Um Cântico de Natal e Outras Histórias

Um Cântico de Natal e Outras Histórias Charles Dickens

Resenhas - Um Cântico de Natal e Outras Histórias

Synthia 31/12/2021

Vai ficar na estante para ser bonito
Queria ler um Cântico de Natal já havia um tempo, por isso resolvi comprar esse livro, especificamente por ele ser bonito e porque tinha outras histórias de Charles Dickens. Me arrependi amargamente disso kkk. Amei um cântico de natal e embora tenha gostando de alguns contos, acabei achando a maioria bem chata e confusa. Percebi que não tenho muita paciência com esses livros mais antigos e com certeza vou passar longe de romances de época. Provavelmente vou comprar uma versão nova com apenas um cântico de natal.
Priscila 20/12/2022minha estante
Concordo com você sobre os contos serem confusos e um pouco cansativos , mas não deixe de ler livros antigos e clássicos por conta disso. Até mesmo os livros desse autor. Tem muita literatura antiga excelente. Charles Dickens é ótimo, mas escreveu alguns contos bons e ruins. Nessa seleção fiquei um tanto entediada também, acho que o autor poderia ter sido menos descritivo .

Miller 31/12/2021

Incrível
Todos os contos são incríveis, e apesar de ser o mais famoso, o do Scrooge não foi o meu favorito, gostei muito do homem possesso.

Everton.Paulo 31/12/2021

As belezuras de Dickens
Há algo diferente no mês de dezembro. As músicas alegres, as luzes, a expectativa por férias. E para mim, ler livros com temática natalina reforça essa sensação.
Charles Dickens é um mestre em histórias de Natal. O conto mais famoso de Natal sobre os fantasmas que visitam um milionário avarento é conhecida por muitos, em suas variadas versões. É a principal história dessa coletânea, mas a pulei pois já havia relido no ano passado.
As outras histórias variam entre contos e novelas, alguns mais reflexivos sobre essa época do ano e outros clássicos, como as famosas histórias de fantasmas na véspera das comemorações.
Elogiar esse livro parecer um clichê muito grande. A edição então, super caprichada. Definitivamente um agrado nesse mês de várias leituras positivas.

Alana.Tosta 31/12/2021

Sempre quis ler Dickens por conta das diversas citações sobre seus livros em outros livros, porém ficava com receio por ser um clássico.
Apesar de não ser muito o meu estilo, gostei dos contos, principalmente o de Um Cântico de Natal.

Amanda.Contiero 30/12/2021

Crítico e poético!
Dickens se faz na medida exata entre a autentica crítica irônica, certeira e profunda no trato das abordagens, com a leveza poética que enlaça, abranda e conduz ao pensar. A obra desenha um retrato social contemplando o mais amargo de sua época. Assustadoramente atual rsrs
Aqui, dançam contos especiais compondo um livro que para mim, já se tornou inesquecível.
Recomendo demais!
Resenha completa em: @psicologaliteraria.

Paula 30/12/2021

Achei que iria gostar...
O único conto interessante é o Cântico de Natal. Para ele dei 4 estrelas. Agora vou entender as referências que existem a respeito dele. Os demais contos não me agradaram, acredito que tenha sido o vocabulário e a narrativa. Também achei eles confusos, daí não consegui tirar nenhum ensinamento. Porém, ainda assim, a leitura vale a pena pela experiência de se ler um clássico, conhecendo e refletindo sobre a sociedade daquele tempo. O importante é que o Natal faz parte da vida para repensarmos nossas atitudes e para sermos boas pessoas umas com as outras.

Erica Gomes 29/12/2021

A leitura foi bem cansativa e arrastada. Não é uma leitura que faria novamente.
A edição é maravilhosa, muito bem feita.

@thereader2408 27/12/2021

Não tem Natal sem Dickens
"Um cântico de Natal" é uma das histórias mais conhecidas dentre as 22 histórias de Natal de Dickens, foi publicado em 1843 com o intuito de pagar dívidas. Mas Dickens não esperava o sucesso retumbante 178 anos depois de publicado, essa história se tornou uma das mais lidas e mais adaptadas para cinema, teatro e tv além de ressiginificar o conceito de Natal que conhecemos hoje, por isso Dickens é considerado o pai do Natal moderno.

A minha edição, além da famosa novela, tráz outros 6 contos natalinos, mas "Um cântico..." é de longe o mais famoso e vai narrar um encontro inusitado entre Ebenezer Scrooge, um homem de negócios extramente rico e avarento, e seu sócio Marley, o problema é que o sócio já estava morto há tempos. Perfeito para ser lido na época de natal, né crianças?

"Um cântico de natal em prosa" é dividido em cinco partes e em três momentos distintos. O primeiro é uma apresentação da história e introdução de personagens importantes. O segundo momento é a apresentação dos elementos fantásticos, o interessante aqui é a alegoria do que cada um representa para história, Dickens foi genial aqui. O último estágio é a lição, pois Scrooge precisava aprender e todos aprendemos com ele.

Dizem que Dickens é o escritor dos contrastes, isso fica claro no uso de elementos antagônicos, fantásticos e alegóricos. Ele é ao mesmo tempo otimista e pessimista, a crítica social aqui é ácida, e a Londres vitoriana imaginada pelo autor em seus contos e novelas tem a mesma dicotomia presente em seus estilo, assim como pode ser um lugar incrível e cheio de oportunidades, é também um ambiente opressor e sombrio, principalmente aos menos favorecidos. Acredito que seja o principal objetivo do autor é escancarar o abismo social existente e as crueldades do sistema. Mas tem uma noite em que esse abismo pode diminuir, uma noite mágica, como vemos entre Scrooge e Tiny Tim.

As histórias de Dickens inspiraram Dostoievski, Sigmund Freud, Karl Marx e até mesmo a Disney criou um personagem baseada nessa história, o Tio Patinhas que em inglês é chamado de Uncle Scrooge Mc Duck. O estilo dickensiano foi muito além da literatura.

@thereader2408

Rita 27/12/2021

Teve contos que gostei muito, outros que me entediaram demais.

E ainda teve um que me deu arrepios enquanto eu lia na noite de Natal.

A edição é linda.

Ana Ceci 27/12/2021

Contos incríveis, mas o do Scrooge é o melhor!
Este livro traz sete contos, os quais são:

A história dos duendes que raptaram um coveiro;
Um episódio de Natal de O relógio do Senhor Humphrey;
Um cântico de Natal;
O homem possesso e o pacto com o Fantasma;
Uma árvore de Natal;
O que é o Natal quando ficamos velhos;
Os sete viajantes pobres.
Como vocês podem ver, são todas histórias que envolvem o Natal e que trazem muito bem a fantasia como elemento essencial para o desenrolar das tramas. Confesso que eu estava ansiosa mesmo para conhecer o Um cântico e descobrir mais sobre o velho Scrooge, tão falado e adaptado para as telas. Como esperado, essa foi a melhor história do livro para mim! A transformação de Scrooge das primeiras até as últimas páginas foi magistralmente desenvolvida por Dickens. É aquele conto que nos faz refletir e mudar atitudes, o que costumamos fazer sempre nesta época do ano!
Me emocionei especialmente com a história do Senhor Humphrey e também com a mensagem transmitida em Uma árvore de Natal e em O que é o Natal quando ficamos velhos, afinal de contas Dickens trata com muita sensibilidade a questão da passagem do tempo, das lições que aprendemos e das percepções que temos da data quando jovens e depois com mais idade. Achei lindo!
Alguns contos demoraram mais para fluir, mas acredito que depende da experiência de cada leitor (a). Mas uma coisa é certa: Dickens trabalhou muito bem a temática natalina e deixou um legado incrível com mensagens encantadoras!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Renata 26/12/2021

Um Cântico de Natal
Escrito por Charles Dickens, nesse conto vamos acompanhar um Natal do Scrooge um Sr. ranzinza, que despreza a tudo e a todos, nem o espírito natalino é capaz de mudar essa carranca toda, até ele receber a visita de fantasmas natalinos e que mostram motivos suficientes para ele mudar a sua expectativa de vida e passa a ver o Natal com o seu propósito em si.

Um conto bom demais de ler, ainda mais nesse época do ano, senti um afago no coração ao terminar.

Minha primeira experiência lendo esse autor, gostei muito, o conto foi fluido e de fácil entendimento, até mesmo reflexivo.????

Amanda.Raithy 26/12/2021

Leitura perfeita pro natal
Meu primeiro contato com o autor e eu adorei como ele constrói as histórias, os personagens e a ambientação da época. Não me encantei com todos os contos mas o principal e a história dos Sete Viajantes Pobres são fantásticas.

Marco.Baptistini 25/12/2021

Contos deliciosos de Natais
Li alguns contos no Natal de 2021, inclusive o conto principal do sr Scrooge, conto clássico que queria ler há algum tempo. Faltaram ler alguns contos, que deixarei para os próximos Natais. O conto principal é muito bom, remete à Era Vitoriana e aos costumes da época, além de ter um fundo moral. Leitura deliciosa também do conto dos duendes no cemitério.

Li Omodei 22/12/2021

Quentinho no coração.
Lembra infância!
Quando eu era bem pequena, me lembro de ter assistido um filme lindo de Natal, e me lembro com carinho da história do "Espírito do Natal passado, do Natal presente e o do Natal futuro".
Tempos depois ao ler algo sobre Dickens, me deparei exatamente com a sinopse desse filme que tanto me marcou. E foi aí que descobri que era uma criação de Charles Dickens e logo fiquei encantada ao saber que poderia LER esse conto que tanto me fascinou!
Esperei a época adequada para ler em ritmo natalino e digo que é mágico!
Além desse contos, essa edição contém mais alguns outros, igualmente encantadores.
Uma leitura magnífica para uma data magnífica!