Histórias de Canções: Chico Buarque

Wagner Homem

Resenhas - Histórias de canções: Chico Buarque

Mari 25/03/2024

Chico Buarque
Um livro fantástico ,que Mostrar o contexto histórico das músicas do Chico Em plena ditadura militar e polarização política no Brasil.
Demorei ler com medo de acabar rápido,pois havia muitos poemas lindíssimos e tocantes... Também achei interessante a forma como Chico ser impõe mediante a ditadura, trazendo contigo coragem e resiliência , não é atoa que sempre será uns dos maiores músicos da MPB ....

José Ricardo 12/02/2024

As histórias das histórias
Quando iniciei a leitura, sabia que seria impossível pra mim não gostar desse livro. As letras de Chico Buarque me acompanhando desde a infância e foi muito bom descobrir e/ou recordar as histórias dessas histórias.

Liu 23/08/2023

Wagner Homem era o editor do site de Chico Buarque. Eu adorava e passava um bom tempo nele, era interativo e fácil de navegar.
Depois ele escreveu este livro aqui que pretende não uma análise das letras, mas contar a história por trás delas.
Eu o li há 14 anos, na época do lançamento, e reli há um ano, mais ou menos.
Gostei mais desta última vez, por conhecer melhor a obra de Chico e, acredito, ter uma melhor compreensão da mesma. Mas algumas coisas me surpreenderam novamente, como algumas músicas que acreditávamos ter cunho político não terem esta intenção, ou Olhos nos olhos não ter como inspiração uma mulher, mas feita após uma visita de Chico ao amigo Paulo Pontes, que estava doente na época.
Acho que é um livro que revisitarei de tempos em tempos para reler certas partes.

Sergio.Machado 27/09/2022

Ótimas história e mais
Livro dinâmico, leitura rápida. A história do Chico é contada a partir de suas músicas e o momento na época. O livro mistura a ditadura com a poesia do Chico de forma histórica.

OssosDePapel - Instagram 16/05/2022

É sobre Chico Buarque, então não dá para avaliar mal. Contudo, efetivamente há pouquíssimas informações sobre ele. O autor se preocupa em inserir as canções, sobretudo, no contexto político da época em que surgiram, o que nem sempre faz sentido. A maioria delas não tem relação com o sistema.

Guilherme 03/05/2022

Até gosto de biografias
Essa mistura biográfica e antológica do Chico Buarque foi fantástica. Às vezes é bom ler uma biografia. São os recortes do narrador, empolgado com os grandes feitos de mais uma vida humana, tentando cativar o leitor. É um jogo de convencimento. Mas que Chico era gênio, isso eu já estava bem convencido.

Lauriza Maurício 24/04/2021

E a paixão só aumenta
Tinha 12 anos quando ouvi "João e Maria" e me apaixonei pela letra, melodia e voz. Daí em diante fui buscando casa vez mais conhecer o dono daqueles versos, e a cada descoberta a admiração só crescia.
Saber a história das músicas e como ela está atrelada a história do Brasil, foi maravilhoso.

@somegood.books 18/04/2021

Olhos marejados, coração em paz ?
Música, poesia, inspiração, resistência e beleza, tanta beleza... Chico é tudo isso e mais, muito mais, muito mais. Um dos meus artistas favoritos, uma genialidade que me impressiona, me emociona, me faz tão feliz ?

Muito especial conhecer as histórias de suas canções e a sua relação com a trajetória do nosso país. Neste momento tão difícil para os livros, para arte e, principalmente, para a nossa vida, essa obra me traz a certeza de que apesar de tanto retrocesso, amanhã há de ser outro dia. ?

Malu 31/03/2021

musica em forma de livro
Eu sempre gostei muito de Chico Buarque e suas composições, pois elas nos contam de forma sútil a história do Brasil, nos ensinam sobre períodos históricos que mudaram o cenário do nosso país. Eu lembro que quando estava no último ano do ensino médio, meu professor de história organizava alguns aulões de revisão para o vestibular e em muitos desses aulões, as músicas de Chico Buarque estavam sempre presentes sendo tocadas por uma banda local e retratando um período histórico importante. Esses momentos despertaram a minha curiosidade de saber mais a respeito das histórias por trás de cada canção. Lembro que cheguei a presentear a minha tia com esse livro (pois ela também gosta de Chico Buarque) e sempre pensei que um dia chegaria a lê-lo. Chico é genial, ele gosta daquele desafio em compor novas canções, de escolher como irá utilizar as palavras. Cada história que eu ia lendo, eu colocava a música para tocar, para ouvi-la enquanto me deliciava com a sua origem. Esse livro não é indicado apenas para quem é fã do cantor e compositor ou para quem gosta de MPB, mas também é para quem quer entender de uma forma mais simples sobre a ditadura e como ela afetou os artistas, a censura, a luta pela democratização do Brasil. Eu achei a leitura fantástica, ela não se trata apenas de uma biografia a respeito de uma pessoa e sim de sua obra. Para quem é fã do cantor, já pode colocar na listinha para ler depois.

LAvia29 21/12/2020

Maravilhoso
Livro incrível, com fotos e rascunhos incríveis! Para quem gosta de sabe da história das coisas, vale muito a pena conferir.

Ferencz Jr. 08/10/2020

Ler sobre a arte de Chico Buarque é sempre instigante...
... e aqui não seria diferente, mesmo o texto em alguns pontos soando um pouco vago, como se não tivesse muito o que dizer sobre determinada canção mas ainda assim ela "necessitasse" estar ali.
Senti falta de algumas canções, porém entendo que a obra do Chico é muito vasta e repleta de significados, impossibilitando uma abordagem completa em apenas um livro de cerca de 280 páginas.
De toda forma, para qualquer fã do artista que deseja entender um pouco mais de como a obra do cantor e compositor foi construída ao longo dos anos, indico a leitura.

Elizangela 25/07/2020

Chico Buarque
Este livro nos dá o prazer de saborear as canções de Chico Buarque através de suas letras e histórias. De quebra, traz uma breve história do Brasil como pano de fundo. Da ditadura ao Lula... Livro maravilhoso!

Maria.Oliveira 03/06/2020

"Eu percebia que ele se acercava da música como se a música estivesse pronta fora dele e ele estivesse tentando pegar aquilo com a mão."
Chico para mim, como compositor, é genial! E mesmo com sua voz "chinfrinha" cantada em Até o Fim, Chico encanta, mesmo quando suas letras não saem cantadas, mas quase faladas numa espécie de frenesi de ideias. Chico gosta do desafio de compor, da escolha e das junções das palavras, do ritmo e melodia que se pode criar com infinitas combinações. Esse é um livro pra ler enquanto escuta cada música ao mesmo tempo que descobre curiosidades acerca das composições e o contexto histórico (plena ditadura) em que muitas foram criadas e gravadas. Ler esse livro foi maravilhoso para mim, fã de Chico, encantada desde a primeira vez que ouviu Gota D'água e que agora vai poder ouvir novamente todas essas canções com outro olhar e com novos sentimentos.

elainegomes 21/04/2020

Suas canções contextualizadas é uma experiência bem gostosa

jota 18/07/2016

Cumpre o que promete
O livro promete o que cumpre: contar histórias sobre uma centena de canções de Chico Buarque. Elas foram compostas sob diversas condições ou situações e, claro, as histórias mais curiosas dizem respeito ao período em que vigorava a censura durante a ditadura brasileira.

Portanto, sobre os livros escritos por Chico há muito pouco, já que não era o objetivo do autor discorrer sobre literatura mas canções. Mas há informações sobre sua vida pessoal, exílio, família etc e até mesmo que a partir de 1994 passou a apoiar o PT e Lula. Como o livro termina em 2009, data de sua edição, deixou de mencionar que Chico apoiou Dilma em 2010 e 2014. E continua apoiando ambos ainda hoje, mesmo depois de tudo o que sabemos sobre corrupção nos governos petistas. Vá entender...

Bem, de volta às canções, da leitura de todas as letras sobra uma certeza: as antigas eram mais belas, sem dúvida. Lido entre 11 e 17/07/2017. Minha nota: 3,8.