Aníur

Aníur Esther Moratto

Resenhas - Aníur

Ileana Dafne 23/06/2016

Minha resenha de Aníur
Eu amo livros pós apocalípticos, apesar de que de uns tempos para cá estão surgindo aos montes livros com essa temática, o que acaba saturando o mercado e fazendo com que os autores fiquei recorrendo a clichês, mas como amo história assim acabo dando uma chance a esses livros.
Eu, num primeiro momento, não havia me animado muito com ele. Só que li as primeiras impressões da Ari e decidi que queria saber o que aconteceria. E posso afirmar que não me arrependo de tê-lo lido. Apesar dos clichês, a Esther Moratto conseguiu dar umas inovadas no tema e foi surpreendente.
A história centra-se no casal Jake e Meg, que estão há pouco tempo casados e encontram-se extremamente apaixonados. O livro mostra, de forma alternada, os pontos de vista de ambos, mas em certos capítulos outros personagens que narram, o que deu mais dinâmica a história, pois podíamos ver além do casal.
Em determinado dia, em que Jake havia viajado a trabalho, a cidade em que moram sofre um terrível terremoto que abala quase todas as estruturas da cidade e faz a mesma mergulhar num caos. Meg está só em casa no momento do abalo e fica sob alguns móveis quando é resgatada e levada a um abrigo improvisado. Após algum tempo os sobreviventes percebem que não aparece ninguém para dar explicações até que um dos pacientes sofre de algo e morre. Pouco depois outras mortes acontecem e Meg se junta com outras duas sobreviventes para tentar escapar do abrigo e da sequencia de mortes.
Enquanto isso Jake está voltando para a cidade e ao chegar já se depara com o caos instalado. A partir de então começa sua busca por Meg. Ele vai primeiro ao apartamento deles e percebe que Meg foi resgatada com vida e ao sair encontra um menino sozinho, a quem decide ajudar a encontrar a mãe ao mesmo tempo em que procura por sua esposa.
Durante sua busca por Meg, Jake percebe que existe algo de errado nos acontecimentos, não há qualquer tipo de resgate acontecendo e não tem policiais ou ambulâncias pela cidade. O que é bastante anormal num cenário como o da cidade.
A história então se desenvolve mostrando os avanços de cada um deles, os diversos desencontros (teve momentos em que eu tive raiva pelo desencontro forçado do casal), as superações que ambos tiveram que passar, as mortes que me pegaram de surpresa e algumas me arrasaram porque acreditava que aqueles personagens estariam a salvo.
A história é muito bem contada, apesar de uns momentos que me deu nos nervos, os acontecimentos tem razão por existirem e quase nada fica deslocado no desenrolar de tudo. Gostei da personalidade dos protagonistas e a Meg é uma mulher forte e se desenvolveu bastante no decorrer da história. Durante a leitura podemos ver como nos sentimos aflitos com os acontecimentos e pela enorme incerteza do que realmente acontecerá deixa tudo mais angustiante.
O final... Como falar do final?? Ele me deixou boquiaberta e quando a ficha caiu fiquei furiosa com o que a autora fez comigo!! Só que eu a perdoei quando li o final alternativo!
Recomendo bastante a quem gosta de uma história bastante envolvente e que não nos deixa larga-la até chegarmos ao final.

site: http://www.livroseflores.com/2016/06/aniur-ruina-esta-proxima-esther-moratto.html

Thuanne Hannah 25/04/2016

Muito bom!
Conta a história de Meg e Jake, jovens que acabaram de se casar e estão muito felizes. Eles se conheceram no cinema e logo se apaixonaram. E assim que se casaram, em plena lua de mel, Jake tem que viajar a trabalho e Meg fica sozinha no apartamento.

E aí que a história que parecia ser perfeita se torna um pesadelo. Uma espécie de terremoto atinge a cidade a destrói. Meg se machuca, mas consegue ajuda dos bombeiros e vai para um alojamento onde encontra outros feridos. Lá ela conhece Cris, que se torna sua amiga. No alojamento, as pessoas feridas começam a ter convulsões, vomitam sangue e morrem. Meg e Cris ficam muito assustadas com aquilo e querem sair de lá.

Jake voltou à cidade e sai a procura de Meg.

Estou sem forças, meus olhos doem de tanto chorar. Estou sem ar de tanto soluçar, preciso me acalmar, mas não consigo. Queria que só por um segundo ela estivesse aqui, para abraçá-la e dizer que tudo vai passar, que meu amor nunca acabará e que, no meu mundo, estaremos sempre juntos. Vou fazer uma loucura! Preciso de você, Meg. Meu amor!

A história é dividida em capítulos narrados por Meg, Jake e Zou, um rapaz que Meg conheceu ao longo do caminho.

Bom, gostei bastante da história, achei legal pois o livro começa no casamento de Meg e Jake, diferente de muitos outros livros de romance. Se bem que esse livro não trata somente do romance entre eles, tem uma boa história de aventura e sobrevivência. Só achei que a autora poderia ter abordado mais a convivência dos personagens principais com a família, pois queria mais detalhes!

É um livro bem curtinho, mas demorei pra ler porque aconteceram alguns imprevistos esses dias que me impossibilitaram de ler

Ah! Tem um final alternativo, mas confesso que gostei mais do final original mesmo. Leitura recomendada!

site: https://naoleia.com/2016/04/20/aniur-por-esther-moratto/

jeeeh.carool 06/04/2016

Resenha Love Book S2
... Não posso deixar de dizer que o livro tem uma leve pitada de realidade, a situação citada no livro lembra bastante um grave problema que estamos enfrentando hoje com o Zica Vírus.
Logo quando começou essa epidemia me veio na cabeça a estória de Aníur, a única coisa que posso dizer e torcer é que para que o nosso problema seja resolvido de uma maneira mais simples e carinhosa do que a Esther usou para resolver o problema de Aníur.

Aníur conta a estória de Meg, Jake e mais no finalzinho conhecemos o Zou.
A estória é narrada em primeira pessoa, mas os capítulos são revezados entre os personagens acima, assim nos ajudando a ter uma visão completa e também real do que esta acontecendo com cada um deles.
A estória começa com os pensamentos de Meg no dia de seu casamento com Jake, onde ela relembra como o conheceu e também desabafa um pouco com seu pai sobre o seu nervosismo de estar prestes a entrar na igreja.

Confira a resenha completa + as primeiras impressões no blog :)

site: http://www.lovebooks2.com.br/2016/04/resenha-aniur-esther-moratto.html

Rizia Castro 22/03/2016

Eletrizante!
Nossa história começa com o dia do casamento de Meg. O dia mais feliz da sua vida, pois irá se casar com seu príncipe encantado - Jake. Ela está na igreja e seu pai brinca dizendo que ainda há tempo de fugir. A felicidade dela é palpável e ela se sentiria completa se tivesse a presença da sua mãe, que falecera quando a jovem ainda era apenas uma criança.

Meg e Jake conheceram no cinema. A garota tinha ido assistir um filme de terror com as amigas e sentou ao lado de um desconhecido. Nas cenas assustadoras, ela acaba agarrando a mão do rapaz e quando as luzes foram acessas, apesar da enorme vergonha, ela ficou encantada com o lindo homem a sua frente. Ele pediu seu contato, convidou-a para sair e começaram um romance.

Jake trabalha desde cedo, pois saiu da companhia da mãe, que era é bastante rica, para caminhar com os próprios pés. Conseguiu conquistar uma carreira sólida e junto com Meg compraram um apartamento legal para construir uma família.

Jake e Meg acabam de voltar da lua de mel e o rapaz recebe um chamado de última hora e precisará viajar para substituir o chefe numa apresentação. Meg fica sozinha e isso não seria um problema, mas algo inesperado acontece: Um terremoto devasta a cidade e Meg fica presa aos escombros do apartamento. Bombeiros conseguem resgata-la e a levam para um abrigo, mas ela fica sem nenhum meio de contato com Jake. Enquanto isso, Jake pousa no aeroporto e descobre que a cidade em que vive está devastada e seu pensamento é apenas em Meg.

Em meio ao caos, Meg descobre que há uma espécie de vírus que está contaminando e levando as pessoas a morte muito rapidamente. Ela decide fugir do abrigo, junto com Cris e acabam encontrando Zou, um homem que está ajudando e formando um pequeno grupo de sobrevivente para tentar fugir.

Eles decidem ir para leste, mas Meg não quer sair da cidade, pois tem certeza de que Jake está a sua procura. Desta forma, todos deixam recados indicando que estão partindo e Meg deixa uma mensagem especial para que Jake possa encontrá-la.

Neste meio tempo, Jake retorna ao apartamento do casal o encontra destruído. Prestes a deixar o local, se depara com um garoto, Charles, o decido leva-lo em busca de Meg.

Será que o amor desse casal será suficiente para atraí-los?
Que vírus terrível é esse que assola a humanidade?
Por que ninguém ainda veio resgatá-los?

As respostas para essas perguntas irão prender o leitor até o final desta trama eletrizante!

Aníur foi uma bela surpresa.
Fiquei presa a narrativa desde as primeiras páginas. Você vai lendo e se pergunta: Como assim isso pode acontecer?

A narrativa é rápida, mas com uma riqueza de detalhes que impressiona qualquer leitor. Os capítulos são divididos entre Jake e Meg, e alguns sob o ponto de vista de Zou. Conseguimos nos transportar para aquele cenário pós-catástrofe e o medo é algo latente. Sempre achamos que alguma coisa ruim está prestes a acontecer.

Outro aspecto envolvente são as personagens. Todas bem construídas, com suas lutas interiores em meio ao caos, que proporciona uma visão bacana dos fatos. Sem contar que existe um romance forte e torcemos muito para que o casal se reencontre.

E o desfecho?
Confesso que me surpreendi. A autora criou dois finais. Um oficial e um meio alternativo. Acredito que a intenção era agradar a todos os leitores, pois diria que eles são opostos. Pessoalmente eu gostei mais do alternativo, mas tenho certeza que ambos vão surpreender você.

Senti falta de algumas explicações. Não sei se haverá continuação, mas mesmo assim não é algo que afeta a qualidade de Aníur.

Adorei a leitura e recomendo a todos que curtem histórias eletrizantes, romances intensos e uma atmosfera de caos.

site: http://www.livroterapias.com/2016/03/resenha-aniur-de-esther-moratto.html

Clube do Livro 19/03/2016

Resenha com Entrevista completa no Blog Clube do livro e Amigos
Aníur, o contrário de Ruína, conta a história de um jovem casal recém-casado, Jake e Meg, que apesar da relutância da mãe dele contra esse casamento, eles não se deixam abalar e completamente apaixonados o realizaram, com muito esforço, batalhando para comprar um apartamento e tudo acaba sendo mais do que perfeito.

Entretanto, quando Jake viaja a trabalho, na cidade de Growe onde moram, acontece um grande desastre, separando-os por dias intermináveis. Logo que o avião pousa, de volta para casa, ao saber do ocorrido, ele sai a procura de Meg, com a esperança de que ela tivesse sobrevivido. Ambos enfrentando situações horríveis e chocantes.

Há um mistério relacionado à verdadeira razão para aquela tragédia ter ocorrido e os sobreviventes tentam de tudo para descobrir. A desgraça acaba fazendo com que enxerguem o mundo de forma diferente.

Meg acorda em um abrigo, na quadra de um colégio, onde conhece Monica e Cris e junta-se a elas, quando um vírus fatal ataca os demais.

"Parei de pensar no que estava ao meu redor e lembrei do rosto de Jake no dia do nosso casamento. Tinha que ser forte para encontrá-lo e conseguir rever minha família."

Uma história composta por cenas fortes que provocam um sentimento angustiante associado ao medo, fazendo com que o leitor sinta o que os personagens sentem. Tem toques de romance, mas tudo na medida certa, impactando o leitor desde a primeira frase.

"— Não sei qual será a reação dele quando vir que nossos apartamento está destruído, por incrível que pareça, não fui eu a culpada por deixar o gás ligado.
Não queria chorar na frente deles, por isso achei melhor fazê-los rir."

Os personagens são impressionantes. O livro me surpreendeu do início ao fim, indo além das minhas expectativas, principalmente por ter um final alternativo.

A capa é linda, a sinopse me deixou curiosa, a diagramação é minuciosa, assim como a revisão. Uma edição muito bem desenvolvida, com qualidade, um trabalho meticuloso, criativo com um resultado incrível.

A narrativa é em primeira pessoa e intercala entre a visão da Meg, Jake e Zou um dos sobreviventes que perdeu a família, disposto a arriscar-se para salvar os outros. Descrevendo os acontecimentos de forma muito real, eu me senti perdida em meio ao caos tentando encontrar uma saída, com os nervos à flor da pele.

A escrita da autora é detalhada e profunda, trazendo um misto de sentimentos e emoções ao leitor, ansiosa para ler seus próximos livros.

Foi uma leitura rápida e deliciosa. Dou cinco estrelas e recomendo!

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/03/parceria-resenha-x-entrevista-aniur.html

Marina - @respire.literatura 16/03/2016

Aníur, de Esther Moratto
Aníur conta a história de Meg e Jake, jovens recém-casados que tem um belo futuro pela frente, mas tem seus planos interrompidos quando uma catástrofe acontece. A leitura me surpreendeu bastante, estava com ótimas expectativas no livro e rola um baita de um suspense.
A trama é tensa, angustiante e o suspense é tão grande que é quase impossível deixar de ler o livro. Contudo, o final do livro ficou alguns pontos soltos e não foi o que eu esperava.

O livro inicia-se com o casamento de Meg e Jake, mostra como eles se conheceram e um pouco da família de cada um deles. A mãe de Meg morreu quando ainda era nova e a ela foi criada pelo "pãe". Nos primeiros capítulos fala um pouco da relação de Jake com sua mãe, inclusive ela não apoia muito o relacionamento de Meg e Jake, Contudo, isso não impede dos dois de casarem e formar uma família.
Eles não tiveram uma grande lua de mel, visto que eles não podiam se afastar do trabalho, mas aproveitaram bastante o tempo que tiveram.

Assim que eles voltam de viagem, Jake precisa fazer uma nova viagem urgente de trabalho e, os dois acabam se separando. A partir daqui ocorre uma sucessão de fatos. Acontece um terremoto na cidade onde eles moram e ela fica totalmente devastada, além disso uma doença misteriosa surge.

RESENHA COMPLETA NO BLOG: http://www.anebee.com.br/2016/03/resenha-aniur-de-esther-moratto.html

site: http://www.anebee.com.br/2016/03/resenha-aniur-de-esther-moratto.html

Livro in Cena 14/03/2016

Impactante
Respire fundo e entre no mundo de Aníur, um mundo assolado por perdas inimagináveis, vítima de uma catástrofe sem precedentes. Mas esse mundo não foi apenas devastação, já foi um local onde o amor e a felicidade era uma realidade, um mundo onde Meg e Jake se apaixonaram.
Jake e Meg acabaram de voltar de lua de mel, quando Jake é convocado para uma reunião de negócios. Tudo bem até o momento, se nesse interim a cidade que eles viviam não tivesse sido assolada por um terremoto de proporções assustadoras. Jake estava retornado da viajem quando ficou sabendo do terremoto e ao aterrissar só encontrou caos, destruição e mortes. Quanto a Meg, por pouco não morreu soterrada no apartamento em que morava, mas foi resgatada com vida e levada a um colégio próximo a sua residência.
Nesse ponto de apoio ela conhece uma jovem senhora chamada Monica que lhe transmite confiança e segurança. Infelizmente as coisas se complicam mais ainda quando um homem acaba morrendo de maneira estranha aterrorizando Meg e outras pessoas. Assustadas elas presenciam mais mortes, e descobrem que o vírus é letal, basta um simples contato com uma pessoa infectada para ela sucumbir em segundos.
Começa assim a luta pela sobrevivência. De um lado Jake procurando sua esposa loucamente na esperança de encontra-la com vida e bem, e do outro, Meg tentando continuar viva ao lado de um grupo de pessoas tão atemorizadas e frágeis quanto ela que pouco conheciam o vírus, mas sabiam que era letal.
Não estava preparada para a narrativa desse livro... Pensei inicialmente se tratar de uma história romântica de dois jovens que se apaixonam, se casam e por algum problema alheio as vontades de ambos tiveram que se afastar momentaneamente. Ledo engano! Nada é o que parece ser, e os que eram pra ajudar se tornam inimigos, e a única forma dos que não se extinguiram ficarem vivos é seguir em frente e evitarem o contato.
Com uma narrativa dramática, crua e vigorosa Aníur mostrou ser uma história totalmente fora do clichê romântico, aonde dor, medo, desespero e esperança se entrelaçam e penetram nos corações de quem se atreve a lê-lo. Praticamente impraticável parar a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BC8Ck-1JOqP/?taken-by=livroincena

@ysalemos 09/03/2016

Para chorar
Nesse instante em que eu estou sentada na frente do computador para escrever essa resenha, fazem exatamente 5 minutos que eu acabei de ler esse livro e eu não faço ideia de por onde começar. São tantas coisas que eu gostaria de falar pra vocês sobre ele, e ao mesmo tempo eu não posso, por que se não eu entraria dentro da zona de spoiler. Por esse motivo, leiam esse livro pra eu ter com quem conversar sobre ele. Obrigada.

Em Aníur nós vamos conhecer Meg e Jake, um casal de jovens que acabou de realizar o sonho do casamento. No começo do livro, acompanhamos esse dia especial e conhecemos a história desde o dia em que eles se conheceram até o dia do pedido que fez Meg subir ao altar.

Tudo parece perfeito no começo, até que Jake tem que fazer uma viagem a trabalho e deixar Meg sozinha. O problema é : nenhum dos dois imaginava o que viria pela frente. Após alguns horas de um dia normal, Meg volta pra casa e é surpreendida por um terremoto. Toda a cidade é destruída e a jovem, que não consegue se comunicar com Jake e avisa-lo que está viva, é levada para uma escola próxima a sua casa, onde os sobreviventes estão juntos.

Nesse momento, os minutos de terror começam e você já está agoniado, querendo loucamente que os dois se encontrem. Porém, isso está longe de acontecer. A situação piora quando Meg vê que os sobreviventes estão sendo infectados por um vírus que mata em segundos. A contaminação é rápida e leva a morte antes que a pessoa possa fazer qualquer coisa para salvar a vida.

E é assim que essa história agoniante e desesperadora começa. De uma lado temos Meg tentando sobreviver ao lado de um grupo de pessoas assustadas e que tem como líder Zou. Do outro lado temos Jake, chegando na cidade sem saber o que está acontecendo e procurando desesperadamente por sua esposa, sem saber ao menos se ela está viva. Essa busca dos dois é desesperadora, principalmente por que em alguns momentos eles estão perto um do outro mas não se encontram. Ao mesmo tempo, que vocês está agoniada junto com o personagem por causa dessa busca, você tem pessoas morrendo cada vez mais por causa do vírus e mais e mais perguntas aparecendo : será que isso seria uma arma usada para dizimar a população da Terra?

É um livro para você ler de vez, por que a tensão e a agonia que ele te causa é tão grande, que você não consegue parar de ler até saber o que vai acontecer no final. E sim, meus queridos amigos, ele vai te tirar muitas lágrimas no final. O livro acaba de uma forma que dá margem para uma continuação, então Esther… já entendeu a indireta,né? hahaha

De uma forma geral, amei o livro. É bem escrito, apesar da versão que eu li ainda ter alguns errinhos. É o único ponto negativo que eu ressalto. Porém, falando da trama em si, é muito envolvente e instigante, você quer saber logo o final e isso o motiva a ler e ler e ler até chegar no final da trama.

Por isso o meu veredito é : LEIAM! E leiam rápido pra eu ter com quem conversar sobre.

Ah… e se alguém quiser me dar a edição física, também estou aceitando de presente hahahaha’

site: https://heyysa.wordpress.com/2016/02/19/resenha-aniur-da-esther-moratto/