Star Wars: Herdeiro do Jedi

Resenhas - Heir to the Jedi

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 08/07/2016

Resenha: Star Wars: Herdeiro do Jedi
Star Wars. Ah, Star Wars. Não dá pra explicar o amor que eu sinto quando penso nessa saga, só posso dizer que é de mais de oito mil. Herdeiro do Jedi tem tudo e mais um pouco para os fãs da história, e também para quem quer conhecer um dos personagens que nasceu e cresceu e se tornou uma das partes mais importantes da saga: Luke Skywalker.

Herdeiro do Jedi segue Luke depois dos episódios de Uma Nova Esperança, quando ele se torna conhecido como herói por ter dado o disparo que destruiu a Estrela da Morte. Claro que nem tudo são flores, e a Rebelião ainda está em desvantagem. Caçada e escondida, ela precisa de patrocinadores, de armamentos e de uma base fixa para continuar a luta contra o Império tirano. E é aí que entra o Luke; com algumas missões, o livro segue o nosso Jedi, agora solitário em sua jornada de aprendizado sobre a Força, em algumas aventuras pela galáxia para conseguir apoiadores, armas e, principalmente, conhecimento para seguir em frente como o guerreiro que deseja ser.

"A aurora chega, quer você durma ao longo dela, quer não, e acho que a Força pode ser assim: sempre lá, mas invisível até que você se esforce."

A narrativa de Herdeiro do Jedi é bem simples, mas enérgica. Temos vislumbres bem descritos de planetas novos, de personagens conhecidos e de novos rostos. A ameaça do Império paira sobre Luke, mas seu maior problema é o desconhecimento. Ele ainda é um garoto perdido em meio a tanta coisa nova, pouco experiente a respeito dos mundos lá fora. Ele quer lutar e ser forte, ao mesmo tempo em que não sabe precisamente qual caminho seguir para conseguir isso. Adorei como a história trabalhou a história do Luke, dando um alcance maior para o menino antes do homem antes do Jedi.

"- Quando você é traído, nunca é por alguém parecido com Vader. A traição sempre vem envolta em um manto amigável."

A personagem secundária que está na arte da capa é a Nakari, uma atiradora de elite, filha de um importante figurão do comércio intergalático. Ela está na Rebelião pela própria liberdade acima da causa, mas, diferente de Han Solo, também luta para ajudar a galáxia a se livrar do Império. Nakari é minha rainha e vou protegê-la a todos os custos! Uma coisa que me pegou nessa narrativa foi o fato de ela aparecer, mas não ter o destaque merecido. Queria muito entender mais suas motivações, suas forças e fraquezas. Queria que a Nakari tivesse tido espaço para um desenvolvimento mais poderoso, uma vez que prometeu tanto com suas aparições. O relacionamento da Nakari e do Luke é uma amizade baseada em confiança, que vai crescendo até uma atração mútua e, quem sabe, a promessa de um amor jovem. Luke ainda é inexperiente em tudo a respeito da vida, inclusive com o amor.

"- Eu provavelmente parecia mais confiante do que realmente estava, mas essa é a única força de enfrentar o o inimigo; algo que aprendi com Han. Ele me disse "Nunca vá para a batalha dizendo 'Bom, acho que vou lutar pela minha vida agora, se for realmente necessário'. Uma vez comprometido, garoto, você tem de se comprometer totalmente, ou não vai sobreviver"."

O ponto chave do livro é a ação. As perseguições, a espionagem e a "proteção à testemunha" que Luke e Nakari precisam utilizar lá para o meio do livro, resgatando uma prisioneira do Império que pode ser útil à Aliança. A trama é bem trabalhada em cima da aventura dos dois através dos planetas desconhecidos, e do Luke se descobrindo como guerreiro e Jedi. A Força chama por ele, se revelando aos poucos. Sem Obi-Wan, Luke precisa encontrar o seu próprio caminho, a sua própria maneira de entender tal chamado. A sensação de que ele está sozinho nessa jornada é ainda mais emocionante quando você, leitor(a), sabe o que vem pela frente. "Do or do not, there is no try".

Outra personagem irreverente e curiosa foi a Drusil, a mesma refém que Luke e Nakari devem proteger. Ela vem de uma raça estranha com um fascínio bizarro por problemas matemáticos, mas tem grandes ensinamentos e momentos importantes para dividir com o futuro cavaleiro Jedi. Drusil é a parte racional e pouco emotiva da narrativa, mas não menos importante do que os humanos. Eu gostei muito do crescimento dela na narrativa, de uma figurante para uma coadjuvante extremamente necessária para o andamento da história.

O final, no entanto, me foi um pouco anticlímax. Fiquei decepcionada com uma decisão súbita do autor, que, ao meu ver, foi extremamente desnecessária. A morte nunca é o melhor caminho, especialmente quando usada para engrandecer o conhecimento de outro personagem. Ele usou o famoso artifício do man pain; eu odiei, de verdade. Uma estrelinha foi retirada da nota final por causa disso.

"Às vezes, planos simples são os melhores. Ou plano nenhum, que é como Han muitas vezes gosta de lutar. "Se o seu plano nunca sobrevive ao encontrar com o inimigo, garoto, para que planejar?"."

A edição da Aleph é a coisa mais linda do mundo, como sempre. Capa, diagramação, acabamento. É tudo impecável e tão lindo que te faz querer abraçar o livro e protegê-lo de todos os males do mundo.

"- 3PO, você gosta de calcular esse tipo de coisa. O que é mais provável, fluxo de caixa contínuo para a Aliança ou Han se comportando racionalmente?
- Ainda que ambos tenham pouquíssimas chances de acontecer, princesa, fluxo de caixa contínuo é muito mais provável."

No mais, Herdeiro do Jedi é uma leitura interessante tanto para quem conhece o universo de Star Wars quanto para quem quer conhecer. O livro te apresenta e reapresenta o Luke, a Aliança, o Império e as grandes histórias que vêm por aí, ao mesmo tempo em que mantém um suspense e incerteza sobre a Força e os caminhos que Luke precisará trilhar para se tornar um Jedi.
Priscila 08/07/2016minha estante
"Star Wars... o amor que sinto por essa saga... é de mais de oito mil"!
haha eu entendi a referência! \o/
Parabéns pela resenha! Me motivou ainda mais a ler o livro!

Matheus 22/04/2020

Uma aventura Star Wars do ponto de vista de Luke
Herdeiro do Jedi traz uma aventura narrada em primeira pessoa que permite entender e vivenciar como os acontecimentos transcorridos em "A Nova Esperança" influenciaram a vida de Luke Skywalker.
É uma história com a dose certa de humor e cheia de momentos eletrizantes, com personagens novos e também velhos conhecidos. Além disso, traz as dificuldades e aprendizados que Luke tem com a Força, agora que não pode contar com Ben Kenobi.

Lana 05/09/2022

É um pouco destoante
Como algo separado do Canon de SW, é bem divertido, tem ótimas cenas inclusive um romance, meio pastelão até, mas eu achei legal, só que eu acho que n combina muito com o Canon de SW, O Luke nunca mostrou nenhum indício que ele sofreu tudo isso que aconteceu no livro, mas mesmo assim eu me diverti, só achei um pouco forçado.

Gleicy | @gleicymonjardim 24/09/2020

O livro começa meio parado, parece até que será difícil, afinal têm livros de Star Wars como Tarkin que você pensa em desistir da leitura, mas sabemos que existem livros bem gostosinhos de ler, como Troopers da Morte, que é super fácil a leitura.
Depois de alguns capítulos, quando Luke recebe a missão de resgate da Givin Drusil junto a atiradora de elite Nakari, é muito difícil não continuar com a leitura, as aventuras dos dois, bem como o seu envolvimento é simplesmente instigante.
Super recomendo a leitura.

Otávio Dario 15/06/2021

Neste novo livro do cânone oficial, que se passa entre os episódios IV e V, mesmo estando longe de dominar completamente a Força, Luke Skywalker é peça fundamental nas estratégias da Aliança Rebelde, sendo usado como soldado, piloto e espião ao ser enviado para uma importante missão: resgatar das mãos do Império uma brilhante criptógrafa alienígena, conhecida por sua habilidade de decifrar até mesmo os sistemas de comunicação mais complicados.

Rafael.Lyra 27/05/2021

Star Wars: Herdeiro do Jedi
Herdeiro do Jedi é um bom livro. Seu ponto mais alto é sem dúvidas a relação do Luke com a Força, e sua curiosidade e descobertas sobre as Guerras Clônicas e sobre seu pai. O autor também manda muito bem, isso até me surpreendeu, pois eu tinha minhas dúvidas com um livro escrito em primeira pessoa, porém Kevin Hearne incorporou o Luke extremamente bem, e realmente parece ele falando e compartilhando seus pensamentos com o leitor. Sobre os personagens, não há muito o que falar, são ok e legais de acompanhar. Luke e R2 são os maiores destaques, os melhores! O que infelizmente não me agradou foi o tanto de páginas que poderiam simplesmente não existir, o livro se torna monótono e cansativo em certas partes, que eu até perdia a vontade de ler. Muitos nomes de personagens e planetas são citados, e infelizmente já nem me lembro de todos. Mas acho que é uma boa adição ao Cânone, não muda muita coisa na história, resumindo, é o Luke em uma aventura enquanto tenta usar a Força e se conectar com ela, mesmo não tendo mestre. A evolução dele entre o início e o fim do livro, como Jedi, é perceptível. Acho que vale a pena, uma leitura descontraída. Não é o melhor livro do Cânone, longe disso, mas é ok.

Nota 7/10

Guilherme 23/04/2021

Bom livro
Todo fã de star wars deve conhecer um pouco dos livros e do universo expandido, meu primeiro contato com esse universo foi com as series animadas e agora com os livros.
Esse livro é um prato cheio para não só fãs como tambem para quem tem curiosidade sobre o universo, aqui narra luke fazendo algumas missoes para a Aliança rebelde e essa que está ruim das pernas, sem dinheiro, sem equipamento, tentando se livrar do Imperio com poucos recursos.
Duas coisas que mais me chamou atenção o luke tentando não pirar pq todos querem ou esperam que ele faça algo igual ou maior do que no episodio IV e eles tomam banho, comem, abastecem, cuidam de feridas passam por problemas reais, coisa que a maioria dos protagonistas de livros de fantasia não sofrem por terem o protagonismo ao lado deles.

site: insta:@vamossler

Fabio.Barbosa 17/05/2021

Até que vale a pena
Por mais que a história seja um pouco repetitiva com outro livro da mesma franquia, a inexperiência de Luke chega a ser cômica.

Leticia924 01/01/2023

HERDEIRO DO JEDI
Em algumas partes eu achei que o livro foi lento, mas conseguiu recuperar o ritmo no final.
Gostei bastante da construção dos mundos, principalmente de Fex (queria que tivesse sido mais explorado).
A Nakari foi uma ótima personagem, assim como o Luke, que continuou consistente com os filmes.
Sobre o final eu tenho alguns pontos negativos, acho que a morte de alguns personagens foi apenas pra dar profundidade ao Luke, mas isso é o de sempre e não teria como encaixa-los na linha de acontecimentos mesmo (então só deram um fim neles).
Mas no geral, eu gostei!!!

Lua 28/04/2020

Uau.
Nunca pensei que gostaria tanto de um livro da franquia sem ler os outros, não li nenhum anterior ou posterior a esse, vi apenas os filmes.
Como não lembrava de muito termos, porquê faz tempo, pesquisei. Mas o livro é mto fácil de ler, não precisa ler antes ou depois. Esse livro é entre a história do 4 e do 5, ou seja, um filer praticamente. Mas estou gostando mto da Nakari Kelen que vai fazer parte desda aventura junto com o Skywalker adolescente.
Todos os capítulos (na capa do próprio)há uma equação, que tem totalmente a ver com a missão deles.
(Spoiler)
A missão é resgatar uma criptógrafa de uma raça que é tão famaliarizada com matemática que seus comprimentos são com equações, chamada Drusil.
No final da missão de resgate Nakari Kelen morre, por meio de uma explosão feita por um lança granadas de um dos seres que o estavam seguindo. Isso foi bem sad pq eu realmente shippava esse casal e não lembrava dessa parte nos filmes (não sei nem se tem).
A missão foi bem sucedida e a Aliança ganhou uma nova aliada. Luke começou a conseguir mover objetos com a Força, com a ajuda de Nakari e Drusil.

Fabs 27/07/2020

Herdeiro do Jedi
Esse foi um dos primeiros livros de Star Wars que eu li e me deu ainda mais vontade de ler os outros. É uma aventura gostosa demais demais de ler, tanto Luke quanto Nakari são personagens incrivelmente carismáticos, principalmente Nakari, já que eu me apaixonei por ela imediatamente. É um livro super divertido de ler.

Gabes 31/05/2021

Posso resumir esse livro como um uma história descente de Star Wars.

Não é nada de espetacular, não traz nada de surpreendente, mas da pra aproveitar e se emocionar em alguns trechos.

zaynself 20/03/2021

luke fodastico
tem o luke dai a amiga dele e o r2 dai eles se metem em encrenca eh LINDO DEMAIS ESSE LIVRO

1 | 2 | 3 | 4 | 5