Beltane

Beltane Simone O. Marques

Resenhas - Beltane

Bia 22/05/2016

Mágico!
Assim como em seus antecessores (Paganus e Samhain), Beltane nos leva a um excelente passeio histórico, através da bela escrita de Simone O. Marques, em que conhecemos personagens guerreiras e não apegadas a convenções sociais, mas sim à natureza, à liberdade e ao amor, vivido e expressado da forma mais plena possível. Mas como a liberdade de expressão, infelizmente, tem um preço, nossas heroínas pagam alto pelo fato de serem elas mesmas. Beltane conta as histórias, em períodos diversos, de Tereza e Adelaide, mulheres fortes, espontâneas e ligadas à magia pela ancestralidade. É uma leitura que vale muito a pena e me emocionou (principalmente em relação à personagem Adelaide). Agradeço à Simone O. Marques por esta trilogia iluminada, que nos aproxima do mágico povo celta, mas me deixa feliz por ter sido escrita no Brasil... a maioria dos livros do gênero é internacional e a autora nos presenteia com as mensagens deixadas pelas filhas de Dana!

Morgana 11/04/2020

Terceiro e último livro da saga Paganus, o livro, mesmo sendo um romance, traz uma ótima reflexão sobre a perseguição religiosa. Com saltos temporais adequados, é uma ótima leitura para quem gosta da cultura celta e tem curiosidade sobre a origem desse povo e dessa cultura ainda presente no Brasil.

Anne 13/02/2022

Beltane ?
Meu Deus, o que dizer desse livro tão incrível... Bom, pra começo de conversa, eu amei essa saga. Toda a riqueza e veracidade nos acontecimentos históricos trouxeram grandes reflexões e profundida às histórias.
As minhas expectativas para "Beltane" eram as melhores possíveis e posso dizer com tranquilidade o quanto elas foram superadas.
No começo nos deparamos com Tereza, filha de Daniele, com uma doçura e encantamento semelhante a da avó Adele. Sua história emociona num nível enorme (chorei pra uma bagaça, em momentos de felicidade e em momentos de tristeza).
Adelaide apareceu durante a gripe espanhola, sua participação foi curta durante o livro mas repleta de dor e tristeza. Vivendo em uma casa de recolhimento suas alegrias eram poucas e tinha como responsável uma pessoa que salvou sua alma e entregou a sua própria para ela de uma maneira muita bonita. Gostaria de ter visto mais sobre ela e a relação deles mais a fundo.

É claro que os três livros tem seus prós e contras, mas no geral as histórias são tocantes e muito belas e eu super recomendo a leitura.

"E assim a gente termina mais um livro..."
Anne 13/02/2022minha estante
Por sinal, Iaiá é maravilhosa e merece tudo nesse mundinho

mara sop 10/06/2016

Confie no caminho que a Grande Mãe traçou para você
Beltane conta a história de Tereza, que foi criada para ser uma devota sinhazinha tradicional, mas ela começa a descobrir seu passado e acaba por conhecer seu vizinho, um rapaz que é simplesmente perfeito para ela, mas que tem um defeito. Ele pertence à família que desgraçou a dela, e a partir daí, muitas verdades vem à tona.

A história é envolvente, Tereza é uma garota linda e meiga, mas de espirito forte, que "precisa" ser domado por sua tutora, que acha que ela seguirá o mesmo caminho da mãe. Mas apesar de toda a docilidade, a força da deusa pulsa em seu sangue e, desde muito jovem, lhe são impostas muitas decisões difíceis que a separão para sempre daqueles que ela ama.

No fim do livro temos a história de Adelaide, uma descendente da linhagem de Gleide que é trancada numa casa de recolhimento, quase um convento, aonde é tratada severamente pelas freiras que a mantém dopada com láudano para "domar seu espirito". A vida de Adelaide é um inferno, até a chegada de um padre que lhe salvará a alma, e perderá a sua própria.

Assim como Samhain, o livro anterior, Beltane se passa na fazenda Santa Tereza, e mostra que As Filhas de Dana não negam à raça. Tanto Tereza quanto Adelaide são personagens fortes e carismáticas que te fazem sentir tudo que sentem. Vale cada lágrima derramada pelas tristezas de suas vidas.

site: https://goo.gl/LB1bIv

Julia G. 05/03/2024

Fraco
Talvez por não ter lido os livros anteriores eu tenha achado a história ruim, mas não gostei muito de como a história se desenvolveu. Eu esperava mais paganismo, mas foi mais falar com planta, algo meio Wicca. Não gosto de coisas de época, então por isso o livro não me agradou, mas acho que num geral, ele não teria me agradado nem se não fosse de época, pois realmente achei a escrita bem fraca e que não te prende. Pelo mínimo é uma leitura rápida.