Aníur

Aníur Esther Moratto

Resenhas - Aníur

Marina - @respire.literatura 16/03/2016

Aníur, de Esther Moratto
Aníur conta a história de Meg e Jake, jovens recém-casados que tem um belo futuro pela frente, mas tem seus planos interrompidos quando uma catástrofe acontece. A leitura me surpreendeu bastante, estava com ótimas expectativas no livro e rola um baita de um suspense.
A trama é tensa, angustiante e o suspense é tão grande que é quase impossível deixar de ler o livro. Contudo, o final do livro ficou alguns pontos soltos e não foi o que eu esperava.

O livro inicia-se com o casamento de Meg e Jake, mostra como eles se conheceram e um pouco da família de cada um deles. A mãe de Meg morreu quando ainda era nova e a ela foi criada pelo "pãe". Nos primeiros capítulos fala um pouco da relação de Jake com sua mãe, inclusive ela não apoia muito o relacionamento de Meg e Jake, Contudo, isso não impede dos dois de casarem e formar uma família.
Eles não tiveram uma grande lua de mel, visto que eles não podiam se afastar do trabalho, mas aproveitaram bastante o tempo que tiveram.

Assim que eles voltam de viagem, Jake precisa fazer uma nova viagem urgente de trabalho e, os dois acabam se separando. A partir daqui ocorre uma sucessão de fatos. Acontece um terremoto na cidade onde eles moram e ela fica totalmente devastada, além disso uma doença misteriosa surge.

RESENHA COMPLETA NO BLOG: http://www.anebee.com.br/2016/03/resenha-aniur-de-esther-moratto.html

site: http://www.anebee.com.br/2016/03/resenha-aniur-de-esther-moratto.html

Livro in Cena 14/03/2016

Impactante
Respire fundo e entre no mundo de Aníur, um mundo assolado por perdas inimagináveis, vítima de uma catástrofe sem precedentes. Mas esse mundo não foi apenas devastação, já foi um local onde o amor e a felicidade era uma realidade, um mundo onde Meg e Jake se apaixonaram.
Jake e Meg acabaram de voltar de lua de mel, quando Jake é convocado para uma reunião de negócios. Tudo bem até o momento, se nesse interim a cidade que eles viviam não tivesse sido assolada por um terremoto de proporções assustadoras. Jake estava retornado da viajem quando ficou sabendo do terremoto e ao aterrissar só encontrou caos, destruição e mortes. Quanto a Meg, por pouco não morreu soterrada no apartamento em que morava, mas foi resgatada com vida e levada a um colégio próximo a sua residência.
Nesse ponto de apoio ela conhece uma jovem senhora chamada Monica que lhe transmite confiança e segurança. Infelizmente as coisas se complicam mais ainda quando um homem acaba morrendo de maneira estranha aterrorizando Meg e outras pessoas. Assustadas elas presenciam mais mortes, e descobrem que o vírus é letal, basta um simples contato com uma pessoa infectada para ela sucumbir em segundos.
Começa assim a luta pela sobrevivência. De um lado Jake procurando sua esposa loucamente na esperança de encontra-la com vida e bem, e do outro, Meg tentando continuar viva ao lado de um grupo de pessoas tão atemorizadas e frágeis quanto ela que pouco conheciam o vírus, mas sabiam que era letal.
Não estava preparada para a narrativa desse livro... Pensei inicialmente se tratar de uma história romântica de dois jovens que se apaixonam, se casam e por algum problema alheio as vontades de ambos tiveram que se afastar momentaneamente. Ledo engano! Nada é o que parece ser, e os que eram pra ajudar se tornam inimigos, e a única forma dos que não se extinguiram ficarem vivos é seguir em frente e evitarem o contato.
Com uma narrativa dramática, crua e vigorosa Aníur mostrou ser uma história totalmente fora do clichê romântico, aonde dor, medo, desespero e esperança se entrelaçam e penetram nos corações de quem se atreve a lê-lo. Praticamente impraticável parar a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BC8Ck-1JOqP/?taken-by=livroincena

@ysalemos 09/03/2016

Para chorar
Nesse instante em que eu estou sentada na frente do computador para escrever essa resenha, fazem exatamente 5 minutos que eu acabei de ler esse livro e eu não faço ideia de por onde começar. São tantas coisas que eu gostaria de falar pra vocês sobre ele, e ao mesmo tempo eu não posso, por que se não eu entraria dentro da zona de spoiler. Por esse motivo, leiam esse livro pra eu ter com quem conversar sobre ele. Obrigada.

Em Aníur nós vamos conhecer Meg e Jake, um casal de jovens que acabou de realizar o sonho do casamento. No começo do livro, acompanhamos esse dia especial e conhecemos a história desde o dia em que eles se conheceram até o dia do pedido que fez Meg subir ao altar.

Tudo parece perfeito no começo, até que Jake tem que fazer uma viagem a trabalho e deixar Meg sozinha. O problema é : nenhum dos dois imaginava o que viria pela frente. Após alguns horas de um dia normal, Meg volta pra casa e é surpreendida por um terremoto. Toda a cidade é destruída e a jovem, que não consegue se comunicar com Jake e avisa-lo que está viva, é levada para uma escola próxima a sua casa, onde os sobreviventes estão juntos.

Nesse momento, os minutos de terror começam e você já está agoniado, querendo loucamente que os dois se encontrem. Porém, isso está longe de acontecer. A situação piora quando Meg vê que os sobreviventes estão sendo infectados por um vírus que mata em segundos. A contaminação é rápida e leva a morte antes que a pessoa possa fazer qualquer coisa para salvar a vida.

E é assim que essa história agoniante e desesperadora começa. De uma lado temos Meg tentando sobreviver ao lado de um grupo de pessoas assustadas e que tem como líder Zou. Do outro lado temos Jake, chegando na cidade sem saber o que está acontecendo e procurando desesperadamente por sua esposa, sem saber ao menos se ela está viva. Essa busca dos dois é desesperadora, principalmente por que em alguns momentos eles estão perto um do outro mas não se encontram. Ao mesmo tempo, que vocês está agoniada junto com o personagem por causa dessa busca, você tem pessoas morrendo cada vez mais por causa do vírus e mais e mais perguntas aparecendo : será que isso seria uma arma usada para dizimar a população da Terra?

É um livro para você ler de vez, por que a tensão e a agonia que ele te causa é tão grande, que você não consegue parar de ler até saber o que vai acontecer no final. E sim, meus queridos amigos, ele vai te tirar muitas lágrimas no final. O livro acaba de uma forma que dá margem para uma continuação, então Esther… já entendeu a indireta,né? hahaha

De uma forma geral, amei o livro. É bem escrito, apesar da versão que eu li ainda ter alguns errinhos. É o único ponto negativo que eu ressalto. Porém, falando da trama em si, é muito envolvente e instigante, você quer saber logo o final e isso o motiva a ler e ler e ler até chegar no final da trama.

Por isso o meu veredito é : LEIAM! E leiam rápido pra eu ter com quem conversar sobre.

Ah… e se alguém quiser me dar a edição física, também estou aceitando de presente hahahaha’

site: https://heyysa.wordpress.com/2016/02/19/resenha-aniur-da-esther-moratto/

Dai 03/03/2016

Tenso e envolvente
Resenha para o blog Cheiro de Livro Nacional

Com uma escrita delicada e envolvente, a autora criou uma história tensa, angustiante e instigante, o que me fez devorar a história rapidamente. O livro é relativamente curto, por isso, li em apenas um dia. A trama conta a trajetória de Meg e Jake, um casal jovem, recém casados, apaixonados, cheios de planos e expectativas, mas que vê seu mundo ruir de uma hora para outra. Quando retornam da pequena lua de mel, Jake recebe um telefonema de seu chefe e tem que viajar no dia seguinte às pressas para cobrir um amigo de trabalho. Mesmo contra sua vontade, ele viaja com a promessa de retornar no dia seguinte. Entretanto, no dia de seu retorno, a cidade onde mora e onde está Meg é devastada por uma catástrofe. Um grande terremoto assola a cidade, deixando-a completamente destruída. Meg só não perdeu a vida, pois a mesa que compraram em uma liquidação a salva de ser esmagada. Ao ser socorrida, ela é levada para a quadra de uma escola próxima de sua casa, lá ela se depara com destruição, caos e pessoas feridas. Logo ela faz amizade com Monica, uma senhora doce que acaba sendo uma amiga nesse momento de dificuldade. Ninguém sabe o que aconteceu, eles não tem nenhuma informação concreta e para piorar, não tem como saber se seus amigos e familiares estão vivos. Ela fica apavorada por não ter notícias de seu pai e seu marido. Como ela iria encontrá-los? Será que o pai estaria vivo? Como Jake a acharia?

Quando Jake retorna de viagem, ele se fica aterrorizado ao saber dos acontecimentos. A cidade está irreconhecível, nada está no lugar, há feridos, desolação e mortos. Seu único propósito é conseguir encontrar sua esposa. Então, ele sai em busca de respostas, respostas essas que ninguém parece ter. E assim se inicia a sua luta contra o tempo para encontrar o amor de sua vida. Mas, coisas estranhas acontecem, uma doença viral parece estar tomando conta das pessoas que conseguiram se manter vivas, aniquilando-as em questão de minutos. Uma corrida desesperada começa, onde Jake e Meg entre muitos outros sobreviventes tentarão manter suas vidas a salvo.

Aníur é uma história que me manteve tensa e envolvida desde o começo, foi impossível não me ver mergulhada nas páginas. É angustiante ver os personagens sem respostas (e nós também), tentando se manter fortes. Era mais angustiante ainda, sentir o desespero do casal para se encontrarem, um buscando o outro. A trama é narrada em primeira pessoa, alternando entre capítulos por Jake e Meg. Em uma determinada parte da história, outro personagem começa a dividir seu ponto de vista com o casal. Zou é uma figura importante na trama, mas confesso que meu santo não bateu com o dele, e eu definitivamente não gostei do personagem. Pronto, falei! Rs O final da livro me decepcionou um pouquinho, talvez frustrada possa ser uma palavra melhor. Não pelo desfecho da história e de seus personagens, mas como a autora o desenvolveu. Parece que ficou faltando algo, sabe?! A obra ainda conta com dois finais, um original e outro alternativo. Sem sombras de dúvidas, eu preferi o alternativo. Mesmo com esse pequeno detalhe, eu indico a leitura, afinal, a sua opinião pode ser diferente da minha. E com certeza, Aniur é uma história que deve ser lida! Leia, sinta e depois venha me dizer o que achou.

E só para finalizar, quero ressaltar que capa e a diagramação estão lindas e muito caprichadas, ela fez toda a diferença. A equipe da Young está de parabéns, e claro, a autora também.

Leia a resenha completa no blog: http://www.cheirodelivronacional.com.br/2016/03/resenha-aniur-esther-moratto-young.html

site: http://www.cheirodelivronacional.com.br/2016/03/resenha-aniur-esther-moratto-young.html

Leticia Aquila 28/02/2016

Resenha: Aníur
Aníur conta a estória de Meg e Jake, um casal jovem, loucamente apaixonado e recentemente casado. Logo após se mudarem para seu novo apartamento, Jake recebe a notícia de que terá que viajar a trabalho e deixar Meg sozinha por alguns dias. A garota não vê problema e fica em casa abrindo os presentes de casamento.
Repentinamente, Meg percebe que está tendo um terremoto e procura abrigo debaixo de uma mesa na cozinha, mas acaba prensada por alguns outros móveis. Após algum tempo, a garota recebe a ajuda de bombeiros, que a levam desmaiada, para uma quadra de escola que não foi destruída.

Meg acorda atordoada, não sabe onde está e nem o que está acontecendo. Conhece Mônica, uma moça muito gentil e agradável, que te dá algum conforto apesar de também não saber o que ocorre. Enquanto estão no abrigo, um homem levanta aos gritos, pedindo ajuda, e uma mulher próxima vai socorre-lo, mas ao toca-lo ele se vira para a mulher e vomita sangue em cima dela. Uma doença misteriosa está se espalhando pelos sobreviventes.

" Não deu para ver muito bem, mas parecia que seus olhos estavam totalmente brancos, como neve... Antes dela falar alguma coisa, ele pegou o braço dela e aencarou, vomitando sangue em cima dela. Caiu no chão, soltando seubraço, e bateu a cabeça fortemente no piso duro."

Quando percebem que a doença é transmitida pelo contato físico, Meg, Mônica e uma jovem de 17 anos, Cris, se trancam no banheiro para fugir do vírus.
Enquanto isso, Jake está de volta a cidade, ainda no avião descobre o caos que está ocorrendo e sua primeira preocupação é com Meg, encontra-la passa a ser sua maior prioridade.
Meg e uma das garotas (Nada de spoiler haha) conseguem fugir da escola e encontram um grupo de sobreviventes que estão em busca de refúgio. Elas se juntam a eles e partem para o lado Leste da cidade, mas Meg deixa uma mensagem para que Jake a encontre.
Muitos desencontros acontecem entre Jake e Meg, é ela sair de um lugar e ele chegar ( deu raivinha haha) mas ele não vai desistir de encontrar sua amada. O que é mais estranho é que as ruas estão desertas, além de alguns corpos, não há policiais, bombeiros e nem o exército está na cidade. Logo os sobreviventes percebem que há algo errado, e eles vão em busca de respostas.

Só uma palavra descreve esse livro: Surpreendente! Eu comecei a leitura sem ter noção nenhuma do que ia encontrar, talvez por isso tenha sido uma surpresa tão grande. Foi uma mescla de sentimentos... Angústia, nervosismo, raiva, surpresa, esperança, aflição e até um pouquinho de " Awn" em ver o amor do casal principal.
No começo achei que seria aqueles romances clichês, com todas as idas e vindas, mas pelo contrário, após algumas páginas me deparei com uma Ficção Científica muito bem escrita. Alguns capítulos são narrados por outros personagens, o que deixa tudo mais interessante, assim podemos ver a catástrofe por vário ângulos ( meio masoquismo, mas ok). O mistério é o que prende nossa atenção, você não consegue largar a leitura até descobrir o que é e o que causou a tal doença misteriosa. Se você é tão curioso (a) quanto eu vai AMAR essa leitura!

Blog: http://worldforbookss.blogspot.com.br/2016/02/resenha-aniur-esther-moratto.html?m=1

Nicole.Massadas 25/02/2016

Resenha, livro: Aníur
Jake e Meg são recém casados e vivem uma vida tranquila. Até que Jake tem de se ausentar da cidade à trabalho. É aí que as coisas começam a acontecer: Um terremoto atinge a cidade, separando Jake e Meg. Como se não bastasse, um vírus misterioso toma conta da cidade, dizimando aos poucos a população.
*leia a resenha completa no site*

site: http://universocultural1.blogspot.com.br/2016/02/resenha-livro-aniur.html?m=1

Dani 29/01/2016

Aníur
Jake e Meg são jovens recém-casados e teriam um belo futuro pela frente. Mas não contavam com uma grande catástrofe, que poderia acabar com suas vidas. Um terremoto abalou a cidade em que vivem e uma doença misteriosa surgiu logo após o incidente. Será que isso seria o fim do mundo? Descubra nesta história agoniante, que te prenderá do começo ao fim.

“As boas intenções têm sido a ruína do mundo. As únicas pessoas que realizaram qualquer coisa foram as que não tiveram intenção alguma” - Oscar Wilde.

Jake e Meg estão casados há pouco tempo, apesar de serem bem jovens. Os dois se conheceram de uma forma bem comum, mas assim que a viu, Jake soube que ela era a mulher da sua vida, ele sentiu aquela velha palpitação, as mãos suando, os velhos sintomas de uma nova paixão. Os dois logo ficaram amigos, ambos cursaram a mesma faculdade; ela fez curso de Moda e ele fez Comunicação. O amor foi crescendo, tiveram seu primeiro beijo, sua primeira briga, conheceram os pais um do outro (a mãe dele é uma megera), e até que ele a pediu em casamento.

Tiveram um lindo casamento, não tiveram uma grande Lua de Mel, porque não podiam se afastar de seus empregos, mas os poucos dias que ficaram afastados mágicos, mas como tudo que é bom um dia acaba eles tiveram que voltar para a vida real. Assim que retornaram de viagem, Jake precisou viajar as pressas a trabalho, como não podia recusar, ele teve que ir, deixando Meg sozinha em casa. Uma tarde quando estava no apartamento, Meg começa a sentir tudo tremer, é quando se dá conta de que está ocorrendo um terremoto. A partir tudo vira um caos.

[...] Não conseguia respirar, sentia que desmaiaria a qualquer instante. Não sentia mais dor. Meus olhos se fechavam, acho que estava morrendo. Tentei gritar e pedir ajuda, mas as únicas letras que saíram da minha boca foram:
‒‒ J-A-K-E!

Após o tremor, Meg é resgatada e levada a um abrigo, ela está com medo, cansada, desesperada por notícias, tanto do seu pai, quanto do Jake que ainda está viajando. É quando de repente as pessoas começam a passar mal, e em questão de minutos, morrem. Quando isso começa a se repetir com todos que estão no abrigo, as pessoas se desesperam e tentam fugir de alguma forma dessa epidemia. Em paralelo, Jake está de volta, assim que o avião pousa, ele vê a destruição da cidade, nesse momento a única coisa que ela pensa é encontrar sua esposa.

Leia a resenha completa no blog...

site: http://www.leitoracompulsiva.com/2016/01/resenha-aniur-esther-moratto.html

Tammy Rosas 21/01/2016

Jake e Meg se conheceram ainda jovens, sempre foram muito batalhadores, ela trabalha com moda e ele é publicitário. Com muito trabalho conseguiram comprar um apartamento e juntar dinheiro para o casamento. Foi a cerimônia perfeita, eles estavam muito felizes e depois de um fim de semana só deles, o casal volta para o novo apartamento e para a vida real.

Infelizmente assim que chegam Jake tem que viajar por dois dias à trabalho e se sente péssimo por deixar Meg. No dia em que viaja, Meg está sozinha no apartamento quando um terremoto de alta magnitude assola a cidade e ela fica presa no meio dos escombros do apartamento recém comprado.

Depois de resgatada, Meg só tem duas preocupações: entender o que está acontecendo e encontrar Jake. Como se não bastasse as pessoas começam a passar mal e vomitar sangue e as que entram em contato com a vítima também começam a passar mal. Meg se tranca no vestiário da quadra onde se encontra, com Monica e Cris, duas das sobreviventes que ela conheceu.

[Resenha completa no blog]

site: http://paginasencenadas.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aniur-esther-moratto.html