Na Mala do Imigrante

Na Mala do Imigrante Lígia Pereira Boldoni

Resenhas - Na Mala do Imigrante

Laise Caroline 18/01/2016

Resenha Mundo Sublinhado
No livro o personagem principal é o IMIGRANTE independentemente de cor, raça, credo, nacionalidade ou nome... O livro fala deles e do que passam quando deixam seus lares e vão em busca de um sonho que geralmente está bem longe.
A autora consegue descrever perfeitamente as dificuldades de escolher sair de casa e deixa a família, as dificuldades para entrar em um outro país, mostra a ingenuidade da crença de que tudo vai dar certo, as dificuldades de conseguir emprego, as diferenças culturais, a dificuldade de estar longe e ser diferente de todos que estão ao seu redor e principalmente a saudade de casa e de quem se ama.
O livro mostra a realidade as vezes cômica as vezes trágica do imigrante, mas no final você percebe que a vida realmente é feita de escolhas, assim como a história de todo imigrante.

Minhas considerações e reflexões
O livro me tocou profundamente por alguns motivos bem simples... nunca sai do meu país, mas a maioria dos meus amigos passaram anos estudando pelo mundo e só de pensar que eles passaram por casos como os do livro meu coração se entristeceu. Assim os personagens do livro ganharam codinomes... Raphaela, Yasmim, Wallace, Nathyara, Zilmara... Então comecei a pensar que o sonho de morar em um país desenvolvido pode não ser “apenas flores”.
Nunca imaginei que este livro poderia me tocar tanto, ele me fez refletir bastante. Como a Lígia (autora) passou por várias situações ao longo dos anos em que mora na Europa, pode falar com propriedade sobre as pelejas e principalmente sobre o preconceito que o imigrante sofre.
Acho que todos que pensam em deixar o Brasil deveriam ler este livro e os que aqui estão e permanecerão deveriam ler para pensar mais sobre como tratamos os que vem em busca de uma vida melhor em nosso país, ou até mesmo, em como tratam aqueles que migram entre as regiões neste país continental que é o Brasil.
O livro é cheio de verdade e sentimento, cheio de revelações e reflexões tocantes. Foi muito bem escrito e narrado.
Algo que eu gostei bastante foi o fato de haver várias referências no pé da página que explicam ao leitor as expressões linguísticas ligadas a miscigenação a qual os personagens vivenciam.
A narrativa é leve, a linguagem é simples e o sentimento verdadeiro. A leitura super vale a pena, é uma leitura de vida, que vai lhe engrandecer bastante!
Haaaa.... durante a leitura você será um imigrante e até vai tomar uma decisão como imigrante. – Leia o livro que você vai entender do que eu estou falando! – Achei maravilhosa essa “sacada” da autora. Adorei.
Ao fim do livro a autora narra alguns acontecimentos pessoais, algumas de suas vivencias, é lá que você percebe que o que ela escreveu é pouco para o que ela já deve ter passado.

site: http://www.mundosublinhado.com.br/home.html?kw=na+mala+do+imigrante&ac=search

One Books Oficial 29/02/2016

"NA MALA DO IMIGRANTE"
NA MALA DO IMIGRANTE - Autora Lígia Pereira Boldori

“Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante…”

“Na mala do imigrante” narra a estória de várias pessoas que resolveram sair de suas cidades natais e tentar algo melhor para si em diferentes cantos do mundo. O livro é baseado em fatos reais, o que nos faz pensar mais ainda na vida dessas pessoas, uma reflexão. Elas deixam tudo para trás... família, amigos, amores. Abdicam de sua antiga vida para tentar uma melhor e infelizmente dão de cara com um muro de dificuldades. Uma dessas dificuldades abordadas no livro é a discriminação com o imigrante, o modo como ele é tratado em um país diferente do seu, ainda mais um que possua uma cultura extremamente diferente da sua.

São tantas coisas que eles passam e suportam, ninguém ao redor ver ou percebe isso, é solitário para eles.

Cada capítulo é uma estória diferente, de uma pessoa diferente. Mas com sentimentos semelhantes, a determinação de ir em busca de algo melhor, a saudade de casa e da família,a tristeza, a perda, os momentos felizes e até quando é preciso voltar para seu lar.

Lígia escreveu um livro tocante. Você ri, sofre e chora com o personagem, torce para que seus sonhos se tornem realidade e ele alcance o que tanto almejou.

site: http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

Liv 09/03/2016

Na Mala do Imigrante
" A vida é uma viagem.Na mala, vêm o conteúdo da vida.A escolha do que nela levas, será sempre sua!"

Na Mala do Imigrante é um livro que relata 10 situações vividas por imigrantes, desde o sufoco pra se conseguir passa no balcão da imigração, dificuldades com o idioma, são 10 capítulos cada um com um personagem diferente,mas o livro segue uma cronologia, o primeiro capítulo por exemplo por exemplo se passa com um rapaz que decidiu imigrar, o último com um que está em dúvida se retorna para seu país de origem ou não e entre esses dois capítulos várias outros relatos.

O fato da autora morar fora do Brasil e conhecer bem a realidade do imigrante é nítido, enquanto você realiza a leitura, esse livro foi lançado no inicio de 2015, provavelmente escrito em 2014,mas tenho certeza que a autora não tinha ideia de que o tema desse livro fosse ser torna ainda mais atual, comentado e discutido com a questão dos refugiados da Síria, e de outros países também, esses que enquanto a maioria dos imigrantes coloca em sua mala, a vontade de ter uma vida melhor, esses buscam acima de tudo sobreviver.O livro mostra o que praticamente todos eles vão encontrar, quando chegarem a seus destinos, isso se chegarem, vão enfrentar a dificuldade com o idioma,o preconceito, até mesmo a saudade de casa.Dentre todos esses obstáculos, o preconceito é o pior deles, pois fecha portas, diminuindo assim as chances de se conseguir um emprego, de prosperar, o preconceito é ruim em qualquer situação, como já citei aqui no blog, parece que preconceito ultimamente virou o combustível da sociedade, como a autora bem citou no livro, quando um estrangeiro chega num país, as pessoas daquele lugar já dizem que ela veio roubar os empregos, mas quando chegar um estrangeiro no Brasil principalmente quando ele vem de um lugar mais pobre que o nosso país, as pessoas daqui também tem preconceito, ou seja, quer rodar o mundo e ser bem recebido, mas não sabe receber, não acredito que o motivo seja a crise, ou coisa do tipo, acredito que seja falta de respeito, de amor ao próximo, de se colocar no lugar do outro, pois todo mundo pode vir a se tornar um imigrante um dia.

O que mais gostei nesse livro foi justamente o fato da autora conseguir fazer o leitor refletir, fora que sua escrita é muito boa.Quanto a diagramação não se tem do que reclamar, não encontrei erros de português, no livro são usadas algumas gírias, expressões, mas no rodapé tem todas as traduções, adorei o capítulo interativo, onde o leitor pode escolher o final que queria ler pro capítulo, não lembro de ter lido um livro com esse recurso antes.Recomendo o livro para todo mundo que curte livros do tipo, para quem quer ler um livro diferente e sair da sua zona de conforto, esse é uma ótima dica.

" Deixar na mala apenas o que a deixa feliz, ou o que fará feliz à alguém..."

site: http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/2016/03/resenha-na-mala-do-imigrante.html

Flor do Mandakaru 27/04/2016

Caderno da Lua diz: Livro Lindo!
O livro me atraiu de várias formas : a capa é linda, a sinopse estimulante e o título que pareceu reservar algumas surpresas e realmente reservou:)
Eu ri muito, muito mesmo no capítulo 2 Avião Internacional, com a história da Kely , uma secretária executiva de uma grande empresa viária. A parte engraçada começa quando a mala cai e se abre dentro do avião deixando seus pertences à mostra. Vocês precisam ler rsrsr !
Emocionei com o capítulo 3 A porta da imigração: céu ou inferno? e o capítulo 4 Alugam-se, histórias comoventes e, infelizmente, até comuns. De angústia por um carimbo que pode definir seu futuro à uma promessa mal fundada e maquiada.
E no final a escritora reservou uma surpresa para o leitor. Com a premissa de que na vida se tem escolhas, Lígia permite ao leitor escolher o final do capítulo optando por seguir a leitura ou avançar algumas páginas lendo um outro final.
O livro possui ainda um acréscimo, onde a escritora conta sobre sua mala como imigrante. Ela que é brasileira e morou por alguns anos em Londres e hoje vive em
Portugal.

Curiosidade: o livro traz notas de rodapé interessantes explicando expressões idiomáticas brasileiras e estrangeiras, pois abrange vários países de língua portuguesa .

site: https://ocadernodalua.wordpress.com/2016/04/27/resenha-parceria-na-mala-do-imigrante-ligia-pereira-boldori-chiado-editora/

Escritora LPB 28/01/2016

Você nunca mais irá olhar para um imigrante com os mesmos olhos depois desta leitura!
Uma leitura leve e rica. Emotiva. Real.
Você viaja junto com o personagem...uma experiência que só quem lê sabe.
O que você ainda está a espera? ...pegue já sua mala!!

site: www.escreveravida.com

palomabele 17/09/2016

Pegue sua mala e seja feliz.
"Emigrando ou imigrando, o importante é que a mala sempre estará presente".

O livro é dividido em 10 capítulos e em cada um, uma história é narrada, todas as histórias tem um assunto em comum a "emigração".

"Uma história ficou para que uma nova se iniciasse."
Em Na mala do imigrante vamos conhecer diversos personagens que saíram de seu país natal, em busca de um futuro melhor, trabalho, diversão ou até mesmo aventura, cada história tem um motivo.

"Mas bem que estes sonhos poderiam se realizar aqui mesmo na cidade ou no estado"
Todas as histórias foram muito bem detalhadas, em algumas você realmente fazia parte, os sentimentos de cada personagens foi passado de uma forma com que emocionasse o leitor, as angústias, medos, a empolgação, todos os sentimentos em geral davam para ser sentidos.

"No fundo do Arco Íris da emigração, certamente encontrariam o "pote de ouro" que tornariam seus sonhos em realidade"...
As histórias que fiquei mais mexida foram as do capítulo 3 e o 10.

A do capítulo 03 conta sobre um senhor que viu na imigração a "ressurreição" para a família, em alguns momentos fiquei tensa e com bastante medo de Senhor González não conseguir o que tanto buscava, o personagem é muito humilde, uma pessoa batalhadora que esta em busca de uma condição melhor para ajudar a família, mas quem disse que as coisas são fáceis?! Quando o oficial o pede o passaporte, digamos que uma cena acontece e González não faz ideia do que esta prestes a acontecer.

"Good luck, God bless you!"
No capítulo 10 encontramos com o personagem Rodrigo (o mesmo personagem do capítulo 1). Já fez 5 anos que ele saiu do Brasil em busca do seus sonhos, depois de um tempo ele sempre adiava sua visita ao seu país, chegou um momento que realmente, ele decidiu se voltava para o Brasil ou se apenas continuava ali, o mais legal dessa história é que a Lígia nos da duas opções de finais para escolhermos, o que torna a leitura mais envolvente e curiosa.

"O tempo estacionou no tempo. Ali, para os dois. Para aquele momento de dor e de prazer. A despedida é a partida."
Acho que a Lígia soube exatamente como narrar cada história; os detalhes, os personagens e cenários cada um teve um grande importância.

As histórias foram baseadas em acontecimentos reais, o que faz a gente ficar imaginando cada rostinho por trás disso tudo, além que com cada história o nosso conhecimento fica mais rico, pois passamos por diversos lugares e aprendemos um pouco do costume.

No livro Na mala do imigrante aprendemos que algumas decisões que tomamos na vida, terá um forte impacto: seja no presente ou no futuro, é um livro que dá pra ser lido em 1 dia, que nos passa com muita sinceridade o que os imigrantes passam no seu dia a dia, com uma narração impecável e com fatos que realmente acrescenta algo em nossas vidas, não posso esquecer de falar que a Editora Chiado caprichou com o livro, a capa transmite tudo o que a história passa, além de ter um charme a mais, uma coisa interessante que eu achei foram "as notas no rodapé" sempre que havia uma palavra desconhecida, no rodapé contia o significado dela.

Recomendo para todas as idades, principalmente para as pessoas que gostam de uma boa aventura.

Lígia muito obrigada pela parceria e conte sempre com a Equipe do Contos Literários.

site: www.contosliterarios.com.br

Brenda_Guedes 19/12/2016

Como já no esclarece o título, o livro irá nos inserir no mundo de várias pessoas que estão imigrando para um novo país, ou em alguns casos, nos mostrar sua bagagem após anos neste país.

Para os leitores que desejam um dia imigrar ou os que já são imigrantes, este livro contara fatos comuns aos diversos perfis que tentam imigrar para outros paises.
O enfoque maior do livro é a Inglaterra, mostra o medo dos seus futuros moradores, as pessoas que eles deixaram para trás e sehs sonhos e objetivos nesse novo país, ao qual alguns infelizmente não chegam a se realizar.

“Afinal, milagres aconteciam apenas para aqueles que realmente acreditavam”
O livro é muito bem narrado em terceira pessoa, com uma fala bem desenvolvida e por possuir poucas páginas, este foi feito para ser lido em algumas horas.
Do meio para o final, começam a ser narradas as vidas de outras pessoas, pessoas que estão no novo país a cinco anos. Nos mostra que independente do tempo, um novo lugar sempre terá novas surpresas e coisas totalmente inesperadas. E também a saudade que eles carregam em suas malas no meio de tantos aprendizados.
O desejo e a volta de alguns personagens para o Brasil.

No livro físico, ainda somos contemplados com a histórias da escritora que já foi Imigrante por mais de um país e colocou cada coisas que trouxe em sua mala neste livro.

site: https://livroseumcappuccino.wordpress.com/2016/07/30/resenha-na-mala-do-imigrante/

Universo de utopia 21/12/2016

Na mala do imigrante
Sempre quando começo a ler um livro me pergunto se aquilo que o/a escritor(a) relata em suas obras realmente aconteceu e até que ponto as barreiras entre a realidade e fantasia se encontram, ou, diferenciam-se. Mas tal não foi a minha surpresa, quando descobrir que a autora também se encaixavam na história, descrevendo minuciosamente o processo de imigração, uma vez que a mesma passou por situação semelhante BRASIL/EUROPA/PORTUGAL e expondo de maneira profunda as dificuldades do Mundo Novo, principalmente o preconceito.

A obra é composta de narrativas sobre várias pessoas que passam pelo processo de imigração, relatando desde o momento da tomada de decisões (esperança, medo, despedidas) até a vida desses indivíduos no país desejado (adaptação, convivência e realidade), finalizando individualmente cada um desses estágios.

No decorrer da leitura identificamos as diversidades culturais retratadas nas histórias de cada um dos indivíduos citados e ainda uma ótima oportunidade para conhecer vocabulários, gírias e expressões locais de algumas localidades mencionadas, através de um didático sistema de rodapé que trazem 202 explicações do contexto da citação referida.

O protagonista deste livro, como o próprio título sugere é o IMIGRANTE, que apesar de se diferenciarem pela raça, cor, condição social e credo, guardam no fundo dos seus corações, o desejo de mudança, de uma vida melhor, saudades do lar e da família, tristezas e até momentos felizes.

Ligia soube envolver o leitor em cada estória apresentada sendo impossível não torcer pelo futuro de cada personagem, se envolver em sua vida, sorrir e chorar ao mesmo tempo. O que mais me impressionou foi a comparação que faz da mala com o interior de cada ser humano, afinal somos receptáculos e fruto das nossas vivências e experiências, trazendo uma carga de verdade, fantasia, sentimentos e inspirações. Engraçado, emotivo e profundo... Arrume sua mala e venha fazer essa viagem conosco!

Keth | Parabatai Books 29/01/2017

Sua mala é sua vida, quem você é por dentro e por fora.
Resenha:
Não importa qual o seu destino ela sempre estará lá com você... Sua mala é sua vida, quem você é por dentro e por fora.
Para todo lugar em que vamos levamos alguma bagagem, as vezes grandes lembranças ou grandes tristezas, as vezes poucas roupas ou muitas... Cada pessoa carrega sua mala e ao longo de sua caminhada a escolha dela ser leve ou pesada é apenas sua.
Na Mala do Imigrante você encontra uma história nova em cada capítulo que nos mostra personagens diferentes trazendo algo em comum, não estão apenas se locomovendo pelo mundo... Eles estão em busca de algo novo e claro melhor, mas não basta você sair do Brasil e ir para a Inglaterra que tudo vai melhorar, você tem um passado, você tem uma história e isso vai contigo para qualquer lugar e para que ela não seja um problema é necessário estar consciente. Isso de fato vai ser melhor? Estou fazendo a coisa certa? Não basta apenas se mudar para que tudo mude! Se você não mudar, nada ao seu redor vai melhorar. Não basta esperar o ano virar para você dizer que ele vai ser melhor, você precisa tomar uma atitude e fazer deste ano em que esta vivendo ser melhor e não apenas o que vai vir. Por que esperar se podemos mudar o agora? Mas se temos uma segunda chance de mudar em outro lugar pense duas vezes antes de agir... Primeiro você vai ser capaz de fazer da sua vida algo melhor ou vai esperar um milagre para que ela melhore?

P.S.: Amei este livro!
Não é apenas um livro com histórias de várias pessoas, é na verdade uma obra repleta de vocabulário, reflexões e realidade. Viajar não é simples e morar em outro país também não. Precisamos sempre ter certeza do que estamos fazendo (na verdade nem tudo as vezes devemos agir sem pensar para finalmente tomar uma atitude que já deveríamos ter tomado a muito tempo)... Vi claramente nesta obra que não importa para onde vamos sempre vai existir alguém ou algo que nos tire de nossa zona de conforto, sempre vai existir aquele momento que questionar a nós mesmo é necessário. A cada capítulo vi que não adiantar fugir da realidade e muito menos do passado e que por mais que cada história se pareça diferente elas são bem semelhantes trazendo apenas acontecimentos diferentes... Então antes de julgar alguém pense no que você faz e no que isso pode melhorar não apenas a sua vida mas a dos outros também, não mude apenas de mala ou de lugar, mude suas atitudes ou você...

site: https://parbataibooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-na-mala-do-imigrante.html