Mais Sêneca, menos Prozac

Mais Sêneca, menos Prozac Clay Newman

Resenhas - Mais Sêneca, menos Prozac

romulorocha 19/03/2024

Mais Sêneca, menos prozac, de Clay Newman
Gênero: Não ficção, Filosofia.
País: Estados Unidos
Editora: Bestseller
Ano: 2015
Páginas: 192

Se você pretende saber um pouco mais sobre o estoicismo, este não é o livro. Muitas frases soltas, pouca fundamentação e estrutura.

Mais Sêneca, menos prozac até possui uma proposta interessante: fazer um paralelo entre estoicismo e depressão. Mas com uma escrita limitada e repleta de generalidades, o autor acaba se perdendo do propósito e nos deixa em um ciclo desanimador de redundâncias.

Este livro foi uma das piores decepções de 2024. Não recomendo!

Minha avaliação (1 a 5)*: 1
1: Ruim: quase abandonei, não me prendeu.
2: Razoável: algumas partes interessantes.
3: Bom: agradável de ler.
4: Ótimo: leitura envolvente.
5: Excelente: contagiante, vontade de indicar pra todo mundo.

#resenhasdoromulo
#literaturaestadunidense
#maisenecamenosprozac
#claynewman

Silvio Roni 16/11/2023

Bom livro.
Decidi lê-lo por ser curto e no momento estar no kindle unlimited.
É um bom livro, dá pra se ter uma ideia sobre os ensinamentos de Sêneca, só não gostei do formato que o livro é escrito: como se fosse bula de remédio.
No final dos capítulos eu costumava dar uma acelerada.
Mas o conteúdo é bom, valeu a leitura.

MikaGodoy 20/11/2021

Uma mudança de olhar...
Tomo as lições desde livro como um ensinamento para chegarmos a seu título: Mais Sêneca, Menos Prozac.
Não sei se somos 100% responsáveis pelo que nos acontece sem que o mundo externo tenha alguma participação nisso, mas buscar a não dependência me parece uma boa opção.

Ana Caroline 14/06/2021

No inicio me assustei com a forma coloquial que o autor discorre sobre o assunto. Em algumas partes os ensinamentos de Sêneca aparecem, mas na maior parte do livro sao opiniões do autor e pouca do pensador.

Leonardo 09/12/2020

Poucas ideias interessantes... Muitas ruins
Sinceramente, não gosto quando um autor tem a presunção de achar saber os segredos da humanidade e por meio de um estoicismo extremo, colocar que só a pessoa é culpada por seus problemas, nunca é o outro. Se você pega um congestionamento e vai se atrasar pro trabalho, porque não saiu mais cedo de casa então? Se seu filho tem um comportamento ruim e você se incomoda, deveria ter pensado duas vezes antes de ser pai... pra mim não faz sentido algum, é como tirar a humanidade da pessoa.
Pra mim, um livro fraco e hipócrita. A única coisa que salva são as frases do Sêneca.

Patricia Peres 08/08/2020

Não me convenceu.
Esse autor deveria rever tudo o que escreveu neste livro agora com os estragos que a pandemia do Covid-19 está causando pelo mundo. No início, até concordei com algumas verdades trazidas, mas depois virou uma sucessão de lorotas e discursos para que você não lute para mudar o mundo, porque as pessoas devem se conscientizar que se estão passando por uma situação ruim, é porque merecem e isso faz parte do seu aprendizado e processo de evolução. Poupe-me! Vai dizer isso para uma mãe desempregada vendo seus filhos passando fome! O autor se aproveita de frases do genial filósofo romano Sêneca para encher linguiça neste livro.

Mandy 30/05/2020

Essencial para o bem estar emocional e psicológico.
Livro fantástico, primordial na vida das pessoas. Mudou a minha percepção de várias questões e com certeza levarei para minha vida como um sábio a ser consultado. Como o próprio livro propõe, estudar e continuar treinando é a chave para o sucesso do desenvolvimento pessoal. Internalizar as lições citadas e praticá-las diariamente. Para mim, que estou descontinuando minhas medicações psiquiátricas, está sendo de grande ajuda. Agradeço ao autor!

Felipe 03/02/2019

Leitura rápida e que faz repensar
Indicação da minha amiga, @alemiotto, o livro discorre sobre a abordagem filosófica estoica, da qual Sêneca é o maior representante, para tratar das aflições diárias do mundo moderno.
A ideia do estoicismo é (bem resumidamente) dar uma visão focada na Responsabilidade. Nunca se usa a palavra Culpa. Sêneca defende que tudo que acontece com cada indivíduo é de sua responsabilidade e que é nossa tarefa saber como reagir perante as supostas injustiças que o mundo nos entrega.
O livro divide os temas em 3 inteligências: Intrapessoal, Interpessoal e Transpessoal. E dentro delas, discorre sobre 21 problemas e qual o remédio estoico para cada um deles.
É uma ideia interessante e faz a leitura ficar bem rápida e leve.
Clay Newman tem uma escrita que, por vezes, beira até o chulo. Pessoalmente, achei que ficou um pouco exagerado em certas partes. Por conta disso, não dou nota máxima.
Porém é uma leitura muito válida para conhecer as ideias de Sêneca e tentar aplicar no seu dia-a-dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Trecho:
O paternalismo, o vitimismo e a culpa estão totalmente relacionados e evidenciam uma carência de responsabilidade. Não confunda essa qualidade com nenhum tipo de imposição ou obrigação moral. Ela surge como consequência de um crescimento em termos de compreensão, consciência e sabedoria. A responsabilidade é a habilidade de responder de forma voluntária às coisas que acontecem na vida.
Tão simples e ao mesmo tempo tão complicado, não é verdade?