A Pata da Gazela

A Pata da Gazela José de Alencar...

Resenhas - A Pata da Gazela

thecia 18/04/2023

Cinderela da literatura brasileira
Alencar traz mais um romance urbano que retrata a vida da burguesia carioca ali por meados do século XIX.

Na história há um triângulo amoroso entre Amélia, Leopoldo e Horácio que de uma lado traz a crítica ao materialismo, e do outro lado o amor puro, verdadeiro e imaterial.

José de Alencar trouxe nessa história, que realmente, remete um pouco a história da Cinderela devido a perca do sapatinho logo no início da história, um elogio ao verdadeiro amor em detrimento do estereótipo.

Não é um dos meus favoritos do autor, mas vale a pena, é rápido e bem legal!

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Considerado a Cinderela Brasileira, por conta de pés e sapatos, A Pata da Gazela é um romance incrivelmente gostoso de ler. Dei algumas risadas e torci por um casal. A principal diferença em relação a cinderela, acredito, é a ausência das irmãs ou vilão de qualquer jeito, e a presença de um triângulo amoroso. Gostei bastante, vale a pena. Além da história em si, tem as descrições do Rio de Janeiro de muito tempo atrás, super bacana também.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Leio, logo existo 25/06/2022

O livro "A pata da gazela" foi escrito por José de Alencar um dos principais expoentes do romantismo brasileiro, durante o século 19. Essa história explora elementos de narrativas clássicas do folclore europeu, como o conto "Cinderela" e a fábula "O leão amoroso". A partir desses elementos acompanhamos o desenvolvimento de um triângulo amoroso. A história é muito divertida, pois as motivações das personagens são muito exageradas, algo quase irreal. A linguagem utilizada também merece atenção, porque é extremamente rebuscada. Eu gosto muito desse livro e fiquei feliz em revisitar esse clássico da Literatura Brasileira.

Recomendo a leitura!?

Aquela que tá olhando pro céu 28/03/2023

Um pezinho, um pezão
Um bom livro! Não pude me prender tanto à história porque os capítulos do audiobook foram bem espaçados no quesito lançamento.
Mas bem escrito. Personagens simples. Enredo, também, simples. Mas bem feito. Linguagem bonita e recheado de referências à clássicos.

Ana 03/02/2018

Cinderela à brasileira.
Como sou amante dos livros do Alencar, e entusiasta de suas obras e personagens,
peguei esse livro, esperando dele ao menos uma prosa boa e que fosse um bom
entretenimento, e não me decepcionei.
Gostei da maneira como a trama se desenrolou, e do final surpreendente.
Basicamente A pata da Gazela pode ser considerado uma versão brasileira de Cinderela, e acredito que Alencar possa ter se inspirado em partes no conto infantil.
A história se inicia com Horácio, um jovem sedutor, que poderia ser classificado como ''leão'', ou seja, um conquistador daquela época, um rapaz da moda, etc., que na rua, depara-se com um pé de sapato delicado e pequeno caído no chão.
A partir daí, nosso ''pegador'' enlouquece com a fantasia de achar a dona do pezinho delicado a qualquer custo, pezinho esse que ele imagina ser como o de uma gazela, eis o motivo do título do livro ser A pata da gazela.
Em contrapartida, para fazer contraste com a personalidade de Horácio, temos o personagem Leopoldo, um homem mais contido, sem ter a beleza e os ares de conquistador
de Horácio, mas que é capaz perfeitamente de amar uma única vez. Tem o ar taciturno, quieto, a julgar pela leitura, e me pareceu também um personagem triste. Leopoldo apaixona-se por Amélia, e certo dia quando ela entra em sua carruagem, ele vê um pé feio e disforme, que acredita ser o dela. Mas isso não mata sua paixão e ele continua a amá-la, mesmo imaginando que o pé dela seja o oposto de delicado.
Uma história com um enredo que pode parecer meio bobo, mas é muito interessante, e como que um retrato da sociedade e das ''paqueras'' do século 19.
Anderson 03/02/2018minha estante
Parece-me ser um ótimo livro.

Ana 03/02/2018minha estante
É um dos meus favoritos.

Ainda não o li.

Ele tem bons livros.

Anderson 03/02/2018minha estante
Já li: A viuvinha, Cinco minutos (o meu favorito) e Lucíola.

Ana 03/02/2018minha estante
Cinco Minutos é meu preferido também

Anderson 03/02/2018minha estante
Gostei tanto que comprei um exemplar para mim. Fiquei apaixonado pela história desde que a li.

Anderson 03/02/2018minha estante
Você escreve muito bem. Li algumas de suas resenhas. Parabéns!

Obrigada!

Anderson 03/02/2018minha estante
Por nada! Já pensou em escrever um livro?

Roberta 17/01/2024

Particularmente, custei um pouco a me prender na história, pois no começo parece ser apenas sobre o drama de um cara rico, metido a conquistador, acostumado a ter tudo o que quer.
Porém, não contávamos com a sagacidade da nossa querida "gazela" Amélia que com inteligência e fria sutileza subjugou o "leão".
A leitura é rápida, e apesar da linguagem rebuscada, flui bem.
Valeu a pena a leitura da minha edição de 1976 com aquele cheirinho de biblioteca de escola que tanto amo.
FSouzaPinto 17/01/2024minha estante
Muito bom ?

May | @vidadaleitora 23/03/2023

Ouvi o audiobook desse livro pela voz e comentarios fantasticos da Isabella Lubrano pelo canal do youtube Ler antes de morrer. Ela fez Jose de Alencar parecer divertido.

Cris 26/03/2023

26.03.2023
Publicado em 1870, em um tempo em que as mulheres não mostravam nada de seu corpo, os homens fantasiaram até com os pés. Após um sapatinho ser encontrado, um rapaz se apaixona ao fantasiar a qual das moças que estavam no libré, pertencia o sapato. Baseado na história "Leão Amoroso" de Lá Fontaine.

D. João Gabriel 05/04/2021

Cinderela brasileira
A quem pertencente a linda botina que caiu da vitória ? É um dos dilemas da narrativa e eu achei isso muito divertido, além de haver um plot twist.

O assunto fetiche é posto em questão, algo escandaloso para a época. Cheguei a achar engraçado as situações pelas quais o Horácio passava devido a isso.

De início, o livro é lento, mas direto. Da metade pro final o ritmo é outro.

naclaxvz 14/05/2022

Que história gostosa de ler!

A primeira vez que li esse livro foi na escola duramente meu ensino fundamental. Na época eu não tinha apreço pela leitura como tenho hoje, e foi muito satisfatório relembrar essa história.

Gostei tanto desse final, não lembrava exatamente qual era verdade por trás da confusão entre Leopoldo, Amélia, Horácio e a botina. Fiquei feliz que acabou do jeito que eu queria. Obrigada, José de Alencar por me entreter com sua obra. Foi um prazer.

Isabela- 13/12/2022

É bom, releitura de Cinderela, mas eu tenho pensamentos muito fortes sobre o romance girar em torno da mulher calçar ou não 28, tipo, eles não tinham nada mais importante a fazer além de tentar descobrir quanto elas calçavam?

Aline 24/02/2023

Audiobook
Escutei esta história sendo narrada pela booktuber Isabela Lubrano, do canal Ler antes de morrer. A história é simples, mas como toda história do período romântico, cheia de palavreados rebuscados e várias metáforas. Envolvendo quatro personagens: Horácio, Leopoldo, Amélia e Laura, onde acontece um triangulo amoroso. Minha mais grata surpresa foi a ironia no texto, bem como a astúcia de Amélia, minha personagem favorita nesta história! Recomendo o livro, especialmente a experiência de ouvi-lo sendo narrado, com certeza impactou positivamente a minha opinião frente a obra.