Um Cântico de Natal: e Outras Histórias

Um Cântico de Natal: e Outras Histórias Charles Dickens

Resenhas - Um Cântico de Natal e Outras Histórias

Nado 26/12/2020

Leitura gostosa e divertida, meu primeiro contato com Dickens não poderia ser melhor. Excelentes as críticas sociais que ele coloca discretamente no texto, mas que se sobressaem até nos tempos atuais.
O livro é recheado de contos, cada qual com sua mensagem e particularidade que enriquecem ainda mais a obra.
Recomendo a leitura.

Kecia Jolie 08/01/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Charles Dickens e simplesmente foi incrível. Gostei muito da forma como cada história foi apresentada e como ele desenvolveu seus contos de forma hábil. Para um clássico até que não foi difícil. Gostei muito. Super recomendo.

Amanda.Contiero 30/12/2021

Crítico e poético!
Dickens se faz na medida exata entre a autentica crítica irônica, certeira e profunda no trato das abordagens, com a leveza poética que enlaça, abranda e conduz ao pensar. A obra desenha um retrato social contemplando o mais amargo de sua época. Assustadoramente atual rsrs
Aqui, dançam contos especiais compondo um livro que para mim, já se tornou inesquecível.
Recomendo demais!
Resenha completa em: @psicologaliteraria.

amandaleu 31/12/2023

Resenha de Um Cântico de Natal e Outras Histórias
Charles Dickens conta em algumas histórias a importância e força da época de Natal: época de perdão, compaixão e união. Dando força à fórmulas que seriam utilizadas no futuro, Dickens mistura "horror" com comédia, próprias daquela época.

O conto que mais gostei é também o mais famoso: Uma História Natalina de Fantasmas.
Falando sobre a vida de Scrooge, um ser amargo e mesquinho, a história conta sobre a aparição de três espíritos que mostrarão o passado, o presente e o futuro desse homem, dando a ele uma chance de viver sua vida de modo diferente daquele momento em diante.
A influência de Dickens é surpreendente quando olhamos para o fato de que o nome "Scrooge" virou termo de ganância, avareza e pão durice, podendo ser percebida também no fato de o Tio Patinhas em inglês ser "Uncle Scrooge", sendo mais uma referência a essa mesma história.
No geral, há quem diga que o autor influenciou muito na forma como a atualidade comemora o Natal.

É um livro super interessante e com um peso histórico ainda relevante. Achei alguns contos meio "blé", algumas partes chatas e outras onde eu tive que me segurar bastante pra não pular.
Mas no fim a leitura foi de grande valor, principalmente pela mensagem geral que o livro passa.

Deve ser verdade que Charles Dickens meio que inventou a maneira de se comemorar essa data, porque eu que não tinha uma árvore de Natal acabei comprando uma. =)

Georgeton.Leal 16/12/2021

As belas nuances do Natal
Como exímio escritor, Charles Dickens conduz muito bem suas histórias de uma maneira que podemos encontrar nelas até elementos que precedem à linguagem cinematográfica (isso é notável sobretudo na novela "Um Cântico de Natal"). Há quadros tão bem traçados que é impossível não imaginarmos certas cenas com uma riqueza ímpar de detalhes. Vale destacar também que a maior parte dos enredos apresenta questões sociais em passagens que denunciam a triste condição de pobreza que já assolava os menos favorecidos naquela época (quesito este bastante abordado pelo autor em várias de suas obras).
Como era de se esperar, as festividades de Natal são o pano de fundo de todas as oito histórias presentes nesse volume, mas isso não torna a temática desgastada durante a leitura, até porque Dickens sabe dar um tratamento distinto para cada conto. Seja em narrativas com influências fantásticas ou simplesmente nos relatos de confraternizações natalinas, passeamos naquilo que há de mais interessante no gênero, mesmo que em alguns momentos o autor exagere um pouco na carga melodramática.
Incisivamente, Dickens consegue nos transmitir a alegria pura e memorável do Natal de um jeito tão encantador quanto reflexivo. É como se estivéssemos ao pé da lareira, numa véspera natalina, atentos à sua voz enquanto ele nos conta uma de suas histórias. Com certeza, não há melhor forma de se comemorar uma data tão emblemática assim que não seja em contato direto com as velhas e saudosas tradições do passado.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/12/as-belas-nuances-do-natal.html

Bruna.Lourenco 19/12/2021

História do Natal que temos hoje
Comprei esse livro pensando exatamente em lê-lo em dezembro. Um clássico da literatura, que inspirou o Natal que temos hoje. Além disso, inspirou personagens famosos (por ex:Tio Patinhas, inspirado no personagem Ebenezer Scrooge), inspirou peças, filmes e outros livros.

Resumindo, Dickens nos passa a mensagem sobre a importância do verdadeiro espírito natalino: generosidade e união (que deve ser praticado durante todo o ano).

Além disso, fica mensagem sobre os arrependimentos diante de posturas egoístas e decisões erradas tomadas: o tempo não volta e pode ser tarde demais.

Luana.Domanski 07/01/2024

Nunca imaginei que natal e histórias de fantasma combinassem tanto. As histórias desse livro são uma delícia de ler.
Todas são maravilhosas.

GabsOSilva 13/12/2023

Não é pra mim.
Eu odeio falar mal de algum livro e não é isso que vou fazer aqui. Essa não é a primeira vez que eu tento ler esse livro, mas essa foi a vez em que eu queria finalmente terminar. E resumindo, eu só gostei dos primeiros contos e do conto principal,os outros eu só li por alto e ficava torcendo pro livro terminar, fiquei muito confusa em algumas partes e até mesmo frustrada.

Fabio.Nunes 08/12/2023

Tocante
Li neste livro apenas o conto principal. Aparentemente o último nesse planeta a fazê-lo rsrs.
Meu primeiro contato com Dickens, e curti.
Comecei a leitura achando que leria uma obra clichê sobre o espírito do natal mas a escrita me pegou e, no fim, achei o conto bonito, apesar do final meloso.
Ainda assim recomendo a leitura (principalmente aos amigos cristãos).

Breh Lee 26/12/2022

Esse foi meu primeiro contato com o Dickens e foi bem interessante. Ele consegue trazer muita emoção às páginas, deixando nós leitores querendo saber mais. Estou curiosa para ler os romances dele.
Confesso que talvez essa não tenha sido uma escolha muito certeira como primeiro contato. Não pelas histórias, mas pelo estilo desse volume. Tenho dificuldade em gostar de contos e esse livro contempla alguns deles no tema natalino. A tradução também me deixou com alguns momentos de preguiça, já havia ouvido falar sobre a editora ter textos um pouco mais entroncados e realmente tive essa sensação. Mas tirando esses detalhes, é uma leitura super interessante de se fazer.

Carol 30/12/2020

Um clássico de Natal. Desde pequenos ouvimos a história do Sr. Scrooge, seja através did desenhos da Disney, seja através de filmes.
Livro pequeno e que nos coloca no espírito natalino.

Nanda 29/12/2020

Gostei...Mas poderia ser melhor!
"O Natal é um tempo de benevolência, perdão, generosidade e alegria. A única época que conheço, no calendário do ano, em que homens e mulheres parecem, de comum acordo, abrir livremente seus corações."

Rayza.Figueiredo 19/12/2022

só o Cântico salva
é de partir o coração ler as histórias tristes de Dickens sabendo o quão triste foi a infância do autor, e tendo consciência que há muito da realidade dele em suas histórias.
é também muito bonito de se ver, todo o otimismo, resiliência e bom humor com que ele lidou com todas suas adversidades.
maaaaaas, ele da uma volta MUITO grande em vários contos, pra passar a mensagem desejada.
alguns com sentido, outros nem tanto ?
o conto do Cântico de Natal foi realmente o que salvou o livro. é bonito e passa realmente o espírito natalino. ?
os outros deram sono e desânimo ?

Leninha 31/01/2021

Maravilhoso! É um livro que te deixa com a sensação de que ao terminar você perde um amigo. Charles Dickens faz isso com a gente. Li convenientemente no Natal, maravilhoso, especial!

Julia Simões 31/12/2021

Um Cântico de Natal e Outras Histórias
. Festas de Natal:
Neste conto, vemos como o Natal une as famílias em um grande dia feliz, independente de seus problemas e desavenças.

. A História dos Duendes que Raptaram o Coveiro:
Este conto conta a estória do coveiro de uma cidade e sua relação com as coisas e pessoas à sua volta.

. Um Episódio de Natal de O Relógio do Senhor Humphrey
Um conto sobre pessoas solitárias no natal, que constroem uma amizade após uma demonstração de bondade e solidariedade

. Um Cântico de Natal em Prosa Que é Uma História Natalina de Fantasmas:
Este foi meu conto favorito do livro.

Sgrooge, um senhor mal humorado e ranzinza que não liga para as pessoas, vive uma experiência onde fantasmas do Natal passado, presente e futuro lhe mostra a vida de pessoas que o cercam e a dele própria, fazendo-o enxergar o modo errado em que ele anda vivendo e o quanto era necessário sua mudança.

?Tornou-se um amigo tão bom, um patrão tão bom e um homem tão bom, como jamais a boa e velha cidade conhecera, ou qualquer outra boa e velha cidade, vila ou aldeia do bom e velho mundo. Algumas pessoas riram ao ver como ele mudara, mas ele as deixou rir e não se importou; pois era sábio o bastante para saber que nada de bom jamais aconteceu neste globo que no começo não tenha provocado o riso; e sabendo que aquela gente era cega mesmo, pensou que, afinal, mais valia que a doença se manifestasse por não conseguirem abrir os olhos de tanto rirem, do que por formas menos atraentes. Seu próprio coração ria, e isso era o suficiente para ele.?

. O Homem Possesso e o Pacto Com o Fantasma (Uma Fantasia de Natal):
Redlaw acaba fazendo um pacto com um fantasma para esquecer de suas angústias, com o passar da estória, vamos vendo que se esquecer de algo assim que nos faz mal, pode não ser tão bom assim como aparenta. Não foi um dos meus preferidos. A mensagem passada é muito boa, porém, achei muito devagar.

. Uma Árvore de Natal:
Conto que descreve uma árvore de Natal sob a perspectiva de um menino, que mostra seu medo em relação os enfeites desta árvore, logo depois têm também sob a perspectiva de uma criança, os encontros familiares no Natal e por fim, algumas estórias natalinas sobrenaturais. Também não foi um dos meus preferidos.

. O Que é o Natal Quando Ficamos Velhos
Este conto mostra como passamos a encarar o Natal com o passar dos tempos. Como perdoamos as pessoas neste dia.

. Os Sete Viajantes Pobres
Neste conto, conhecemos uma casa que abrigava 6 viajantes pobres na noite de Natal. O sétimo viajante é o narrador e recebeu esta casa como herança. Ele começa a preparar a ceia de Natal para todos e vimos um pouco da solidariedade nesta data tão especial para todos.

Não gostei de todos os contos deste livro e demorei muito para terminar esta leitura. A escrita do autor por vezes estava muito lenta para mim e em alguns pontos, se tornou uma leitura cansativa. Porém, acredito que as mensagens trazidas aqui tenham sido de extrema importância e, mesmo com algumas estórias de fantasmas, nos mostra o espírito de Natal nos corações das pessoas, como ficamos mais tolerantes, solidários, como perdoamos com mais facilidade ou somos mais gentis nesta data do ano.