The Silmarillion

The Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - The Silmarillion

David541 20/02/2024

Para quem gosta de Tolkien
Um livro excelente para quem gosta do universo que Tolkien criou, no livro você consegue compreender com mais discernimento as obras do Hobbit e O Senhor dos Anéis, até acredito que se eu ler novamente essas obras irei ter uma visão diferente da primeira vez que li.

A escrita considero um pouco arrastada e a impressão que dá é que mesmo lendo bastante ela não sai do lugar, todavia tive essa impressão com as outras obras mais famosas do autor e penso que seja uma característica dele, por isso não recomendo muito se alguém nunca leu nada dele, é melhor começar pelo Hobbit, depois O Senhor dos Anéis e por fim esse título e outras obras do escritor.

Como acontece muitas coisas e há apresentação de vários personagens precisei ficar pesquisando no Google pelos nomes haha, isso não interferiu em muita coisa e consegui me manter longe dos spoilers da obra(um abraço a IA de pesquisas do Google que ajuda e muito nesses casos).

Bárbara P. 26/05/2023

Canon da Terra Média
Eu acho que quase todo mundo sabe que o Silmarillion tem um tom diferente dos outros livros do Tolkien.

Ele é um verdadeiro mito de criação do universo, e é escrito para ser exatamente isso mesmo, então entendo que não é todo mundo que realmente vai se divertir com a leitura.

Mas aí, correndo o risco de soar meio pedante, eu preciso admitir que é o meu livro preferido do Tolkien.

Eu simplesmente amo esse universo, amo a linguagem que foi usada para criar tudo isso, amo as analogias, as repetições, os 287 nomes diferentes para o mesmo personagem, as histórias, tudo. Isso aqui tem meu coração desde sempre. Eu sou suspeitíssima para falar.

Eu entendo de coração as dificuldades que o leitor pode encontrar, principalmente lendo pela primeira vez (inclusive, já tem um tempo que eu planejo lançar um guia de leitura discutindo cada capítulo para ajudar!)

Mas vamos lá: no primeiro capítulo a gente se depara com a criação do universo, e o Tolkien usa uma anologia com uma orquestra sinfônica para mostrar que Illúvatar compôs a criação. É lindo. Apenas.

No Silmarillion, a gente também vê várias outras histórias desde a primeira era até a terceira, quase todas essenciais para entender o desenvolvimento do que acontece na saga do Anel. Meus preferidos, de longe, a do Túrin Turambar, Beren e Lúthien, Aredhel e Eöl, o mito da criação dos anões, as duas árvores de Valinor, a criação das Silmarils, e quase todo o ciclo da casa de Fëanor.

Parece que eu citei o livro inteiro, mas juro que tem muito mais do que isso, rs.

No Silmarillion, em uma única frase, um personagem pode nascer e morrer e impactar a história pelos próximos mil anos. Eu costumava dizer que é um livro para ser lido com atenção, mas depois dessa quinta ou sexta releitura, acho que admiração é uma palavra melhor.

Bom, por fim, as ilustrações dessa edição são simplesmente perfeitas. É com certeza um livro obrigatório na estante dos fãs de Tolkien. Acho que todas as edições de luxo essa é também a mais em conta, e o papel tem um qualidade ótima. A única coisa que eu acho que talvez poderia ser melhor é a capa fina de papel que envolve essas edições capa dura, que em menos de uma semana de uso já fica toda cheia de branquinhos e mini dobrinhas.

Mas é isso. É um livro lindo, desafiador, que todo mundo deveria pelo menos tentar ler nem que seja uma vez na vida se tiver a chance.

E se você estiver lendo o Silmarillion agora e estiver com alguma dúvida, ou queira conversar sobre o livro com alguém, me chama no twitter, @bptrcn_, que eu simplesmente amo falar sobre.

Riva 26/05/2023minha estante
Que resenha maravilhosaa, não vejo a hora de ler esse livro ??

Bárbara P. 26/05/2023minha estante
É uma leitura incrível!

Tiago Doreia 26/05/2023minha estante
Resenha incrível, me despertou interesse!

Bárbara P. 26/05/2023minha estante
Obrigada, fico feliz! =)

TúlioDutra 26/05/2023minha estante
que baita resenha incrível. lembro que quando li o livro eu fiquei impressionado com a sensibilidade do Tolkien ao considerar que o mundo foi criado através de uma canção, e ainda hoje essa é minha concepção favorita da vida. obrigado por despertar vontade em reler. te mandei uma mensagem no tuiter, aliás, com perguntas, se tiver tudo ok.

Bárbara P. 27/05/2023minha estante
Oi Marco, te respondi lá no twitter! Obrigada. =) Sim, esse livro me emociona toda vez, é até difícil explicar o quanto mexe com a gente né.

Léo 21/11/2022

Tolkien é uma dádiva de Deus para restaurar o imaginário do homem pós-moderno e torná-lo digno da verdade e apto a batalhar contra todo relativismo moderno e virtuosamente encontrar um mundo melhor.

Radamila 05/07/2022

Longo e cheio de genealogia. Apesar de tudo, vale a pena ler. Conta desde a criação do mundo e das criaturas até o fim dos anéis de poder.

@ine.reads 29/08/2021

Fica claro nesse livro que Tolkien se baseou em várias mitologias para a criação do seu mundo, esse livro é uma reunião de vários mitos desse mundo, repleto de árvores genealógicas que conseguimos relacionar de onde vieram tantas raças, é muito completo e bem amarrada essa criação das raças.

Diferente dos outros livros, não temos uma história continua sobre uma aventura única, tem diversos núcleos e diversos contos. Algumas histórias são extremamente maçantes mas tem histórias tão incríveis e emocionantes que me prenderam da melhor forma possível.

Recomendo esse livro para quem já tem um amor pelo universo do Tolkien e quer saber cada detalhe de tudo.

Apesar da história se passar antes do restante e ter alguns fatos muito importantes para o restante da história, a fluidez do livro é diferente da que encontramos em O Senhor dos Anéis e O Hobbit, justamente por ser a reunião de várias histórias da criação do mundo.

A história de Beren e Lúthien me cativou demais e quando li esse capítulo meu queixo caiu com todas as semelhanças que encontrei com acontecimentos de O Senhor dos Anéis.

Eu sempre fui uma grande fã dos filmes, perdi a conta de quantas já vi os filmes, porém me aventurei nos livros somente esse ano. Então decidi ler o Silmarillion antes de iniciar os demais livros.

Igor 29/08/2020

Muito interessante
Uma historia muito rica para quem gostou da trilogia do swnhor dos anéis e quer saber mais sobre o universo criado por Tolken.

kodama 18/08/2015

que livro...
creio que seja um dos melhores livros que ja li na minha vida.que livro,sao.muitas historias fantasticas no mesmo livro,vale a pena de mais ler e reler,que universo maravilhoso esse de tolkien.

Magus 09/03/2014

Um estilo muito diferente do usual para o autor.A princípio, pouco interessante e pobre em descrições (me lembrou muito os primeiros livros da bíblia ahsuashaus).
Mas depois de genealogias, a história da criação da terra média e a queda de Melkor, torna-se difícil de largar. Ainda existem capítulos levemente enfadonhos, mas histórias como a de Earendil , ou de Beren e Luthien, a descrição de Gandalf (Olori) em seus anos passados, e muitas , muitas batalhas pelas cobiçadas Jóias de Fëanor; cativam poderosamente.
Uma construção mitológica fantástica do maior Autor de Fantasia que houve.