Dois Mundos

Dois Mundos Simone O. Marques

Resenhas - Dois Mundos

Ju @literatus.letras 28/12/2016

Um livro sobre o dia da Aurora e a Pequena Dana
Eu amei esse livro, bem construido e super facil de ler.
Resenha mais que completa no blog

site: http://leiturashabituais.blogspot.com.br/2016/12/resenha-dois-mundos-simone-o-marques.html

BeaGregório 22/09/2016

Um livro que trás a cultura celta para o Brasil, onde não se tem muito evidente essa cultura. Leitura fácil e rápida boa para tempos livres. Recomendado para qualquer idade.
Aguardo os próximos livros, visto que é uma trilogia!

Kris Monneska - Conversas de Alcova 04/01/2016

Literatura fantasticamente pagã ♥

Marina é uma Jovem, que descobriu aos treze anos que é o receptáculo de três Deusas, Dana, Morrigan e Brigida. Nesse ínterim ela é levada a morar em uma comunidade que vive em uma fazenda em meio a Chapada dos Veadeiros, lá as pessoas vivem o mais naturalmente possível, assim como os povos celtas viviam, convivendo com druidas, druidessas e com os guerreiros de Dana, jovens treinados desde cedo para combaterem em defesa da Deusa Dana e consequentemente de Marina.
Nesse mesmo tempo se espalha o rumor pelo mundo de que uma Jovem é a reencarnação da Deusa e que ela coloca em risco o patriarcado, o que faz com que os sacerdotes da outra religião persiga e mate várias jovens, na tentativa de evitar o retorno do matriarcado. E é ai, onde tudo começa.
Indignada com isso Marina começa a desejar mudanças no mundo e elas vão acontecendo, em ondas na primeira todas armas de fogo derretem e não podem mais ferir ninguém, na segunda todos os templos religiosos ruem e por fim a força da natureza entra em ação nos quatro cantos do planeta, avassaladora, a tecnologia mundial entra em colapso e o que resta da humanidade precisa voltar a viver como no principio das eras e é aí que a história começa.

Dois mundos é uma distopia fantástica, dividida pelo ponto de vista de dois arcos diferentes, O de Marina, Arthur e Briam (dois guerreiros de Dana) que após uma crise de rebeldia de Marina, acabam sofrendo um acidente e indo parar em um outro mundo, onde terão que juntar os Tesouros da Tribo de Dana, antes de voltar para casa e o que mostra a visão de Pedro, o oráculo de Dana, que se arrisca em uma viagem de São Paulo para a Fazenda Tribo de Dana e observa além da desolação do caminho, os sinais de novas mudanças.
Os personagens, assim como os conflitos desenvolvidos na história são muito interessantes, Marina é uma jovem, bem idealista, que cresceu numa vida comum e não se conforma muito de sua vida ter mudado e ela agora ser tratada e temida como um ser inalcançável por todos. Tudo o que ela quer é ser uma garota normal. Já Arthur e Brian, são dois jovens guerreiros, que nasceram na fazenda Tribo de Dana e não tem nenhuma noção de como era o mundo antes das mudanças acontecerem, pois dentro da fazenda, quase nada mudou. Porém Briam, passa a desenvolver outros conflitos, quando se vê dividido entre a suas obrigações de guerreiro com a Deusa Dana e os sentimentos que ele passa a desenvolver em relação a Marina.
Pois no desenrolar da história vamos entender direitinho no que consiste para marina ser o Avatar da Deusa. Já sobre Pedro, pouca coisa fica clara, além da sua condição de oráculo, mas acredito que ele volte sendo um personagem mais importante em algum dos outros livros.

É sempre complicado pra mim ler obras que utilizem a temática pagã, pois eu não consigo observar a utilização desses Deuses e suas características, como mera mitologia, sabendo que eles são honrados e respeitados como a religião de muitos, inclusive a minha. Isso faz com que eu já tenha um certo conhecimento de causa sobre eles e suas representações e acabe tendo um olhar bastante crítico sobre esse ponto nesse tipo de literatura, e por isso muitas vezes eu me decepciono drástica mente. Porém com a obra da Simone, aconteceu justamente oposto, me encantei com a escrita, pelo domínio da autora sobre essa temática pagã e também pelo respeito dela em relação a essa doutrina.

A Simone conseguiu elaborar uma obra distópica mesclando na medida certa elementos fantásticos a conceitos reais, tanto no desenvolvimento do cenário e da trama, quanto no desenvolvimento dos personagens e isso tornou a leitura empolgante e ao mesmo tempo reflexiva. O Livro é completo, tem ação, aventura, fantasia, romance, o que contribui para uma história dinâmica e intensa. Eu li Dois Mundos, rápido e terminei a leitura cheia de ansiedade para colocar as mãos na sequência, pena que parece que vai demorar um pouco ainda. A edição da TDL está bem interessante, a diagramação traz detalhes muito bonitos nas páginas e a revisão está ao meu ver impecável. A Capa está bem sóbria, eu a achei bonita, porém bem simples, passaria bem despercebida por mim em alguma livraria.
Salvo isso eu curti muito a leitura e recomendo o livro à todos principalmente aos fãs de literatura fantástica e aos pagãos, mal posso esperar para ler outra obra da autora. ♥

site: http://www.conversasdealcova.com/2016/01/resenha-dois-mundos-simone-o-marques.html