A Pata da Gazela

A Pata da Gazela José de Alencar...

Resenhas - A Pata da Gazela

Simone1603 24/03/2024

Clássico literário ótimo!
Escrita por José de Alencar (1829-1877) e publicada em 1870, a obra A Pata da Gazela é considerada a "Cinderela" de nossa literatura e um retrato irônico e crítico da sociedade brasileira do século XIX. Na história, Laura e Amélia são duas primas com pés exatamente opostos: enquanto Laura os têm disformes, Amélia os têm pequeninos. Ao passar por uma rua, Amélia deixa cair um pé de sapato. O sedutor Horácio o recolhe e se apaixona pela dona da botina. Já o sonhador Leopoldo se apaixona pelo sorriso de Amélia. A partir daí, a bela e rica moça passa a ser disputada pelos dois rapazes. Quem conseguirá conquistar o seu coração?

Neto 18/03/2024

É...
Sem muito o que dizer!
Um conto que talvez seja tido como clássico da literatura, mas um pouquinho fraco.

É apenas um cara que se apaixona por uma botina e a partir dela idealiza toda uma mulher. Se apaixona pela ideia de quem seria a dona daquela botina pequena e delicada, não pela verdadeira. O que acontece muito nos dias de hoje (sendo a botina as fotos cheias de filtro).

Achei meio, como dizemos por aqui, "paia". Não teve o mesmo impacto que tive com O Mulato ou Dom Casmurro.

Julia5751 15/03/2024

Muito bom!
Livro muito divertido, tive um pouco de dificuldade pra adaptar por conta da leitura com palavras diferentes dos vocabulários utilizados na atualidade. O livro conta uma história bem simples e instigante com um plot twist interessante.

Maria1691 12/03/2024

Muito bom, livro curto, leitura compacta e gostosa. Tem bastantes palavras mais antigas, rebuscadas, o que me ajuda a enriquecer o vocabulário. Exagerado nas emoções e até um pouco obsessivo em certos pontos kkkkk, nada que espante dentro do romantismo. Para o meu primeiro livro do josé de alencar, nada mal.

Aline 29/02/2024

A pata da gazela
"A razão cardeal de toda a superioridade humana é sem dúvida a vontade. O poder nasce do querer. Sempre que o homem aplique a veemência e perseverante energia de sua alma a um fim, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, fará pelo menos coisas admiráveis."

Como não se render a um bom clássico, ainda mais se tratando de José de Alencar?!
Acho que A pata da gazela poderia até ser considerada uma comédia romântica levando em consideração as reviravoltas da história e como termina. Leitura maravilhosa com reflexões poéticas dos mancebos Leopoldo e Horácio que são ambos fascinados por Amélia (ou seria por seu pé?), temos romance, temos personagem pra lá de gabola, suspense (de quem será o pezinho e o aleijão?! ) e desfecho pra lá de satisfatório. Bom demais!

Elizabeth 21/02/2024

Um romance pra época
Uma história para mocinhas da época, bom porque a mocinha engana o pretendende e casa com que ela acha melhor.

Livinha 01/02/2024

A Pata da Gazela?
"A Pata da Gazela" foi escrita pelo brasileiro José de Alencar. Publicado em 1870, o romance traz uma história de amor e ambição. Ao longo do livro, Alencar explora temas como o amor, o casamento por interesse, a ambição desmedida e a busca por status social. Ele retrata de forma magistral os costumes e a sociedade da época, com detalhes precisos vívidas na quela época.

Jessy R. 27/01/2024

Um romance de costumes sensacional, diverdito e cheio de referências à cultura greco-romana (o que adorei, inclusive). Narrativa super fluida com momentos cômicos, poéticos, satíricos e moralizantes.

Agora, tratando-se dos personagens masculinos: os dois principais não prestam e não se salvam de nenhuma maneira. Ambos são preconceituosos, racista e têm pensamentos eugenista (refletindo bem o século XIX), porém Horácio é simplesmente repugnante, ele consegue se superar. Ha momentos que ele fala, faz e pensa coisas absurdas demais.

A protagonista é inteligente, sagaz e usa de estratégia para descobrir verdades amargas sobre seu pretendente.

Achei todo o livro muito instigante e curioso, me prendeu do início ao fim, tive ânsia para saber como iria terminar tudo!!

Roberta 17/01/2024

Particularmente, custei um pouco a me prender na história, pois no começo parece ser apenas sobre o drama de um cara rico, metido a conquistador, acostumado a ter tudo o que quer.
Porém, não contávamos com a sagacidade da nossa querida "gazela" Amélia que com inteligência e fria sutileza subjugou o "leão".
A leitura é rápida, e apesar da linguagem rebuscada, flui bem.
Valeu a pena a leitura da minha edição de 1976 com aquele cheirinho de biblioteca de escola que tanto amo.
FSouzaPinto 17/01/2024minha estante
Muito bom ?

Supercut09 02/01/2024

Projeto Lendo José de Alencar #3
Cinderela, mas sem o sapatinho de cristal

Que livro hilario!! Ele brinca muito com o que é o amor real e o amor fantasioso. Horácio tem um amor muito irreal e fantasioso pela Amelia, enquanto isso por debaixo dos panos temos Leopoldo que realmente ama a protagonista de uma forma, mas realista e convincente

Não entendia o nome do livro no começo do livro com a narrativa ele ate te dá uma explicação, mas e só no final(literalmente) que eu entendi finalmente o real significado do título do livro.

Alle_Marques 24/12/2023

... o andar da garça!
...
“O amor triunfou, porque era o afeto d'alma, e não o culto plástico da beleza.”
...
Tá aí mais um livro que eu dificilmente “leria” se não fosse a Isabella Lubrano, ainda mais se não fosse um audiobook. E não tanto pela linguagem mais difícil da época, ainda mais se tratando do José de Alencar, mas porque a ideia de um livro inteiro sobre “homens com fetiche por pés” seria minha última opção leitura.

Mas até que não foi de todo ruim, o fascínio e cisma dos personagens por pés irrita um pouco, mas o livro consegue ir além disso, é bem mais humorado do que imaginei e as confusões são bem elaboradas, além disso, a crítica que o autor trás sobre o amor superficial, a idealização das pessoas umas sobre as outras e a fragilidade dos romances, são muito bem feitas e profundas, funcionam bem e em paralelo ao tema principal, esse tão fútil.

Ou talvez, isso seja apenas uma tentativa de nós, leitores, de acreditar que: “não, José de Alencar não escreveria um livro inteiro apenas sobre pés”. Mas vai saber.
17° Livro de 2023, 23ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023
Audiolivro do Podcast “Ler Antes de Morrer” (Isabella Lubrano)

Junior 20/11/2023

Ciranda e ciranda e não sai do lugar
Descrições chatas, personagens apáticos, uma trama bem aguada, o livro chega a ser confuso num nível, que eu li me arrastando, e o pior é que eu fico imaginando se fosse a cinderela, pq claramente é inspirado na cinderela, mas de uma maneira bem meia boca... parabéns nota 2

Talita.Serra 11/11/2023

Um romance muito fofo e com algumas reviravoltas! Uma leitura leve e fluida apesar do linguajar da época ! Recomendo !

Luana.Paganini 31/10/2023

Marcado por críticas sociais temperadas com um bom humor sarcástico.
Considerando a época em que foi escrito, não é difícil de ler, tive que pesquisar alguns poucos termos e expressões.
Transporta para o período narrado, traz reviravoltas interessantes e cria emoções intensas pelos personagens (não necessariamente positivas). Também surpreende ao narrar atitudes inteligentes de uma personagem mulher escrita por um homem de 1870.