Nanook

Nanook Gustavo Bernardo

Resenhas - Nanook

books.and.books 01/06/2023

Surpreendente!
Como foi uma leitura obrigatoria, não coloquei muita expectativa.
Esse livro foi muito bom, o início é muito interessante e a escrita é muito fácil de entender. Só achei que o Siqueira divagou demais em alguns aspectos e isso tornou a leitura arrastada, mas perto da página 80 o livro tem uma reviravolta surpreendente. Apartir disso o livro toma um outro rumo, fazendo com que tudo o que pensávamos ser real, na verdade era algo inimaginável.
Achei o final bem legal para o contexto do livro, mas um pouco idiota ao mesmo tempo, acho que estava esperando algo diferente e mais científico. Mas mesmo assim gostei muito do livro, valeu a pena ler e com certeza recomendo pois é um livro curto muito bom para passar o tempo.
A escrita é muito fácil de compreender, mas nas falas deixa a desejar, algumas são por travessão outras por aspas e isso deixar um pouco confuso se é falas ou pensamentos, mas ainda assim achei fácil de compreender.

Fernando.Francisco 04/03/2021

Um reflexão sobre a vida
Ainda que sendo um romance curto, desenvolve uma passagem do tempo com grandes atrativos, até mesmo fora do serne principal. Discute e faz refletir sobre o que é ser humano, nossa relação com o planeta, reliosidade, fé, saúde mental, ciência, relações familiares. Tudo custurado em uma Minas Gerais que nunca vi fora do livro, mas me fez já intimo de lá. Uma estrutura narrativa quase sem dialogos diretos que atiça a curiosidade. O ponto de vista de grande parte da história, fica com o carismático médico, que mesmo com pouco espaço, vemos crescer dentro da trama.
Um livro difícil de classificar, diria algo como uma Fantasia Filosofal.

Thaina Barboza 19/04/2018

Só li e ficou por isso mesmo...
Para ser bem sincera eu não sei muito o que dizer desse livro. A história começa boa, e leva a abrir a sua mente e sua curiosidade, o interesse de saber o que vem pela frente é despertado já no começo do livro, fora a vontade de conhecer mais os personagens tão complexos. Porém só fica nisso, o livro não nos revela nada, o mistério apenas continua, e nos deixa insatisfeitos com o resto da história. Eu particularmente não consigo gostar de um livro que me deixa a sensação de abandono, como se eu tivesse parado de ler na metade, não sei o que aconteceu, não sei que rumo tomou, só li e ficou por isso mesmo. Talvez alguém tenha lido e tido uma opinião diferente, tenha entendido a mensagem que o autor quis passar, eu infelizmente não consegui!