Borboleta Negra

Borboleta Negra Halice FRS

Resenhas - Borboleta Negra

Ed.Costa 20/02/2024

Borboleta negra - volume 1
?Borboleta Negra? é um romance de época, ambientada na Inglaterra do século XIX.

A história narra a trajetória de Ashley Walker, uma jovem misteriosa, que guarda segredos dolorosos que envolvem, diretamente, a família de Lorde Edrick Bradley III, Barão Westling.

Em uma tarde chuvosa, o destino dos dois se cruzam.

O encontro entre Lorde Edrick Bradley III e Ashley Walker promete desdobramentos interessantes, especialmente considerando a atmosfera de mistério e intriga que envolve a personagem de Ashley, apelidada de ?Borboleta Negra?.

A dinâmica entre os dois personagens e os obstáculos que enfrentarão pelo seu relacionamento são elementos que podem cativar os leitores, enquanto aguardam para descobrir como essa história se desenrola.

Embora o livro prometa uma trama envolvente, seu início é um tanto arrastado, repleto de elementos que poderiam ser descartados sem prejuízo para a narrativa.

É somente na fase final que a história começa a realmente prender a atenção do leitor.

É importante observar, no entanto, que a história não chega a uma conclusão ao final deste volume, continuando no segundo livro. Portanto, não há um desfecho definitivo.

Sah 18/02/2024

Eu esperava muuuito mais... Não é super bem escrito, mas não tem uma narrativa horrorosa. É bem mediano. O desenvolvimento da história é meio chato... Vou ler o segundo só pq não consigo largar no meio.

Maravilhoso mundo das letras 13/06/2023

Esse livro me surpreendeu de todas as formas, pensei encontrar nessa leitura apenas um romance clichê, mas não, nele contém uma história surpreendente de sofrimento e superação. Foi incrível ver o desenvolvimento dos personagens. A cada capítulo a emoção tomava conta e aquela ansiedade doida para começar e chegar ao fim do outro tomava conta deixando a leitura viciante. Sofri, chorei, sorri e me emocionei. Não estava na lista ler o segundo volume agora, mas a autora não me deixou alternativas. "Bora" para o volume 2.

Claudia - @segunda.opiniao 05/12/2022

A trama já começa permeada por mistério. Ashley Walker vai ao encontro de um amigo num hotel. Acontece que o ano em questão é 1870, época em que as mocinhas não se encontravam com homens em hotéis (quanto mais daquela maneira, desacompanhada…). Tanto a estranheza da situação quanto a beleza de Ashley chamam a atenção de um homem, que fica a espreita (esperando que ela saia do hotel) para atocaiar a garota numa doceria. O flerte do tal homem é desencorajado por ela, até que ele se identifica como Edrick Bradley III, o barão de Westling. A partir daí a escusa da moça passa a ser rude e até insolente, bem ao contrário do que Edrick pretendia ao revelar seu título nobre. Ashley consegue ferir o orgulho do bem-apessoado barão.

A carruagem alugada por Ashley não aparece no local e hora marcada, por isso uma tempestade pega a garota desprevenida na rua. Sem outra opção, ela aceita uma carona na carruagem de Edrick, mas nem mesmo esse gesto cortês é capaz de amansar a moça.

Quando a carruagem tomba devido ao mal tempo, Ashley não tem escolha a não ser caminhar até Apple White, propriedade do barão, e passar a noite por lá. O desagrado dela é visível, bem como a empolgação de Edrick.

Na casa, são recepcionados por Nero, o cão arredio do barão, que se comporta como se conhecesse Ashley. E só para deixar tudo mais interessante, no dia seguinte, chega a notícia de que a ponte que liga Apple White à estrada, caiu por conta da tempestade. Ashley fica ilhada ali. Será que Nero realmente a conhece? Será que há justificativa para o comportamento rude da moça com Edrick? O que ela fazia no hotel? O que o convívio forçado pode ocasionar?

Tenho que confessar que comecei a leitura com a expectativa nas alturas, afinal, o que esperar de um livro da Halice que não o melhor? Posso garantir que não me decepcionei, muito pelo contrário. A começar pela narração em terceira pessoa, que dá aquele ar de mistério e que deixa o leitor desconfiado, cheio de teorias para os fatos encobertos.

A habilidade com as palavras, característica conhecida da autora, nos conduz para outra época. Em momento algum ela desliza, ou quebra o encantamento da visualização dos tempos antigos.

Outra coisa digna de nota são os diálogos. É perceptível o cuidado em cada detalhe, em cada palavra. É mágico – não tem outra palavra para descrever.

Para somar mais pontos positivos, preciso falar da construção dos personagens. No começo da trama, Ashley me causou desafeição. Me passou aquela impressão das personagens da “moda”, sofria e agora sou fria, sabe? Mas, a medida que a história da mocinha vai se construindo, as atitudes dela ficam coesas, compreensíveis.

Ashley se mostrou muito madura, determinada, à frente de sua época em muitos sentidos. Não é à toa que ela deixou o barão salivando daquele jeito.

Já Edrick foi pior. Ainsistência dele em flertar com alguém que visivelmente o desprezava me fez tachá-lo como palerma, mas, não demorou até que o barão se impusesse e mudasse minha opinião completamente. Logo o protagonista ganhou meu respeito e admiração.

Outra peculiaridade da autora é justamente essa, fazer com que as leitoras se apaixonem pelos seus mocinhos (me incluo entre elas). Atribuo isso ao fato de seus personagens possuírem defeitos. Isso faz o leitor se identificar. Não tem nada mais brochante e superficial do que a perfeição. Concorda?

“– Quero poder ficar com você pelo tempo que for possível. Quero contentá-lo enquanto me queira, sem compromisso nem cobrança. Como disse, não é homem de aceitar nada pela metade e eu não sou uma mulher inteira.”

Ashley faz bobagem, é precipitada, quer que tudo seja de seu jeito, omite coisas, mas ela está ferida… Edrick é teimoso e imperioso, para dizer o mínimo. E que delícia é ver a atração que nasce entre eles e os conflitos por causa do passado e suas consequências devastadoras.

Esse é um romance que aborda temas delicados e que são tabus até nos dias de hoje, que dirá em tempos passados… Se prepare para ser surpreendido(a); para questionar seus valores, para não julgar decisões sem conhecimento prévio de causa. É uma trama reflexiva sobre superação, sobre seguir a diante, sepultar os fantasmas e encarar os problemas de frente e não fugir deles.

“– Meu coração já foi atingido, Ash… – Ela o ouviu dizer. Ao encará-lo a intensidade contida nos olhos azuis a assustou antes mesmo que ele prosseguisse: – Por você.”

A história desse primeiro livro acaba com um gancho dos bons, e já estou roendo as unhas de ansiedade para ler a continuação.

Sobre a edição da Ler Editorial, só tenho elogios. Páginas pólen (aquela amarelada e confortável para leitura), uma fonte diferenciada, mas bastante agradável de ler. O espaçamento é bom e a diagramação está uma arraso. A cada início de capítulo a página é escura e com as letras claras. Um luxo só!!! Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura.

Não sou adepta de capas com modelos, mas dessa eu gostei. Toda a “embalgem” do livro prepara o leitor para uma viagem ao passado.

Recomendo a leitura para todo mundo. Essa autora me enche de orgulho!!! Todos precisam conhecer o talento dessa brasileira, que não perde em nada para autores gringos. (Só lembrando que a história contem cenas adultas).

Bem, vou encerrar a resenha por aqui, pois estou tentada a falar mais e corro o risco de soltar spoiler, sem contar que já me estendi demais.

Beijos sabor sidra (Os entendedores entenderão) Rá!

Câmbio. Desligo.
~ Cau

site: @segunda.opiniao

Simone Rodrigues 21/03/2022

Inglaterra, 1870.
Na tarde nublada, sir Edrick Bradley, segundo barão de Westling, sente-se atraído por uma misteriosa jovem. Intrigado, segue-a até que esta entre no hotel da vila. Sem entender sua curiosidade, o barão a espera para que possa abordá-la, apresentar-se.

Ao fazê-lo, qual não é a surpresa ao ser prontamente esnobado. Com seu ego abalado, sir Edrick não consegue partir e se dispõe a descobrir o que ocorre com tão bela jovem para rechaçá-lo sem razão.

Por sua vez, Ashley Walker abomina o indesejado encontro. Por anos morava na vila vizinha e agradecia o fato de jamais ter cruzado o caminho do nobre cavalheiro. Após as despedidas Ashley queria somente voltar para Wisbury e esquecer que vira o novo barão.

Entretanto, afastar-se não seria fácil. E com a convivência viria a compreensão de que nem todos os senhores eram maus, nem todos os homens eram violentos, egoístas ou aproveitadores. Ante tal descoberta e incapaz de conter os avanços de sir Edrick, a sólida muralha protetiva que Ashley ergueu ao seu redor começaria a ruir. Algo que não poderia acontecer jamais, pois ela era a borboleta negra e, por mais que desejasse experimentar o amor, não servia sequer para ser amante do barão.

Suka 23/02/2022

Erick caiu no meu conceito ao afirma q Ahsley menina poderia manter um caso com o seu digníssimo pai, também ao tratar Frederick com arrogância, a quem ele deveria agradecer pois o mesmo só cuidou da Ash pela honra do pai. Típico machismo da época e infelizmente atual em q uma menina é culpada, por se confundi "estrupro" com romance e todo resto, triste situação.
Tirando isso, apesar dos capítulos longos ( coisa q eu não gosto), até q foi bem rápido e dinâmica a história, vc não sentia q ficava massante.
Bora pra um e espero q Edrick suba no meu conceito.

Amanda 23/02/2022

Imersivo, porém cansativo.
Uma das maiores qualidades desse livro é a incrível forma como a autora consegue manter as características de cada personagem. Cada um deles age exatamente de acordo com a sua personalidade. Foi completamente imersivo e, quando fecho os olhos, parece que vejo várias cenas como se eu as estivesse vivido. Me encantei com os 2 volumes de Borboleta Negra. Não sei se lerei dos outros personagens.
O que me incomoda nesse livro é que é detalhado dia por dia. O tempo demora para passar então às vezes fica meio parado. No Volume 2, fica a promessa para o casamento, você precisa ler umas 600 páginas ou mais até chegar nessa parte e não acontece muita coisa antes. Também foi um pouco cansativo ler a descrição de personagens que só serão trabalhados em outros livros.
Pela história e pela imersão, é um dos melhores livros de romance que já li.

Cacá 11/06/2020

Mix de emoções
Começa bem interessante! Depois, quase abandonei por cair na mesmisse dos romances de época. Porém, na insistência para terminar, fui muito bem supreendida! Gostei muito e devorei da metade para o final! Já comecei o segundo livro muito empolgada!

Juliana.Guimaraes 15/04/2020

Maravitudo
Romance muito bem apimentado não tem como não se apaixonar pelo Barão e também não tem como não ter raiva da mocinha mas ao mesmo tempo é um misto de amor e ódio que a gente tem por ela.

Luis.Felipe 21/02/2020

Romance rico em detalhes.
Maravilhoso, perfeito, top

Dondoca Literária 07/10/2019

BORBOLETA NEGRA 1 & 2 {Série Apple White}
Nessa fabula vamos conhecer Ashely, uma mulher linda e independente, que mesmo diante de todas as dificuldades lhe foram impostas ela conseguiu dar a volta por cima e reconstruir sua vida.
O que Asheley não sabia é que, em um belo dia ela teria seu futuro mudado para sempre ao se deparar cara a cara com seu passado, que indiretamente representava toda dor e sofrimento que lhe foi imposta.
Já Edrick apesar de ser conhecido e considerado por todos como um barão sensato e responsável na administração de sua grande fazenda APPLE WHITE, é o principal fornecedor de cidra da rainha, ele se viu completamente atraído por uma jovem intrigante e de rara beleza.
Asheley tenta de todas as formas se livra de Edrick, o que se tronou impossível quando após aceitar uma carona a fim de fugir de uma tempestade ela se vê a mercê do barão e o que um dia pareceu estar adormecido bem no fundo coração volta à tona com tudo.
Ashely e Edrick se entregam a paixão e juntos vive um conto de fadas com data pré vista para acabar e quando Edrick menos imagina sua felicidade não existe mais.
Agora conseguira Edrick recuperar o grande amor de sua vida e desvendar todos os ministérios que rondam nossa mocinha, será que ele a ama o suficiente para construir um futuro com ela passando por cima de tudo e todos, mesmo que isso signifique ir contra tudo que um dia ele acreditou ser certo?
Essa serie me deixou de queixo caído, fazia muito tempo que eu não favoritava um romance de época!
Um historia que na minha humilde opinião poderia virar enredo de novela no horário nobre, aquela que te prende do começo ao fim a cada pagina lida, a cada capitulo.
Esse foi meu primeiro contato com a autora e o que me deixou mais passada do que uva passa foi o quão bem distribuído foram à carga de drama, intrigas e mentiras, e todo seu desenrolar.
Tanto no primeiro livro quanto no segundo você pensa que tudo já foi esclarecido, ai vem mais uma carga de segredos e revelações bombásticas, em resumo, você não faz mais nada a não ser querer saber como tudo vai terminar!
Créditos também para os personagens secundários, simplesmente perfeitos e de suma importância para desenrolar da historia. (morta com farofa para ler “Cisne Azul”)

site: https://www.instagram.com/dondocaliteraria/?hl=pt-br

Patrícia Rammos 14/07/2019

Um romance de suspirar !!!
O romance de Edrick Bradley e Ashley Walker é incrível. Tudo começa em 1970, em Westling, na Inglaterra. Ashley é uma mulher cheia de mistérios e beleza. Isso, desperta nele o desejo de desvendá-la. Num belo dia de mil oitocentos bolinhas, ela chama sua atenção enquanto realiza uma de suas visitas misteriosas a alguém num hotel na cidade. Quando ela sai, ele resolve segui-la até uma loja de doces. Só que a moça não lhe dá bola e isso faz com que ele fique mais curioso (desafio, né, minha gente?), afinal, quem é ela para ignorar o Barão da Cidra?

O destino contribui com Edrick, quando Ashley, após ser abandonada pelo seu cocheiro, se depara com uma terrível tempestade e se vê obrigada a aceitar sua carona. Eis que a carruagem do Barão sofre um acidente e ela se vê mais mais uma vez obrigada a aceitar a sua ajuda. Impossibilitada de atravessa a ponte que leva à sua casa, ela aceita passar a noite na Apple White, a fazenda dele.

Pensa que acabou? Ao saber que ela possui uma carta importante em sua bolsa e disposto a saber quem finalmente é essa mulher, ele dá um jeito de lê-la. Aí descobre que esta está endereçada a um tal de Benjamin, que supõe ele ser o seu rival.

Os dias passam e Ashley se vê obrigada a permanecer na Apple White e a convivência com Edrick faz ela enxergá-lo de outra forma, já que um dos seus segredos consiste em uma experiência não tão boa com essa família. Quando adolescente, ela foi violentada e colocada pra fora daquele lugar. Foi algo pesado, que mudou drasticamente sua trajetória. Edrick nem sonha quem ela é de fato.

Apesar de tentar se manter longe dele, ela não consegue resistir ao Barão e suas investidas. É claro que se é um romance os vão se apaixonar, né? Isso, apesar dela sentir que é um amor impossível. isso, apesar dele saber que existem muitos mistérios que cercam aquela mulher.

Esse livro aborda muitos temas. Desde à apresentação de uma mulher moderna em pleno século 19, em meio a uma época repleta de machismo, à importância de conhecer a verdade das pessoas antes de julgá-las. Uma época (não diferente dessa nossa) em que a culpa recai sempre sobre a mulher.

Eu amei a forma que Halice descreve as cenas, que aprofunda os personagens, que trata delicadamente o ato sexual, que insere as discussões… Serei sempre a pessoa que não tem paciência para personagens femininos fracos e fiquei muito feliz em conhecer Ashley, em vê-la se impor, mesmo tendo que respeitar a época.

OUTRO PONTO

É que mesmo com todos os segredos, quando eles decidem investir verdadeiramente na relação, os segredos são pouco a pouco colocados de lado. Sabe quando o vilão chega pra contar algo sobre você ou seu bofe e que pode acabar com a relação? Pois isso não a cabe na relação de Edrick e Ashley. Pelo menos, depois que eles resolvem assumir o que sentem.

O que é? Achou que não teríamos vilões? É claro que no decorrer da trama, aparecem pessoas perturbadas, né? Gente que nem é feliz, nem quer que os outros sejam. E tem alguns que só Jesus na causa.

site: www.umabadapracadadia.com

@najara_lena 05/10/2018

Resenha completa borboleta negra
Eis que devoro mais um romance e venho dividir com vocês essa minha experiência. O escolhido desta semana foi Borboleta Negra de autoria de Halice FRS, autora nacional. Este livro ganhou volume físico em 2017 e anteriormente nós o tínhamos somente em e-book, no entanto o livro consiste de dois volumes e somente o primeiro tem distribuição do volume físico. Já o segundo não tem jeito, tem que ler o e-book. Eu particularmente não gosto, mas como a estória é realmente muito boa e cativante, vale o esforço.
Vamos ao livro em si, essa estória é um romance de época, (Meus preferidos. Existe alguma coisa nestes romances que fazem a gente sonhar acordada). Nossos protagonistas são Lorde Edrick, segundo barão de Westling, figura respeitada e querida em sua comunidade, produtor da cidra mais apreciada pela rainha. Nossa segunda protagonista principal é a Srta. Ashley Walker, jovem dama misteriosa que cruzou por um infortúnio com o nosso querido barão.
Nossa personagem principal Ashley esconde muitos segredos e é enervante ver como o destino brinca com a pobre moça, que muito cedo descobriu que o mundo está repleto de maldade e podridão e que os homens são maus, egoístas e aproveitadores. Por obra do destino ela se tornou uma borboleta negra, três mulheres em uma só.
O Caminho de Ashley se cruza com o do jovem Barão em uma tarde chuvosa, quando o Barão a vê entrar sozinha em um hotel (fato estranho para a época onde as moças andavam acompanhadas) , e isso aguça sua curiosidade, então ele resolve esperar para ver quem é a desconhecida que chamou a sua atenção. Uma hora depois ela sai e se direciona para a loja de doces, e atraído pelo mistério envolvendo a moça ele resolve segui-la até a loja de doces e se fazer ser notado.
O Barão acostumado às damas caírem aos seus pés, estranha a frieza em que é tratado por Ashley ao se apresentar a ela. Esta reação inesperada faz ele ficar ainda mais determinado em saber quem é tal moça, reação esta que Ashley está desesperada para afastar, pois tudo que mais quer nesta vida é nunca mais ter contato com tal cavalheiro.
Infelizmente o barão tem outros planos e depois de uma tempestade torrencial e impossibilitada de voltar para casa, Ashley se vê presa como convidada na casa do barão. O que o barão não sabe é que Ashley já esteve naquela mansão antes e que as recordações são as piores possíveis.
Pois bem neste ponto não tem como eu continuar escrevendo sem dar alguns detalhes, pois a estória é muito intrincada e repleta de fatos que tornam o romance tão intrigante, e a riqueza de detalhes com que a autora escreve é sensacional.
ALERTA DE SPOILER
Se você leu até aqui e está curioso, tem duas opções, correr agora para livraria e comprar o livro ou continuar lendo e correr o risco de saber alguns detalhes reveladores da estória.
Voltando aos fatos, Edrick se vê apaixonado e envolvido por Ashley, a moça é totalmente um mistério, doce, educada e meio despudorada para a época. É uma mulher intrigante e totalmente fascinante, Ashley por sua vez se vê totalmente envolvida pelo barão, e com o passar dos dias enquanto ainda está impossibilitada de voltar para casa vai percebendo que ele é diferente dos homens com quem teve que lidar a vida toda.
Isso somente a deixa mais triste pois ela sabe que vai ter que deixa-lo e assim que for possível voltar para sua casa, e que um romance entre eles dois é totalmente impossível e inviável.
Edrick acredita que ela tem outro amor, mas está determinado a conquistar seu coração e casar-se com ela, no entanto após fazer tal proposta, ele acorda no dia seguinte e descobre que ela desapareceu, e então fica transtornado.
Neste ponto do livro descobrimos que Ashley na verdade se chama Cora e foi filha de criados na mansão do barão na sua infância, descobrimos aqui que ela foi expulsa por sua avó (que é uma velha muito má digna de desprezo), e pelas circunstâncias em que foi expulsa não teve outra saída do que se tornar a Borboleta Negra meretriz do bordel mais conhecido da cidade.
Entre revelações doloridas e bombásticas e situações que mais parecem uma forma do destino de tentar remediar um erro, Ashley e Edrick se reencontram, e, como não podia deixar de ser, o reencontro é marcado por dor, frustração e uma paixão avassaladora. Edrick descobre nesta ocasião que o homem que tanto ele temia, o grande amor de Ashley, é na verdade uma criança, filho dela, mas este fato não diminui o intrincado emaranhado de acontecimentos que rodeiam a vida da jovem, e ele descobre para sua tristeza que o menino é seu irmão fruto de uma violência cometida pelo primeiro barão na ocasião da expulsão de Cora da mansão.
Determinado a consertar a tragédia que foi a vida da moça, ele assume o menino como seu filho e mais uma vez a pede em casamento. Engana-se você achando que este é o fim do romance, em uma estória de amor, dor, perdão e recomeços. Tem muito mais coisas que compõe esta história e muitos outros personagens que deixei de fora para não revelar todo o contexto do livro. A trama é tão bem feita que descobrimos praticamente no fim do segundo volume fatos que nortearam a vida de muitos personagens e revelam ações que nem imaginávamos.
Então eu humildemente recomendo a leitura mesmo tendo que ler o volume 2 em e-book. Uma história muito bem contada e construída com uma linguagem adulta, mas de leitura gostosa. Este enredo vai te surpreender e mesmo revelando umas coisinhas na minha resenha deixei muita, mas muita coisa de fora, e assim garanto a vocês que mesmo lendo toda a resenha ainda terão muitas surpresas e sentimentos avassaladores durante a leitura.
Acho que o mais bonito neste livro é que vemos como o amor pode curar e reconstruir o que estava quebrado e dado como perdido.
Bom e a guloseima desta semana como fica? Por um acaso você não ficou curioso para saber quais doces a inigualável Ashley foi comprar na loja de doces quando encontrou o barão? Pois bem foram caramelos e são estas iguarias doces e deliciosas que vamos fazer hoje
Edrick e Ashley
-Se me permite- disse ele as costas dela-, os bombons aromatizados são realmente divinos. Sao meus preferidos....
- Agradeço a indicação. - Dito isso, ela deu as costas e prosseguiu com sua escolha, sem acréscimo ou qualquer reconhecimento.
-Perdoe-me -Edrick insistiu, interceptando-a antes que analisasse outra bancada. ? Deixe-me presenteá-la com alguns bombons para que confirme o que digo.
- Agradeço a atenção, senhor, mas prefiro fazer minhas escolhas. Fique à vontade para efetuar sua própria compra. Não tarda a chover e acredito que, assim como eu, deve ter muito a fazer... tenha uma boa tarde!
_preocupada com o conteúdo em sua bolsinha e o pacote de caramelos, Ashley os cobriu com o chapéu.
Então vamos a receita dos caramelos da discórdia, sinto muito querido barão, mas eu também prefiro os caramelos a bombons aromatizados.....
Dicas e truques
Caramelos são extremamente fáceis de fazer e deliciosos, esta mesma receita você pode deixar em ponto de corte para comer como balas ou liquido para usar como calda de bolos e sorvetes Tudo vai depender da quantidade de tempo que você o deixa apurar no fogo.
Uma recomendação importantíssima é tomar cuidado ao fazer esta receita pois caramelo pode queimar seriamente a pele.
Outra dica é deixar os ingredientes todos próximos porque uma vez o açúcar derretido você já vai juntar o creme de leite e se você perder o ponto do açúcar ele queima e fica amargo.
Utensílios
? Colher de pau ou espátula
? Panela
Ingredientes
? 400 gramas de açúcar refinado
? 150 ml de creme de leite pasteurizado (o creme de leite fresco deixa o caramelo mais ralo)
? 1 colher de manteiga
? Flor de sal de assim desejar
Modo de fazer
Primeiro você vai levar o açúcar direto na panela em fogo baixo e mexendo sem parar. Este método se chama caramelização de método seco. Só tome cuidado porque ele não derrete de forma uniforme então é necessário atenção e mexer constantemente porque ele derrete realmente rápido. Quando ele começar a ficar todo dourado em consistência liquida (ATENÇÃO), você vai juntar o creme de leite sem deixar de mexer. Aqui cuidado porque o caramelo sobe e faz um vapor quente. Continue mexendo até que dissolva todos os grumos de açúcar que se formam, e por último junte a manteiga e mexa mais. Aqui começa o ponto de consistência, provavelmente ele já estará em ponto de calda então se você quiser que ele fique em ponto de corte continue a mexer em fogo baixo até que evapore mais liquido dele e ele fique mais espesso. Lembre se que ele engrossa mais depois que estiver frio.
Prontinho se for cortar espalhe ele em uma assadeira untada e espere esfriar completamente para cortar.
Não deixe de fazer este caramelo, só o cheiro delicioso que fica pela casa já vale a pena..... e eu desejo a você muita doçura ... Até a próxima
Kisses, NL

Aline Galeote 29/06/2018

Apaixonante!
Primeiro livro que leia da Halice e minha nossa! Como eu não conheci ela antes? Amei a história do Edrick e da Ash. Apesar de dividirem o protagonismo ela é quem brilha nessa história. Com um passado sofrido, tendo sido rejeitada até pela família, Ash conseguiu encontrar forças para seguir adiante. O Edrick é um mocinho terno, carinhoso, mas cabeça dura às vezes. Custa a acreditar na pobre Ash! Uma das últimas cenas se tornou uma de minhas preferidas. Só lendo pra entender. Uma bela história de amor com uma escrita fluída e apaixonante!