How to Hang a Witch

How to Hang a Witch Adriana Mather

Resenhas - How to Hang a Witch

Queria Estar Lendo 24/11/2020

Resenha: How to Hang a Witch
How to Hang a Witch - Como Enforcar uma Bruxa, em tradução literal - é um YA de terror sobrenatural escrito por Adriana Mather, ainda sem publicação no Brasil. Nele, a autora se inspira na sua história familiar para criar Sam, descendente de Cotton Mather, o homem considerado responsável pelo pânico que iniciou a caça as bruxas em Salem, em 1692.

Faz alguns anos que eu quero ler How to Hang a Witch e tem uns dois natais que eu ganhei ele de presente da Eduarda - que é apaixonada pela história. Esse ano o livro acabou sendo sorteado no app de TBR do Skoob e pensei: por que não?

Assim que comecei a leitura já percebi o grande potencial de me conquistar: toda a atmosfera mistura muito bem a fantasia e a realidade. Adriana Mather conseguiu me fazer enxergar Salem e construiu uma mitologia que soa bem plausível. Além disso, os personagens me conquistaram.

A relação da Sam com a Vivian me pegou um pouco de surpresa. No começo eu achei bem interessante como ela parecia apegada a madrasta e pensei que finalmente eu teria uma história onde a madrasta era um figura materna mesmo. Mas a condição do pai, em coma, colocou um peso enorme na relação das duas e foi interessante ver os sentimentos da Sam sobre isso.

Também rolei no chão shippando Sam e Elijah - o fantasma rabugento. A principio a história de Elijah parece bem distante da de Sam, mas aos poucos vamos entendendo ela melhor. É ele quem ajuda a garota a desvendar os mistérios da maldição e que vira e mexe dá uns cortes excelentes na Sam.

Outra parte legal da relação deles é que não existe aquela ideia de "vamos fazer o impossível acontecer" porque Elijah está muito ciente de que é um fantasma e que essa condição não vai mudar. Portanto, um relacionamento com Sam é muito complicado. E isso foi algo que não vejo com tanta frequência quando falamos em romance sobrenatural.

Mas ele não foi o meu único ship, porque além do Elijah tem o Jaxon, o vizinho bem intencionado e bonzinho que me deixou o livro inteiro perguntando "eu gosto dele, mas será que posso CONFIAR nele?". Gostei de como a relação dele e da Sam era leve e fácil, e como ele era divertido e estava sempre do lado dela, mesmo quando ela tentava afastá-lo.

Aliás, um grande ponto de interrogação nesse livro é o ponto da confiança. Me perguntei muito sobre quem eu podia confiar ou não. Especialmente com relação as Descendentes: Susannah, Alice, Mary, Lizzie e John. Os cinco simplesmente odeiam Sam - muito mais do que por seu antepassado - mas são a chave que ela precisa para entender e quebrar a maldição da sua família.

Embora soubesse que podia confiar neles em algum nível, estava sempre com a pulga atrás da orelha. Constantemente tentando descobrir as coisas antes que o livro me revelasse. E, embora eu tenha descoberto o vilão cedo, foi muito divertido tentar amarrar todas as pontas para tudo fazer sentido.

De forma geral, gostei muito do livro. A única coisa que me incomodou foi a relutância desesperada de Sam em relação a terapia. Eu entendo que ela negava a necessidade porque as coisas, de fato, estavam acontecendo como ela dizia que estavam. Mas a forma como ela se opunha, mesmo quando falavam que seria bom para ela lidar com os sentimentos em relação ao coma do pai - o que é totalmente sensato - parecia bem virado para o lado de "terapia é para gente louca" e não gostei muito.

Me incomodou um pouco. Por isso acabei tirando meia estrela, por esses comentários.

No mais, How to Hang a Witch foi uma história cheia de mistério, empolgante, com um mundo bem construído e que não dá vontade de largar. Uma pena não ter vindo para o Brasil, mas super recomendo para quem lê em inglês!

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/11/resenha-how-to-hang-witch-como-enforcar.html

Jules 07/01/2017

Nada melhor do que um livro sobre as Bruxas de Salem do que a Adriana Mather, parente direta do Ministro Cotton que foi responsável pelas execuções das Bruxas de Salem. Eu amo tudo sobre esse livro, todos os personagens, o enredo e o desenvolvimento dos personagens ao passar da estória. Adriana fez um ótimo trabalho escrevendo sobre a herança das execuções das bruxas em salem e a contribuição disso para a própria cidade de Salem.