Máquina de Inventar Instantes

Máquina de Inventar Instantes Cícero Almeida

Resenhas - Máquina de Inventar Instantes

Poesia na Alma 11/05/2016

A poesia de Cícero é um bicho no cio pronto para uivar.
Máquina de inventar instantes, de Cícero Almeida, Premius Editora, 95 páginas, foi o encontro casual de afeição e curiosidade. Afeição, pois no primeiro instante que vi a capa do livro, sendo divulgada por meu amigo escritor Leonardo Nóbrega, me encantei. Curiosidade, pois, passado o impacto do encantamento, queria saber do conteúdo.

O nome do blog, Poesia na alma, não deixa dúvidas sobre meu gosto literário. Porém, isso não significa que eu vá gostar de toda poesia ou que eu queira ler toda poesia. Não, eu quero o que eu quero. Eu já li muitos livros de diversos gêneros, tipologias, etc. de modo, que recentemente doei mais de quinhentos livros entre poesias, romances, biografias, inclusive, a primeira biografia que li aos 18, Castro Alves.

Hoje, A Máquina de inventar histórias é exatamente o que eu quero. Uma poesia que brinca, acordada, instigante, direta e sem ser superficial. Entre uma conversa íntima e um rasgar de anseios, Cícero Almeida se volta para subjetividade da essência humana.

e depois
eu disse:

bem-aventurados
os que amam
com o coração
em chamas...

Enquanto as palavras dialogam com humanos nus e crus, palavras fazedoras de histórias e efeito modular, imaginava um recital. Senti vontade-saudade de um recital.
de ócio e cio
se faz um poema
O resto é vazio

Poesia não precisa ser rebuscada, longa ou difícil. Poesia precisa emanar vida. Ela nem precisa fazer sentindo, mas tem que ser sentida. A poesia de Cícero é um bicho no cio pronto para uivar.

Na Literatura Selvagem 16/06/2016

A bela poesia de Cícero Almeida: Máquina de inventar instantes
Máquina de inventar instantes é um daqueles livros singelos, que carregam graciosidade e profundidade em seus versos. O autor é de Fortaleza - Ceará, e traz enraizado em cada linha uma profunda necessidade de encantar quem o lê - mas que não se esforça pra isso - pois sua poética é suficiente para deixar o leitor enlevado em uma prazerosa leitura...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/06/a-bela-poesia-de-cirero-almeida-maquina.html