Viva a Tese!

Viva a Tese! Maria Ester de Freitas

Resenhas - Viva a Tese!

CristianeKLOTH 14/05/2021

Um livro bom para refletir sobre o processo de uma tese
É um ótimo livro, que se encaixou perfeitamente no momento que estou passando, e faz você compreender algumas coisas que são normais, porém você acha que não é, e que você não vai dar conta, mas vai sim. No entanto, este livro traz muitas reflexões sobre a interferência da tese na vida do parceiro/a e filhos, o que não e o meu caso, e no que depender de mim, não será. Se você estiver fazendo uma dissertação/tese e tiver família, acredito que o livro vai ser de extrema utilidade.
Aproveito aqui para dizer aos meus amigos e orientador e coorientador, muito obrigada por aturar meus surtos e dramas, de fora pode parecer que não é nada, mas dentro está tudo uma loucura.

Cynthia 05/01/2021

Ajuste de expectativas: garantia de boa leitura
Li algumas resenhas na Amazon de pessoas que se disseram decepcionadas com o livro, por não acrescentar conhecimento sobre como fazer uma tese.
Eu discordo dessas pessoas. Acho que elas foram com muita sede ao pote esperando uma leitura ao estilo do "Como fazer uma tese", de Umberto Eco, mas esqueceram de ver que a própria autora trata o texto como um ensaio, e não um manual, focando mais nos aspectos pessoais e psíquicos característicos dessa fase tão peculiar da vida de quem ousa escrever um trabalho desse porte (uma vida que mais parece uma morte, convenhamos, rs).
O tom da escrita é de conversa e contação de casos, o que alivia muito a mente daqueles que estão cansados de ler trabalhos acadêmicos, com suas referências entre parênteses e seu tom geralmente impessoal. O humor perpassa todo o texto, até mesmo pela identificação com situações tragicômicas da pós-graduação, que despertam o riso (mesmo que caia uma lágrima logo em seguida).
Os bons leitores saberão mesmo extrair da obra boas dicas para conduzir o seu trabalho de doutoramento/mestrado.
Enfim, recomendo que se leia a obra bem consciente do que ela é: uma conversa de alguém mais experiente com alguém que ainda dá os primeiros passos na carreira acadêmica. Ajustadas as expectativas, será uma boa leitura!