas e o que fazer para pensar como um.

O livro perde pontos comigo porque a última reflexão do autor não leva em questão os aspectos políticos e sociais. Ser um freelancer sem vínculos com empregadores garante certas liberdades criativas? Sim. No entanto, não acho legal romantizar a falta de segurança da classe proletária porque, por experiência própria, sei como o mercado de trabalho se resume a duas regras: obedecer ou ir para a rua com uma mão na frente e outra atrás, se você não tiver vínculos.

Apesar do final, ainda achei o livro interessante. Em especial, por conhecer o trabalho do artista estadunidense Kerry James Marshall, que tem enfoque em pessoas negras.

Então se quiserem pensar fora da caixa ou reverem linhas de raciocínio para alcançarem mais criatividade, "Pense Como um Artista" é um livro muito interessante.

Recomendo!

E para quem curte os meus resumos, vamos aos capítulos com breves análises:
1. Os artistas são empreendedores (falam de seus trabalhos e se promovem);
2. Os artistas não fracassam (eles persistem até alcançar um trabalho reconhecido como arte);
3. Os artistas são curiosos de verdade (tão importante quanto o que é a arte, é ver como a arte foi alcançada por outros);
4. Os artistas roubam ("Bons artistas copiam, grandes artistas roubam", como dizia Picasso);
5. Os artistas são céticos (não espere inspiração ou intervenção divina);
6. Os artistas pensam no contexto mais amplo e no detalhe mínimo (não perca a visão do micro e nem a do macro);
7. Os artistas têm um ponto de vista (há muita fantasia medieval e super-heróis no mundo ou você acha que falta algum, nos seus critérios, que pode fazer a diferença?);
8. Os artistas são corajosos (apesar de dizerem que eles não vão conseguir, eles conseguem);
9. Os artistas param para pensar (não é só produzir arte por arte. É preciso refletir sobre o que se está produzindo e como se produz);
10. Todas as escolas deveriam ser escolas de arte (aqui eu vou deixar um parágrafo deste capítulo:
"Em muitas salas de todo o mundo, os alunos terão aulas e serão informados sobre as descobertas científicas de Einstein e Galileu, as peças de Shakespeare e as façanhas de Napoleão. Eles vão ouvir, aprender e fazer anotações. E então lhes será aplicada uma prova em que serão solicitados a contar o que lhes foi dito. No entanto, a principal razão pela qual estão aprendendo sobre esses indivíduos é porque Einstein, Galileu, Shakespeare e Napoleão alcançaram grandes feitos ignorando a sabedoria convencional e sendo corajosos o suficiente para questionar pressupostos longamente estabelecidos. Em outras palavras, eles se destacaram por não fazerem o que lhes foi prescrito. Será possível que os alunos aprendam o que estas grandes mentes alcançaram, mas nem sempre a lição mais valiosa, isto é, como fizeram isso?")

Ivanildo16 02/10/2023

Artista não é só pintor
Livro interessante e cheio de recortes de vários artistas ilustre, que são reconhecidos por seu trabalho. A perspectiva que cada artista tem no seu trabalho é algo fascinante. A força de vontade e acreditar no que se faz são diferenciais para todos esses artistas citados. Minha única crítica é relativo à generalização do termo artista ser apenas para pintores e escultores. O ser artistas é muito mais abrangente. Temos artistas no teatro, circo, na música e em várias outras esferas. Senti falta de outros tipos de artistas no livro. Porém, a leitura é muito agradável.

Felipe.Mello 15/06/2023

Ser artista é uma virtude para todos
Na introdução e nas primeiras páginas do primeiro capítulo, me identifiquei com o que o livro tinha a propor. No entanto, percebi uma intrínseca lógica de produtividade e trabalho com o objetivo do lucro e sucesso material. Isso me deixou um pouco desconfiado e me direcionou para uma leitura mais crítica.

Conforme fui lendo, percebi que o livro tirou um pouco esse foco da produtividade e do lucro e passou a utilizar exemplos de grandes artistas (e também artistas não tão conhecidos assim) para nos fazer entender como funcionam as distintas mentes criativas e de como isso não tem fórmula e nem método, mas sim muito empenho, treino, resiliência, força de vontade, mas principalmente CORAGEM e propósito de vida.

Destaco aqui a palavra ?coragem? porque é preciso estar inflado desta virtude para seguir quebrando paradigmas e realizar aquilo em que se acredita. Mesmo que isso te leva a muita decepção, frustração, sabotagem e sentimentos de inferioridade perante suas próprias capacidades e talento.

O livro me deixou desconfiado no início, mas também me surpreendeu porque faz um crítica (mesmo que muito tímida) ao sistema em que vivemos e ao ensino/educação universal engessado que nos é oferecido (ou que temos que financiar).

Ensino esse que é muito formal, que pouco estimula a criatividade das pessoas, que nos direciona e nos faz pensar que só existe um padrão de vida e um modo de trabalho e produtividade. Isso nos inibe e nos faz viver cada vez mais no ?modo automático?.

Faço algumas ressalvas pois, o autor não considerou que a posição social e o lugar onde se nasce contribui para o estímulo e o desenvolvimento do artista que está dentro de nós.

Nos últimos dois capítulos, o autor conclui a obra trazendo uma sugestão pra mudar o padrão de vida e de produção da sociedade: instaurar uma filosofia artística dentro das escolas. Percebi um pouco de Paulo Freire nas sugestões do autor (é isso é muito bom).

O livro defende um pouco a lógica da super produtividade e estimula o indivíduo a ser um artista ?empreendedor? ao invés de levar muito mais em consideração que ?ser? artista está muito mais ligado a um propósito de vida, a um estilo de vida mais libertador e terapêutico.

Apesar disso, o livro é inspirador, traz vivências e experiências de grandes artistas que podem ser aplicadas nas nossas vidas e nos faz querer mudar nossa rotina para tentarmos ser mais felizes com nossas realizações pessoais.

Bruno Henrique 15/05/2023

É um livro bacana. O autor faz uma análise do perfil de diversas pessoas criativas, de como é necessário utilizar a criatividade pra diversas atividades pessoais, profissionais, etc. No geral gostei da leitura, só achei que se alonga demais a partir dos 70%.

kari 20/04/2023

Achei interessante, me deu um puxão de orelha que eu estava precisando, foi bem útil li na hora certa

Euriano 13/04/2023

Para artistas e empreendedores.
O autor nos leva a pensar inovação através da arte, a sermos empreendedores artistas, trazendo exemplos que vão de Van Gogh e Caravaggio ao publicitário David Ogilvy.

majuluna 06/04/2023

Criatividade
Esse livro fala da Economia da Criatividade de uma maneira única. Eu nunca tinha parado para pensar como as pessoas se tornaram grandes artista! Como se prepararam? Quais tipos de conhecimento e informações consumiram e como trazer isso para nossa vida profissional!
Excelente leitura!

Mateus 25/01/2023

Pense Como um Artista
Esse é um daqueles livros, que eu pretendo reler pelo menos uma vez por ano. Diversos artistas, com grandes histórias, conceitos e dicas sobre arte. Gostei bastante.

Victor 03/12/2022

Bom conteúdo
O livro trás bons assuntos usando a história de diversos artistas que marcaram o mundo com grande obras, e, mostrando como esses artistas pensavam...
Recomendo esse livro para pessoas criativas

Grufatto 13/11/2022

Todos devem ler
Esse livro é ótimo! Não há dúvidas que ele é uma reflexão direta para todos que desejam ou já são artistas na atualidade. Traz citações de grandes nomes do passado e suas experiências de vida e da arte em que produziam. Pessoalmente, indico para todos, mas principalmente, para aquele que estão em dúvida se devem viver de arte ou não...

Vih 06/11/2022

Achei especialmente válida a leitura para quem trabalha com algo que envolva processos criativos, no meu caso é a fotografia, mas com ideias que podem ser aproveitadas por qualquer pessoa.
Ele conta a história de diversos artistas, especialmente pintores, traz reflexões sobre criatividade e um pouco da história da arte.
Por ser diferente do que estou acostumada não me prendeu muito em alguns pontos e demorei para concluir, mas há vários insights interessantes.

"Quando se trata de criatividade, o fracasso é inevitável. Faz parte do próprio tecido do fazer. Todos os artistas, seja qual for a linguagem com que trabalham, buscam a perfeição ? e por que não? Mas eles sabem que a perfeição é
inatingível. Portanto, têm que aceitar que tudo que produzem está fadado ao fracasso em algum grau. Como dizia Platão, é um jogo de cartas marcadas. Se você pensar nisso, o conceito de fracasso vai significar muito pouco."

"Os Beatles eram um bando de jovens com tempo livre que tiveram segurança suficiente para convencer a si próprios, e depois o mundo, de que eram músicos.
A autoconfiança é crucial. Os artistas não pedem permissão para pintar, escrever, atuar ou cantar; simplesmente vão lá e fazem."

11/08/2022

Esse livro é um ótimo ponto de partida para os artistas que quebram a cabeça em busca de um fio de criatividade. O autor comprova seus argumentos a partir da utilização de obras de arte e artistas que fizeram e continuam fazendo história na arte.