Um Cântico de Natal: e Outras Histórias

Um Cântico de Natal: e Outras Histórias Charles Dickens

Resenhas - Um Cântico de Natal e Outras Histórias

Thaís 20/03/2024

É super diferente ler um livro de um clássico que você já assistiu diversas adaptações em filme. Pois essa é a história original, então qualquer detalhe que você não conhece é algo genuino do clássico. Já os contos foram a grande maioria deles algo novo para mim. É uma leitura bem densa e as vezes enfadonha, mas em geral vale super a pena.

biancaprudence 22/01/2024

Intenso!
Dickens tem fama de ser o destruidor de sonhos de leitores, e concordo. rsrsrs
Não é uma leitura fácil, realmente cansa, talvez pela organização das palavras ou o próprio linguajar distante, mas a história é intensa e muito reflexiva. Algo que o autor fazia muito bem, era captar a essência humana e atirá-la na sua cara.

Eduardo1927 18/01/2024

é Natal e os fantasmas se divertem
O que você faria se soubesse que iria receber a visita de três fantasmas, um por vez, durante três dias, a partir da meia-noite?

essa pergunta foi formulada com base no melhor conto do livro: ?Um cântico de Natal em prosa que é uma história natalina de fantasmas?

iniciei a leitura em dezembro do ano passado, tendo sido uma indicação de uma amiga e o meu primeiro contato com uma obra do charles dickens

além do conto citado anteriormente, gostaria de dar destaque aos contos ?Festas de Natal?, ?A história dos duendes que raptaram um coveiro? e os ?Sete viajantes pobres?, mas deixo claro que, em questão de qualidade e enredo, eles não chegam nem perto de ?Um cântico??

a escrita de dickens é diferenciada, mas em alguns momentos achei um pouco arrastada e cansativa. os contos que deixei de citar não chegam a ser ruins, porém não me cativaram ou prenderam a minha atenção como os outros (pelo menos não por completo)

gostaria de destacar, também, a edição da obra: a diagramação é muito boa e tornou a leitura mais fluida, as ilustrações são lindíssimas e a edição do livro é impecável ? tanto que, mesmo que os contos não se relacionem, a ordem escolhida para compor a obra deixou tudo bem amarradinho e coeso

talvez esse livro não tenha atendido as minhas preferências como leitor, mas amei ter a experiência de ler meus primeiros contos de natal na época mais acolhedora do ano (uma pena que não consegui terminar dentro do prazo estimado)

Luana.Domanski 07/01/2024

Nunca imaginei que natal e histórias de fantasma combinassem tanto. As histórias desse livro são uma delícia de ler.
Todas são maravilhosas.

melbernardoo 31/12/2023

Scrooge, um exemplo aversivo.
Durante muitos anos tive interesse em ler Um Cântico de Natal durante o natal, finalmente realizei esse desejo.

O Sr Scrooge é um exemplo a não ser seguido, Dickens escreve com tamanha qualidade que motiva o leitor a buscar sua própria evolução como ser. Essa leitura me fez muito bem!
Após a leitura, assisti ao filme que foi feito baseado na obra pela primeira vez, foi uma experiência magnífica.

amandaleu 31/12/2023

Resenha de Um Cântico de Natal e Outras Histórias
Charles Dickens conta em algumas histórias a importância e força da época de Natal: época de perdão, compaixão e união. Dando força à fórmulas que seriam utilizadas no futuro, Dickens mistura "horror" com comédia, próprias daquela época.

O conto que mais gostei é também o mais famoso: Uma História Natalina de Fantasmas.
Falando sobre a vida de Scrooge, um ser amargo e mesquinho, a história conta sobre a aparição de três espíritos que mostrarão o passado, o presente e o futuro desse homem, dando a ele uma chance de viver sua vida de modo diferente daquele momento em diante.
A influência de Dickens é surpreendente quando olhamos para o fato de que o nome "Scrooge" virou termo de ganância, avareza e pão durice, podendo ser percebida também no fato de o Tio Patinhas em inglês ser "Uncle Scrooge", sendo mais uma referência a essa mesma história.
No geral, há quem diga que o autor influenciou muito na forma como a atualidade comemora o Natal.

É um livro super interessante e com um peso histórico ainda relevante. Achei alguns contos meio "blé", algumas partes chatas e outras onde eu tive que me segurar bastante pra não pular.
Mas no fim a leitura foi de grande valor, principalmente pela mensagem geral que o livro passa.

Deve ser verdade que Charles Dickens meio que inventou a maneira de se comemorar essa data, porque eu que não tinha uma árvore de Natal acabei comprando uma. =)

vicniro 29/12/2023

Perfeito para o clima de Natal, mas com alguns contos confusos
Esses eram exatamente os tipos de contos que eu estava esperando ler de Natal. Até o Cântico de Natal eu achei o livro PERFEITO, a ambientação é maravilhosa e as lições e reflexões deles são incríveis. Depois desse conto, achei os demais muito confusos. Fiquei me perguntando se eu que era burra e não estava entendendo, se foi porque eu li com sono e acabei perdendo alguns detalhes importantes ou se era confuso mesmo, mas lendo outras resenhas eu percebi que era confuso mesmo. Já ouvi algumas críticas quanto à tradução dessa editora, então gostaria de lê-los com outra tradução ou no original pra ver se o problema é o original ou a tradução. Mas como já li outras obras do Dickens com tradução de outra editora, acho que o problema não é o original… Apesar disso, essa edição é lindíssima.

Meu maior problema foi com O Homem Possesso e o Pacto com o Fantasma. Eu tinha entendido o que o fantasma passou pra ele como “poder”, mas na minha cabeça não faz sentido a transformação da personalidade das pessoas após o esquecimento daquelas memórias. Tanto que até fui procurar na internet se eu tinha entendido direito mesmo. Além disso, achei os personagens e as relações entre eles muito confusas.

No entanto, os últimos contos, apesar de serem confusos e serem muito enrolados, tornando-os tediosos, a ideia das histórias em si são muito boas! Ou seja, mesmo não gostando delas, eu gostei hahahah mas esses últimos contos, querendo ou não, foram minhas primeiras decepções do autor.

Estou dando 3,5 por conta da confusão dos últimos contos, porque se não com certeza seria um 5 se dependesse dos contos até o Cântico de Natal.

Arthur1249 28/12/2023

A mágica do Natal
Scrooge é muito divertido, uma figura. Essa edição deixa mais perfeito ainda essa obra, principalmente as ilustrações. Ótimo pra ler em clima natalino

Renata.Badaro 24/12/2023

Maravilhoso!!! Vale cada segundo de leitura!
Charles Dickens sendo genial, sempre. Livro curtinho, mas fantástico! Se você ainda não leu, deveria. É uma lição de vida em poucas e maravilhosas páginas!

crmnc 19/12/2023

Não é um livro ruim, mas sinto que li depois de quando deveria. Certamente teria sido mais interessante tê-lo lido na infância/adolescência.

GabsOSilva 13/12/2023

Não é pra mim.
Eu odeio falar mal de algum livro e não é isso que vou fazer aqui. Essa não é a primeira vez que eu tento ler esse livro, mas essa foi a vez em que eu queria finalmente terminar. E resumindo, eu só gostei dos primeiros contos e do conto principal,os outros eu só li por alto e ficava torcendo pro livro terminar, fiquei muito confusa em algumas partes e até mesmo frustrada.

Fabio.Nunes 08/12/2023

Tocante
Li neste livro apenas o conto principal. Aparentemente o último nesse planeta a fazê-lo rsrs.
Meu primeiro contato com Dickens, e curti.
Comecei a leitura achando que leria uma obra clichê sobre o espírito do natal mas a escrita me pegou e, no fim, achei o conto bonito, apesar do final meloso.
Ainda assim recomendo a leitura (principalmente aos amigos cristãos).

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

Para quem gosta de uma boa história natalina com toque sobrenaturais
Saudações Leitores!

Um Cântico de Natal e Outras Histórias (A Christmas Carol) do consagrado escritor de clássicos Charles Dickens nessa edição da Martin Claret foi um livro que comprei para ler no projeto de leitura Natalina, então, mesmo tendo lido a versão de Um Conto de Natal da editora Antofagica, achei interessante conferir essa edição, até porque tem vários outros contos.

Desse modo, Um Cântico de Natal e Outras Histórias, traz 8 contos no total e uma apresentação muito contextualizada que já nos insere dentro dos contos, o contexto histórico e faz uma boa análise da obra para iniciarmos as leituras com muito mais bagagem. Digo isso porque essa "apresentação" abre nossos olhos, quando reli o conto que já tinha lido na outra versão, tive um olhar diferenciado pelo material lido aqui.

Os contos apresentados nesse volume, como já esperado englobam a temática de Natal e são: 1 Festas de Natal; 2 A História dos Duendes que Raptaram um Coveiro; 3 Um Episódio de Natal, de O Relógio do Senhor Humphret; 4 Um Cântico de natal em Prosa que e uma História Natalina de Fantasmas; 5 O Homem Possesso e o Pacto com o fantasma; 6 Uma Árvore de Natal; 7 O que é o Natal quando Ficamos Velhos; e 8 Os Sete Viajantes Pobres.

Como em livros de contos é normal gostarmos mais de uns do que outros então, nem vou me estender em analisar conto a conto, mas vou falar de uma maneira mais específica sobre essa tradução de A Christmas Carol e também sobre minha impressão geral da escrita do autor e a experiência de leitura em si.

Assim, sobre essa tradução de Um Cântico de Natal gostei por conta dessa contextualização maior a respeito da obra, mas também porque foi uma releitura e, toda releitura absorvemos mais aquilo que foi lido quando lemos apenas uma vez, então acredito que nesse ponto, nenhuma das edições pequem.

A grande vantagem da edição da Marrtin Claret, ou seja, Um Cântico de Natal e Outras Histórias, traz outros contos e com o valor mais acessível. Então, ao ler este livro você poderá conhecer muito mais o estilo de Dickens, principalmente o fato dele se deter a escrever histórias natalinas com fantasmas e seres sobrenaturais, isto é, com uma "pegada" mais gótica.

Debruçando-me sobre Um Cântico de Natal e Outras Histórias pude perceber com mais clareza o estilo de escrita de Charles Dickens e ficou claro para mim que suas obras não são para serem devoradas, mas "degustadas", no sentido de que mesmo sendo contos curtos elas tem um ritmo próprio, uma linguagem mais rebuscada e uma narrativa mais lenta, assim, por mais interessante que fossem os contos eu sempre demorava um pouco a "entrar" dentro deles e acredito que isso se deu tanto pela forma de escrita do autor, mas também por serem contos: é sempre difícil se apegar a algo que sabemos que vai terminar logo, não é?

Contudo, de um modo geral, analisando toda a obra e a experiência de leitura a considerei muito boa e não descarto ser um livro que irei reler (não necessariamente no Natal), porque me interessei nas críticas, nos sarcasmos e ironias que o autor empregou na obra.

Para finalizar, caso você já tenha vontade de ler Um Cântico de Natal e Outras Histórias ou ainda não tenha lido nada do autor, não desperdice essa oportunidade se ela parar nas suas mãos e, desde já, torço para que faça uma boa leitura. Até o próximo post!

site: www.delivroemlivro.com.br

Raquel1459 01/10/2023

Ahhh o Natal!!!
Já tinha lido no ano passado Um cântico de Natal e agora resolvi ler esse livro que Além da história supracitada, traz diversos outros contos de natal!!
À narrativa de Dickens é maravilhosa, te prende do início ao fim! Traz lições, tapas na cara e tudo de uma forma lúdica!
5 estrelas é favorito da vida!!!

Elani Araújo 08/05/2023

Espetacular
História envolvente sobre avareza e sobre o natal. Sobre olhar para os outros mesmo quando aparentemente não lhes falte nada. Lerei novamente próximo ao natal.