Meninas da Noite

Meninas da Noite Gilberto Dimenstein

Resenhas - Meninas da Noite

Ariadne 03/04/2011

Meninas da Noite
O livro antes de tudo é um grito de protesto. O jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein por meio de uma linguagem realista (e principalmente, bem humorada)nos leva em uma rota exótica e desconhecida através da Amazônia Legal, compreendendo principalmente os estados de Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. O objetivo principal nada mais é investigar o tráfico de meninas na Amazônia. Durante a narrativa cada detalhe é explorado, com ele nos contando as impressões, os medos e as causas que trouxeram as garotas ao submundo da prostituição infantil. Desde a narração do pouso "dramático", no aeroporto de Itaituba (Centro-Oeste do Pará)até a libertação de algumas garotas, o livro nos prende de maneira impressionante. Diante de tamanha mediocridade, o jornalista não se mantém imparcial. O que mais me chamou a atenção, foi a maneira com que descreveu fatos corriqueiros, como a pergunta de uma adolescente de Imperatriz: [..]Mas se você não fosse casado, casaria comigo?[...] O diálogo nada mais é a esperança de encontrar um "príncipe encantado", onde muitas apaixonam-se com facilidade por um cliente mais delicado e compreensivo. É claro que a presença de Gilberto também causa suspeitas, inclusive sua "masculinidade". [...] Esse rapaz é veado? no caminho de volta, o motorista conta o diálogo. Suspeito que ele próprio está desconfiado de mim - afinal, ali não é um lugar de conversa, nem para homens casados que adoram a mulher[...]. Um livro bastante informativo, que acima de tudo nos mostra que a escravidão ainda está longe de "ser abolida".

Camila M. 23/03/2009

Este livro chocou-me muito com histórias verídicas de meninas prostituídas no Norte do país. Retrata um lado do Brasil que muitas pessoas e governantes fecham seus olhos não querendo exergar uma triste realidade. Apenas vinculam a região Norte com o Amazonas, preservação da floresta Amazônica, mas existem humanos vivendo em condições de submundo ali.
Este livro me rendeu uma nota 90 de redação no Enem! rsrsrs...
Mas vale a pena ler!

yuri thome 05/02/2009

O autor consegue, em um livro jornalistico, trazer ao leitor o suspense e a emoção da investigação. Lí este livro quando era adolescente e ele me causou um grande choque, quando tomei contato com a realidade de um Brasil que não conhecia. Quando ví a capa do livro, hoje, fiquei imaginando como e onde estarão as personagens reais documentadas nele.